Plano de Aula

Plano de aula: Reconhecendo Números Quadrados Perfeitos

Plano 8 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Números primos e compostos

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Allan Costa Jardim

Mentor: Rodrigo Morozetti Blanco

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF06MA04) Classificar números naturais em primos e compostos, estabelecer relações entre números, expressas pelos termos “é múltiplo de”, “é divisor de”, “é fator de”, e estabelecer, por meio de investigações, critérios de divisibilidade por 2, 3, 4, 5, 6, 8, 9, 10, 100 e 1000;

(EF06MA05) Resolver e elaborar problemas que envolvam as ideias de múltiplo e de divisor;

Objetivos específicos

Utilizar a decomposição em fatores primos para avaliar características de números inteiros;

Identificar números que representem áreas de quadrados como números quadrados perfeitos.

Propor estratégias para se avaliar se um número é quadrado perfeito ou não.

Conceito-chave

Múltiplos, divisibilidade, decomposição em fatores primos, números quadrados perfeitos.

Recursos necessários

  • Lápis de cor ou giz de cera,
  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

Utilizar a decomposição em fatores primos para avaliar características de números inteiros;

Identificar números que representem áreas de quadrados como números quadrados perfeitos.

Propor estratégias para se avaliar se um número é quadrado perfeito ou não.

Competências Gerais na BNCC

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