11328
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 4º ano > Grandezas e Medidas

Plano de aula - Analisar a viabilidade de custo a partir da comparação da unidade de medida de massa

Plano de aula de Matemática com atividades para 4º ano do Fundamental sobre Analisar a viabilidade de custo a partir da comparação da unidade de medida de massa

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Patrícia Marinoski,

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Patrícia Marinoski

Mentor: Fabio Menezes da Silva

Especialista de área: Fernando Barnabé



Habilidade da BNCC

EF04MA25: Resolução de  problemas com sistema monetário brasileiro; medidas de tempo, comprimento, capacidade e massa.



Objetivos específicos

Analisar a viabilidade de custo a partir da comparação da unidade de medida de massa.

Conceito-chave

Contextualizar o conceito de custo.

Recursos necessários



  • Caderno da disciplina de matemática para registrar os conceitos e cálculos, bem como anotações dos alunos no momento de trocas de informação, lápis de escrever e borracha.

  • Impressão do formato de uma pizza dividida em 8 pedaços para executar a atividade complementar desafio, fazendo com que se ganhe tempo no momento o qual seria solicitado o desenho da mesma e lápis de cor.

  • Giz, ou pincel para quadro, ao professor que fará suas explicações e solicitará aos alunos para virem ao quadro demonstrar sua forma de raciocínio.

  • Procure ter em sala a representação de notas em real, moedas, pois o conhecimento de quanto vale nosso dinheiro é de extrema importância.

Tempo sugerido: 02 minutos.

Orientação: Instigue seus alunos a expressarem seus conhecimentos prévios, pergunte a eles se acompanham o momento de realizar compras em algum comércio.

Propósito: Reconhecer a aproximação do aluno com a temática.

Discuta com a turma:

  • Quando pagamos por algo e recebemos outro valor de volta, estamos recebendo o troco?
  • A quantidade de determinado produto também determinará o valor?

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 05 minutos (slides 3 e 4)

Orientação: Pergunte aos alunos se eles podem dizer o valor de algum produto que eles tenham visto ser alterado, seja para maior, ou menor. Explique a relação entre oferta e procura, sendo oferta o valor, e a procura o real desejo do cliente pelo produto, ou seja, quando há um grande mercado consumidor, a mercadoria se torna de um valor mais acessível, e quando a procura não é tão grande, o valor pode permanecer alto, por exemplo: Um produto alimentício de marca local será mais em conta, do que o mesmo produto de marca internacional, com valores de importação e sem ser do conhecimento dos clientes o fato dele ser bom ou não.

Dentre tantas oportunidades de diálogo, refira-se ao conceito de custo para apresentar aos alunos a elaboração de preços, onde, os ingredientes, e o modo de produção influenciam muito no valor final destinado à venda. Informe a turma, que sempre ao comprarmos um produto estamos também pagando a parte do lucro para a empresa, que é um valor adicional sobre os custos, para ter uma vantagem de produção!

Propósito: Estimular o diálogo e promover conhecimentos sobre como se constituem os preços finais de um produto.

Discuta com a turma:

  • Podemos encontrar um produto que seja o dobro da embalagem original, custando menos do que a oferta da quantidade da embalagem normal?

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 05 minutos (slides 3 e 4)

Orientação: Pergunte aos alunos se eles podem dizer o valor de algum produto que eles tenham visto ser alterado, seja para maior, ou menor. Explique a relação entre oferta e procura, sendo oferta o valor, e a procura o real desejo do cliente pelo produto, ou seja, quando há um grande mercado consumidor, a mercadoria se torna de um valor mais acessível, e quando a procura não é tão grande, o valor pode permanecer alto, por exemplo: Um produto alimentício de marca local será mais em conta, do que o mesmo produto de marca internacional, com valores de importação e sem ser do conhecimento dos clientes o fato dele ser bom ou não.

Dentre tantas oportunidades de diálogo, refira-se ao conceito de custo para apresentar aos alunos a elaboração de preços, onde, os ingredientes, e o modo de produção influenciam muito no valor final destinado à venda. Informe a turma, que sempre ao comprarmos um produto estamos também pagando a parte do lucro para a empresa, que é um valor adicional sobre os custos, para ter uma vantagem de produção!

Observação: Este exemplo é de caráter fictício com a única função de representar o que determina o preço do produto final.

Propósito: Estimular o diálogo e promover conhecimentos sobre como se constituem os preços finais de um produto.

Discuta com a turma:

  • Podemos encontrar um produto que seja o dobro da embalagem original, custando menos do que a oferta da quantidade da embalagem normal?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Nesta etapa, conduza o pensamento lógico matemático dos alunos a atribuírem as informações para os cálculos necessários. Peça a eles para que leiam silenciosamente a proposta e depois selecione dois alunos para explicarem o que se pede na mesma,assim observamos diferentes interpretações, para recordarmos de que é importante sempre prestarmos atenção nos detalhes e solicitar ajuda quando precisar, em seguida, comente o que deve ser feito, para transmitir a todos uma interpretação com clareza e objetividade.

Deixe-os produzindo individualmente e após apresente a correção no quadro, conferindo nos cadernos a atividade resolvida.

Propósito: Observar a interpretação e meios de resolução.

Discuta com a turma:

  • Se mudarmos a ordem das resoluções, conseguiremos resolver todas elas? Por que?

Materiais Complementares

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 6 e 7)

Orientação: Peça para que dois alunos sejam os leitores e em seguida questione aos mesmos, se concordam com o dizer deste slide e como seria a discussão que eles apresentariam para os cálculos realizados anteriormente, quais argumentos usariam para explicar as resoluções que obtiveram?

Neste momento é importante trazer para frente da turma dois alunos que realizaram a proposta da atividade principal, de formas diferentes.

Para finalizar, peça que apresente os cálculos no quadro, sendo as mesmas respostas apresentadas, reforce a questão de haver a possibilidade de caminhos diferentes, e isso deve ser valorizado, pois, na troca de ideias aumentamos nossas possibilidades e expandimos nosso raciocínio.

Propósito: Valorizar diferentes formas de resolução.

Discuta com a turma:

  • Quantas maneiras diferentes foram apresentadas nesta sala para a resolução da atividade principal?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 6 e 7)

Orientação: Peça para que dois alunos sejam os leitores e em seguida questione aos mesmos, se concordam com o dizer deste slide e como seria a discussão que eles apresentariam para os cálculos realizados anteriormente, quais argumentos usariam para explicar as resoluções que obtiveram?

Neste momento é importante trazer para frente da turma dois alunos que realizaram a proposta da atividade principal, de formas diferentes.

Para finalizar, peça que apresente os cálculos no quadro, sendo as mesmas respostas apresentadas, reforce a questão de haver a possibilidade de caminhos diferentes, e isso deve ser valorizado, pois, na troca de ideias aumentamos nossas possibilidades e expandimos nosso raciocínio.

Propósito: Valorizar diferentes formas de resolução.

Discuta com a turma:

  • Quantas maneiras diferentes foram apresentadas nesta sala para a resolução da atividade principal?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 08 minutos.

Orientação: Neste momento, iremos refletir, sobre o processo que cada um optou para alcançar a resolução da atividade principal e perceber de que forma interpretamos o mesmo, como agimos no momento de resolução e por que conseguimos ou não.

O professor deve rever os conceitos determinados aos alunos, relembrando o que seria massa, custo e lucro.

Propósito: Rever os conceitos apreendidos.

Discuta com a turma:

  • O que é massa?
  • Qual é o significado de custo?
  • O que pode ser definido como lucro?

Raio x select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Agora, iremos oportunizar aos alunos um momento para que pratiquem o que foi conduzido até então pelos conceito da temática, já tendo sido comentada as resoluções, o aluno tem uma boa margem de preparo para aplicar esta resolução.

Peça aos alunos para que resolvam o problema sozinhos e não pensem valor final, comparem a quantidade com o custo. (assim, não responderão prontamente ao bolo de R$ 17,00.

Propósito: Aplicar os conceitos trabalhados.

Discuta com a turma:

  • Por que não podemos responder apenas pelo preço anunciado?

Materiais Complementares

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 02 minutos.

Orientação: Instigue seus alunos a expressarem seus conhecimentos prévios, pergunte a eles se acompanham o momento de realizar compras em algum comércio.

Propósito: Reconhecer a aproximação do aluno com a temática.

Discuta com a turma:

  • Quando pagamos por algo e recebemos outro valor de volta, estamos recebendo o troco?
  • A quantidade de determinado produto também determinará o valor?

  • Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

    Autor: Patrícia Marinoski

    Mentor: Fabio Menezes da Silva

    Especialista de área: Fernando Barnabé



    Habilidade da BNCC

    EF04MA25: Resolução de  problemas com sistema monetário brasileiro; medidas de tempo, comprimento, capacidade e massa.



    Objetivos específicos

    Analisar a viabilidade de custo a partir da comparação da unidade de medida de massa.

    Conceito-chave

    Contextualizar o conceito de custo.

    Recursos necessários



    • Caderno da disciplina de matemática para registrar os conceitos e cálculos, bem como anotações dos alunos no momento de trocas de informação, lápis de escrever e borracha.

    • Impressão do formato de uma pizza dividida em 8 pedaços para executar a atividade complementar desafio, fazendo com que se ganhe tempo no momento o qual seria solicitado o desenho da mesma e lápis de cor.

    • Giz, ou pincel para quadro, ao professor que fará suas explicações e solicitará aos alunos para virem ao quadro demonstrar sua forma de raciocínio.

    • Procure ter em sala a representação de notas em real, moedas, pois o conhecimento de quanto vale nosso dinheiro é de extrema importância.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 05 minutos (slides 3 e 4)

Orientação: Pergunte aos alunos se eles podem dizer o valor de algum produto que eles tenham visto ser alterado, seja para maior, ou menor. Explique a relação entre oferta e procura, sendo oferta o valor, e a procura o real desejo do cliente pelo produto, ou seja, quando há um grande mercado consumidor, a mercadoria se torna de um valor mais acessível, e quando a procura não é tão grande, o valor pode permanecer alto, por exemplo: Um produto alimentício de marca local será mais em conta, do que o mesmo produto de marca internacional, com valores de importação e sem ser do conhecimento dos clientes o fato dele ser bom ou não.

Dentre tantas oportunidades de diálogo, refira-se ao conceito de custo para apresentar aos alunos a elaboração de preços, onde, os ingredientes, e o modo de produção influenciam muito no valor final destinado à venda. Informe a turma, que sempre ao comprarmos um produto estamos também pagando a parte do lucro para a empresa, que é um valor adicional sobre os custos, para ter uma vantagem de produção!

Propósito: Estimular o diálogo e promover conhecimentos sobre como se constituem os preços finais de um produto.

Discuta com a turma:

  • Podemos encontrar um produto que seja o dobro da embalagem original, custando menos do que a oferta da quantidade da embalagem normal?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 05 minutos (slides 3 e 4)

Orientação: Pergunte aos alunos se eles podem dizer o valor de algum produto que eles tenham visto ser alterado, seja para maior, ou menor. Explique a relação entre oferta e procura, sendo oferta o valor, e a procura o real desejo do cliente pelo produto, ou seja, quando há um grande mercado consumidor, a mercadoria se torna de um valor mais acessível, e quando a procura não é tão grande, o valor pode permanecer alto, por exemplo: Um produto alimentício de marca local será mais em conta, do que o mesmo produto de marca internacional, com valores de importação e sem ser do conhecimento dos clientes o fato dele ser bom ou não.

Dentre tantas oportunidades de diálogo, refira-se ao conceito de custo para apresentar aos alunos a elaboração de preços, onde, os ingredientes, e o modo de produção influenciam muito no valor final destinado à venda. Informe a turma, que sempre ao comprarmos um produto estamos também pagando a parte do lucro para a empresa, que é um valor adicional sobre os custos, para ter uma vantagem de produção!

Observação: Este exemplo é de caráter fictício com a única função de representar o que determina o preço do produto final.

Propósito: Estimular o diálogo e promover conhecimentos sobre como se constituem os preços finais de um produto.

Discuta com a turma:

  • Podemos encontrar um produto que seja o dobro da embalagem original, custando menos do que a oferta da quantidade da embalagem normal?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Nesta etapa, conduza o pensamento lógico matemático dos alunos a atribuírem as informações para os cálculos necessários. Peça a eles para que leiam silenciosamente a proposta e depois selecione dois alunos para explicarem o que se pede na mesma,assim observamos diferentes interpretações, para recordarmos de que é importante sempre prestarmos atenção nos detalhes e solicitar ajuda quando precisar, em seguida, comente o que deve ser feito, para transmitir a todos uma interpretação com clareza e objetividade.

Deixe-os produzindo individualmente e após apresente a correção no quadro, conferindo nos cadernos a atividade resolvida.

Propósito: Observar a interpretação e meios de resolução.

Discuta com a turma:

  • Se mudarmos a ordem das resoluções, conseguiremos resolver todas elas? Por que?

Materiais Complementares

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 6 e 7)

Orientação: Peça para que dois alunos sejam os leitores e em seguida questione aos mesmos, se concordam com o dizer deste slide e como seria a discussão que eles apresentariam para os cálculos realizados anteriormente, quais argumentos usariam para explicar as resoluções que obtiveram?

Neste momento é importante trazer para frente da turma dois alunos que realizaram a proposta da atividade principal, de formas diferentes.

Para finalizar, peça que apresente os cálculos no quadro, sendo as mesmas respostas apresentadas, reforce a questão de haver a possibilidade de caminhos diferentes, e isso deve ser valorizado, pois, na troca de ideias aumentamos nossas possibilidades e expandimos nosso raciocínio.

Propósito: Valorizar diferentes formas de resolução.

Discuta com a turma:

  • Quantas maneiras diferentes foram apresentadas nesta sala para a resolução da atividade principal?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 6 e 7)

Orientação: Peça para que dois alunos sejam os leitores e em seguida questione aos mesmos, se concordam com o dizer deste slide e como seria a discussão que eles apresentariam para os cálculos realizados anteriormente, quais argumentos usariam para explicar as resoluções que obtiveram?

Neste momento é importante trazer para frente da turma dois alunos que realizaram a proposta da atividade principal, de formas diferentes.

Para finalizar, peça que apresente os cálculos no quadro, sendo as mesmas respostas apresentadas, reforce a questão de haver a possibilidade de caminhos diferentes, e isso deve ser valorizado, pois, na troca de ideias aumentamos nossas possibilidades e expandimos nosso raciocínio.

Propósito: Valorizar diferentes formas de resolução.

Discuta com a turma:

  • Quantas maneiras diferentes foram apresentadas nesta sala para a resolução da atividade principal?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 08 minutos.

Orientação: Neste momento, iremos refletir, sobre o processo que cada um optou para alcançar a resolução da atividade principal e perceber de que forma interpretamos o mesmo, como agimos no momento de resolução e por que conseguimos ou não.

O professor deve rever os conceitos determinados aos alunos, relembrando o que seria massa, custo e lucro.

Propósito: Rever os conceitos apreendidos.

Discuta com a turma:

  • O que é massa?
  • Qual é o significado de custo?
  • O que pode ser definido como lucro?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Agora, iremos oportunizar aos alunos um momento para que pratiquem o que foi conduzido até então pelos conceito da temática, já tendo sido comentada as resoluções, o aluno tem uma boa margem de preparo para aplicar esta resolução.

Peça aos alunos para que resolvam o problema sozinhos e não pensem valor final, comparem a quantidade com o custo. (assim, não responderão prontamente ao bolo de R$ 17,00.

Propósito: Aplicar os conceitos trabalhados.

Discuta com a turma:

  • Por que não podemos responder apenas pelo preço anunciado?

Materiais Complementares

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Grandezas e Medidas do 4º ano :

Com o plano de aula sobre grandezas e medidas, os alunos aprendem medição de comprimento, capacidade e massa com unidades padronizadas, medidas de superfície, medição do tempo, resolução de problemas com sistema monetário brasileiro; medidas de tempo, comprimento, capacidade e massa.

MAIS AULAS DE Matemática do 4º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04MA25 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano