11329
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 5º ano > Números

Plano de aula - Escolhendo a melhor estratégia para solucionar problemas de contagem

Plano de aula de Matemática com atividades para 5º ano do Fundamental sobre Contagem

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Pedro Ramon Pinheiro de Souza

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Pedro Ramon Pinheiro de Souza

Mentor: Rodrigo Morozetti Blanco

Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas



Habilidade da BNCC

EF05MA09 - Resolver e elaborar problemas simples de contagem envolvendo o princípio multiplicativo, como a determinação do número de agrupamentos possíveis ao se combinar cada elemento de uma coleção com todos os elementos de outra coleção, por meio de diagramas de árvore ou por tabelas.

Objetivos específicos

Decidir a melhor forma de solucionar um problema de contagem.



Conceito-chave

Contagem.

Recursos necessários

Lápis e papel.

Vocabulário que será adquirido nesta aula

Contagem, probabilidade.


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 08 minutos.

Orientações: Mostre o slide ou desenhe o exemplo na lousa e faça as perguntas descritas.

  • Comece a aula fazendo estas questões aos alunos para sondar o conhecimento da turma sobre o tema;
  • Veja se todos compreenderam bem o enunciado da questão apresentada;
  • reforce para a turma o conceito de combinação;
  • Explique um pouco sobre tabela de dupla entrada;
  • Explique um pouco sobre a árvore de possibilidades;
  • Veja se todos os alunos já entendem bem acerca deste tema;
  • Mostre que nesse exemplo o objetivo é listar todas as possibilidades possíveis de combinação dessas 03 letras, ou seja, a combinação das letras não precisa ter significado;
  • Dê atenção a todos os alunos para que nenhum fique de fora de processo de ensino-aprendizagem.
  • Incentive a interação entre a turma, de maneira que, os alunos que têm mais facilidade em resolver o problema, ajudar aos que estão com dificuldade;
  • Espera-se que o aluno apresente argumentos sobre o que ele entende por contagem e apresente argumentos sobre as estratégias que ele utiliza: listagem, árvore de possibilidades, tabela de dupla entrada, diagramas.

Propósito: Mostrar aos alunos que a partir da interação entre eles é possível dinamizar o processo de ensino-aprendizagem.

Discuta com a turma:

  • Que informações você precisa para resolver o problema?
  • Como definir a estratégia para solucionar problemas de contagem?
  • Qual é a melhor estratégia para listar todas as combinações sem repetir ou esquecer de nenhuma?

Atividade principal (Slides 4 e 5) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos.

Orientações:

  • Você poderá escrever o texto do problema no quadro, projetá-lo ou entregar uma cópia aos alunos;
  • Explique aos aluno que eles devem utilizar os conhecimentos e estratégias que já conhecem para resolver as duas questões.
  • Deixe que os estudantes leiam o problema e dê tempo para que tentem resolvê-lo;
  • Não faça nenhuma intervenção neste momento, observe como os alunos analisam os dados do problema, interpretam e elaboram suas estratégias;
  • Após o tempo necessário para a resolução do problema, peça que os alunos apresentem as suas soluções;
  • Oriente aos alunos para preencher a tabela seguindo a ordem de combinações já fornecidas.

Propósito: Fazer com que os alunos mobilizem os conhecimentos que já possuem para resolver o problema e dinamizar a aula para uma melhor interação dos alunos.

Discuta com a turma:

  • Qual a melhor estratégia para resolver as questões?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade principal (Slides 4 e 5) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações:

  • Você poderá escrever o texto do problema no quadro, projetá-lo ou entregar uma cópia aos alunos;
  • Explique aos aluno que eles devem utilizar os conhecimentos e estratégias que já conhecem para resolver as duas questões.
  • Deixe que os estudantes leiam o problema e dê tempo para que tentem resolvê-lo;
  • Não faça nenhuma intervenção neste momento, observe como os alunos analisam os dados do problema, interpretam e elaboram suas estratégias;
  • Após o tempo necessário para a resolução do problema, peça que os alunos apresentem as suas soluções;
  • Oriente aos alunos para preencher a tabela seguindo a ordem de combinações já fornecidas.

