Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Pedro Ramon Pinheiro de Souza
Mentor: Rodrigo Morozetti Blanco
Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
EF05MA09 - Resolver e elaborar problemas simples de contagem envolvendo o princípio multiplicativo, como a determinação do número de agrupamentos possíveis ao se combinar cada elemento de uma coleção com todos os elementos de outra coleção, por meio de diagramas de árvore ou por tabelas.
Objetivos específicos
Decidir a melhor forma de solucionar um problema de contagem.
Conceito-chave
Contagem.
Recursos necessários
Lápis e papel.
Vocabulário que será adquirido nesta aula
Contagem, probabilidade.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 08 minutos.
Orientações: Mostre o slide ou desenhe o exemplo na lousa e faça as perguntas descritas.
- Comece a aula fazendo estas questões aos alunos para sondar o conhecimento da turma sobre o tema;
- Veja se todos compreenderam bem o enunciado da questão apresentada;
- reforce para a turma o conceito de combinação;
- Explique um pouco sobre tabela de dupla entrada;
- Explique um pouco sobre a árvore de possibilidades;
- Veja se todos os alunos já entendem bem acerca deste tema;
- Mostre que nesse exemplo o objetivo é listar todas as possibilidades possíveis de combinação dessas 03 letras, ou seja, a combinação das letras não precisa ter significado;
- Dê atenção a todos os alunos para que nenhum fique de fora de processo de ensino-aprendizagem.
- Incentive a interação entre a turma, de maneira que, os alunos que têm mais facilidade em resolver o problema, ajudar aos que estão com dificuldade;
- Espera-se que o aluno apresente argumentos sobre o que ele entende por contagem e apresente argumentos sobre as estratégias que ele utiliza: listagem, árvore de possibilidades, tabela de dupla entrada, diagramas.
Propósito: Mostrar aos alunos que a partir da interação entre eles é possível dinamizar o processo de ensino-aprendizagem.
Discuta com a turma:
- Que informações você precisa para resolver o problema?
- Como definir a estratégia para solucionar problemas de contagem?
- Qual é a melhor estratégia para listar todas as combinações sem repetir ou esquecer de nenhuma?
Atividade principal (Slides 4 e 5)
Tempo sugerido: 18 minutos.
Orientações:
- Você poderá escrever o texto do problema no quadro, projetá-lo ou entregar uma cópia aos alunos;
- Explique aos aluno que eles devem utilizar os conhecimentos e estratégias que já conhecem para resolver as duas questões.
- Deixe que os estudantes leiam o problema e dê tempo para que tentem resolvê-lo;
- Não faça nenhuma intervenção neste momento, observe como os alunos analisam os dados do problema, interpretam e elaboram suas estratégias;
- Após o tempo necessário para a resolução do problema, peça que os alunos apresentem as suas soluções;
- Oriente aos alunos para preencher a tabela seguindo a ordem de combinações já fornecidas.
Propósito: Fazer com que os alunos mobilizem os conhecimentos que já possuem para resolver o problema e dinamizar a aula para uma melhor interação dos alunos.
Discuta com a turma:
- Qual a melhor estratégia para resolver as questões?
Materiais complementares para impressão:
Atividade principal (Slides 4 e 5)
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações:
- Você poderá escrever o texto do problema no quadro, projetá-lo ou entregar uma cópia aos alunos;
- Explique aos aluno que eles devem utilizar os conhecimentos e estratégias que já conhecem para resolver as duas questões.
- Deixe que os estudantes leiam o problema e dê tempo para que tentem resolvê-lo;
- Não faça nenhuma intervenção neste momento, observe como os alunos analisam os dados do problema, interpretam e elaboram suas estratégias;
- Após o tempo necessário para a resolução do problema, peça que os alunos apresentem as suas soluções;
- Oriente aos alunos para preencher a tabela seguindo a ordem de combinações já fornecidas.
Propósito: Fazer com que os alunos mobilizem os conhecimentos que já possuem para resolver o problema e dinamizar a aula para uma melhor interação dos alunos.
Discuta com a turma:
- Qual a melhor estratégia para resolver as questões?
Materiais complementares para impressão:
Discussão da solução
Tempo sugerido: 06 minutos.
Orientação: Peça aos alunos para compartilharem suas estratégias e explicar como pensaram para resolver. Você pode escolher algumas duplas para apresentar suas soluções e estratégias usadas para montar preencher a tabela e resolver as questões.
Discuta com a turma: Provoque os seguintes questionamentos para a turma.
- O que você acha sobre os modos de soluções de seus colegas?
- Qual a diferença entre o seu método de resolução e a dos seus colegas?
Propósito: Promover interação entre os alunos e apresentar as estratégias adotadas para elaborar o problema e finalizar a árvore de possibilidades.
Encerramento
Tempo sugerido: 4 minutos.
Orientações: Encerre apresentando aos estudantes como resolver problemas de contagem pode ser fácil.
Propósito: Sistematizar os conhecimentos adquiridos na aula.
Discuta com a turma: Como identificar a melhor estratégia para resolver o problema em questão.
Raio x
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Apresente a nova situação e peça que os estudantes digam em voz alta alguns caminhos que podem seguir para resolvê-la. Você pode projetar, passar no quadro ou fazer cópia para os alunos. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um.
- Explique aos alunos que é para fazer combinação entre os números dos dados (1 a 6) e as faces da moeda (Cara e Coroa).
Propósito:
- Deixar que o processo de ensino aprendizagem ocorra através da maior interação que esta atividade propõe entre aluno e professor;
- Auxiliar os alunos a perceber que todas as estratégias de resolução de problemas são válidas e o mais importante é elaborar uma estratégia consistente e conseguir justificá-la matematicamente.
- Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito da relação entre algumas porcentagens e suas frações equivalentes.
Discuta com a turma:
- Depois de tudo o que vimos nesta aula, qual a forma mais prática para resolver este problema?
- Existe outra forma de resolver este problema?
Materiais complementares para impressão:
Raio X
Resolução da atividade complementar