Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Angulo de inclinação
Plano 6 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Ampliação da noção de ângulo
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Alex de Cassio Macedo
Mentor: Maria Aparecida Nemet
Especialista de área: Fernando Barnabé
Habilidade da BNCC
(EF06MA24) Resolver problemas que envolvam a noção de ângulo em diferentes contextos e em situações reais, como ângulo de visão.
Objetivos específicos
Resolver problemas que envolvam a noção de ângulo de inclinação.
Conceito-chave
Ângulo de inclinação.
Recursos necessários
- Atividades impressas em folhas.
- Régua, lápis, borracha, caderno.
- Transferidor.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Resolver problemas que envolvam a noção de ângulo de inclinação.
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Neste primeiro momento explique o objetivo da aula de maneira clara e sucinta, argumente que a partir desta aula o aluno(a) será capaz de compreender ângulo de inclinação e resolver problemas que envolvam este conceito.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula e motivá-los ao estudo.
Aquecimento
Tempo previsto: 10 minutos (slide 3 ao slide 10).
Orientações: Neste momento é importante retomar o conceito de ângulo e como realizar sua medida utilizando o transferidor.
Propósito: Promover uma retomada de conceitos.
Discuta com a turma:
- Quem lembra o que é um ângulo? Dê exemplos.
- Deixe que os alunos expressem seus conhecimentos livremente.Peça-lhes exemplos.
- Porque é útil sabermos medir ângulos?
- Podemos citar diversas aplicações. Deixe que eles levantem algumas aplicações também, isto ajuda os alunos a entrarem no clima da aula.
Aquecimento
Tempo previsto: 10 minutos (slide 3 ao slide 15).
Orientações: Neste momento é importante retomar o conceito de ângulo e como realizar sua medida utilizando o transferidor.
Propósito: Promover uma retomada de conceitos.
Discuta com a turma:
- Quem lembra o que é um ângulo? Dê exemplos.
- Deixe que os alunos expressem seus conhecimentos livremente.Peça-lhes exemplos.
- Porque é útil sabermos medir ângulos?
- Podemos citar diversas aplicações. Deixe que eles levantem algumas aplicações também, isto ajuda os alunos a entrarem no clima da aula.
Aquecimento
Tempo previsto: 10 minutos (slide 3 ao slide 15).
Orientações: Neste momento é importante retomar o conceito de ângulo e como realizar sua medida utilizando o transferidor.
Propósito: Promover uma retomada de conceitos.
Discuta com a turma:
- Quem lembra o que é um ângulo? Dê exemplos.
- Deixe que os alunos expressem seus conhecimentos livremente.Peça-lhes exemplos.
- Porque é útil sabermos medir ângulos?
- Podemos citar diversas aplicações. Deixe que eles levantem algumas aplicações também, isto ajuda os alunos a entrarem no clima da aula.
Aquecimento
Tempo previsto: 10 minutos (slide 3 ao slide 15).
Orientações: Neste momento é importante retomar o conceito de ângulo e como realizar sua medida utilizando o transferidor.
Propósito: Promover uma retomada de conceitos.
Discuta com a turma:
- Vocês já ouviram falar em Ângulo de inclinação?
- Provoque-os a buscar uma explicação para o conceito, antes mesmo de definir com eles.
Aquecimento
Tempo previsto: 10 minutos (slide 3 ao slide 15).
Orientações: Neste momento é importante retomar o conceito de ângulo e como realizar sua medida utilizando o transferidor, para verificar algumas estratégias eficientes para ensinar o conceito de ângulo clique aqui.
Propósito: Promover uma retomada de conceitos.
Discuta com a turma:
- Vocês já ouviram falar em Ângulo de inclinação?
- Provoque-os a buscar uma explicação para o conceito, antes mesmo de definir com eles.
Aquecimento
Tempo previsto: 10 minutos (slide 3 ao slide 15).
Orientações: Orientações: Neste momento é importante retomar o conceito de ângulo e como realizar sua medida utilizando o transferidor, para verificar algumas estratégias eficientes para ensinar o conceito de ângulo clique aqui.
Propósito: Promover uma retomada de conceitos.
Discuta com a turma:
- Vocês já ouviram falar em Ângulo de inclinação?
- Provoque-os a buscar uma explicação para o conceito, antes mesmo de definir com eles.
