11345
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Operando com dados de diferentes tipos de informações visuais

Plano de aula de Matemática com atividades para 6º ano do Fundamental sobre Utilização das quatro operações com dados de informações visuais.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Lucas Henrique Viana

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Lucas Henrique Viana

Mentor: Rodrigo Morozetti Blanco

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas



Habilidade da BNCC

(EF06MA03) Resolver e elaborar problemas que envolvam cálculos (mentais ou escritos, exatos ou aproximados) com números naturais, por meio de estratégias variadas, com compreensão dos processos neles envolvidos com e sem uso de calculadora.



Objetivos específicos

Resolver situações-problemas que exijam a realização de operações com dados de diferentes tipos de informação visual

Conceito-chave

Utilização das quatro operações com dados de informações visuais.

Recursos necessários

  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Antes de iniciar a abordagem dos conteúdos de sua aula, os alunos devem estar situados sobre o que irão aprender. Desta forma, expor aos estudantes, no início da aula, seu objetivo é uma prática essencial no processo de ensino e aprendizagem, que pode impactar positivamente em suas aulas, situando e despertando o interesse, curiosidade, empenho e motivação dos alunos.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: Inicie esta etapa da aula fazendo os questionamentos do slide aos alunos. É importante que cada um deles falem um pouco sobre suas experiências e vivências.

Você pode trazer para a sala de aula algumas revistas de supermercados, lojas de móveis e eletrodomésticos, entre outros meios e até mesmo projetar no slide algum tipo de anúncio, fazendo questionamentos aos alunos como:

Qual o preço do produto _______? E se eu levar dois deles?

Em quantas vezes posso parcelar?

Há outras opções mais baratas?

Propósito: Refletir junto dos alunos a respeito da importância do conhecimento das quatro operações em situações cotidianas que exijam o tratamento de diferentes tipos de informação visual.

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos (slides 4 a 7)

Orientações: O principal objetivo desta atividade está centrado em os alunos aprenderem e praticarem a leitura, interpretação e execução de operações com dados de diferentes tipos de informação visual. Esta habilidade é de grande importância na nossa vida, uma vez que estamos constantemente nos deparando com anúncios que trazem promoções, parcelamentos, descontos, entre outras vantagens que precisam ser interpretadas e analisadas corretamente.

Inicie esta atividade solicitando que os alunos formem duplas e façam uma leitura e discussão das informações trazidas no enunciado da atividade. Você pode projetá-la no slide e também entregar aos alunos uma versão impressa. Certifique-se de que todos entenderam a ideia de considerar o resto da divisão como uma parcela adicional. Em seguida, peça para que todas as duplas respondam a atividade em seus cadernos, registrando sempre de que forma pensaram e as contas efetuadas.

Enquanto os alunos respondem, circule pela sala e observe as principais dúvidas e estratégias de resolução utilizadas pelos alunos. Caso alguma dupla não consiga iniciar a atividade, ou apresentem dúvidas que podem comprometer o processo de resolução, faça perguntas que os encaminhem para uma resolução correta, evitando dar dicas ou respostas que os impeçam de pensar e desenvolver estratégias de resolução.

Consulte o guia de intervenções para encontrar algumas perguntas e intervenções que pode ser feitas neste momento da aula.

Propósito: Proporcionar aos alunos um momento de investigação, colaboração e aprendizagem com uma situação problema que exige a realização de operações com dados de diferentes tipos de informação visual.

Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos (slides 4 a 7)

Orientações: O principal objetivo desta atividade está centrado em os alunos aprenderem e praticarem a leitura, interpretação e execução de operações com dados de diferentes tipos de informação visual. Esta habilidade é de grande importância na nossa vida, uma vez que estamos constantemente nos deparando com anúncios que trazem promoções, parcelamentos, descontos, entre outras vantagens que precisam ser interpretadas e analisadas corretamente.

Inicie esta atividade solicitando que os alunos formem duplas e façam uma leitura e discussão das informações trazidas no enunciado da atividade. Você pode projetá-la no slide e também entregar aos alunos uma versão impressa. Certifique-se de que todos entenderam a ideia de considerar o resto da divisão como uma parcela adicional. Em seguida, peça para que todas as duplas respondam a atividade em seus cadernos, registrando sempre de que forma pensaram e as contas efetuadas.

Enquanto os alunos respondem, circule pela sala e observe as principais dúvidas e estratégias de resolução utilizadas pelos alunos. Caso alguma dupla não consiga iniciar a atividade, ou apresentem dúvidas que podem comprometer o processo de resolução, faça perguntas que os encaminhem para uma resolução correta, evitando dar dicas ou respostas que os impeçam de pensar e desenvolver estratégias de resolução.

Consulte o guia de intervenções para encontrar algumas perguntas e intervenções que pode ser feitas neste momento da aula.

Propósito: Proporcionar aos alunos um momento de investigação, colaboração e aprendizagem com uma situação problema que exige a realização de operações com dados de diferentes tipos de informação visual.

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos (slides 4 a 7)

Orientações: O principal objetivo desta atividade está centrado em os alunos aprenderem e praticarem a leitura, interpretação e execução de operações com dados de diferentes tipos de informação visual. Esta habilidade é de grande importância na nossa vida, uma vez que estamos constantemente nos deparando com anúncios que trazem promoções, parcelamentos, descontos, entre outras vantagens que precisam ser interpretadas e analisadas corretamente.

Inicie esta atividade solicitando que os alunos formem duplas e façam uma leitura e discussão das informações trazidas no enunciado da atividade. Você pode projetá-la no slide e também entregar aos alunos uma versão impressa. Certifique-se de que todos entenderam a ideia de considerar o resto da divisão como uma parcela adicional. Em seguida, peça para que todas as duplas respondam a atividade em seus cadernos, registrando sempre de que forma pensaram e as contas efetuadas.

Enquanto os alunos respondem, circule pela sala e observe as principais dúvidas e estratégias de resolução utilizadas pelos alunos. Caso alguma dupla não consiga iniciar a atividade, ou apresentem dúvidas que podem comprometer o processo de resolução, faça perguntas que os encaminhem para uma resolução correta, evitando dar dicas ou respostas que os impeçam de pensar e desenvolver estratégias de resolução.

Consulte o guia de intervenções para encontrar algumas perguntas e intervenções que pode ser feitas neste momento da aula.

Propósito: Proporcionar aos alunos um momento de investigação, colaboração e aprendizagem com uma situação problema que exige a realização de operações com dados de diferentes tipos de informação visual.

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos (slides 4 a 7)

Orientações: O principal objetivo desta atividade está centrado em os alunos aprenderem e praticarem a leitura, interpretação e execução de operações com dados de diferentes tipos de informação visual. Esta habilidade é de grande importância na nossa vida, uma vez que estamos constantemente nos deparando com anúncios que trazem promoções, parcelamentos, descontos, entre outras vantagens que precisam ser interpretadas e analisadas corretamente.

Inicie esta atividade solicitando que os alunos formem duplas e façam uma leitura e discussão das informações trazidas no enunciado da atividade. Você pode projetá-la no slide e também entregar aos alunos uma versão impressa. Certifique-se de que todos entenderam a ideia de considerar o resto da divisão como uma parcela adicional. Em seguida, peça para que todas as duplas respondam a atividade em seus cadernos, registrando sempre de que forma pensaram e as contas efetuadas.

Enquanto os alunos respondem, circule pela sala e observe as principais dúvidas e estratégias de resolução utilizadas pelos alunos. Caso alguma dupla não consiga iniciar a atividade, ou apresentem dúvidas que podem comprometer o processo de resolução, faça perguntas que os encaminhem para uma resolução correta, evitando dar dicas ou respostas que os impeçam de pensar e desenvolver estratégias de resolução.

Consulte o guia de intervenções para encontrar algumas perguntas e intervenções que pode ser feitas neste momento da aula.

Propósito: Proporcionar aos alunos um momento de investigação, colaboração e aprendizagem com uma situação problema que exige a realização de operações com dados de diferentes tipos de informação visual.

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos (slides 8 a 10)

Orientação: Inicialmente, no slide 8, solicite que uma das duplas de alunos apresentem suas resoluções, quais produtos escolheram e o valor total das compras. Peça também para que digam as quantidades de cada produto e por que escolheram nessas quantidades. Pergunte então se outras duplas responderam de maneira diferente e os valores das compras aos quais elas chegaram.

Informe então que os produtos representados no slide são os que poderiam ser escolhidos para se obter o melhor valor.

Passe para o slide 9, e apresente a tabela com os valores unitários de cada produto, quantos poderiam ser escolhidos e os valores total por produto. Pergunte então se os alunos têm alguma dúvida em relação às quantidades de produtos escolhidas.

No slide 10, apresente o menor valor possível para as compras de Ana e também o valor das parcelas. Pergunte se os alunos também chegaram a esta conclusão ou se encontraram dificuldades.

É possível que alguns alunos tenham chegado a divisões com resto ao dividir o valor total das compras pelas diferentes quantidades de parcelas possíveis. Nestes casos, informe aos alunos o que estava destacado no enunciado da atividade “considere o resto como uma parcela adicional.”, e veja junto com a turma qual seria o valor das parcelas e da parcela adicional.

Propósito: Fazer com que os alunos discutam e compartilhem os percursos trilhados na resolução do desafio apresentado.

Discuta com a turma:

Você já vivenciou alguma situação semelhante a esta de Ana, onde foi necessário calcular o valor total de compras?

Você costuma buscar os produtos com o menor preço no supermercado, junto de seus pais?

O que você acha da atitude de Ana de buscar os produtos com o menor preço e qualidade?

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos (slides 8 a 10)

Orientação: Inicialmente, no slide 8, solicite que uma das duplas de alunos apresentem suas resoluções, quais produtos escolheram e o valor total das compras. Peça também para que digam as quantidades de cada produto e por que escolheram nessas quantidades. Pergunte então se outras duplas responderam de maneira diferente e os valores das compras aos quais elas chegaram.

Informe então que os produtos representados no slide são os que poderiam ser escolhidos para se obter o melhor valor.

Passe para o slide 9, e apresente a tabela com os valores unitários de cada produto, quantos poderiam ser escolhidos e os valores total por produto. Pergunte então se os alunos têm alguma dúvida em relação às quantidades de produtos escolhidas.

No slide 10, apresente o menor valor possível para as compras de Ana e também o valor das parcelas. Pergunte se os alunos também chegaram a esta conclusão ou se encontraram dificuldades.

É possível que alguns alunos tenham chegado a divisões com resto ao dividir o valor total das compras pelas diferentes quantidades de parcelas possíveis. Nestes casos, informe aos alunos o que estava destacado no enunciado da atividade “considere o resto como uma parcela adicional.”, e veja junto com a turma qual seria o valor das parcelas e da parcela adicional.

Propósito: Fazer com que os alunos discutam e compartilhem os percursos trilhados na resolução do desafio apresentado.

Discuta com a turma:

Você já vivenciou alguma situação semelhante a esta de Ana, onde foi necessário calcular o valor total de compras?

Você costuma buscar os produtos com o menor preço no supermercado, junto de seus pais?

O que você acha da atitude de Ana de buscar os produtos com o menor preço e qualidade?

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos (slides 8 a 10)

Orientação: Inicialmente, no slide 8, solicite que uma das duplas de alunos apresentem suas resoluções, quais produtos escolheram e o valor total das compras. Peça também para que digam as quantidades de cada produto e por que escolheram nessas quantidades. Pergunte então se outras duplas responderam de maneira diferente e os valores das compras aos quais elas chegaram.

Informe então que os produtos representados no slide são os que poderiam ser escolhidos para se obter o melhor valor.

Passe para o slide 9, e apresente a tabela com os valores unitários de cada produto, quantos poderiam ser escolhidos e os valores total por produto. Pergunte então se os alunos têm alguma dúvida em relação às quantidades de produtos escolhidas.

No slide 10, apresente o menor valor possível para as compras de Ana e também o valor das parcelas. Pergunte se os alunos também chegaram a esta conclusão ou se encontraram dificuldades.

É possível que alguns alunos tenham chegado a divisões com resto ao dividir o valor total das compras pelas diferentes quantidades de parcelas possíveis. Nestes casos, informe aos alunos o que estava destacado no enunciado da atividade “considere o resto como uma parcela adicional.”, e veja junto com a turma qual seria o valor das parcelas e da parcela adicional.

Propósito: Fazer com que os alunos discutam e compartilhem os percursos trilhados na resolução do desafio apresentado.

Discuta com a turma:

Você já vivenciou alguma situação semelhante a esta de Ana, onde foi necessário calcular o valor total de compras?

Você costuma buscar os produtos com o menor preço no supermercado, junto de seus pais?

O que você acha da atitude de Ana de buscar os produtos com o menor preço e qualidade?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Encerre a atividade retomando com os estudantes a importância do conhecimento sobre as quatro operações em situações como esta, e também reforçe a ideia de que podemos sempre buscar as melhores opções de compra se soubermos identificar os produtos com os menores preços e boa qualidade.

Propósito: Reforçar a importância do conhecimento das quatro operações em situações que exijam o tratamento de diferentes tipos de informação visual.

Raio x select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: Apresente a nova situação e peça que os estudantes a resolvam sozinhos, levando em consideração o que aprenderam na aula. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então aproveite esse momento para identificar as resoluções de cada aluno, suas estratégias e eventuais dúvidas que possam ter prevalecido.

Propósito: Verificar o progresso dos alunos na aprendizagem do conteúdo estudado.

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Raio x select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: Apresente a nova situação e peça que os estudantes a resolvam sozinhos, levando em consideração o que aprenderam na aula. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então aproveite esse momento para identificar as resoluções de cada aluno, suas estratégias e eventuais dúvidas que possam ter prevalecido.

Propósito: Verificar o progresso dos alunos na aprendizagem do conteúdo estudado.

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Antes de iniciar a abordagem dos conteúdos de sua aula, os alunos devem estar situados sobre o que irão aprender. Desta forma, expor aos estudantes, no início da aula, seu objetivo é uma prática essencial no processo de ensino e aprendizagem, que pode impactar positivamente em suas aulas, situando e despertando o interesse, curiosidade, empenho e motivação dos alunos.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Lucas Henrique Viana

Mentor: Rodrigo Morozetti Blanco

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas



Habilidade da BNCC

(EF06MA03) Resolver e elaborar problemas que envolvam cálculos (mentais ou escritos, exatos ou aproximados) com números naturais, por meio de estratégias variadas, com compreensão dos processos neles envolvidos com e sem uso de calculadora.



Objetivos específicos

Resolver situações-problemas que exijam a realização de operações com dados de diferentes tipos de informação visual

Conceito-chave

Utilização das quatro operações com dados de informações visuais.

Recursos necessários

  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: Inicie esta etapa da aula fazendo os questionamentos do slide aos alunos. É importante que cada um deles falem um pouco sobre suas experiências e vivências.

Você pode trazer para a sala de aula algumas revistas de supermercados, lojas de móveis e eletrodomésticos, entre outros meios e até mesmo projetar no slide algum tipo de anúncio, fazendo questionamentos aos alunos como:

Qual o preço do produto _______? E se eu levar dois deles?

Em quantas vezes posso parcelar?

Há outras opções mais baratas?

Propósito: Refletir junto dos alunos a respeito da importância do conhecimento das quatro operações em situações cotidianas que exijam o tratamento de diferentes tipos de informação visual.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos (slides 4 a 7)

Orientações: O principal objetivo desta atividade está centrado em os alunos aprenderem e praticarem a leitura, interpretação e execução de operações com dados de diferentes tipos de informação visual. Esta habilidade é de grande importância na nossa vida, uma vez que estamos constantemente nos deparando com anúncios que trazem promoções, parcelamentos, descontos, entre outras vantagens que precisam ser interpretadas e analisadas corretamente.

Inicie esta atividade solicitando que os alunos formem duplas e façam uma leitura e discussão das informações trazidas no enunciado da atividade. Você pode projetá-la no slide e também entregar aos alunos uma versão impressa. Certifique-se de que todos entenderam a ideia de considerar o resto da divisão como uma parcela adicional. Em seguida, peça para que todas as duplas respondam a atividade em seus cadernos, registrando sempre de que forma pensaram e as contas efetuadas.

Enquanto os alunos respondem, circule pela sala e observe as principais dúvidas e estratégias de resolução utilizadas pelos alunos. Caso alguma dupla não consiga iniciar a atividade, ou apresentem dúvidas que podem comprometer o processo de resolução, faça perguntas que os encaminhem para uma resolução correta, evitando dar dicas ou respostas que os impeçam de pensar e desenvolver estratégias de resolução.

Consulte o guia de intervenções para encontrar algumas perguntas e intervenções que pode ser feitas neste momento da aula.

Propósito: Proporcionar aos alunos um momento de investigação, colaboração e aprendizagem com uma situação problema que exige a realização de operações com dados de diferentes tipos de informação visual.

Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos (slides 4 a 7)

Orientações: O principal objetivo desta atividade está centrado em os alunos aprenderem e praticarem a leitura, interpretação e execução de operações com dados de diferentes tipos de informação visual. Esta habilidade é de grande importância na nossa vida, uma vez que estamos constantemente nos deparando com anúncios que trazem promoções, parcelamentos, descontos, entre outras vantagens que precisam ser interpretadas e analisadas corretamente.

Inicie esta atividade solicitando que os alunos formem duplas e façam uma leitura e discussão das informações trazidas no enunciado da atividade. Você pode projetá-la no slide e também entregar aos alunos uma versão impressa. Certifique-se de que todos entenderam a ideia de considerar o resto da divisão como uma parcela adicional. Em seguida, peça para que todas as duplas respondam a atividade em seus cadernos, registrando sempre de que forma pensaram e as contas efetuadas.

Enquanto os alunos respondem, circule pela sala e observe as principais dúvidas e estratégias de resolução utilizadas pelos alunos. Caso alguma dupla não consiga iniciar a atividade, ou apresentem dúvidas que podem comprometer o processo de resolução, faça perguntas que os encaminhem para uma resolução correta, evitando dar dicas ou respostas que os impeçam de pensar e desenvolver estratégias de resolução.

Consulte o guia de intervenções para encontrar algumas perguntas e intervenções que pode ser feitas neste momento da aula.

Propósito: Proporcionar aos alunos um momento de investigação, colaboração e aprendizagem com uma situação problema que exige a realização de operações com dados de diferentes tipos de informação visual.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos (slides 4 a 7)

Orientações: O principal objetivo desta atividade está centrado em os alunos aprenderem e praticarem a leitura, interpretação e execução de operações com dados de diferentes tipos de informação visual. Esta habilidade é de grande importância na nossa vida, uma vez que estamos constantemente nos deparando com anúncios que trazem promoções, parcelamentos, descontos, entre outras vantagens que precisam ser interpretadas e analisadas corretamente.

Inicie esta atividade solicitando que os alunos formem duplas e façam uma leitura e discussão das informações trazidas no enunciado da atividade. Você pode projetá-la no slide e também entregar aos alunos uma versão impressa. Certifique-se de que todos entenderam a ideia de considerar o resto da divisão como uma parcela adicional. Em seguida, peça para que todas as duplas respondam a atividade em seus cadernos, registrando sempre de que forma pensaram e as contas efetuadas.

Enquanto os alunos respondem, circule pela sala e observe as principais dúvidas e estratégias de resolução utilizadas pelos alunos. Caso alguma dupla não consiga iniciar a atividade, ou apresentem dúvidas que podem comprometer o processo de resolução, faça perguntas que os encaminhem para uma resolução correta, evitando dar dicas ou respostas que os impeçam de pensar e desenvolver estratégias de resolução.

Consulte o guia de intervenções para encontrar algumas perguntas e intervenções que pode ser feitas neste momento da aula.

