Objetivo
Habilidade da BNCC
(EF06MA22) Reconhecer que o resultado de uma medida depende da unidade de medida utilizada.
Objetivos específicos
- Planejar a medida de caixas de leite com capacidade para 250ml e 500ml.
Conceito-chave
Medidas de volume e capacidade.
Recursos necessários
- Calculadora (caso o professor julgue necessário)
- Embalagens de leite longa vida.
- Instrumentos de medida, tais como régua, trena.
- Atividades impressas em folhas, para colar no caderno.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Nessa atividade, os alunos deverão determinar o volume de embalagens de leite longa vida vendidas nos mercados.
- O professor pode trazer ou solicitar aos alunos que tragam embalagens vazias para medição em sala de aula.
- Interessante que sejam embalagens de diferentes marcas, pois existem variações nas medidas.
- As medidas e os resultados de volumes deverão ser anotados na Tabela disponível.
Propósito: Realizar as medidas e cálculo de volume de caixas de leite e observar os diferentes resultados.
Discuta: Os diferentes resultados entre as diferentes marcas.
Atividade Principal
Tempo sugerido: 25 minutos (slides 4 à 7).
Orientação: Apresente aos alunos informação sobre consumo de leite em nosso país clicando aqui.
- Comente sobre as diversas embalagens utilizadas para comercialização do leite, e discuta o formato do leite em “caixinha”.
(Facilidade de armazenamento,higiene, economia, entre outros).
Discuta com a Turma:
- Qual será o motivo da caixa de leite longa vida ter, em sua maioria, o formato paralelepípedo, não cilíndrico, ou garrafa ou outros formatos?
Propósito: Apresentar a atividade aos alunos.
Atividade Principal
Tempo sugerido: 25 minutos (slides 4 à 7).
Orientação: Ainda introduzindo o assunto, comente sobre os novos padrões de consumo, considerando o número de pessoas que moram sozinhas. Para contextualizar melhor o tema, utilize a reportagem do Jornal O Estado de São Paulo disponível aqui. (com acesso em 21/01/2018).
Discuta com a Turma:
- As embalagens padronizadas com 1 litro de leite, disponíveis no comércio em geral, são adequadas às pessoas que moram sozinhas? E as embalagens de café, de leite, de pão, entre outras, são adequadas às pessoas que vivem sozinhas?.
Propósito: Refletir sobre a quantidade de produtos e o tamanho das embalagens disponíveis no comércio em geral.
Atividade Principal
Tempo sugerido: 25 minutos (slides 4 à 7).
Orientação:
- Cada grupo deve apresentar possíveis medidas de duas caixas, uma com capacidade de 500ml e outra com capacidade de 250ml.
- Os volumes das caixas têm de ser próximas à capacidade, os valores poderão ser aproximados, não há necessidade de se obter valores exatos a 250ml e 500ml, porém sempre com capacidade maior, nunca menor.
- O volume, é obtido através do produto das dimensões Comprimento x largura x profundidade (c x l x p) , já a área da planificação é obtida através somas de todas as áreas dos retângulos 2x (Comprimento x largura) + 2x (Comprimento x profundidade) + 2x (largura x profundidade).
Discuta com a Turma:
- As diferentes medidas de volume alteram a medida da área da planificação da embalagem?
- Qual o impacto das diferentes medidas das áreas de planificação no custo do material utilizado?
Propósito: Observar que quanto menor a área da planificação, menor o custo de produção da embalagem.
Atividade Principal
Tempo sugerido: 25 minutos (slides 4 à 7).
Orientação:
- Cada grupo deve apresentar possíveis medidas de duas caixas, uma com capacidade de 500ml e outra com capacidade de 250ml.
- Os volumes das caixas têm de ser próximas à capacidade, os valores poderão ser aproximados, não há necessidade de se obter valores exatos a 250ml e 500ml, porém sempre com capacidade maior, nunca menor.
- O volume, é obtido através do produto das dimensões Comprimento x largura x profundidade (c x l x p) , já a área da planificação é obtida através somas de todas as áreas dos retângulos 2x (Comprimento x largura) + 2x (Comprimento x profundidade) + 2x (largura x profundidade).
Discuta com a Turma:
- As diferentes medidas de volume alteram a medida da área da planificação da embalagem?
- Qual o impacto das diferentes medidas das áreas de planificação no custo do material utilizado?
Propósito: Observar que quanto menor a área da planificação, menor o custo de produção da embalagem.
Painel de soluções
Tempo sugerido: 7 minutos.
Orientação: Proponha aos alunos a apresentar os resultados encontrados.
Discuta com a turma:
- Quais as diferenças de medidas encontradas nas diversas caixas?
- Por que algumas caixas têm diferentes medidas de área da planificação?
Propósito: Planejar medidas de dimensões através de volume determinado.
Painel de soluções
Tempo sugerido: 7 minutos.
Orientação: Proponha aos alunos a apresentar os resultados encontrados.
Discuta com a turma:
- Quais as diferenças de medidas encontradas nas diversas embalagens?
- Por que algumas caixas têm diferentes medidas de área na planificação?
Propósito: Planejar medidas de dimensões das embalagens através de volume determinado.
Encerramento.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Com os resultados obtidos na atividade principal, os alunos devem relacionar as unidades de volume e capacidade.
Propósito: Reconhecer o cálculo de volume e discutir a área da planificação.
Raio x
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientação:
- Os alunos devem, inicialmente, realizar o cálculo da capacidade do reservatório.
- A afirmação é de que o reservatório estaria cheio, menos de 1 hora, com a vazão de 100 litros por segundo, assim, os alunos deverão determinar o volume do reservatório após 1 hora e comparar com a capacidade.
Propósito:
Resolver situação que envolve cálculo de volume e conversão de unidade de volume.
Discuta com a turma:
- Pode-se calcular o tempo para que o reservatório estivesse cheio ao invés da quantidade de água em 1 hora?
Raio x
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientação:
- Os alunos devem, inicialmente, realizar o cálculo da capacidade do reservatório.
- A afirmação é de que o reservatório estaria cheio, menos de 1 hora, com a vazão de 100 litros por segundo, assim, os alunos deverão determinar o volume do reservatório após 1 hora e comparar com a capacidade.
Propósito:
Resolver situação que envolve cálculo de volume e conversão de unidade de volume.
Discuta com a turma:
Pode-se calcular o tempo para que o reservatório estivesse cheio ao invés da quantidade de água em 1 hora?
Resolução da Atividade complementar