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Plano de aula - Nosso leite de cada dia.

Plano de aula de Matemática com atividades para 6º ano do Fundamental sobre medidas de volume e capacidade.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Dariel Barbosa de Melo Jr

 

Objetivo select-down





Habilidade da BNCC

(EF06MA22) Reconhecer que o resultado de uma medida depende da unidade de medida utilizada.




Objetivos específicos

  • Planejar a medida de caixas de leite com capacidade para 250ml e 500ml.




Conceito-chave

Medidas de volume e capacidade.





Recursos necessários

  • Calculadora (caso o professor julgue necessário)
  • Embalagens de leite longa vida.
  • Instrumentos de medida, tais como régua, trena.
  • Atividades impressas em folhas, para colar no caderno.









Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Nessa atividade, os alunos deverão determinar o volume de embalagens de leite longa vida vendidas nos mercados.

  • O professor pode trazer ou solicitar aos alunos que tragam embalagens vazias para medição em sala de aula.
  • Interessante que sejam embalagens de diferentes marcas, pois existem variações nas medidas.
  • As medidas e os resultados de volumes deverão ser anotados na Tabela disponível.

Propósito: Realizar as medidas e cálculo de volume de caixas de leite e observar os diferentes resultados.

Discuta: Os diferentes resultados entre as diferentes marcas.

Aquecimento

Resolução do aquecimento

Atividade Principal select-down

Tempo sugerido: 25 minutos (slides 4 à 7).

Orientação: Apresente aos alunos informação sobre consumo de leite em nosso país clicando aqui.

  • Comente sobre as diversas embalagens utilizadas para comercialização do leite, e discuta o formato do leite em “caixinha”.

(Facilidade de armazenamento,higiene, economia, entre outros).

Discuta com a Turma:

  • Qual será o motivo da caixa de leite longa vida ter, em sua maioria, o formato paralelepípedo, não cilíndrico, ou garrafa ou outros formatos?

Propósito: Apresentar a atividade aos alunos.

Atividade principal

Resolução da atividade

Guia de intervenção

Atividade Principal select-down

Tempo sugerido: 25 minutos (slides 4 à 7).

Orientação: Ainda introduzindo o assunto, comente sobre os novos padrões de consumo, considerando o número de pessoas que moram sozinhas. Para contextualizar melhor o tema, utilize a reportagem do Jornal O Estado de São Paulo disponível aqui. (com acesso em 21/01/2018).

Discuta com a Turma:

  • As embalagens padronizadas com 1 litro de leite, disponíveis no comércio em geral, são adequadas às pessoas que moram sozinhas? E as embalagens de café, de leite, de pão, entre outras, são adequadas às pessoas que vivem sozinhas?.

Propósito: Refletir sobre a quantidade de produtos e o tamanho das embalagens disponíveis no comércio em geral.

Atividade Principal select-down

Tempo sugerido: 25 minutos (slides 4 à 7).

Orientação:

  • Cada grupo deve apresentar possíveis medidas de duas caixas, uma com capacidade de 500ml e outra com capacidade de 250ml.
  • Os volumes das caixas têm de ser próximas à capacidade, os valores poderão ser aproximados, não há necessidade de se obter valores exatos a 250ml e 500ml, porém sempre com capacidade maior, nunca menor.
  • O volume, é obtido através do produto das dimensões Comprimento x largura x profundidade (c x l x p) , já a área da planificação é obtida através somas de todas as áreas dos retângulos 2x (Comprimento x largura) + 2x (Comprimento x profundidade) + 2x (largura x profundidade).

Discuta com a Turma:

  • As diferentes medidas de volume alteram a medida da área da planificação da embalagem?
  • Qual o impacto das diferentes medidas das áreas de planificação no custo do material utilizado?

Propósito: Observar que quanto menor a área da planificação, menor o custo de produção da embalagem.

Atividade Principal select-down

Tempo sugerido: 25 minutos (slides 4 à 7).

Orientação:

  • Cada grupo deve apresentar possíveis medidas de duas caixas, uma com capacidade de 500ml e outra com capacidade de 250ml.
  • Os volumes das caixas têm de ser próximas à capacidade, os valores poderão ser aproximados, não há necessidade de se obter valores exatos a 250ml e 500ml, porém sempre com capacidade maior, nunca menor.
  • O volume, é obtido através do produto das dimensões Comprimento x largura x profundidade (c x l x p) , já a área da planificação é obtida através somas de todas as áreas dos retângulos 2x (Comprimento x largura) + 2x (Comprimento x profundidade) + 2x (largura x profundidade).