Propósito: Proporcionar aos alunos um momento de investigação, colaboração e aprendizagem com uma situação problema que exige a realização de operações com dados de diferentes tipos de informação visual.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos (slides 4 a 7)

Orientações: O principal objetivo desta atividade está centrado em os alunos aprenderem e praticarem a leitura, interpretação e execução de operações com dados de diferentes tipos de informação visual. Esta habilidade é de grande importância na nossa vida, uma vez que estamos constantemente nos deparando com anúncios que trazem promoções, parcelamentos, descontos, entre outras vantagens que precisam ser interpretadas e analisadas corretamente.

Inicie esta atividade solicitando que os alunos formem duplas e façam uma leitura e discussão das informações trazidas no enunciado da atividade. Você pode projetá-la no slide e também entregar aos alunos uma versão impressa. Certifique-se de que todos entenderam a ideia de considerar o resto da divisão como uma parcela adicional. Em seguida, peça para que todas as duplas respondam a atividade em seus cadernos, registrando sempre de que forma pensaram e as contas efetuadas.

Enquanto os alunos respondem, circule pela sala e observe as principais dúvidas e estratégias de resolução utilizadas pelos alunos. Caso alguma dupla não consiga iniciar a atividade, ou apresentem dúvidas que podem comprometer o processo de resolução, faça perguntas que os encaminhem para uma resolução correta, evitando dar dicas ou respostas que os impeçam de pensar e desenvolver estratégias de resolução.

Consulte o guia de intervenções para encontrar algumas perguntas e intervenções que pode ser feitas neste momento da aula.

Propósito: Proporcionar aos alunos um momento de investigação, colaboração e aprendizagem com uma situação problema que exige a realização de operações com dados de diferentes tipos de informação visual.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos (slides 8 a 10)

Orientação: Inicialmente, no slide 8, solicite que uma das duplas de alunos apresentem suas resoluções, quais produtos escolheram e o valor total das compras. Peça também para que digam as quantidades de cada produto e por que escolheram nessas quantidades. Pergunte então se outras duplas responderam de maneira diferente e os valores das compras aos quais elas chegaram.

Informe então que os produtos representados no slide são os que poderiam ser escolhidos para se obter o melhor valor.

Passe para o slide 9, e apresente a tabela com os valores unitários de cada produto, quantos poderiam ser escolhidos e os valores total por produto. Pergunte então se os alunos têm alguma dúvida em relação às quantidades de produtos escolhidas.

No slide 10, apresente o menor valor possível para as compras de Ana e também o valor das parcelas. Pergunte se os alunos também chegaram a esta conclusão ou se encontraram dificuldades.

É possível que alguns alunos tenham chegado a divisões com resto ao dividir o valor total das compras pelas diferentes quantidades de parcelas possíveis. Nestes casos, informe aos alunos o que estava destacado no enunciado da atividade “considere o resto como uma parcela adicional.”, e veja junto com a turma qual seria o valor das parcelas e da parcela adicional.

Propósito: Fazer com que os alunos discutam e compartilhem os percursos trilhados na resolução do desafio apresentado.

Discuta com a turma:

Você já vivenciou alguma situação semelhante a esta de Ana, onde foi necessário calcular o valor total de compras?

Você costuma buscar os produtos com o menor preço no supermercado, junto de seus pais?

O que você acha da atitude de Ana de buscar os produtos com o menor preço e qualidade?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos (slides 8 a 10)

Orientação: Inicialmente, no slide 8, solicite que uma das duplas de alunos apresentem suas resoluções, quais produtos escolheram e o valor total das compras. Peça também para que digam as quantidades de cada produto e por que escolheram nessas quantidades. Pergunte então se outras duplas responderam de maneira diferente e os valores das compras aos quais elas chegaram.

Informe então que os produtos representados no slide são os que poderiam ser escolhidos para se obter o melhor valor.

Passe para o slide 9, e apresente a tabela com os valores unitários de cada produto, quantos poderiam ser escolhidos e os valores total por produto. Pergunte então se os alunos têm alguma dúvida em relação às quantidades de produtos escolhidas.

No slide 10, apresente o menor valor possível para as compras de Ana e também o valor das parcelas. Pergunte se os alunos também chegaram a esta conclusão ou se encontraram dificuldades.

É possível que alguns alunos tenham chegado a divisões com resto ao dividir o valor total das compras pelas diferentes quantidades de parcelas possíveis. Nestes casos, informe aos alunos o que estava destacado no enunciado da atividade “considere o resto como uma parcela adicional.”, e veja junto com a turma qual seria o valor das parcelas e da parcela adicional.

Propósito: Fazer com que os alunos discutam e compartilhem os percursos trilhados na resolução do desafio apresentado.

Discuta com a turma:

Você já vivenciou alguma situação semelhante a esta de Ana, onde foi necessário calcular o valor total de compras?

Você costuma buscar os produtos com o menor preço no supermercado, junto de seus pais?

O que você acha da atitude de Ana de buscar os produtos com o menor preço e qualidade?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos (slides 8 a 10)

Orientação: Inicialmente, no slide 8, solicite que uma das duplas de alunos apresentem suas resoluções, quais produtos escolheram e o valor total das compras. Peça também para que digam as quantidades de cada produto e por que escolheram nessas quantidades. Pergunte então se outras duplas responderam de maneira diferente e os valores das compras aos quais elas chegaram.

Informe então que os produtos representados no slide são os que poderiam ser escolhidos para se obter o melhor valor.

Passe para o slide 9, e apresente a tabela com os valores unitários de cada produto, quantos poderiam ser escolhidos e os valores total por produto. Pergunte então se os alunos têm alguma dúvida em relação às quantidades de produtos escolhidas.

No slide 10, apresente o menor valor possível para as compras de Ana e também o valor das parcelas. Pergunte se os alunos também chegaram a esta conclusão ou se encontraram dificuldades.

É possível que alguns alunos tenham chegado a divisões com resto ao dividir o valor total das compras pelas diferentes quantidades de parcelas possíveis. Nestes casos, informe aos alunos o que estava destacado no enunciado da atividade “considere o resto como uma parcela adicional.”, e veja junto com a turma qual seria o valor das parcelas e da parcela adicional.

Propósito: Fazer com que os alunos discutam e compartilhem os percursos trilhados na resolução do desafio apresentado.

Discuta com a turma:

Você já vivenciou alguma situação semelhante a esta de Ana, onde foi necessário calcular o valor total de compras?

Você costuma buscar os produtos com o menor preço no supermercado, junto de seus pais?

O que você acha da atitude de Ana de buscar os produtos com o menor preço e qualidade?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Encerre a atividade retomando com os estudantes a importância do conhecimento sobre as quatro operações em situações como esta, e também reforçe a ideia de que podemos sempre buscar as melhores opções de compra se soubermos identificar os produtos com os menores preços e boa qualidade.

Propósito: Reforçar a importância do conhecimento das quatro operações em situações que exijam o tratamento de diferentes tipos de informação visual.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: Apresente a nova situação e peça que os estudantes a resolvam sozinhos, levando em consideração o que aprenderam na aula. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então aproveite esse momento para identificar as resoluções de cada aluno, suas estratégias e eventuais dúvidas que possam ter prevalecido.

Propósito: Verificar o progresso dos alunos na aprendizagem do conteúdo estudado.

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: Apresente a nova situação e peça que os estudantes a resolvam sozinhos, levando em consideração o que aprenderam na aula. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então aproveite esse momento para identificar as resoluções de cada aluno, suas estratégias e eventuais dúvidas que possam ter prevalecido.

Propósito: Verificar o progresso dos alunos na aprendizagem do conteúdo estudado.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 6º ano :

Com o plano de aula sobre números os alunos aprendem a comparar diferentes sistemas de numeração, identificar múltiplos e divisores de um número natural, números primos, compostos e quadrados perfeitos; resolver problemas e desenvolver fluência com as quatro operações com números naturais; conceituar frações (razão, quantidade e multiplicador), ordenar, adicionar e subtrair frações com denominadores diferentes, calcular porcentagens.

MAIS AULAS DE Matemática do 6º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF06MA03 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano