Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Lucas Henrique Viana
Mentor: Rodrigo Morozetti Blanco
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
(EF06MA03) Resolver e elaborar problemas que envolvam cálculos (mentais ou escritos, exatos ou aproximados) com números naturais, por meio de estratégias variadas, com compreensão dos processos neles envolvidos com e sem uso de calculadora.
Objetivos específicos
Resolver situações-problemas que exijam a realização de operações com dados de diferentes tipos de informação visual
Conceito-chave
Utilização das quatro operações com dados de informações visuais.
Recursos necessários
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: Antes de iniciar a abordagem dos conteúdos de sua aula, os alunos devem estar situados sobre o que irão aprender. Desta forma, expor aos estudantes, no início da aula, seu objetivo é uma prática essencial no processo de ensino e aprendizagem, que pode impactar positivamente em suas aulas, situando e despertando o interesse, curiosidade, empenho e motivação dos alunos.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 6 minutos
Orientações: Inicie esta etapa da aula fazendo os questionamentos do slide aos alunos. É importante que cada um deles falem um pouco sobre suas experiências e vivências.
Você pode trazer para a sala de aula algumas revistas de supermercados, lojas de móveis e eletrodomésticos, entre outros meios e até mesmo projetar no slide algum tipo de anúncio, fazendo questionamentos aos alunos como:
Qual o preço do produto _______? E se eu levar dois deles?
Em quantas vezes posso parcelar?
Há outras opções mais baratas?
Propósito: Refletir junto dos alunos a respeito da importância do conhecimento das quatro operações em situações cotidianas que exijam o tratamento de diferentes tipos de informação visual.
Atividade Principal
Tempo sugerido: 18 minutos (slides 4 a 7)
Orientações: O principal objetivo desta atividade está centrado em os alunos aprenderem e praticarem a leitura, interpretação e execução de operações com dados de diferentes tipos de informação visual. Esta habilidade é de grande importância na nossa vida, uma vez que estamos constantemente nos deparando com anúncios que trazem promoções, parcelamentos, descontos, entre outras vantagens que precisam ser interpretadas e analisadas corretamente.
Inicie esta atividade solicitando que os alunos formem duplas e façam uma leitura e discussão das informações trazidas no enunciado da atividade. Você pode projetá-la no slide e também entregar aos alunos uma versão impressa. Certifique-se de que todos entenderam a ideia de considerar o resto da divisão como uma parcela adicional. Em seguida, peça para que todas as duplas respondam a atividade em seus cadernos, registrando sempre de que forma pensaram e as contas efetuadas.
Enquanto os alunos respondem, circule pela sala e observe as principais dúvidas e estratégias de resolução utilizadas pelos alunos. Caso alguma dupla não consiga iniciar a atividade, ou apresentem dúvidas que podem comprometer o processo de resolução, faça perguntas que os encaminhem para uma resolução correta, evitando dar dicas ou respostas que os impeçam de pensar e desenvolver estratégias de resolução.
Consulte o guia de intervenções para encontrar algumas perguntas e intervenções que pode ser feitas neste momento da aula.
Propósito: Proporcionar aos alunos um momento de investigação, colaboração e aprendizagem com uma situação problema que exige a realização de operações com dados de diferentes tipos de informação visual.
Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal
Atividade Principal
Tempo sugerido: 18 minutos (slides 4 a 7)
Orientações: O principal objetivo desta atividade está centrado em os alunos aprenderem e praticarem a leitura, interpretação e execução de operações com dados de diferentes tipos de informação visual. Esta habilidade é de grande importância na nossa vida, uma vez que estamos constantemente nos deparando com anúncios que trazem promoções, parcelamentos, descontos, entre outras vantagens que precisam ser interpretadas e analisadas corretamente.
Inicie esta atividade solicitando que os alunos formem duplas e façam uma leitura e discussão das informações trazidas no enunciado da atividade. Você pode projetá-la no slide e também entregar aos alunos uma versão impressa. Certifique-se de que todos entenderam a ideia de considerar o resto da divisão como uma parcela adicional. Em seguida, peça para que todas as duplas respondam a atividade em seus cadernos, registrando sempre de que forma pensaram e as contas efetuadas.
Enquanto os alunos respondem, circule pela sala e observe as principais dúvidas e estratégias de resolução utilizadas pelos alunos. Caso alguma dupla não consiga iniciar a atividade, ou apresentem dúvidas que podem comprometer o processo de resolução, faça perguntas que os encaminhem para uma resolução correta, evitando dar dicas ou respostas que os impeçam de pensar e desenvolver estratégias de resolução.
Consulte o guia de intervenções para encontrar algumas perguntas e intervenções que pode ser feitas neste momento da aula.