Discuta com a Turma:

  • As diferentes medidas de volume alteram a medida da área da planificação da embalagem?
  • Qual o impacto das diferentes medidas das áreas de planificação no custo do material utilizado?

Propósito: Observar que quanto menor a área da planificação, menor o custo de produção da embalagem.

Painel de soluções select-down

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientação: Proponha aos alunos a apresentar os resultados encontrados.

Discuta com a turma:

  • Quais as diferenças de medidas encontradas nas diversas caixas?
  • Por que algumas caixas têm diferentes medidas de área da planificação?

Propósito: Planejar medidas de dimensões através de volume determinado.

Painel de soluções select-down

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientação: Proponha aos alunos a apresentar os resultados encontrados.

Discuta com a turma:

  • Quais as diferenças de medidas encontradas nas diversas embalagens?
  • Por que algumas caixas têm diferentes medidas de área na planificação?

Propósito: Planejar medidas de dimensões das embalagens através de volume determinado.

Encerramento. select-down

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Com os resultados obtidos na atividade principal, os alunos devem relacionar as unidades de volume e capacidade.

Propósito: Reconhecer o cálculo de volume e discutir a área da planificação.

Raio x select-down

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação:

  • Os alunos devem, inicialmente, realizar o cálculo da capacidade do reservatório.
  • A afirmação é de que o reservatório estaria cheio, menos de 1 hora, com a vazão de 100 litros por segundo, assim, os alunos deverão determinar o volume do reservatório após 1 hora e comparar com a capacidade.

Propósito:

Resolver situação que envolve cálculo de volume e conversão de unidade de volume.

Discuta com a turma:

  • Pode-se calcular o tempo para que o reservatório estivesse cheio ao invés da quantidade de água em 1 hora?

Raio x select-down

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação:

  • Os alunos devem, inicialmente, realizar o cálculo da capacidade do reservatório.
  • A afirmação é de que o reservatório estaria cheio, menos de 1 hora, com a vazão de 100 litros por segundo, assim, os alunos deverão determinar o volume do reservatório após 1 hora e comparar com a capacidade.

Propósito:

Resolver situação que envolve cálculo de volume e conversão de unidade de volume.

Discuta com a turma:

Pode-se calcular o tempo para que o reservatório estivesse cheio ao invés da quantidade de água em 1 hora?

Raio X para impressão

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.






Habilidade da BNCC

(EF06MA22) Reconhecer que o resultado de uma medida depende da unidade de medida utilizada.




Objetivos específicos

  • Planejar a medida de caixas de leite com capacidade para 250ml e 500ml.




Conceito-chave

Medidas de volume e capacidade.





Recursos necessários

  • Calculadora (caso o professor julgue necessário)
  • Embalagens de leite longa vida.
  • Instrumentos de medida, tais como régua, trena.
  • Atividades impressas em folhas, para colar no caderno.








Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Nessa atividade, os alunos deverão determinar o volume de embalagens de leite longa vida vendidas nos mercados.

  • O professor pode trazer ou solicitar aos alunos que tragam embalagens vazias para medição em sala de aula.
  • Interessante que sejam embalagens de diferentes marcas, pois existem variações nas medidas.
  • As medidas e os resultados de volumes deverão ser anotados na Tabela disponível.

Propósito: Realizar as medidas e cálculo de volume de caixas de leite e observar os diferentes resultados.

Discuta: Os diferentes resultados entre as diferentes marcas.

Aquecimento

Resolução do aquecimento

Tempo sugerido: 25 minutos (slides 4 à 7).

Orientação: Apresente aos alunos informação sobre consumo de leite em nosso país clicando aqui.

  • Comente sobre as diversas embalagens utilizadas para comercialização do leite, e discuta o formato do leite em “caixinha”.

(Facilidade de armazenamento,higiene, economia, entre outros).

Discuta com a Turma:

  • Qual será o motivo da caixa de leite longa vida ter, em sua maioria, o formato paralelepípedo, não cilíndrico, ou garrafa ou outros formatos?

Propósito: Apresentar a atividade aos alunos.

Atividade principal

Resolução da atividade

Guia de intervenção

Tempo sugerido: 25 minutos (slides 4 à 7).

Orientação: Ainda introduzindo o assunto, comente sobre os novos padrões de consumo, considerando o número de pessoas que moram sozinhas. Para contextualizar melhor o tema, utilize a reportagem do Jornal O Estado de São Paulo disponível aqui. (com acesso em 21/01/2018).

Discuta com a Turma:

  • As embalagens padronizadas com 1 litro de leite, disponíveis no comércio em geral, são adequadas às pessoas que moram sozinhas? E as embalagens de café, de leite, de pão, entre outras, são adequadas às pessoas que vivem sozinhas?.

Propósito: Refletir sobre a quantidade de produtos e o tamanho das embalagens disponíveis no comércio em geral.

Tempo sugerido: 25 minutos (slides 4 à 7).

Orientação:

  • Cada grupo deve apresentar possíveis medidas de duas caixas, uma com capacidade de 500ml e outra com capacidade de 250ml.
  • Os volumes das caixas têm de ser próximas à capacidade, os valores poderão ser aproximados, não há necessidade de se obter valores exatos a 250ml e 500ml, porém sempre com capacidade maior, nunca menor.
  • O volume, é obtido através do produto das dimensões Comprimento x largura x profundidade (c x l x p) , já a área da planificação é obtida através somas de todas as áreas dos retângulos 2x (Comprimento x largura) + 2x (Comprimento x profundidade) + 2x (largura x profundidade).

Discuta com a Turma:

  • As diferentes medidas de volume alteram a medida da área da planificação da embalagem?
  • Qual o impacto das diferentes medidas das áreas de planificação no custo do material utilizado?

Propósito: Observar que quanto menor a área da planificação, menor o custo de produção da embalagem.

Tempo sugerido: 25 minutos (slides 4 à 7).

Orientação:

  • Cada grupo deve apresentar possíveis medidas de duas caixas, uma com capacidade de 500ml e outra com capacidade de 250ml.
  • Os volumes das caixas têm de ser próximas à capacidade, os valores poderão ser aproximados, não há necessidade de se obter valores exatos a 250ml e 500ml, porém sempre com capacidade maior, nunca menor.
  • O volume, é obtido através do produto das dimensões Comprimento x largura x profundidade (c x l x p) , já a área da planificação é obtida através somas de todas as áreas dos retângulos 2x (Comprimento x largura) + 2x (Comprimento x profundidade) + 2x (largura x profundidade).

Discuta com a Turma:

  • As diferentes medidas de volume alteram a medida da área da planificação da embalagem?
  • Qual o impacto das diferentes medidas das áreas de planificação no custo do material utilizado?

Propósito: Observar que quanto menor a área da planificação, menor o custo de produção da embalagem.

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientação: Proponha aos alunos a apresentar os resultados encontrados.

Discuta com a turma:

  • Quais as diferenças de medidas encontradas nas diversas caixas?
  • Por que algumas caixas têm diferentes medidas de área da planificação?

Propósito: Planejar medidas de dimensões através de volume determinado.

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientação: Proponha aos alunos a apresentar os resultados encontrados.

Discuta com a turma:

  • Quais as diferenças de medidas encontradas nas diversas embalagens?
  • Por que algumas caixas têm diferentes medidas de área na planificação?

Propósito: Planejar medidas de dimensões das embalagens através de volume determinado.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Com os resultados obtidos na atividade principal, os alunos devem relacionar as unidades de volume e capacidade.

Propósito: Reconhecer o cálculo de volume e discutir a área da planificação.

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação:

  • Os alunos devem, inicialmente, realizar o cálculo da capacidade do reservatório.
  • A afirmação é de que o reservatório estaria cheio, menos de 1 hora, com a vazão de 100 litros por segundo, assim, os alunos deverão determinar o volume do reservatório após 1 hora e comparar com a capacidade.

Propósito:

Resolver situação que envolve cálculo de volume e conversão de unidade de volume.

Discuta com a turma:

  • Pode-se calcular o tempo para que o reservatório estivesse cheio ao invés da quantidade de água em 1 hora?

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação:

  • Os alunos devem, inicialmente, realizar o cálculo da capacidade do reservatório.
  • A afirmação é de que o reservatório estaria cheio, menos de 1 hora, com a vazão de 100 litros por segundo, assim, os alunos deverão determinar o volume do reservatório após 1 hora e comparar com a capacidade.

Propósito:

Resolver situação que envolve cálculo de volume e conversão de unidade de volume.

Discuta com a turma:

Pode-se calcular o tempo para que o reservatório estivesse cheio ao invés da quantidade de água em 1 hora?

Raio X para impressão

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade complementar

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