11341
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Angulo de inclinação

Plano de aula de Matemática com atividades para 6º ano do Fundamental sobre angulo de inclinação

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Alex de Cassio Macedo

 

Objetivo da aula select-down

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Alex de Cassio Macedo

Mentor: Maria Aparecida Nemet

Especialista de área: Fernando Barnabé





Habilidade da BNCC

 (EF06MA24) Resolver problemas que envolvam a noção de ângulo em diferentes contextos e em situações reais, como ângulo de visão.





Objetivos específicos

Resolver problemas que envolvam a noção de ângulo de inclinação.




Conceito-chave

Ângulo de inclinação.





Recursos necessários

  • Atividades impressas em folhas.
  • Régua, lápis, borracha, caderno.
  • Transferidor.






Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Neste primeiro momento explique o objetivo da aula de maneira clara e sucinta, argumente que a partir desta aula o aluno(a) será capaz de compreender ângulo de inclinação e resolver problemas que envolvam este conceito.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula e motivá-los ao estudo.

Aquecimento select-down

Tempo previsto: 10 minutos (slide 3 ao slide 10).

Orientações: Neste momento é importante retomar o conceito de ângulo e como realizar sua medida utilizando o transferidor.

Propósito: Promover uma retomada de conceitos.

Discuta com a turma:

  • Quem lembra o que é um ângulo? Dê exemplos.
  • Deixe que os alunos expressem seus conhecimentos livremente.Peça-lhes exemplos.
  • Porque é útil sabermos medir ângulos?
  • Podemos citar diversas aplicações. Deixe que eles levantem algumas aplicações também, isto ajuda os alunos a entrarem no clima da aula.

Aquecimento select-down

Tempo previsto: 10 minutos (slide 3 ao slide 15).

Orientações: Neste momento é importante retomar o conceito de ângulo e como realizar sua medida utilizando o transferidor.

Propósito: Promover uma retomada de conceitos.

Discuta com a turma:

  • Quem lembra o que é um ângulo? Dê exemplos.
  • Deixe que os alunos expressem seus conhecimentos livremente.Peça-lhes exemplos.
  • Porque é útil sabermos medir ângulos?
  • Podemos citar diversas aplicações. Deixe que eles levantem algumas aplicações também, isto ajuda os alunos a entrarem no clima da aula.

Aquecimento select-down

Tempo previsto: 10 minutos (slide 3 ao slide 15).

Orientações: Neste momento é importante retomar o conceito de ângulo e como realizar sua medida utilizando o transferidor.

Propósito: Promover uma retomada de conceitos.

Discuta com a turma:

  • Quem lembra o que é um ângulo? Dê exemplos.
  • Deixe que os alunos expressem seus conhecimentos livremente.Peça-lhes exemplos.
  • Porque é útil sabermos medir ângulos?
  • Podemos citar diversas aplicações. Deixe que eles levantem algumas aplicações também, isto ajuda os alunos a entrarem no clima da aula.

Aquecimento select-down

Tempo previsto: 10 minutos (slide 3 ao slide 15).

Orientações: Neste momento é importante retomar o conceito de ângulo e como realizar sua medida utilizando o transferidor.

Propósito: Promover uma retomada de conceitos.

Discuta com a turma:

  • Vocês já ouviram falar em Ângulo de inclinação?
  • Provoque-os a buscar uma explicação para o conceito, antes mesmo de definir com eles.

Aquecimento select-down

Tempo previsto: 10 minutos (slide 3 ao slide 15).

Orientações: Neste momento é importante retomar o conceito de ângulo e como realizar sua medida utilizando o transferidor, para verificar algumas estratégias eficientes para ensinar o conceito de ângulo clique aqui.

Propósito: Promover uma retomada de conceitos.

Discuta com a turma:

  • Vocês já ouviram falar em Ângulo de inclinação?
  • Provoque-os a buscar uma explicação para o conceito, antes mesmo de definir com eles.

Aquecimento select-down

Tempo previsto: 10 minutos (slide 3 ao slide 15).

Orientações: Orientações: Neste momento é importante retomar o conceito de ângulo e como realizar sua medida utilizando o transferidor, para verificar algumas estratégias eficientes para ensinar o conceito de ângulo clique aqui.

Propósito: Promover uma retomada de conceitos.

Discuta com a turma:

  • Vocês já ouviram falar em Ângulo de inclinação?
  • Provoque-os a buscar uma explicação para o conceito, antes mesmo de definir com eles.

Aquecimento select-down

Tempo previsto: 10 minutos (slide 3 ao slide 15).

Orientações: Orientações: Neste momento é importante retomar o conceito de ângulo e como realizar sua medida utilizando o transferidor, para verificar algumas estratégias eficientes para ensinar o conceito de ângulo clique aqui.

Propósito: Promover uma retomada de conceitos.

Discuta com a turma:

  • Vocês já ouviram falar em Ângulo de inclinação?
  • Provoque-os a buscar uma explicação para o conceito, antes mesmo de definir com eles.

Aquecimento select-down

Tempo previsto: 10 minutos (slide 3 ao slide 15).

Orientações: Neste momento é importante retomar o conceito de ângulo e como realizar sua medida utilizando o transferidor, para verificar algumas estratégias eficientes para ensinar o conceito de ângulo clique aqui.

Propósito: Promover uma retomada de conceitos.

Discuta com a turma:

  • Vocês já ouviram falar em Ângulo de inclinação?
  • Provoque-os a buscar uma explicação para o conceito, antes mesmo de definir com eles.

Aquecimento select-down

Tempo previsto: 10 minutos (slide 3 ao slide 15).

Orientações: Neste momento é importante retomar o conceito de ângulo e como realizar sua medida utilizando o transferidor, para verificar algumas estratégias eficientes para ensinar o conceito de ângulo clique aqui.

Propósito: Promover uma retomada de conceitos.

Discuta com a turma:

  • Vocês já ouviram falar em Ângulo de inclinação?
  • Provoque-os a buscar uma explicação para o conceito, antes mesmo de definir com eles.

Aquecimento select-down

Tempo previsto: 10 minutos (slide 3 ao slide 15).

Orientações: Neste momento é importante retomar o conceito de ângulo e como realizar sua medida utilizando o transferidor, para verificar algumas estratégias eficientes para ensinar o conceito de ângulo clique aqui.

Propósito: Promover uma retomada de conceitos.

Discuta com a turma:

  • Vocês já ouviram falar em Ângulo de inclinação?
  • Provoque-os a buscar uma explicação para o conceito, antes mesmo de definir com eles.

Aquecimento select-down

Tempo previsto: 10 minutos (slide 3 ao slide 15).

Orientações: Neste momento é importante retomar o conceito de ângulo e como realizar sua medida utilizando o transferidor, para verificar algumas estratégias eficientes para ensinar o conceito de ângulo clique aqui.

Propósito: Promover uma retomada de conceitos.

Discuta com a turma:

  • Vocês já ouviram falar em Ângulo de inclinação?
  • Provoque-os a buscar uma explicação para o conceito, antes mesmo de definir com eles.

Aquecimento select-down

Tempo previsto: 10 minutos (slide 3 ao slide 15).

Orientações: Neste momento é importante retomar o conceito de ângulo e como realizar sua medida utilizando o transferidor, para verificar algumas estratégias eficientes para ensinar o conceito de ângulo clique aqui.

Propósito: Promover uma retomada de conceitos.

Discuta com a turma:

  • Vocês já ouviram falar em Ângulo de inclinação?
  • Provoque-os a buscar uma explicação para o conceito, antes mesmo de definir com eles.

Aquecimento select-down

Tempo previsto: 10 minutos (slide 3 ao slide 15).

Orientações: Neste momento é importante retomar o conceito de ângulo e como realizar sua medida utilizando o transferidor, para verificar algumas estratégias eficientes para ensinar o conceito de ângulo clique aqui.

Propósito: Promover uma retomada de conceitos.

Discuta com a turma:

  • Vocês já ouviram falar em Ângulo de inclinação?
  • Provoque-os a buscar uma explicação para o conceito, antes mesmo de definir com eles.

Atividade Principal select-down

Tempo previsto: 20 minutos (slide 16 ao 20).

Orientações: A atividade principal apresenta um problema prático que exigirá a medida de ângulos de inclinação em diferentes contextos. Deixe que os alunos se organizem em duplas e busquem uma maneira de resolver o problema proposto.Durante esta resolução ande pela sala e questione os alunos sobre suas resoluções, peça-lhes que expliquem seus caminhos ,isso os ajudará a ganhar consciência do que estão aprendendo, o uso do transferidor pode ser uma dificuldade para alguns alunos, incentive que os colegas ajudem uns aos outros quanto ao uso correto tomando cuidado para que o colega que sabe utilizar não acabe resolvendo a atividade daquele que não sabe .

Propósito: Ler, interpretar e esclarecer os detalhes do problema.

Atividade principal

Resolução da atividade

Guia de intervenção

Atividade Principal. select-down

Tempo previsto: 20 minutos (slide 16 ao 20).

Orientações: A atividade principal apresenta um problema prático que exigirá a medida de ângulos de inclinação em diferentes contextos. Deixe que os alunos se organizem em duplas e busquem uma maneira de resolver o problema proposto.Durante esta resolução ande pela sala e questione os alunos sobre suas resoluções, peça-lhes que expliquem seus caminhos ,isso os ajudará a ganhar consciência do que estão aprendendo, o uso do transferidor pode ser uma dificuldade para alguns alunos, incentive que os colegas ajudem uns aos outros quanto ao uso correto tomando cuidado para que o colega que sabe utilizar não acabe resolvendo a atividade daquele que não sabe .

Propósito: Ler, interpretar e esclarecer os detalhes do problema.

Atividade Principal select-down

Tempo previsto: 20 minutos (slide 16 ao 20).

Orientações: A atividade principal apresenta um problema prático que exigirá a medida de ângulos de inclinação em diferentes contextos. Deixe que os alunos se organizem em duplas e busquem uma maneira de resolver o problema proposto.Durante esta resolução ande pela sala e questione os alunos sobre suas resoluções, peça-lhes que expliquem seus caminhos ,isso os ajudará a ganhar consciência do que estão aprendendo, o uso do transferidor pode ser uma dificuldade para alguns alunos, incentive que os colegas ajudem uns aos outros quanto ao uso correto tomando cuidado para que o colega que sabe utilizar não acabe resolvendo a atividade daquele que não sabe .

Propósito: Ler, interpretar e esclarecer os detalhes do problema.

Atividade Principal select-down

Tempo previsto: 20 minutos (slide 16 ao 20).

Orientações: A atividade principal apresenta um problema prático que exigirá a medida de ângulos de inclinação em diferentes contextos. Deixe que os alunos se organizem em duplas e busquem uma maneira de resolver o problema proposto.Durante esta resolução ande pela sala e questione os alunos sobre suas resoluções, peça-lhes que expliquem seus caminhos ,isso os ajudará a ganhar consciência do que estão aprendendo, o uso do transferidor pode ser uma dificuldade para alguns alunos, incentive que os colegas ajudem uns aos outros quanto ao uso correto tomando cuidado para que o colega que sabe utilizar não acabe resolvendo a atividade daquele que não sabe .

Propósito: Ler, interpretar e esclarecer os detalhes do problema.

Atividade Principal select-down

Tempo previsto: 20 minutos (slide 16 ao 20).

Orientações: A atividade principal apresenta um problema prático que exigirá a medida de ângulos de inclinação em diferentes contextos. Deixe que os alunos se organizem em duplas e busquem uma maneira de resolver o problema proposto.Durante esta resolução ande pela sala e questione os alunos sobre suas resoluções, peça-lhes que expliquem seus caminhos ,isso os ajudará a ganhar consciência do que estão aprendendo, o uso do transferidor pode ser uma dificuldade para alguns alunos, incentive que os colegas ajudem uns aos outros quanto ao uso correto tomando cuidado para que o colega que sabe utilizar não acabe resolvendo a atividade daquele que não sabe .

Propósito: Ler, interpretar e esclarecer os detalhes do problema.

Discussão da solução select-down

Tempo previsto: 10 minutos (slide 21 ao slide 26).

Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução, é importante que o professor apresente a solução apresentada como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a uma solução.

Propósito: Provocar a discussão de soluções.

Discussão da solução select-down

Tempo previsto: 10 minutos (slide 21 ao slide 26).

Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução, é importante que o professor apresente a solução apresentada como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a uma solução.

Propósito: Provocar a discussão de soluções.

Discussão da solução select-down

Tempo previsto: 10 minutos (slide 21 ao slide 26).

Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução, é importante que o professor apresente a solução apresentada como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a uma solução.

Propósito: Provocar a discussão de soluções.

Discussão da solução select-down

Tempo previsto: 10 minutos (slide 21 ao slide 26).

Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução, é importante que o professor apresente a solução apresentada como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a uma solução.

Propósito: Provocar a discussão de soluções.

Discussão da solução. select-down

Tempo previsto: 10 minutos (slide 21 ao slide 26).

Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução, é importante que o professor apresente a solução apresentada como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a uma solução.

Propósito: Provocar a discussão de soluções.

Discussão da solução select-down

Tempo previsto: 10 minutos (slide 21 ao slide 26).

Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução, é importante que o professor apresente a solução apresentada como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a uma solução.

Propósito: Provocar a discussão de soluções.

Encerramento select-down

Tempo previsto: 3 minutos.

Orientações: Neste momento é importante destacar o aprendizado e tornar o objetivo da aula consciente e consolidar os conceitos utilizados.

Propósito: Discutir os passos das atividades e o conceito aprofundado na aula.

Discuta com a turma:

  • Em quais outras situações podem ser utilizados os métodos aprendidos nesta aula?

Atividade de raio X select-down

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Você deve ter a atividade impressa, projetá-la ou escrevê-la na lousa. Instrua que os alunos resolvam a atividade individualmente.

Propósito: Avaliar se os alunos conseguem resolver problemas envolvendo ângulo de inclinação.

Raio X para impressão

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Neste primeiro momento explique o objetivo da aula de maneira clara e sucinta, argumente que a partir desta aula o aluno(a) será capaz de compreender ângulo de inclinação e resolver problemas que envolvam este conceito.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula e motivá-los ao estudo.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Alex de Cassio Macedo

Mentor: Maria Aparecida Nemet

Especialista de área: Fernando Barnabé





Habilidade da BNCC

 (EF06MA24) Resolver problemas que envolvam a noção de ângulo em diferentes contextos e em situações reais, como ângulo de visão.





Objetivos específicos

Resolver problemas que envolvam a noção de ângulo de inclinação.




Conceito-chave

Ângulo de inclinação.





Recursos necessários

  • Atividades impressas em folhas.
  • Régua, lápis, borracha, caderno.
  • Transferidor.





Tempo previsto: 10 minutos (slide 3 ao slide 10).

Orientações: Neste momento é importante retomar o conceito de ângulo e como realizar sua medida utilizando o transferidor.

Propósito: Promover uma retomada de conceitos.

Discuta com a turma:

  • Quem lembra o que é um ângulo? Dê exemplos.
  • Deixe que os alunos expressem seus conhecimentos livremente.Peça-lhes exemplos.
  • Porque é útil sabermos medir ângulos?
  • Podemos citar diversas aplicações. Deixe que eles levantem algumas aplicações também, isto ajuda os alunos a entrarem no clima da aula.

Tempo previsto: 10 minutos (slide 3 ao slide 15).

Orientações: Neste momento é importante retomar o conceito de ângulo e como realizar sua medida utilizando o transferidor.

Propósito: Promover uma retomada de conceitos.

