11337
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 6º ano > Geometria

Plano de aula - Desenvolvendo os conceitos sobre as propriedades dos paralelogramos

Plano de aula de Matemática com atividades para 6º ano do Fundamental sobre Propriedades dos paralelogramos

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Marcelo Aparecido Casadei

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano

MAT6_15GEO09

Recursos

- Necessários: Folha sulfite, lápis, caderno , barbante ou linhas coloridas (costura, lã), transferidor, régua, cola

- Opcionais: Meet, Zoom, WhatsApp, Paint

Como classificar quadriláteros: https://pt.khanacademy.org/math/basic-geo/basic-geometry-shapes/basic-geo-quadrilaterals/v/classifying-shapes

Introdução à quadriláteros: https://pt.khanacademy.org/math/basic-geo/basic-geometry-shapes/basic-geo-quadrilaterals/v/quadrilateral-overview

Para este plano, foque na etapa: Atividade Principal 

Aquecimento

O aquecimento pode ser usado de forma síncrona com os alunos. Desenhe em tempo real, utilizando o Paint (ou outra ferramenta), alguns paralelogramos e pergunte algumas características sobre eles. Faça as perguntas do slide do próprio Aquecimento. Caso o aluno não possua internet, envie pelo WhatsApp as figuras e as respostas podem ser apresentadas por escrito e enviadas ao professor.

Atividade Principal

Você pode fazer uma sala de aula invertida. Nessa aula é importante o uso da régua e transferidor para a construção dos paralelogramos. Avalie se sua turma tem habilidade para usar o transferidor e fazer essas análises de diagonais e ângulos. Caso não tenha, você pode gravar um vídeo orientativo. Mantenha um canal de comunicação para dúvidas e esclarecimentos antes do encontro combinado. É importante que eles tenham feito a atividade antes do encontro, mesmo com dúvidas. No dia do encontro marcado (Meet, Hangouts, Zoom, Teams), deixe que os alunos compartilhem suas observações. Construa os paralelogramos com as medidas propostas na atividade, trace as diagonais e os ângulos. Compartilhe a tela para que eles possam analisar. Faça as perguntas que estão no slide da “Atividade Principal” para que percebam por eles mesmos as propriedades dos paralelogramos com relação a seus ângulos e diagonais. Se sua aula fora assíncrona, deixe a tarefa na escola ou envie pelo WhatsApp. Grave um áudio explicando e peçam que enviem para você combinando um retorno de devolutiva. Nesse retorno, você pode enviar o print com registros dos outros alunos para que eles comparem com suas estratégias e colem no seu caderno como repertório de soluções.

Raio X

Use o Raio X e as atividades complementares como forma de revisão para consolidação das aprendizagens. Não esqueça de retomar discussões também dessas atividades e focar nos pontos de aprendizagem mais críticos. 

Convite às famílias
A participação das famílias no processo de aprendizagem é de grande importância para o aluno. Porém, ressaltamos que os pais não são professores de matemática e muitos estão ocupados com outras funções em casa. Portanto, indicamos a participação das famílias no compartilhamento e discussão de possíveis soluções para os problemas propostos. 

Sugestão Enviada Por: Pricilla Cerqueira


Código: MAT6_15GEO09

(EF06MA20) Identificar características dos quadriláteros, classificá-los em relação a lados e a ângulos e reconhecer a inclusão e a intersecção de classes entre eles.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Geometria do 6º ano:

Com o plano de aula sobre geometria os alunos aprendem a associar os vértices de um polígono a pares ordenados no plano cartesiano; identificar e utilizar as propriedades de faces, vértices e arestas de prismas e pirâmides; classificar polígonos quanto ao número de vértices, às medidas de lados e ângulos e ao paralelismo e perpendicularismo dos lados; construir figuras semelhantes por ampliação e redução; construir retas paralelas e perpendiculares, descrever rotações e translações de formas planas.

MAIS AULAS DE Matemática do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas