Objetivo da aula
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Alex de Cassio Macedo
Mentor: Maria Aparecida Nemet
Especialista de área: Fernando Barnabé
Habilidade da BNCC
(EF06MA24) Resolver problemas que envolvam a noção de ângulo em diferentes contextos e em situações reais, como ângulo de visão.
Objetivos específicos
Resolver problemas que envolvam a noção de ângulo de inclinação.
Conceito-chave
Ângulo de inclinação.
Recursos necessários
- Atividades impressas em folhas.
- Régua, lápis, borracha, caderno.
- Transferidor.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Neste primeiro momento explique o objetivo da aula de maneira clara e sucinta, argumente que a partir desta aula o aluno(a) será capaz de compreender ângulo de inclinação e resolver problemas que envolvam este conceito.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula e motivá-los ao estudo.
Aquecimento
Tempo previsto: 10 minutos (slide 3 ao slide 10).
Orientações: Neste momento é importante retomar o conceito de ângulo e como realizar sua medida utilizando o transferidor.
Propósito: Promover uma retomada de conceitos.
Discuta com a turma:
- Quem lembra o que é um ângulo? Dê exemplos.
- Deixe que os alunos expressem seus conhecimentos livremente.Peça-lhes exemplos.
- Porque é útil sabermos medir ângulos?
- Podemos citar diversas aplicações. Deixe que eles levantem algumas aplicações também, isto ajuda os alunos a entrarem no clima da aula.
Aquecimento
Tempo previsto: 10 minutos (slide 3 ao slide 15).
Orientações: Neste momento é importante retomar o conceito de ângulo e como realizar sua medida utilizando o transferidor.
Propósito: Promover uma retomada de conceitos.
Discuta com a turma:
- Quem lembra o que é um ângulo? Dê exemplos.
- Deixe que os alunos expressem seus conhecimentos livremente.Peça-lhes exemplos.
- Porque é útil sabermos medir ângulos?
- Podemos citar diversas aplicações. Deixe que eles levantem algumas aplicações também, isto ajuda os alunos a entrarem no clima da aula.
Aquecimento
Tempo previsto: 10 minutos (slide 3 ao slide 15).
Orientações: Neste momento é importante retomar o conceito de ângulo e como realizar sua medida utilizando o transferidor.
Propósito: Promover uma retomada de conceitos.
Discuta com a turma:
- Quem lembra o que é um ângulo? Dê exemplos.
- Deixe que os alunos expressem seus conhecimentos livremente.Peça-lhes exemplos.
- Porque é útil sabermos medir ângulos?
- Podemos citar diversas aplicações. Deixe que eles levantem algumas aplicações também, isto ajuda os alunos a entrarem no clima da aula.
Aquecimento
Tempo previsto: 10 minutos (slide 3 ao slide 15).
Orientações: Neste momento é importante retomar o conceito de ângulo e como realizar sua medida utilizando o transferidor.
Propósito: Promover uma retomada de conceitos.
Discuta com a turma:
- Vocês já ouviram falar em Ângulo de inclinação?
- Provoque-os a buscar uma explicação para o conceito, antes mesmo de definir com eles.
Aquecimento
Tempo previsto: 10 minutos (slide 3 ao slide 15).
Orientações: Neste momento é importante retomar o conceito de ângulo e como realizar sua medida utilizando o transferidor, para verificar algumas estratégias eficientes para ensinar o conceito de ângulo clique aqui.
Propósito: Promover uma retomada de conceitos.
Discuta com a turma:
- Vocês já ouviram falar em Ângulo de inclinação?
- Provoque-os a buscar uma explicação para o conceito, antes mesmo de definir com eles.
Aquecimento
Tempo previsto: 10 minutos (slide 3 ao slide 15).
Orientações: Orientações: Neste momento é importante retomar o conceito de ângulo e como realizar sua medida utilizando o transferidor, para verificar algumas estratégias eficientes para ensinar o conceito de ângulo clique aqui.
Propósito: Promover uma retomada de conceitos.
Discuta com a turma:
- Vocês já ouviram falar em Ângulo de inclinação?
- Provoque-os a buscar uma explicação para o conceito, antes mesmo de definir com eles.
Aquecimento
Tempo previsto: 10 minutos (slide 3 ao slide 15).
Orientações: Orientações: Neste momento é importante retomar o conceito de ângulo e como realizar sua medida utilizando o transferidor, para verificar algumas estratégias eficientes para ensinar o conceito de ângulo clique aqui.
Propósito: Promover uma retomada de conceitos.
Discuta com a turma:
- Vocês já ouviram falar em Ângulo de inclinação?
- Provoque-os a buscar uma explicação para o conceito, antes mesmo de definir com eles.
Aquecimento
Tempo previsto: 10 minutos (slide 3 ao slide 15).
Orientações: Neste momento é importante retomar o conceito de ângulo e como realizar sua medida utilizando o transferidor, para verificar algumas estratégias eficientes para ensinar o conceito de ângulo clique aqui.
Propósito: Promover uma retomada de conceitos.
Discuta com a turma:
- Vocês já ouviram falar em Ângulo de inclinação?
- Provoque-os a buscar uma explicação para o conceito, antes mesmo de definir com eles.
Aquecimento
Tempo previsto: 10 minutos (slide 3 ao slide 15).
Orientações: Neste momento é importante retomar o conceito de ângulo e como realizar sua medida utilizando o transferidor, para verificar algumas estratégias eficientes para ensinar o conceito de ângulo clique aqui.
Propósito: Promover uma retomada de conceitos.
Discuta com a turma:
- Vocês já ouviram falar em Ângulo de inclinação?
- Provoque-os a buscar uma explicação para o conceito, antes mesmo de definir com eles.
Aquecimento
Tempo previsto: 10 minutos (slide 3 ao slide 15).
Orientações: Neste momento é importante retomar o conceito de ângulo e como realizar sua medida utilizando o transferidor, para verificar algumas estratégias eficientes para ensinar o conceito de ângulo clique aqui.
Propósito: Promover uma retomada de conceitos.
Discuta com a turma:
- Vocês já ouviram falar em Ângulo de inclinação?
- Provoque-os a buscar uma explicação para o conceito, antes mesmo de definir com eles.
Aquecimento
Tempo previsto: 10 minutos (slide 3 ao slide 15).
Orientações: Neste momento é importante retomar o conceito de ângulo e como realizar sua medida utilizando o transferidor, para verificar algumas estratégias eficientes para ensinar o conceito de ângulo clique aqui.
Propósito: Promover uma retomada de conceitos.
Discuta com a turma:
- Vocês já ouviram falar em Ângulo de inclinação?
- Provoque-os a buscar uma explicação para o conceito, antes mesmo de definir com eles.
Aquecimento
Tempo previsto: 10 minutos (slide 3 ao slide 15).
Orientações: Neste momento é importante retomar o conceito de ângulo e como realizar sua medida utilizando o transferidor, para verificar algumas estratégias eficientes para ensinar o conceito de ângulo clique aqui.
Propósito: Promover uma retomada de conceitos.
Discuta com a turma:
- Vocês já ouviram falar em Ângulo de inclinação?
- Provoque-os a buscar uma explicação para o conceito, antes mesmo de definir com eles.
Aquecimento
Tempo previsto: 10 minutos (slide 3 ao slide 15).
Orientações: Neste momento é importante retomar o conceito de ângulo e como realizar sua medida utilizando o transferidor, para verificar algumas estratégias eficientes para ensinar o conceito de ângulo clique aqui.
Propósito: Promover uma retomada de conceitos.
Discuta com a turma:
- Vocês já ouviram falar em Ângulo de inclinação?
- Provoque-os a buscar uma explicação para o conceito, antes mesmo de definir com eles.
Atividade Principal
Tempo previsto: 20 minutos (slide 16 ao 20).
Orientações: A atividade principal apresenta um problema prático que exigirá a medida de ângulos de inclinação em diferentes contextos. Deixe que os alunos se organizem em duplas e busquem uma maneira de resolver o problema proposto.Durante esta resolução ande pela sala e questione os alunos sobre suas resoluções, peça-lhes que expliquem seus caminhos ,isso os ajudará a ganhar consciência do que estão aprendendo, o uso do transferidor pode ser uma dificuldade para alguns alunos, incentive que os colegas ajudem uns aos outros quanto ao uso correto tomando cuidado para que o colega que sabe utilizar não acabe resolvendo a atividade daquele que não sabe .
Propósito: Ler, interpretar e esclarecer os detalhes do problema.
Atividade Principal.
Tempo previsto: 20 minutos (slide 16 ao 20).
Orientações: A atividade principal apresenta um problema prático que exigirá a medida de ângulos de inclinação em diferentes contextos. Deixe que os alunos se organizem em duplas e busquem uma maneira de resolver o problema proposto.Durante esta resolução ande pela sala e questione os alunos sobre suas resoluções, peça-lhes que expliquem seus caminhos ,isso os ajudará a ganhar consciência do que estão aprendendo, o uso do transferidor pode ser uma dificuldade para alguns alunos, incentive que os colegas ajudem uns aos outros quanto ao uso correto tomando cuidado para que o colega que sabe utilizar não acabe resolvendo a atividade daquele que não sabe .
Propósito: Ler, interpretar e esclarecer os detalhes do problema.
Atividade Principal
Tempo previsto: 20 minutos (slide 16 ao 20).
Orientações: A atividade principal apresenta um problema prático que exigirá a medida de ângulos de inclinação em diferentes contextos. Deixe que os alunos se organizem em duplas e busquem uma maneira de resolver o problema proposto.Durante esta resolução ande pela sala e questione os alunos sobre suas resoluções, peça-lhes que expliquem seus caminhos ,isso os ajudará a ganhar consciência do que estão aprendendo, o uso do transferidor pode ser uma dificuldade para alguns alunos, incentive que os colegas ajudem uns aos outros quanto ao uso correto tomando cuidado para que o colega que sabe utilizar não acabe resolvendo a atividade daquele que não sabe .
Propósito: Ler, interpretar e esclarecer os detalhes do problema.
Atividade Principal
Tempo previsto: 20 minutos (slide 16 ao 20).
Orientações: A atividade principal apresenta um problema prático que exigirá a medida de ângulos de inclinação em diferentes contextos. Deixe que os alunos se organizem em duplas e busquem uma maneira de resolver o problema proposto.Durante esta resolução ande pela sala e questione os alunos sobre suas resoluções, peça-lhes que expliquem seus caminhos ,isso os ajudará a ganhar consciência do que estão aprendendo, o uso do transferidor pode ser uma dificuldade para alguns alunos, incentive que os colegas ajudem uns aos outros quanto ao uso correto tomando cuidado para que o colega que sabe utilizar não acabe resolvendo a atividade daquele que não sabe .
Propósito: Ler, interpretar e esclarecer os detalhes do problema.
Atividade Principal
Tempo previsto: 20 minutos (slide 16 ao 20).
Orientações: A atividade principal apresenta um problema prático que exigirá a medida de ângulos de inclinação em diferentes contextos. Deixe que os alunos se organizem em duplas e busquem uma maneira de resolver o problema proposto.Durante esta resolução ande pela sala e questione os alunos sobre suas resoluções, peça-lhes que expliquem seus caminhos ,isso os ajudará a ganhar consciência do que estão aprendendo, o uso do transferidor pode ser uma dificuldade para alguns alunos, incentive que os colegas ajudem uns aos outros quanto ao uso correto tomando cuidado para que o colega que sabe utilizar não acabe resolvendo a atividade daquele que não sabe .
Propósito: Ler, interpretar e esclarecer os detalhes do problema.
Discussão da solução
Tempo previsto: 10 minutos (slide 21 ao slide 26).
Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução, é importante que o professor apresente a solução apresentada como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a uma solução.
Propósito: Provocar a discussão de soluções.
Discussão da solução
Tempo previsto: 10 minutos (slide 21 ao slide 26).
Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução, é importante que o professor apresente a solução apresentada como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a uma solução.
Propósito: Provocar a discussão de soluções.
Discussão da solução
Tempo previsto: 10 minutos (slide 21 ao slide 26).
Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução, é importante que o professor apresente a solução apresentada como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a uma solução.
Propósito: Provocar a discussão de soluções.
Discussão da solução
Tempo previsto: 10 minutos (slide 21 ao slide 26).
Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução, é importante que o professor apresente a solução apresentada como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a uma solução.
Propósito: Provocar a discussão de soluções.
Discussão da solução.
Tempo previsto: 10 minutos (slide 21 ao slide 26).
Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução, é importante que o professor apresente a solução apresentada como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a uma solução.
Propósito: Provocar a discussão de soluções.
Discussão da solução
Tempo previsto: 10 minutos (slide 21 ao slide 26).
Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução, é importante que o professor apresente a solução apresentada como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a uma solução.
Propósito: Provocar a discussão de soluções.
Encerramento
Tempo previsto: 3 minutos.
Orientações: Neste momento é importante destacar o aprendizado e tornar o objetivo da aula consciente e consolidar os conceitos utilizados.
Propósito: Discutir os passos das atividades e o conceito aprofundado na aula.
Discuta com a turma:
- Em quais outras situações podem ser utilizados os métodos aprendidos nesta aula?
Atividade de raio X
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Você deve ter a atividade impressa, projetá-la ou escrevê-la na lousa. Instrua que os alunos resolvam a atividade individualmente.
Propósito: Avaliar se os alunos conseguem resolver problemas envolvendo ângulo de inclinação.
Resolução da Atividade complementar