Aquecimento
Tempo previsto: 10 minutos (slide 3 ao slide 15).
Orientações: Orientações: Neste momento é importante retomar o conceito de ângulo e como realizar sua medida utilizando o transferidor, para verificar algumas estratégias eficientes para ensinar o conceito de ângulo clique aqui.
Propósito: Promover uma retomada de conceitos.
Discuta com a turma:
- Vocês já ouviram falar em Ângulo de inclinação?
- Provoque-os a buscar uma explicação para o conceito, antes mesmo de definir com eles.
Aquecimento
Tempo previsto: 10 minutos (slide 3 ao slide 15).
Orientações: Neste momento é importante retomar o conceito de ângulo e como realizar sua medida utilizando o transferidor, para verificar algumas estratégias eficientes para ensinar o conceito de ângulo clique aqui.
Propósito: Promover uma retomada de conceitos.
Discuta com a turma:
- Vocês já ouviram falar em Ângulo de inclinação?
- Provoque-os a buscar uma explicação para o conceito, antes mesmo de definir com eles.
Aquecimento
Tempo previsto: 10 minutos (slide 3 ao slide 15).
Orientações: Neste momento é importante retomar o conceito de ângulo e como realizar sua medida utilizando o transferidor, para verificar algumas estratégias eficientes para ensinar o conceito de ângulo clique aqui.
Propósito: Promover uma retomada de conceitos.
Discuta com a turma:
- Vocês já ouviram falar em Ângulo de inclinação?
- Provoque-os a buscar uma explicação para o conceito, antes mesmo de definir com eles.
Aquecimento
Tempo previsto: 10 minutos (slide 3 ao slide 15).
Orientações: Neste momento é importante retomar o conceito de ângulo e como realizar sua medida utilizando o transferidor, para verificar algumas estratégias eficientes para ensinar o conceito de ângulo clique aqui.
Propósito: Promover uma retomada de conceitos.
Discuta com a turma:
- Vocês já ouviram falar em Ângulo de inclinação?
- Provoque-os a buscar uma explicação para o conceito, antes mesmo de definir com eles.
Aquecimento
Tempo previsto: 10 minutos (slide 3 ao slide 15).
Orientações: Neste momento é importante retomar o conceito de ângulo e como realizar sua medida utilizando o transferidor, para verificar algumas estratégias eficientes para ensinar o conceito de ângulo clique aqui.
Propósito: Promover uma retomada de conceitos.
Discuta com a turma:
- Vocês já ouviram falar em Ângulo de inclinação?
- Provoque-os a buscar uma explicação para o conceito, antes mesmo de definir com eles.
Aquecimento
Tempo previsto: 10 minutos (slide 3 ao slide 15).
Orientações: Neste momento é importante retomar o conceito de ângulo e como realizar sua medida utilizando o transferidor, para verificar algumas estratégias eficientes para ensinar o conceito de ângulo clique aqui.
Propósito: Promover uma retomada de conceitos.
Discuta com a turma:
- Vocês já ouviram falar em Ângulo de inclinação?
- Provoque-os a buscar uma explicação para o conceito, antes mesmo de definir com eles.
Aquecimento
Tempo previsto: 10 minutos (slide 3 ao slide 15).
Orientações: Neste momento é importante retomar o conceito de ângulo e como realizar sua medida utilizando o transferidor, para verificar algumas estratégias eficientes para ensinar o conceito de ângulo clique aqui.
Propósito: Promover uma retomada de conceitos.
Discuta com a turma:
- Vocês já ouviram falar em Ângulo de inclinação?
- Provoque-os a buscar uma explicação para o conceito, antes mesmo de definir com eles.
Atividade Principal
Tempo previsto: 20 minutos (slide 16 ao 20).
Orientações: A atividade principal apresenta um problema prático que exigirá a medida de ângulos de inclinação em diferentes contextos. Deixe que os alunos se organizem em duplas e busquem uma maneira de resolver o problema proposto.Durante esta resolução ande pela sala e questione os alunos sobre suas resoluções, peça-lhes que expliquem seus caminhos ,isso os ajudará a ganhar consciência do que estão aprendendo, o uso do transferidor pode ser uma dificuldade para alguns alunos, incentive que os colegas ajudem uns aos outros quanto ao uso correto tomando cuidado para que o colega que sabe utilizar não acabe resolvendo a atividade daquele que não sabe .
Propósito: Ler, interpretar e esclarecer os detalhes do problema.
Atividade Principal.
Tempo previsto: 20 minutos (slide 16 ao 20).
Orientações: A atividade principal apresenta um problema prático que exigirá a medida de ângulos de inclinação em diferentes contextos. Deixe que os alunos se organizem em duplas e busquem uma maneira de resolver o problema proposto.Durante esta resolução ande pela sala e questione os alunos sobre suas resoluções, peça-lhes que expliquem seus caminhos ,isso os ajudará a ganhar consciência do que estão aprendendo, o uso do transferidor pode ser uma dificuldade para alguns alunos, incentive que os colegas ajudem uns aos outros quanto ao uso correto tomando cuidado para que o colega que sabe utilizar não acabe resolvendo a atividade daquele que não sabe .
Propósito: Ler, interpretar e esclarecer os detalhes do problema.
Atividade Principal
Tempo previsto: 20 minutos (slide 16 ao 20).
Orientações: A atividade principal apresenta um problema prático que exigirá a medida de ângulos de inclinação em diferentes contextos. Deixe que os alunos se organizem em duplas e busquem uma maneira de resolver o problema proposto.Durante esta resolução ande pela sala e questione os alunos sobre suas resoluções, peça-lhes que expliquem seus caminhos ,isso os ajudará a ganhar consciência do que estão aprendendo, o uso do transferidor pode ser uma dificuldade para alguns alunos, incentive que os colegas ajudem uns aos outros quanto ao uso correto tomando cuidado para que o colega que sabe utilizar não acabe resolvendo a atividade daquele que não sabe .
Propósito: Ler, interpretar e esclarecer os detalhes do problema.
Atividade Principal
Tempo previsto: 20 minutos (slide 16 ao 20).
Orientações: A atividade principal apresenta um problema prático que exigirá a medida de ângulos de inclinação em diferentes contextos. Deixe que os alunos se organizem em duplas e busquem uma maneira de resolver o problema proposto.Durante esta resolução ande pela sala e questione os alunos sobre suas resoluções, peça-lhes que expliquem seus caminhos ,isso os ajudará a ganhar consciência do que estão aprendendo, o uso do transferidor pode ser uma dificuldade para alguns alunos, incentive que os colegas ajudem uns aos outros quanto ao uso correto tomando cuidado para que o colega que sabe utilizar não acabe resolvendo a atividade daquele que não sabe .
Propósito: Ler, interpretar e esclarecer os detalhes do problema.
Atividade Principal
Tempo previsto: 20 minutos (slide 16 ao 20).
Orientações: A atividade principal apresenta um problema prático que exigirá a medida de ângulos de inclinação em diferentes contextos. Deixe que os alunos se organizem em duplas e busquem uma maneira de resolver o problema proposto.Durante esta resolução ande pela sala e questione os alunos sobre suas resoluções, peça-lhes que expliquem seus caminhos ,isso os ajudará a ganhar consciência do que estão aprendendo, o uso do transferidor pode ser uma dificuldade para alguns alunos, incentive que os colegas ajudem uns aos outros quanto ao uso correto tomando cuidado para que o colega que sabe utilizar não acabe resolvendo a atividade daquele que não sabe .
Propósito: Ler, interpretar e esclarecer os detalhes do problema.
Discussão da solução
Tempo previsto: 10 minutos (slide 21 ao slide 26).
Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução, é importante que o professor apresente a solução apresentada como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a uma solução.
Propósito: Provocar a discussão de soluções.
Discussão da solução
Tempo previsto: 10 minutos (slide 21 ao slide 26).
Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução, é importante que o professor apresente a solução apresentada como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a uma solução.
Propósito: Provocar a discussão de soluções.
Discussão da solução
Tempo previsto: 10 minutos (slide 21 ao slide 26).
Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução, é importante que o professor apresente a solução apresentada como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a uma solução.
Propósito: Provocar a discussão de soluções.
Discussão da solução
Tempo previsto: 10 minutos (slide 21 ao slide 26).
Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução, é importante que o professor apresente a solução apresentada como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a uma solução.
Propósito: Provocar a discussão de soluções.
Discussão da solução.
Tempo previsto: 10 minutos (slide 21 ao slide 26).
Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução, é importante que o professor apresente a solução apresentada como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a uma solução.
Propósito: Provocar a discussão de soluções.
Discussão da solução
Tempo previsto: 10 minutos (slide 21 ao slide 26).
Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução, é importante que o professor apresente a solução apresentada como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a uma solução.
Propósito: Provocar a discussão de soluções.
Encerramento
Tempo previsto: 3 minutos.
Orientações: Neste momento é importante destacar o aprendizado e tornar o objetivo da aula consciente e consolidar os conceitos utilizados.
Propósito: Discutir os passos das atividades e o conceito aprofundado na aula.
Discuta com a turma:
- Em quais outras situações podem ser utilizados os métodos aprendidos nesta aula?
Atividade de raio X
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Você deve ter a atividade impressa, projetá-la ou escrevê-la na lousa. Instrua que os alunos resolvam a atividade individualmente.
Propósito: Avaliar se os alunos conseguem resolver problemas envolvendo ângulo de inclinação.
Resolução da Atividade complementar
Para os alunos
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT6_20GRM06
Recursos
- Necessários: Caderno, lápis, borracha, meio de comunicação combinado com os alunos
- Opcionais: Google Classroom, Meet
Para este plano, foque na etapa Aquecimento, Encerramento, Raio X
Aquecimento
Professor(a), você pode realizar o Aquecimento deste plano com seus alunos seja em uma aula síncrona ou assíncrona. Com alguns dias de antecedência em relação ao dia da aula, compartilhe com os alunos os cinco primeiros slides dessa etapa para que eles possam fazer um estudo prévio. Na aula, organize um fórum e verifique se todos conseguiram compreender o conceito de ângulo de inclinação e compartilhe os demais slides do Aquecimento. Explore os questionamentos propostos nos itens “Orientação” e “Discuta com a turma” de cada slide e solicite que os alunos enviem suas respostas em formato de texto ou áudio.
Discussão das soluções
A discussão das soluções da atividade é uma etapa importantíssima da aula. É o momento de justificar as estratégias e respostas usadas para a resolução do problema proposto no Aquecimento. Os alunos devem postar mensagens de texto ou áudio para compartilhar suas respostas em um ambiente de interação como WhatsApp ou Google Sala de Aula, por exemplo. Lance as perguntas presentes nos slides do Aquecimento para guiá-los. Lembre-se que o objetivo dessa aula é que os alunos conheçam o conceito de ângulo de inclinação e resolvam problemas com a medição de inclinações.
Encerramento
Professor, se sua aula for síncrona, apresente o slide do Encerramento e proponha aos alunos um fórum para que eles possam manifestar suas aprendizagens e dúvidas sobre o que foi trabalhado nessa aula. Caso contrário, se sua aula for assíncrona, você pode gravar um podcast com o texto que está no slide.
Raio X
Use a atividade proposta no Raio X como forma de ampliação das aprendizagens. Proponha uma roda de conversa com os alunos, explorando as ideias propostas no item “Orientações”. Você pode organizar um novo fórum para que eles possam justificar a escolha da piscina ou tirar possíveis dúvidas. Se achar necessário, utilize também como forma de revisão e consolidação das aprendizagens, as atividades complementares.
Convite às famílias
A participação das famílias no processo de aprendizagem é de grande importância para o aluno. Porém, ressaltamos que os pais não são professores de matemática e muitos estão ocupados nessa fase com outras funções em casa. Peça às famílias, que oportunamente, auxiliem na leitura das comandas e no envio das soluções, conforme os combinados com o professor. É importante que as famílias acompanhem as atividades nos canais de comunicação estabelecidos entre vocês.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Alex de Cassio Macedo
Mentor: Maria Aparecida Nemet
Especialista de área: Fernando Barnabé
Habilidade da BNCC
(EF06MA24) Resolver problemas que envolvam a noção de ângulo em diferentes contextos e em situações reais, como ângulo de visão.
Objetivos específicos
Resolver problemas que envolvam a noção de ângulo de inclinação.
Conceito-chave
Ângulo de inclinação.
Recursos necessários
- Atividades impressas em folhas.
- Régua, lápis, borracha, caderno.
- Transferidor.