Propósito: Proporcionar aos alunos um momento de investigação, colaboração e aprendizagem com uma situação problema que exige a realização de operações com dados de diferentes tipos de informação visual.
Atividade Principal
Tempo sugerido: 18 minutos (slides 4 a 7)
Orientações: O principal objetivo desta atividade está centrado em os alunos aprenderem e praticarem a leitura, interpretação e execução de operações com dados de diferentes tipos de informação visual. Esta habilidade é de grande importância na nossa vida, uma vez que estamos constantemente nos deparando com anúncios que trazem promoções, parcelamentos, descontos, entre outras vantagens que precisam ser interpretadas e analisadas corretamente.
Inicie esta atividade solicitando que os alunos formem duplas e façam uma leitura e discussão das informações trazidas no enunciado da atividade. Você pode projetá-la no slide e também entregar aos alunos uma versão impressa. Certifique-se de que todos entenderam a ideia de considerar o resto da divisão como uma parcela adicional. Em seguida, peça para que todas as duplas respondam a atividade em seus cadernos, registrando sempre de que forma pensaram e as contas efetuadas.
Enquanto os alunos respondem, circule pela sala e observe as principais dúvidas e estratégias de resolução utilizadas pelos alunos. Caso alguma dupla não consiga iniciar a atividade, ou apresentem dúvidas que podem comprometer o processo de resolução, faça perguntas que os encaminhem para uma resolução correta, evitando dar dicas ou respostas que os impeçam de pensar e desenvolver estratégias de resolução.
Consulte o guia de intervenções para encontrar algumas perguntas e intervenções que pode ser feitas neste momento da aula.
Propósito: Proporcionar aos alunos um momento de investigação, colaboração e aprendizagem com uma situação problema que exige a realização de operações com dados de diferentes tipos de informação visual.
Atividade Principal
Tempo sugerido: 18 minutos (slides 4 a 7)
Orientações: O principal objetivo desta atividade está centrado em os alunos aprenderem e praticarem a leitura, interpretação e execução de operações com dados de diferentes tipos de informação visual. Esta habilidade é de grande importância na nossa vida, uma vez que estamos constantemente nos deparando com anúncios que trazem promoções, parcelamentos, descontos, entre outras vantagens que precisam ser interpretadas e analisadas corretamente.
Inicie esta atividade solicitando que os alunos formem duplas e façam uma leitura e discussão das informações trazidas no enunciado da atividade. Você pode projetá-la no slide e também entregar aos alunos uma versão impressa. Certifique-se de que todos entenderam a ideia de considerar o resto da divisão como uma parcela adicional. Em seguida, peça para que todas as duplas respondam a atividade em seus cadernos, registrando sempre de que forma pensaram e as contas efetuadas.
Enquanto os alunos respondem, circule pela sala e observe as principais dúvidas e estratégias de resolução utilizadas pelos alunos. Caso alguma dupla não consiga iniciar a atividade, ou apresentem dúvidas que podem comprometer o processo de resolução, faça perguntas que os encaminhem para uma resolução correta, evitando dar dicas ou respostas que os impeçam de pensar e desenvolver estratégias de resolução.
Consulte o guia de intervenções para encontrar algumas perguntas e intervenções que pode ser feitas neste momento da aula.
Propósito: Proporcionar aos alunos um momento de investigação, colaboração e aprendizagem com uma situação problema que exige a realização de operações com dados de diferentes tipos de informação visual.
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 12 minutos (slides 8 a 10)
Orientação: Inicialmente, no slide 8, solicite que uma das duplas de alunos apresentem suas resoluções, quais produtos escolheram e o valor total das compras. Peça também para que digam as quantidades de cada produto e por que escolheram nessas quantidades. Pergunte então se outras duplas responderam de maneira diferente e os valores das compras aos quais elas chegaram.
Informe então que os produtos representados no slide são os que poderiam ser escolhidos para se obter o melhor valor.
Passe para o slide 9, e apresente a tabela com os valores unitários de cada produto, quantos poderiam ser escolhidos e os valores total por produto. Pergunte então se os alunos têm alguma dúvida em relação às quantidades de produtos escolhidas.
No slide 10, apresente o menor valor possível para as compras de Ana e também o valor das parcelas. Pergunte se os alunos também chegaram a esta conclusão ou se encontraram dificuldades.
É possível que alguns alunos tenham chegado a divisões com resto ao dividir o valor total das compras pelas diferentes quantidades de parcelas possíveis. Nestes casos, informe aos alunos o que estava destacado no enunciado da atividade “considere o resto como uma parcela adicional.”, e veja junto com a turma qual seria o valor das parcelas e da parcela adicional.
Propósito: Fazer com que os alunos discutam e compartilhem os percursos trilhados na resolução do desafio apresentado.
Discuta com a turma:
Você já vivenciou alguma situação semelhante a esta de Ana, onde foi necessário calcular o valor total de compras?
Você costuma buscar os produtos com o menor preço no supermercado, junto de seus pais?
O que você acha da atitude de Ana de buscar os produtos com o menor preço e qualidade?
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 12 minutos (slides 8 a 10)
Orientação: Inicialmente, no slide 8, solicite que uma das duplas de alunos apresentem suas resoluções, quais produtos escolheram e o valor total das compras. Peça também para que digam as quantidades de cada produto e por que escolheram nessas quantidades. Pergunte então se outras duplas responderam de maneira diferente e os valores das compras aos quais elas chegaram.
Informe então que os produtos representados no slide são os que poderiam ser escolhidos para se obter o melhor valor.
Passe para o slide 9, e apresente a tabela com os valores unitários de cada produto, quantos poderiam ser escolhidos e os valores total por produto. Pergunte então se os alunos têm alguma dúvida em relação às quantidades de produtos escolhidas.
No slide 10, apresente o menor valor possível para as compras de Ana e também o valor das parcelas. Pergunte se os alunos também chegaram a esta conclusão ou se encontraram dificuldades.
É possível que alguns alunos tenham chegado a divisões com resto ao dividir o valor total das compras pelas diferentes quantidades de parcelas possíveis. Nestes casos, informe aos alunos o que estava destacado no enunciado da atividade “considere o resto como uma parcela adicional.”, e veja junto com a turma qual seria o valor das parcelas e da parcela adicional.
Propósito: Fazer com que os alunos discutam e compartilhem os percursos trilhados na resolução do desafio apresentado.
Discuta com a turma:
Você já vivenciou alguma situação semelhante a esta de Ana, onde foi necessário calcular o valor total de compras?
Você costuma buscar os produtos com o menor preço no supermercado, junto de seus pais?
O que você acha da atitude de Ana de buscar os produtos com o menor preço e qualidade?
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 12 minutos (slides 8 a 10)
Orientação: Inicialmente, no slide 8, solicite que uma das duplas de alunos apresentem suas resoluções, quais produtos escolheram e o valor total das compras. Peça também para que digam as quantidades de cada produto e por que escolheram nessas quantidades. Pergunte então se outras duplas responderam de maneira diferente e os valores das compras aos quais elas chegaram.
Informe então que os produtos representados no slide são os que poderiam ser escolhidos para se obter o melhor valor.
Passe para o slide 9, e apresente a tabela com os valores unitários de cada produto, quantos poderiam ser escolhidos e os valores total por produto. Pergunte então se os alunos têm alguma dúvida em relação às quantidades de produtos escolhidas.
No slide 10, apresente o menor valor possível para as compras de Ana e também o valor das parcelas. Pergunte se os alunos também chegaram a esta conclusão ou se encontraram dificuldades.
É possível que alguns alunos tenham chegado a divisões com resto ao dividir o valor total das compras pelas diferentes quantidades de parcelas possíveis. Nestes casos, informe aos alunos o que estava destacado no enunciado da atividade “considere o resto como uma parcela adicional.”, e veja junto com a turma qual seria o valor das parcelas e da parcela adicional.
Propósito: Fazer com que os alunos discutam e compartilhem os percursos trilhados na resolução do desafio apresentado.
Discuta com a turma:
Você já vivenciou alguma situação semelhante a esta de Ana, onde foi necessário calcular o valor total de compras?
Você costuma buscar os produtos com o menor preço no supermercado, junto de seus pais?
O que você acha da atitude de Ana de buscar os produtos com o menor preço e qualidade?
Encerramento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientação: Encerre a atividade retomando com os estudantes a importância do conhecimento sobre as quatro operações em situações como esta, e também reforce a ideia de que podemos sempre buscar as melhores opções de compra se soubermos identificar os produtos com os menores preços e boa qualidade.
Propósito: Reforçar a importância do conhecimento das quatro operações em situações que exijam o tratamento de diferentes tipos de informação visual.
Raio x
Tempo sugerido: 6 minutos
Orientações: Apresente a nova situação e peça que os estudantes a resolvam sozinhos, levando em consideração o que aprenderam na aula. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então aproveite esse momento para identificar as resoluções de cada aluno, suas estratégias e eventuais dúvidas que possam ter prevalecido.
Propósito: Verificar o progresso dos alunos na aprendizagem do conteúdo estudado.
Materiais complementares para impressão:
Raio x
Tempo sugerido: 6 minutos
Orientações: Apresente a nova situação e peça que os estudantes a resolvam sozinhos, levando em consideração o que aprenderam na aula. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então aproveite esse momento para identificar as resoluções de cada aluno, suas estratégias e eventuais dúvidas que possam ter prevalecido.
Propósito: Verificar o progresso dos alunos na aprendizagem do conteúdo estudado.