Objetivo da aula.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Cristiane de Souza Pereira
Mentor: Renata S. Gonçalves
Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
EF06MA16 ? Descrição da habilidade: Quantificar e estabelecer relações entre o número de vértices, faces e arestas de prismas e pirâmides, em função do seu polígono da base, para resolver problemas e desenvolver a percepção espacial.
Objetivos específicos: Reconhecer e descrever características de prismas e pirâmides.
Conceito-chave: Descrever semelhanças e diferenças existentes entre prismas e pirâmides.
Recursos necessários: Atividade impressa, dado, cartas vértices e faces.
Material de uso coletivo: Pincel e/ou giz para lousa.
Indicação de leitura: KALEF, A. M .M R. Vendo e entendendo poliedros. Niterói: Eduff, 1998.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento.
Tempo previsto: 5 minutos.
Orientações: Professor projete a imagem ou escreva as perguntas na lousa. Deixe que os alunos pensem por alguns instantes.
Propósito: Despertar a percepção e o senso crítico dos alunos.
Discuta com a turma
- Quem gostaria de compartilhar suas conclusões com a turma?
- Alguém pensou em algo diferente? Conte-nos como você pensou?
Atividade principal.
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Você poderá projetar a atividade na lousa ou entregar uma folha com as instruções para cada grupo. Peça que os alunos leiam as instruções do jogo. Em seguida, deixe que em grupo iniciem as jogadas.
Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e estratégias utilizadas para a realização da atividade. Caso os alunos tenham dificuldades em identificar o poliedro, discuta com a turma.
Propósito: Reconhecer de uma maneira lúdica as características de prismas e pirâmides.
Discuta com a turma:
- As informações fornecidas são suficientes para a execução do jogo?
- Algumas informações podem ser relacionadas a mais de um poliedro?
- Já pensou em algum poliedro que tenha as características contidas nas cartas?
Materiais complementares para impressão:
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Convide um grupo para compartilhar com a turma a experiência do jogo e as conclusões encontradas. Peça que os alunos mostrem algumas escolhas realizadas por eles. Permita que discutam suas estratégias.
Propósito: Conhecer as estratégias realizadas pelos alunos para identificar qual peça utilizar a partir do reconhecimento de características comuns e diferenças existentes entre prismas e pirâmides.
Discuta com a turma:
- Alguém gostaria de compartilhar como foi a condução do jogo em seu grupo?
- Alguém pensou em uma estratégia diferente?
- Em quais momentos tiveram dúvidas sobre qual peça utilizar?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Convide um grupo para compartilhar com a turma a experiência do jogo e as conclusões encontradas. Peça que os alunos mostrem algumas escolhas realizadas por eles. Permita que discutam suas estratégias.
Propósito: Conhecer as estratégias realizadas pelos alunos para identificar qual peça utilizar a partir do reconhecimento de características comuns e diferenças existentes entre prismas e pirâmides.
Discuta com a turma:
- Alguém gostaria de compartilhar como foi a condução do jogo em seu grupo?
- Alguém pensou em uma estratégia diferente?
- Em quais momentos tiveram dúvidas sobre qual peça utilizar?
Encerramento.
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Encerre a atividade retomando com os estudantes as diferenças e semelhanças entre prismas e pirâmides.
Propóstito: Sistematizar a aprendizagem da aula.
Discuta com a turma:
- Quais as principais diferenças existentes entre prismas e pirâmides?
- Podemos quantificar os vértices, faces e arestas de um determinado prisma ao conhecer os elementos de uma pirâmide de mesma base? Como podemos fazer essa correspondência?
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Circule para verificar como os alunos estão realizando a atividade . O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar as justificativas de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as justificativas na lousa.
Propósito: Verificar se os alunos conseguem resolver problemas envolvendo os elementos de um prisma.
Materiais complementares para impressão:
Raio X
Resolução da atividade complementar