Resumo da aula <br />Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula. <br />Orientaçã...
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Mostre o slide para os alunos e questione-os se eles compreendem a ideia de grandezas diretamente e inversamente proporcionais (verificar se x e y aumentam ou diminuem)
Propósito: Relembrar a representação de grandezas diretamente e inversamente proporcionais no plano cartesianos.
Atividade Principal
Tempo sugerido: 18 minutos (Slides 4, 5, 6 e 7).
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando a estratégia que julgarem adequada. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Utilize o Guia de Intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de resolução da atividade.
Propósito: Fazer com que os alunos compararem e explorem a representação da relação linear no plano cartesiano.
Discuta com a Turma:
- Qual é a função de utilizarmos incógnitas na equações?
- O que uma reta no plano cartesiano representa?
- O que são grandezas proporcionais?
Materiais Complementares:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Leitura Complementar
Atividade Principal
Tempo sugerido: 18 minutos (Slides 4, 5, 6 e 7).
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando a estratégia que julgarem adequada. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Utilize o Guia de Intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de resolução da atividade.
Propósito: Fazer com que os alunos compararem e explorem a representação da relação linear no plano cartesiano.
Discuta com a Turma:
- Qual é a função de utilizarmos incógnitas na equações?
- O que uma reta no plano cartesiano representa?
- O que são grandezas proporcionais?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 18 minutos (Slides 4, 5, 6 e 7).
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando a estratégia que julgarem adequada. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Utilize o Guia de Intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de resolução da atividade.
Propósito: Fazer com que os alunos compararem e explorem a representação da relação linear no plano cartesiano.
Discuta com a Turma:
- Qual é a função de utilizarmos incógnitas na equações?
- O que uma reta no plano cartesiano representa?
- O que são grandezas proporcionais?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 18 minutos (Slides 4, 5, 6 e 7).
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando a estratégia que julgarem adequada. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Utilize o Guia de Intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de resolução da atividade.
Propósito: Fazer com que os alunos compararem e explorem a representação da relação linear no plano cartesiano.
Discuta com a Turma:
- Qual é a função de utilizarmos incógnitas na equações?
- O que uma reta no plano cartesiano representa?
- O que são grandezas proporcionais?
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 8, 9 e 10)
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos irão ver o passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e as testamos, validamos algumas e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar a importância de explorarmos a representação da relação linear no plano cartesiano
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a Turma:
- Qual é a importância da utilização da linguagem matemática para representar situações reais (aplicação da Linguagem numérica e Algébrica)?
- Qual é o significado das incógnitas na equação?
- Qual é a finalidade de representarmos uma equação no plano cartesiano?
- O que você entende por grandezas diretamente e inversamente proporcionais?
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 8, 9 e 10)
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos irão ver o passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e as testamos, validamos algumas e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar a importância de explorarmos a representação da relação linear no plano cartesiano
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a Turma:
- Qual é a importância da utilização da linguagem matemática para representar situações reais (aplicação da Linguagem numérica e Algébrica)?
- Qual é o significado das incógnitas na equação?
- Qual é a finalidade de representarmos uma equação no plano cartesiano?
- O que você entende por grandezas diretamente e inversamente proporcionais?
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 8, 9 e 10)
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos irão ver o passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e as testamos, validamos algumas e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar a importância de explorarmos a representação da relação linear no plano cartesiano
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a Turma:
- Qual é a importância da utilização da linguagem matemática para representar situações reais (aplicação da Linguagem numérica e Algébrica)?
- Qual é o significado das incógnitas na equação?
- Qual é a finalidade de representarmos uma equação no plano cartesiano?
- O que você entende por grandezas diretamente e inversamente proporcionais?
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Encerre a atividade retomando com os estudantes a importância de compararmos e explorarmos a representação da relação linear no plano cartesiano
Propósito: Retomar os objetivos propostos para esta aula.
Título: Raio X
Tempo sugerido: 6 minutos
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, comparando e explorando a representação da relação linear no plano cartesiano. Circule para verificar como os alunos estão realizando as operações e as tentativas. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções no quadro.
Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos em uma situação semelhante e, avaliar os conhecimentos de cada um sobre a comparação e a exploração da representação da relação linear no plano cartesiano
Materiais complementares:
Raio X
Resolução do raio x
Atividade complementar
Resolução da atividade complementar