Discuta com a turma:

  • Quem lembra o que é um ângulo? Dê exemplos.
  • Deixe que os alunos expressem seus conhecimentos livremente.Peça-lhes exemplos.
  • Porque é útil sabermos medir ângulos?
  • Podemos citar diversas aplicações. Deixe que eles levantem algumas aplicações também, isto ajuda os alunos a entrarem no clima da aula.

Tempo previsto: 10 minutos (slide 3 ao slide 15).

Orientações: Neste momento é importante retomar o conceito de ângulo e como realizar sua medida utilizando o transferidor.

Propósito: Promover uma retomada de conceitos.

Discuta com a turma:

  • Quem lembra o que é um ângulo? Dê exemplos.
  • Deixe que os alunos expressem seus conhecimentos livremente.Peça-lhes exemplos.
  • Porque é útil sabermos medir ângulos?
  • Podemos citar diversas aplicações. Deixe que eles levantem algumas aplicações também, isto ajuda os alunos a entrarem no clima da aula.

Tempo previsto: 10 minutos (slide 3 ao slide 15).

Orientações: Neste momento é importante retomar o conceito de ângulo e como realizar sua medida utilizando o transferidor.

Propósito: Promover uma retomada de conceitos.

Discuta com a turma:

  • Vocês já ouviram falar em Ângulo de inclinação?
  • Provoque-os a buscar uma explicação para o conceito, antes mesmo de definir com eles.

Tempo previsto: 10 minutos (slide 3 ao slide 15).

Orientações: Neste momento é importante retomar o conceito de ângulo e como realizar sua medida utilizando o transferidor, para verificar algumas estratégias eficientes para ensinar o conceito de ângulo clique aqui.

Propósito: Promover uma retomada de conceitos.

Discuta com a turma:

  • Vocês já ouviram falar em Ângulo de inclinação?
  • Provoque-os a buscar uma explicação para o conceito, antes mesmo de definir com eles.

Tempo previsto: 10 minutos (slide 3 ao slide 15).

Orientações: Orientações: Neste momento é importante retomar o conceito de ângulo e como realizar sua medida utilizando o transferidor, para verificar algumas estratégias eficientes para ensinar o conceito de ângulo clique aqui.

Propósito: Promover uma retomada de conceitos.

Discuta com a turma:

  • Vocês já ouviram falar em Ângulo de inclinação?
  • Provoque-os a buscar uma explicação para o conceito, antes mesmo de definir com eles.

Tempo previsto: 10 minutos (slide 3 ao slide 15).

Orientações: Orientações: Neste momento é importante retomar o conceito de ângulo e como realizar sua medida utilizando o transferidor, para verificar algumas estratégias eficientes para ensinar o conceito de ângulo clique aqui.

Propósito: Promover uma retomada de conceitos.

Discuta com a turma:

  • Vocês já ouviram falar em Ângulo de inclinação?
  • Provoque-os a buscar uma explicação para o conceito, antes mesmo de definir com eles.

Tempo previsto: 10 minutos (slide 3 ao slide 15).

Orientações: Neste momento é importante retomar o conceito de ângulo e como realizar sua medida utilizando o transferidor, para verificar algumas estratégias eficientes para ensinar o conceito de ângulo clique aqui.

Propósito: Promover uma retomada de conceitos.

Discuta com a turma:

  • Vocês já ouviram falar em Ângulo de inclinação?
  • Provoque-os a buscar uma explicação para o conceito, antes mesmo de definir com eles.

Tempo previsto: 10 minutos (slide 3 ao slide 15).

Orientações: Neste momento é importante retomar o conceito de ângulo e como realizar sua medida utilizando o transferidor, para verificar algumas estratégias eficientes para ensinar o conceito de ângulo clique aqui.

Propósito: Promover uma retomada de conceitos.

Discuta com a turma:

  • Vocês já ouviram falar em Ângulo de inclinação?
  • Provoque-os a buscar uma explicação para o conceito, antes mesmo de definir com eles.

Tempo previsto: 10 minutos (slide 3 ao slide 15).

Orientações: Neste momento é importante retomar o conceito de ângulo e como realizar sua medida utilizando o transferidor, para verificar algumas estratégias eficientes para ensinar o conceito de ângulo clique aqui.

Propósito: Promover uma retomada de conceitos.

Discuta com a turma:

  • Vocês já ouviram falar em Ângulo de inclinação?
  • Provoque-os a buscar uma explicação para o conceito, antes mesmo de definir com eles.

Tempo previsto: 10 minutos (slide 3 ao slide 15).

Orientações: Neste momento é importante retomar o conceito de ângulo e como realizar sua medida utilizando o transferidor, para verificar algumas estratégias eficientes para ensinar o conceito de ângulo clique aqui.

Propósito: Promover uma retomada de conceitos.

Discuta com a turma:

  • Vocês já ouviram falar em Ângulo de inclinação?
  • Provoque-os a buscar uma explicação para o conceito, antes mesmo de definir com eles.

Tempo previsto: 10 minutos (slide 3 ao slide 15).

Orientações: Neste momento é importante retomar o conceito de ângulo e como realizar sua medida utilizando o transferidor, para verificar algumas estratégias eficientes para ensinar o conceito de ângulo clique aqui.

Propósito: Promover uma retomada de conceitos.

Discuta com a turma:

  • Vocês já ouviram falar em Ângulo de inclinação?
  • Provoque-os a buscar uma explicação para o conceito, antes mesmo de definir com eles.

Tempo previsto: 10 minutos (slide 3 ao slide 15).

Orientações: Neste momento é importante retomar o conceito de ângulo e como realizar sua medida utilizando o transferidor, para verificar algumas estratégias eficientes para ensinar o conceito de ângulo clique aqui.

Propósito: Promover uma retomada de conceitos.

Discuta com a turma:

  • Vocês já ouviram falar em Ângulo de inclinação?
  • Provoque-os a buscar uma explicação para o conceito, antes mesmo de definir com eles.

Tempo previsto: 20 minutos (slide 16 ao 20).

Orientações: A atividade principal apresenta um problema prático que exigirá a medida de ângulos de inclinação em diferentes contextos. Deixe que os alunos se organizem em duplas e busquem uma maneira de resolver o problema proposto.Durante esta resolução ande pela sala e questione os alunos sobre suas resoluções, peça-lhes que expliquem seus caminhos ,isso os ajudará a ganhar consciência do que estão aprendendo, o uso do transferidor pode ser uma dificuldade para alguns alunos, incentive que os colegas ajudem uns aos outros quanto ao uso correto tomando cuidado para que o colega que sabe utilizar não acabe resolvendo a atividade daquele que não sabe .

Propósito: Ler, interpretar e esclarecer os detalhes do problema.

Atividade principal

Resolução da atividade

Guia de intervenção

Tempo previsto: 20 minutos (slide 16 ao 20).

Orientações: A atividade principal apresenta um problema prático que exigirá a medida de ângulos de inclinação em diferentes contextos. Deixe que os alunos se organizem em duplas e busquem uma maneira de resolver o problema proposto.Durante esta resolução ande pela sala e questione os alunos sobre suas resoluções, peça-lhes que expliquem seus caminhos ,isso os ajudará a ganhar consciência do que estão aprendendo, o uso do transferidor pode ser uma dificuldade para alguns alunos, incentive que os colegas ajudem uns aos outros quanto ao uso correto tomando cuidado para que o colega que sabe utilizar não acabe resolvendo a atividade daquele que não sabe .

Propósito: Ler, interpretar e esclarecer os detalhes do problema.

Tempo previsto: 20 minutos (slide 16 ao 20).

Orientações: A atividade principal apresenta um problema prático que exigirá a medida de ângulos de inclinação em diferentes contextos. Deixe que os alunos se organizem em duplas e busquem uma maneira de resolver o problema proposto.Durante esta resolução ande pela sala e questione os alunos sobre suas resoluções, peça-lhes que expliquem seus caminhos ,isso os ajudará a ganhar consciência do que estão aprendendo, o uso do transferidor pode ser uma dificuldade para alguns alunos, incentive que os colegas ajudem uns aos outros quanto ao uso correto tomando cuidado para que o colega que sabe utilizar não acabe resolvendo a atividade daquele que não sabe .

Propósito: Ler, interpretar e esclarecer os detalhes do problema.

Tempo previsto: 20 minutos (slide 16 ao 20).

Orientações: A atividade principal apresenta um problema prático que exigirá a medida de ângulos de inclinação em diferentes contextos. Deixe que os alunos se organizem em duplas e busquem uma maneira de resolver o problema proposto.Durante esta resolução ande pela sala e questione os alunos sobre suas resoluções, peça-lhes que expliquem seus caminhos ,isso os ajudará a ganhar consciência do que estão aprendendo, o uso do transferidor pode ser uma dificuldade para alguns alunos, incentive que os colegas ajudem uns aos outros quanto ao uso correto tomando cuidado para que o colega que sabe utilizar não acabe resolvendo a atividade daquele que não sabe .

Propósito: Ler, interpretar e esclarecer os detalhes do problema.

Tempo previsto: 20 minutos (slide 16 ao 20).

Orientações: A atividade principal apresenta um problema prático que exigirá a medida de ângulos de inclinação em diferentes contextos. Deixe que os alunos se organizem em duplas e busquem uma maneira de resolver o problema proposto.Durante esta resolução ande pela sala e questione os alunos sobre suas resoluções, peça-lhes que expliquem seus caminhos ,isso os ajudará a ganhar consciência do que estão aprendendo, o uso do transferidor pode ser uma dificuldade para alguns alunos, incentive que os colegas ajudem uns aos outros quanto ao uso correto tomando cuidado para que o colega que sabe utilizar não acabe resolvendo a atividade daquele que não sabe .

Propósito: Ler, interpretar e esclarecer os detalhes do problema.

Tempo previsto: 10 minutos (slide 21 ao slide 26).

Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução, é importante que o professor apresente a solução apresentada como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a uma solução.

Propósito: Provocar a discussão de soluções.

Tempo previsto: 10 minutos (slide 21 ao slide 26).

Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução, é importante que o professor apresente a solução apresentada como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a uma solução.

Propósito: Provocar a discussão de soluções.

Tempo previsto: 10 minutos (slide 21 ao slide 26).

Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução, é importante que o professor apresente a solução apresentada como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a uma solução.

Propósito: Provocar a discussão de soluções.

Tempo previsto: 10 minutos (slide 21 ao slide 26).

Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução, é importante que o professor apresente a solução apresentada como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a uma solução.

Propósito: Provocar a discussão de soluções.

Tempo previsto: 10 minutos (slide 21 ao slide 26).

Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução, é importante que o professor apresente a solução apresentada como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a uma solução.

Propósito: Provocar a discussão de soluções.

Tempo previsto: 10 minutos (slide 21 ao slide 26).

Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução, é importante que o professor apresente a solução apresentada como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a uma solução.

Propósito: Provocar a discussão de soluções.

Tempo previsto: 3 minutos.

Orientações: Neste momento é importante destacar o aprendizado e tornar o objetivo da aula consciente e consolidar os conceitos utilizados.

Propósito: Discutir os passos das atividades e o conceito aprofundado na aula.

Discuta com a turma:

  • Em quais outras situações podem ser utilizados os métodos aprendidos nesta aula?

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Você deve ter a atividade impressa, projetá-la ou escrevê-la na lousa. Instrua que os alunos resolvam a atividade individualmente.

Propósito: Avaliar se os alunos conseguem resolver problemas envolvendo ângulo de inclinação.

Raio X para impressão

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade complementar

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Grandezas e Medidas do 6º ano :

Com o plano de aula sobre grandezas e medidas os alunos aprendem a resolver problemas de medidas envolvendo grandezas como comprimento, massa, tempo, temperatura, área, capacidade e volume; ampliam a noção de ângulo, interpretando, descrevendo e desenhando plantas baixas simples de residências e vistas aéreas; analisam e as mudanças no perímetro e na área de um quadrado obtido por ampliação ou redução.

MAIS AULAS DE Matemática do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano