11336
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Batalha dos poliedros - Prismas e Pirâmides

Plano de aula de Matemática com atividades para 6º do Fundamental sobre Reconhecer e descrever características de prismas e pirâmides

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Cristiane de Souza Pereira

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo da aula. select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Cristiane de Souza Pereira

Mentor: Renata S. Gonçalves

Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

EF06MA16 ? Descrição da habilidade: Quantificar e estabelecer relações entre o número de vértices, faces e arestas de prismas e pirâmides, em função do seu polígono da base, para resolver problemas e desenvolver a percepção espacial.

Objetivos específicos: Reconhecer e descrever características de prismas e pirâmides.

Conceito-chave: Descrever semelhanças e diferenças existentes entre prismas e pirâmides.

Recursos necessários: Atividade impressa, dado, cartas vértices e faces.

Material de uso coletivo:  Pincel e/ou giz para lousa.  

Indicação de leitura: KALEF, A. M .M R. Vendo e entendendo poliedros. Niterói: Eduff, 1998.


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Aquecimento. select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 5 minutos.

Orientações: Professor projete a imagem ou escreva as perguntas na lousa. Deixe que os alunos pensem por alguns instantes.

Propósito: Despertar a percepção e o senso crítico dos alunos.

Discuta com a turma

  • Quem gostaria de compartilhar suas conclusões com a turma?
  • Alguém pensou em algo diferente? Conte-nos como você pensou?

Atividade principal. select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Você poderá projetar a atividade na lousa ou entregar uma folha com as instruções para cada grupo. Peça que os alunos leiam as instruções do jogo. Em seguida, deixe que em grupo iniciem as jogadas.

Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e estratégias utilizadas para a realização da atividade. Caso os alunos tenham dificuldades em identificar o poliedro, discuta com a turma.

Propósito: Reconhecer de uma maneira lúdica as características de prismas e pirâmides.

Discuta com a turma:

  • As informações fornecidas são suficientes para a execução do jogo?
  • Algumas informações podem ser relacionadas a mais de um poliedro?
  • Já pensou em algum poliedro que tenha as características contidas nas cartas?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Convide um grupo para compartilhar com a turma a experiência do jogo e as conclusões encontradas. Peça que os alunos mostrem algumas escolhas realizadas por eles. Permita que discutam suas estratégias.

Propósito: Conhecer as estratégias realizadas pelos alunos para identificar qual peça utilizar a partir do reconhecimento de características comuns e diferenças existentes entre prismas e pirâmides.

Discuta com a turma:

  • Alguém gostaria de compartilhar como foi a condução do jogo em seu grupo?
  • Alguém pensou em uma estratégia diferente?
  • Em quais momentos tiveram dúvidas sobre qual peça utilizar?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Convide um grupo para compartilhar com a turma a experiência do jogo e as conclusões encontradas. Peça que os alunos mostrem algumas escolhas realizadas por eles. Permita que discutam suas estratégias.

Propósito: Conhecer as estratégias realizadas pelos alunos para identificar qual peça utilizar a partir do reconhecimento de características comuns e diferenças existentes entre prismas e pirâmides.

Discuta com a turma:

  • Alguém gostaria de compartilhar como foi a condução do jogo em seu grupo?
  • Alguém pensou em uma estratégia diferente?
  • Em quais momentos tiveram dúvidas sobre qual peça utilizar?

Encerramento. select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Encerre a atividade retomando com os estudantes as diferenças e semelhanças entre prismas e pirâmides.

Propóstito: Sistematizar a aprendizagem da aula.

Discuta com a turma:

  • Quais as principais diferenças existentes entre prismas e pirâmides?
  • Podemos quantificar os vértices, faces e arestas de um determinado prisma ao conhecer os elementos de uma pirâmide de mesma base? Como podemos fazer essa correspondência?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Circule para verificar como os alunos estão realizando a atividade . O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar as justificativas de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as justificativas na lousa.

Propósito: Verificar se os alunos conseguem resolver problemas envolvendo os elementos de um prisma.

Materiais complementares para impressão:
Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.



Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Cristiane de Souza Pereira

Mentor: Renata S. Gonçalves

Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

EF06MA16 ? Descrição da habilidade: Quantificar e estabelecer relações entre o número de vértices, faces e arestas de prismas e pirâmides, em função do seu polígono da base, para resolver problemas e desenvolver a percepção espacial.

Objetivos específicos: Reconhecer e descrever características de prismas e pirâmides.

Conceito-chave: Descrever semelhanças e diferenças existentes entre prismas e pirâmides.

Recursos necessários: Atividade impressa, dado, cartas vértices e faces.

Material de uso coletivo:  Pincel e/ou giz para lousa.  

Indicação de leitura: KALEF, A. M .M R. Vendo e entendendo poliedros. Niterói: Eduff, 1998.

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 5 minutos.

Orientações: Professor projete a imagem ou escreva as perguntas na lousa. Deixe que os alunos pensem por alguns instantes.

Propósito: Despertar a percepção e o senso crítico dos alunos.

Discuta com a turma

  • Quem gostaria de compartilhar suas conclusões com a turma?
  • Alguém pensou em algo diferente? Conte-nos como você pensou?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Você poderá projetar a atividade na lousa ou entregar uma folha com as instruções para cada grupo. Peça que os alunos leiam as instruções do jogo. Em seguida, deixe que em grupo iniciem as jogadas.

Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e estratégias utilizadas para a realização da atividade. Caso os alunos tenham dificuldades em identificar o poliedro, discuta com a turma.

Propósito: Reconhecer de uma maneira lúdica as características de prismas e pirâmides.

Discuta com a turma:

  • As informações fornecidas são suficientes para a execução do jogo?
  • Algumas informações podem ser relacionadas a mais de um poliedro?
  • Já pensou em algum poliedro que tenha as características contidas nas cartas?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Convide um grupo para compartilhar com a turma a experiência do jogo e as conclusões encontradas. Peça que os alunos mostrem algumas escolhas realizadas por eles. Permita que discutam suas estratégias.

Propósito: Conhecer as estratégias realizadas pelos alunos para identificar qual peça utilizar a partir do reconhecimento de características comuns e diferenças existentes entre prismas e pirâmides.

Discuta com a turma:

  • Alguém gostaria de compartilhar como foi a condução do jogo em seu grupo?
  • Alguém pensou em uma estratégia diferente?
  • Em quais momentos tiveram dúvidas sobre qual peça utilizar?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Convide um grupo para compartilhar com a turma a experiência do jogo e as conclusões encontradas. Peça que os alunos mostrem algumas escolhas realizadas por eles. Permita que discutam suas estratégias.

Propósito: Conhecer as estratégias realizadas pelos alunos para identificar qual peça utilizar a partir do reconhecimento de características comuns e diferenças existentes entre prismas e pirâmides.

Discuta com a turma:

  • Alguém gostaria de compartilhar como foi a condução do jogo em seu grupo?
  • Alguém pensou em uma estratégia diferente?
  • Em quais momentos tiveram dúvidas sobre qual peça utilizar?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Encerre a atividade retomando com os estudantes as diferenças e semelhanças entre prismas e pirâmides.

Propóstito: Sistematizar a aprendizagem da aula.

Discuta com a turma:

  • Quais as principais diferenças existentes entre prismas e pirâmides?
  • Podemos quantificar os vértices, faces e arestas de um determinado prisma ao conhecer os elementos de uma pirâmide de mesma base? Como podemos fazer essa correspondência?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Circule para verificar como os alunos estão realizando a atividade . O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar as justificativas de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as justificativas na lousa.

Propósito: Verificar se os alunos conseguem resolver problemas envolvendo os elementos de um prisma.

Materiais complementares para impressão:
Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Geometria do 6º ano :

Com o plano de aula sobre geometria os alunos aprendem a associar os vértices de um polígono a pares ordenados no plano cartesiano; identificar e utilizar as propriedades de faces, vértices e arestas de prismas e pirâmides; classificar polígonos quanto ao número de vértices, às medidas de lados e ângulos e ao paralelismo e perpendicularismo dos lados; construir figuras semelhantes por ampliação e redução; construir retas paralelas e perpendiculares, descrever rotações e translações de formas planas.

MAIS AULAS DE Matemática do 6º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF06MA17 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano