Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 02 minutos.
Orientação: Instigue seus alunos a expressarem seus conhecimentos prévios, pergunte a eles se acompanham o momento de realizar compras em algum comércio.
Propósito: Reconhecer a aproximação do aluno com a temática.
Discuta com a turma:
- Quando pagamos por algo e recebemos outro valor de volta, estamos recebendo o troco?
- A quantidade de determinado produto também determinará o valor?
Retomada
Tempo sugerido: 05 minutos (slides 3 e 4)
Orientação: Pergunte aos alunos se eles podem dizer o valor de algum produto que eles tenham visto ser alterado, seja para maior, ou menor. Explique a relação entre oferta e procura, sendo oferta o valor, e a procura o real desejo do cliente pelo produto, ou seja, quando há um grande mercado consumidor, a mercadoria se torna de um valor mais acessível, e quando a procura não é tão grande, o valor pode permanecer alto, por exemplo: Um produto alimentício de marca local será mais em conta, do que o mesmo produto de marca internacional, com valores de importação e sem ser do conhecimento dos clientes o fato dele ser bom ou não.
Dentre tantas oportunidades de diálogo, refira-se ao conceito de custo para apresentar aos alunos a elaboração de preços, onde, os ingredientes, e o modo de produção influenciam muito no valor final destinado à venda. Informe a turma, que sempre ao comprarmos um produto estamos também pagando a parte do lucro para a empresa, que é um valor adicional sobre os custos, para ter uma vantagem de produção!
Propósito: Estimular o diálogo e promover conhecimentos sobre como se constituem os preços finais de um produto.
Discuta com a turma:
- Podemos encontrar um produto que seja o dobro da embalagem original, custando menos do que a oferta da quantidade da embalagem normal?
Retomada
Tempo sugerido: 05 minutos (slides 3 e 4)
Orientação: Pergunte aos alunos se eles podem dizer o valor de algum produto que eles tenham visto ser alterado, seja para maior, ou menor. Explique a relação entre oferta e procura, sendo oferta o valor, e a procura o real desejo do cliente pelo produto, ou seja, quando há um grande mercado consumidor, a mercadoria se torna de um valor mais acessível, e quando a procura não é tão grande, o valor pode permanecer alto, por exemplo: Um produto alimentício de marca local será mais em conta, do que o mesmo produto de marca internacional, com valores de importação e sem ser do conhecimento dos clientes o fato dele ser bom ou não.
Dentre tantas oportunidades de diálogo, refira-se ao conceito de custo para apresentar aos alunos a elaboração de preços, onde, os ingredientes, e o modo de produção influenciam muito no valor final destinado à venda. Informe a turma, que sempre ao comprarmos um produto estamos também pagando a parte do lucro para a empresa, que é um valor adicional sobre os custos, para ter uma vantagem de produção!
Observação: Este exemplo é de caráter fictício com a única função de representar o que determina o preço do produto final.
Propósito: Estimular o diálogo e promover conhecimentos sobre como se constituem os preços finais de um produto.
Discuta com a turma:
- Podemos encontrar um produto que seja o dobro da embalagem original, custando menos do que a oferta da quantidade da embalagem normal?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Nesta etapa, conduza o pensamento lógico matemático dos alunos a atribuírem as informações para os cálculos necessários. Peça a eles para que leiam silenciosamente a proposta e depois selecione dois alunos para explicarem o que se pede na mesma,assim observamos diferentes interpretações, para recordarmos de que é importante sempre prestarmos atenção nos detalhes e solicitar ajuda quando precisar, em seguida, comente o que deve ser feito, para transmitir a todos uma interpretação com clareza e objetividade.
Deixe-os produzindo individualmente e após apresente a correção no quadro, conferindo nos cadernos a atividade resolvida.
Propósito: Observar a interpretação e meios de resolução.
Discuta com a turma:
- Se mudarmos a ordem das resoluções, conseguiremos resolver todas elas? Por que?
Materiais Complementares
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 6 e 7)
Orientação: Peça para que dois alunos sejam os leitores e em seguida questione aos mesmos, se concordam com o dizer deste slide e como seria a discussão que eles apresentariam para os cálculos realizados anteriormente, quais argumentos usariam para explicar as resoluções que obtiveram?
Neste momento é importante trazer para frente da turma dois alunos que realizaram a proposta da atividade principal, de formas diferentes.
Para finalizar, peça que apresente os cálculos no quadro, sendo as mesmas respostas apresentadas, reforce a questão de haver a possibilidade de caminhos diferentes, e isso deve ser valorizado, pois, na troca de ideias aumentamos nossas possibilidades e expandimos nosso raciocínio.
Propósito: Valorizar diferentes formas de resolução.
Discuta com a turma:
- Quantas maneiras diferentes foram apresentadas nesta sala para a resolução da atividade principal?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 6 e 7)
Orientação: Peça para que dois alunos sejam os leitores e em seguida questione aos mesmos, se concordam com o dizer deste slide e como seria a discussão que eles apresentariam para os cálculos realizados anteriormente, quais argumentos usariam para explicar as resoluções que obtiveram?
Neste momento é importante trazer para frente da turma dois alunos que realizaram a proposta da atividade principal, de formas diferentes.
Para finalizar, peça que apresente os cálculos no quadro, sendo as mesmas respostas apresentadas, reforce a questão de haver a possibilidade de caminhos diferentes, e isso deve ser valorizado, pois, na troca de ideias aumentamos nossas possibilidades e expandimos nosso raciocínio.
Propósito: Valorizar diferentes formas de resolução.
Discuta com a turma:
- Quantas maneiras diferentes foram apresentadas nesta sala para a resolução da atividade principal?
Encerramento
Tempo sugerido: 08 minutos.
Orientação: Neste momento, iremos refletir, sobre o processo que cada um optou para alcançar a resolução da atividade principal e perceber de que forma interpretamos o mesmo, como agimos no momento de resolução e por que conseguimos ou não.
O professor deve rever os conceitos determinados aos alunos, relembrando o que seria massa, custo e lucro.
Propósito: Rever os conceitos apreendidos.
Discuta com a turma:
- O que é massa?
- Qual é o significado de custo?
- O que pode ser definido como lucro?
Raio x
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Agora, iremos oportunizar aos alunos um momento para que pratiquem o que foi conduzido até então pelos conceito da temática, já tendo sido comentada as resoluções, o aluno tem uma boa margem de preparo para aplicar esta resolução.
Peça aos alunos para que resolvam o problema sozinhos e não pensem valor final, comparem a quantidade com o custo. (assim, não responderão prontamente ao bolo de R$ 17,00.
Propósito: Aplicar os conceitos trabalhados.
Discuta com a turma:
- Por que não podemos responder apenas pelo preço anunciado?
Materiais Complementares
Raio X
Resolução do raio x
Atividade complementar
Resolução da atividade complementar