Propósito: Fazer com que os alunos mobilizem os conhecimentos que já possuem para resolver o problema e dinamizar a aula para uma melhor interação dos alunos.

Discuta com a turma:

  • Qual a melhor estratégia para resolver as questões?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 06 minutos.

Orientação: Peça aos alunos para compartilharem suas estratégias e explicar como pensaram para resolver. Você pode escolher algumas duplas para apresentar suas soluções e estratégias usadas para montar preencher a tabela e resolver as questões.

Discuta com a turma: Provoque os seguintes questionamentos para a turma.

  • O que você acha sobre os modos de soluções de seus colegas?
  • Qual a diferença entre o seu método de resolução e a dos seus colegas?

Propósito: Promover interação entre os alunos e apresentar as estratégias adotadas para elaborar o problema e finalizar a árvore de possibilidades.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientações: Encerre apresentando aos estudantes como resolver problemas de contagem pode ser fácil.

Propósito: Sistematizar os conhecimentos adquiridos na aula.

Discuta com a turma: Como identificar a melhor estratégia para resolver o problema em questão.

Raio x select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Apresente a nova situação e peça que os estudantes digam em voz alta alguns caminhos que podem seguir para resolvê-la. Você pode projetar, passar no quadro ou fazer cópia para os alunos. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um.

  • Explique aos alunos que é para fazer combinação entre os números dos dados (1 a 6) e as faces da moeda (Cara e Coroa).

Propósito:

  • Deixar que o processo de ensino aprendizagem ocorra através da maior interação que esta atividade propõe entre aluno e professor;
  • Auxiliar os alunos a perceber que todas as estratégias de resolução de problemas são válidas e o mais importante é elaborar uma estratégia consistente e conseguir justificá-la matematicamente.
  • Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito da relação entre algumas porcentagens e suas frações equivalentes.

Discuta com a turma:

  • Depois de tudo o que vimos nesta aula, qual a forma mais prática para resolver este problema?
  • Existe outra forma de resolver este problema?

Materiais complementares para impressão:
Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Pedro Ramon Pinheiro de Souza

Mentor: Rodrigo Morozetti Blanco

Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas



Habilidade da BNCC

EF05MA09 - Resolver e elaborar problemas simples de contagem envolvendo o princípio multiplicativo, como a determinação do número de agrupamentos possíveis ao se combinar cada elemento de uma coleção com todos os elementos de outra coleção, por meio de diagramas de árvore ou por tabelas.

Objetivos específicos

Decidir a melhor forma de solucionar um problema de contagem.



Conceito-chave

Contagem.

Recursos necessários

Lápis e papel.

Vocabulário que será adquirido nesta aula

Contagem, probabilidade.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 08 minutos.

Orientações: Mostre o slide ou desenhe o exemplo na lousa e faça as perguntas descritas.

  • Comece a aula fazendo estas questões aos alunos para sondar o conhecimento da turma sobre o tema;
  • Veja se todos compreenderam bem o enunciado da questão apresentada;
  • reforce para a turma o conceito de combinação;
  • Explique um pouco sobre tabela de dupla entrada;
  • Explique um pouco sobre a árvore de possibilidades;
  • Veja se todos os alunos já entendem bem acerca deste tema;
  • Mostre que nesse exemplo o objetivo é listar todas as possibilidades possíveis de combinação dessas 03 letras, ou seja, a combinação das letras não precisa ter significado;
  • Dê atenção a todos os alunos para que nenhum fique de fora de processo de ensino-aprendizagem.
  • Incentive a interação entre a turma, de maneira que, os alunos que têm mais facilidade em resolver o problema, ajudar aos que estão com dificuldade;
  • Espera-se que o aluno apresente argumentos sobre o que ele entende por contagem e apresente argumentos sobre as estratégias que ele utiliza: listagem, árvore de possibilidades, tabela de dupla entrada, diagramas.

Propósito: Mostrar aos alunos que a partir da interação entre eles é possível dinamizar o processo de ensino-aprendizagem.

Discuta com a turma:

  • Que informações você precisa para resolver o problema?
  • Como definir a estratégia para solucionar problemas de contagem?
  • Qual é a melhor estratégia para listar todas as combinações sem repetir ou esquecer de nenhuma?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos.

Orientações:

  • Você poderá escrever o texto do problema no quadro, projetá-lo ou entregar uma cópia aos alunos;
  • Explique aos aluno que eles devem utilizar os conhecimentos e estratégias que já conhecem para resolver as duas questões.
  • Deixe que os estudantes leiam o problema e dê tempo para que tentem resolvê-lo;
  • Não faça nenhuma intervenção neste momento, observe como os alunos analisam os dados do problema, interpretam e elaboram suas estratégias;
  • Após o tempo necessário para a resolução do problema, peça que os alunos apresentem as suas soluções;
  • Oriente aos alunos para preencher a tabela seguindo a ordem de combinações já fornecidas.

Propósito: Fazer com que os alunos mobilizem os conhecimentos que já possuem para resolver o problema e dinamizar a aula para uma melhor interação dos alunos.

Discuta com a turma:

  • Qual a melhor estratégia para resolver as questões?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações:

  • Você poderá escrever o texto do problema no quadro, projetá-lo ou entregar uma cópia aos alunos;
  • Explique aos aluno que eles devem utilizar os conhecimentos e estratégias que já conhecem para resolver as duas questões.
  • Deixe que os estudantes leiam o problema e dê tempo para que tentem resolvê-lo;
  • Não faça nenhuma intervenção neste momento, observe como os alunos analisam os dados do problema, interpretam e elaboram suas estratégias;
  • Após o tempo necessário para a resolução do problema, peça que os alunos apresentem as suas soluções;
  • Oriente aos alunos para preencher a tabela seguindo a ordem de combinações já fornecidas.

Propósito: Fazer com que os alunos mobilizem os conhecimentos que já possuem para resolver o problema e dinamizar a aula para uma melhor interação dos alunos.

Discuta com a turma:

  • Qual a melhor estratégia para resolver as questões?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 06 minutos.

Orientação: Peça aos alunos para compartilharem suas estratégias e explicar como pensaram para resolver. Você pode escolher algumas duplas para apresentar suas soluções e estratégias usadas para montar preencher a tabela e resolver as questões.

Discuta com a turma: Provoque os seguintes questionamentos para a turma.

  • O que você acha sobre os modos de soluções de seus colegas?
  • Qual a diferença entre o seu método de resolução e a dos seus colegas?

Propósito: Promover interação entre os alunos e apresentar as estratégias adotadas para elaborar o problema e finalizar a árvore de possibilidades.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientações: Encerre apresentando aos estudantes como resolver problemas de contagem pode ser fácil.

Propósito: Sistematizar os conhecimentos adquiridos na aula.

Discuta com a turma: Como identificar a melhor estratégia para resolver o problema em questão.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Apresente a nova situação e peça que os estudantes digam em voz alta alguns caminhos que podem seguir para resolvê-la. Você pode projetar, passar no quadro ou fazer cópia para os alunos. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um.

  • Explique aos alunos que é para fazer combinação entre os números dos dados (1 a 6) e as faces da moeda (Cara e Coroa).

Propósito:

  • Deixar que o processo de ensino aprendizagem ocorra através da maior interação que esta atividade propõe entre aluno e professor;
  • Auxiliar os alunos a perceber que todas as estratégias de resolução de problemas são válidas e o mais importante é elaborar uma estratégia consistente e conseguir justificá-la matematicamente.
  • Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito da relação entre algumas porcentagens e suas frações equivalentes.

Discuta com a turma:

  • Depois de tudo o que vimos nesta aula, qual a forma mais prática para resolver este problema?
  • Existe outra forma de resolver este problema?

Materiais complementares para impressão:
Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 5º ano :

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem expressão e comparação de números de até seis algarismos, fluência em cálculo mental e resolução de problemas com as quatro operações entre naturais e racionais positivos, reconhecimento de números racionais na forma fracionária e decimal, investigação de estratégias de cálculo de porcentagem por procedimentos não convencionais, resolução de problemas de contagem com uso de tabelas, diagramas e árvores de possibilidades.

MAIS AULAS DE Matemática do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05MA09 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano