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Plano de aula - Desenvolvendo os conceitos sobre as propriedades dos paralelogramos

Plano de aula de Matemática com atividades para 6º ano do Fundamental sobre Propriedades dos paralelogramos

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Marcelo Aparecido Casadei

 

Objetivo select-down

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Marcelo Ap. Casadei

Mentor: Renata S. Gonçalves

Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira



Habilidade da BNCC

EF06MA19- Identificar características dos quadriláteros, classificá-los em relação a lados e a ângulos e reconhecer a inclusão e a intersecção de classes entre eles.




Objetivos específicos

Desenvolver os conceitos sobre as propriedades dos paralelogramos.

Conceito-chave

Propriedades dos paralelogramos

Recursos necessários

  • Barbantes coloridos;
  • Régua;
  • Transferidor;
  • Cartolina;
  • Cola.


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Para acessar documento com sugestões de Referências Bibliográficas, clique aqui.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: Peça a alguns alunos para desenharem paralelogramos na lousa. Neste momento seria interessante algum aluno “errar” e desenhar um trapézio, se isso não ocorrer o professor pode fazer o desenho. Com o “erro” pode-se questionar os alunos:

  • Todos os quadriláteros desenhados são paralelogramos?
  • Por que o trapézio não pode ser considerado um paralelogramo?
  • Como o quadrado pode ser “quadrado, retângulo, losango e paralelogramo” ao mesmo tempo?

Propósito: Relembrar por que alguns quadriláteros também podem ser definidos como paralelogramos.

Atividade principal select-down

Tempo sugerido: 24 minutos

Orientações: Peça aos alunos que se organizem em grupos para a realização da atividade. Diga para juntarem as carteiras, distribua 4 pedaços de barbantes, sendo 2 de 25 cm de comprimento, e 2 de 35 cm de comprimento (não diga aos alunos as medidas dos barbantes). Será melhor se os barbantes forem coloridos, cada par de uma cor. Distribua também uma folha de cartolina por grupo, uma cola, uma régua e um transferidor. Explique aos grupos que eles deverão colar os barbantes na cartolina formando um paralelogramo (não pode ser retângulo, pois deverão possuir ângulos diferentes, de maneira que os paralelogramos construídos pelos grupos não sejam todos iguais), traçar as diagonais com lápis e fazer as medições com a régua e o transferidor, diga para “não” anotarem nenhuma medida na cartolina, peça para fazerem um esboço no caderno com as medidas encontradas. Depois que tiverem feito e anotado as medidas no esboço peça aos grupos para trocarem as cartolinas e que façam as medições novamente e anotem os valores em outro esboço (uma troca é o suficiente). Com os valores em mãos diga para fazerem comparações e que estabeleçam quais são as características presentes em qualquer paralelogramo.

Converse com os alunos:

  • O paralelogramo de seu grupo é igual ao paralelogramo do outro grupo?
  • Quais as principais diferenças entre os paralelogramos comparados?

Propósito: Compreender que as características observadas no paralelogramo montado vão se manter em qualquer outro.

Materiais complementares para impressão:
Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Analisando as soluções select-down

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: A atividade realizada admite a construção de muitos paralelogramos com valores diferentes de ângulos. Por essa razão deve ser feita a comparação entre os paralelogramos construídos pelos grupos. A análise deve ser feita com as observações que os próprios alunos fizeram no seu paralelogramo e no paralelogramo do outro grupo. Sugira que os grupos apresentem os resultados de suas comparações e as observações anotadas.

Questione os grupos:

  • Os comprimentos dos lados do paralelogramo que seu grupo montou são iguais ao dos outros grupos?
  • As diagonais dos paralelogramos comparados possuem o mesmo comprimento?
  • Os ângulos dos paralelogramos comparados são iguais?
  • Os ângulos apresentam alguma particularidade nos paralelogramos comparados?
  • As diagonais se cruzam sempre no mesmo ponto?

Propósito: Instigar o raciocínio dos alunos para que percebam por eles mesmos as propriedades dos paralelogramos com relação a seus ângulos e diagonais.

Materiais complementares para impressão:
Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Encerramento select-down

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: Aproveite a análise da atividade principal para fazer o encerramento da aula. Utilize as observações feitas pelos alunos para elencar as propriedades que os paralelogramos devem possuir. Peça aos alunos que copiem no caderno as propriedades confirmadas no diálogo.

Questione os alunos:

  • Por que os paralelogramos montados possuíam ângulos diferentes e lados iguais?
  • Qual propriedade foi mais difícil de perceber?
  • Seria possível, usando os barbantes que foram dados ao seu grupo, construir um paralelogramo que também fosse retângulo? E quadrado? E losango? Por quê?

Propósito: Aprofundar os conhecimentos sobre paralelogramos pela compreensão das propriedades que o definem.

Raio X select-down

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: Explique que será uma atividade individual, onde verificaremos se o conteúdo da aula foi assimilado. Distribua as folhas com os exercícios de raio X esclarecendo que as respostas devem ser explicadas, não bastando apenas colocar os resultados.

Propósito: Confirmar os objetivos conquistados através da análise do raio X feito individualmente.

Materiais complementares para impressão:
Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Referências bibliográficas para consulta

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Para acessar documento com sugestões de Referências Bibliográficas, clique aqui.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Marcelo Ap. Casadei

Mentor: Renata S. Gonçalves

Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira



Habilidade da BNCC

EF06MA19- Identificar características dos quadriláteros, classificá-los em relação a lados e a ângulos e reconhecer a inclusão e a intersecção de classes entre eles.




Objetivos específicos

Desenvolver os conceitos sobre as propriedades dos paralelogramos.

Conceito-chave

Propriedades dos paralelogramos

Recursos necessários

  • Barbantes coloridos;
  • Régua;
  • Transferidor;
  • Cartolina;
  • Cola.

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: Peça a alguns alunos para desenharem paralelogramos na lousa. Neste momento seria interessante algum aluno “errar” e desenhar um trapézio, se isso não ocorrer o professor pode fazer o desenho. Com o “erro” pode-se questionar os alunos:

  • Todos os quadriláteros desenhados são paralelogramos?
  • Por que o trapézio não pode ser considerado um paralelogramo?
  • Como o quadrado pode ser “quadrado, retângulo, losango e paralelogramo” ao mesmo tempo?

Propósito: Relembrar por que alguns quadriláteros também podem ser definidos como paralelogramos.

Tempo sugerido: 24 minutos

Orientações: Peça aos alunos que se organizem em grupos para a realização da atividade. Diga para juntarem as carteiras, distribua 4 pedaços de barbantes, sendo 2 de 25 cm de comprimento, e 2 de 35 cm de comprimento (não diga aos alunos as medidas dos barbantes). Será melhor se os barbantes forem coloridos, cada par de uma cor. Distribua também uma folha de cartolina por grupo, uma cola, uma régua e um transferidor. Explique aos grupos que eles deverão colar os barbantes na cartolina formando um paralelogramo (não pode ser retângulo, pois deverão possuir ângulos diferentes, de maneira que os paralelogramos construídos pelos grupos não sejam todos iguais), traçar as diagonais com lápis e fazer as medições com a régua e o transferidor, diga para “não” anotarem nenhuma medida na cartolina, peça para fazerem um esboço no caderno com as medidas encontradas. Depois que tiverem feito e anotado as medidas no esboço peça aos grupos para trocarem as cartolinas e que façam as medições novamente e anotem os valores em outro esboço (uma troca é o suficiente). Com os valores em mãos diga para fazerem comparações e que estabeleçam quais são as características presentes em qualquer paralelogramo.

Converse com os alunos:

  • O paralelogramo de seu grupo é igual ao paralelogramo do outro grupo?
  • Quais as principais diferenças entre os paralelogramos comparados?

Propósito: Compreender que as características observadas no paralelogramo montado vão se manter em qualquer outro.

Materiais complementares para impressão:
Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: A atividade realizada admite a construção de muitos paralelogramos com valores diferentes de ângulos. Por essa razão deve ser feita a comparação entre os paralelogramos construídos pelos grupos. A análise deve ser feita com as observações que os próprios alunos fizeram no seu paralelogramo e no paralelogramo do outro grupo. Sugira que os grupos apresentem os resultados de suas comparações e as observações anotadas.

Questione os grupos:

  • Os comprimentos dos lados do paralelogramo que seu grupo montou são iguais ao dos outros grupos?
  • As diagonais dos paralelogramos comparados possuem o mesmo comprimento?
  • Os ângulos dos paralelogramos comparados são iguais?
  • Os ângulos apresentam alguma particularidade nos paralelogramos comparados?
  • As diagonais se cruzam sempre no mesmo ponto?

Propósito: Instigar o raciocínio dos alunos para que percebam por eles mesmos as propriedades dos paralelogramos com relação a seus ângulos e diagonais.

Materiais complementares para impressão:
Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: Aproveite a análise da atividade principal para fazer o encerramento da aula. Utilize as observações feitas pelos alunos para elencar as propriedades que os paralelogramos devem possuir. Peça aos alunos que copiem no caderno as propriedades confirmadas no diálogo.

Questione os alunos:

  • Por que os paralelogramos montados possuíam ângulos diferentes e lados iguais?
  • Qual propriedade foi mais difícil de perceber?
  • Seria possível, usando os barbantes que foram dados ao seu grupo, construir um paralelogramo que também fosse retângulo? E quadrado? E losango? Por quê?

Propósito: Aprofundar os conhecimentos sobre paralelogramos pela compreensão das propriedades que o definem.

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: Explique que será uma atividade individual, onde verificaremos se o conteúdo da aula foi assimilado. Distribua as folhas com os exercícios de raio X esclarecendo que as respostas devem ser explicadas, não bastando apenas colocar os resultados.

Propósito: Confirmar os objetivos conquistados através da análise do raio X feito individualmente.

Materiais complementares para impressão:
Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Referências bibliográficas para consulta

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