Resumo da Aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Prepare as fichas com os valores antes da aula. Você pode imprimir este modelo ou criar um novo usando cartolina ou outro papel. Reforçe o significado do símbolo % e a relação que existe entre fração e porcentagem. Peça a alguns alunos que indiquem uma ficha para colocar no enunciado, faça um levantamento sobre o conhecimento dos alunos acerca das estratégias que foram usadas para resolver a atividade. Veja se o nível de conhecimento está equalizado e dê atenção a todos os alunos para que nenhum fique de fora de processo de ensino-aprendizagem.
Propósito: Promover a familiaridade com o material manipulativo e compreender que a partir da elaboração do problema é possível dinamizar o processo de ensino-aprendizagem.
Discuta com a Turma:
- Vocês acham que é possível calcular o valor total de uma porcentagem se eu tenho apenas o valor referente a 15%?
- Vocês acham que é possível calcular o valor total de uma porcentagem se eu tenho apenas o valor referente a 70%?
- Explique à turma que através de qualquer percentual, é possível encontrar o total.
Materiais complementares para impressão:
Aquecimento
Resolução do aquecimento
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Prepare as fichas com os valores antes da aula. Você pode imprimir este modelo ou criar um novo usando cartolina ou outro papel. Divida a turma em duplas e solicite que cada aluno coloque as fichas, de acordo com as cores, com os valores na questão do colega para que ele tente solucionar, ou seja, um aluno “elabora a questão” e ou outro responde. Escreva o texto do problema no quadro, projete-o ou entregue uma cópia aos alunos. Explique aos aluno que eles devem utilizar os conhecimentos e estratégias que já conhecem para elaborar e solucionar os problemas. Deixe que os estudantes leiam o problema e dê tempo para que tentem resolvê-lo. Não faça nenhuma intervenção neste momento, observe como os alunos analisam os dados do problema, interpretam e elaboram suas estratégias. Após o tempo necessário para a resolução do problema, peça que os alunos apresentem as suas soluções.
Propósito: Fazer com que os alunos mobilizem os conhecimentos que já possuem para resolver o problema e dinamizar a aula para uma melhor interação dos alunos.
Discuta com a Turma:
- É possível Matheus ou Bruno ter mais figurinhas do que Sarah?
- Tenho como saber as figurinhas de Bruno ou Matheus utilizando cálculo mental?
Materiais complementares para impressão:
Atividade principal
Resolução da Atividade principal
Guia de intervenção
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 6 minutos.
Orientações: Observe se algum aluno não conseguiu resolver a atividade. Peça para algum deles apresentar a estratégia utilizada para resolver a atividade. ;
- Veja se algum outro aluno resolveu de maneira diferente e apresente para a turma está outra estratégia;
- Tente, ao máximo, fazer com que todos os alunos participem deste momento da aula;
- Se por acaso algum aluno não conseguiu resolver, solicite que algum aluno que teve facilidade na resolução ajude ao aluno que não conseguiu.
- Analise diferentes operações (ou seja, com duplas que escolheram fichas distintas) para que todos percebam que em qualquer caso o raciocínio é o mesmo.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento e discutir alternativas diferentes de resolução.
Discuta com a turma:
- É possível Matheus ou Bruno ter mais figurinhas do que Sarah?
- Tenho como saber as figurinhas de Bruno ou Matheus utilizando cálculo mental?
- Posso resolver de uma maneira diferente?
- Fiz de outra forma e encontrei o mesmo resultado. Estou correto?
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Encerre a atividade apresentando aos estudantes como, através da elaboração dos problemas, eles podem aprender mais sobre porcentagens.
Propósito: Sistematizar os conhecimentos adquiridos na aula.
Discuta com a Turma:
- A atividade auxiliou na sua compreensão do conceito de porcentagem?
Raio x
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Prepare as fichas com os valores antes da aula. Você pode imprimir este modelo ou criar um novo usando cartolina ou outro papel. Apresente a nova situação e peça que os estudantes digam em voz alta alguns caminhos que podem seguir para resolvê-la. Você pode projetar, passar no quadro ou fazer cópia para os alunos. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um.
Propósito:
- Deixar que o processo de ensino aprendizagem ocorra através da maior interação que esta atividade propõe entre aluno e professor;
- Auxiliar os alunos a perceber que todas as estratégias de resolução de problemas são válidas e o mais importante é elaborar uma estratégia consistente e conseguir justificá-la matematicamente.
- Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito da relação entre algumas porcentagens e suas frações equivalentes.
Discuta com a turma:
- Depois de tudo o que vimos nesta aula, qual a forma mais prática para resolver este problema?
Materiais complementares para impressão:
Raio X
Resolução do Raio X
Atividade complementar
Resolução da Atividade complementar