Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT6_19GRMO06
Recursos
- Necessários: Folha sulfite, lápis, caderno, caixinha de leite
- Opcionais: Meet, Zoom, WhatsApp
Introdução ao volume: https://pt.khanacademy.org/math/basic-geo/basic-geo-volume-sa/volume-rect-prism/v/how-we-measure-volume
Para este plano, foque na etapa: Atividade Principal
Aquecimento
Você pode disponibilizar aos alunos (via WhatsApp) o slide do Aquecimento (arquivo da tabela). Sugira que os alunos façam em casa. Peça que peguem uma caixa de leite vazia e meçam sua largura, comprimento e altura. Em seguida, verifiquem o volume de leite que realmente cabe na caixinha. Só se aprende a medir medindo.
Atividade Principal (adaptada)
Professor, você pode propor uma sala de aula invertida. É importante que você, com o print dos slides 4 a 7, encaminhe orientações, via áudio ou vídeo (por WhatsApp), das etapas que o aluno irá precisar vivenciar:
1ª) Vamos precisar de uma caixa de leite (se tiver mais de uma embalagem diferente, seria ótimo);
2ª) Calcular comprimento, largura e altura da caixa(s);
3ª) Calcular o volume;
4ª) Cortar e/ou abrir a caixa, com cuidado, pelas laterais para calcular a área da planificação.
Solicite o retorno da atividade. É interessante manter um canal de comunicação para dúvidas e esclarecimentos. Oriente-os a fotografar as suas estratégias e respostas para compartilhar com o professor e a turma no momento da discussão das soluções.
Se sua aula fora assíncrona, deixe a tarefa na escola ou envie pelo WhatsApp. Grave um áudio explicando e peça que enviem para você, combinando um retorno de devolutiva. Nesse retorno, você pode enviar o print com registros dos outros alunos para que eles comparem com suas estratégias e colem no seu caderno como repertório de soluções.
Discussão das soluções
Professor, esse é um dos momentos mais importantes da aula, portanto fique atento às respostas dos alunos. Observe as informações nas discussões das soluções desse plano de aula (slides). Faça o “Discuta com a turma”. Ele orienta seu olhar sobre o foco das boas perguntas. Escolha o que você vai discutir de forma síncrona e que pode servir de referência para seu feedback à turma. Considere, sobretudo, as respostas dos alunos para observar erros e estratégias adotadas e, assim, poder reorientar o estudo e dar dica para a realização de novas atividades (Raio X e atividades complementares).
Se sua aula for assíncrona, envie as explicações por mensagens de áudio pelo WhatsApp.
Raio X
Use o Raio X e as atividades complementares como forma de revisão para consolidação das aprendizagens. Não esqueça de retomar discussões também dessas atividades e focar nos pontos de aprendizagem mais críticos.
Convite às famílias
A participação das famílias no processo de aprendizagem é de grande importância para o aluno. Porém, ressaltamos que os pais não são professores de matemática e muitos estão ocupados com outras funções em casa. Portanto, indicamos a participação das famílias no compartilhamento e discussão de possíveis soluções para os problemas propostos.