11327
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 1º ano > Grandezas e Medidas

Plano de aula - Ampliação - "Agora Zerou"

Plano de aula de Matemática com atividades para 1º do Fundamental sobre Compreender ideias de composição de valores do Sistema de Monetário Nacional através de situações do cotidiano.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Michele Cristina Alves Bento

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT1_16GRM07

Ferramentas sugeridas
- Necessários: Papel, lápis, dinheirinho (impresso e recortado ou dinheirinho de brinquedo - veja orientações na adaptação do plano 1 desta sequência), cartas para o jogo (de acordo com a opção que fizer) e as atividades, em imagens digitais ou impressas.
- Opcionais: Celular para gravar mensagens, WhatsApp ou outro recurso para compartilhar a atividade com os alunos e familiares, ou impressão.

Para este plano, a sugestão é que foque na atividade principal lembrando a relevância de visitar todo o plano e selecionar as partes que considerar mais adequadas para a realidade dos seus alunos.
Caso você não tenha comunicação digital com os alunos, escolha atividades de alguns planos, que formem uma sequência. Uma sugestão é que você faça a impressão juntamente com as orientações e um cronograma para realização das atividades, para que as famílias possam retirar na escola. É interessante que estabeleça uma forma de acompanhar as aprendizagens e para tanto pode, por exemplo, solicitar alguns registros de soluções e/ou combinar a confecção de um “Diário de bordo”, onde os alunos façam os registros das suas aprendizagens e as famílias encaminhem à escola, para que possa intervir através das próximas escolhas e enviando alguma devolutiva aos alunos.

Para esta sequência de planos de aulas, será interessante que os alunos tenham “dinheirinho” confeccionado, impresso e recortado ou de brinquedo.
No caso de uma aula síncrona, se for possível, faça a aula com grupos menores, pois será melhor para qualificar as participações e realizar as intervenções necessárias.
Se sua aula for assíncrona é importante contar com a participação de um adulto da família, para que possa ajudar a organizar os materiais e conduzir as propostas.

Aquecimento
Aula síncrona: Realize a atividade conforme as indicações do plano de aula.
Aula assíncrona: Encaminhe a imagem do slide e as questões do Discuta com a turma. Dê orientações às famílias para que possam conversar com as crianças sobre o uso do sistema monetário. Se achar conveniente peça que respondam às questões por escrito e te enviem. Um adulto pode ser o leitor e o escriba.

Atividade principal
Aula síncrona: Você pode encaminhar a atividade conforme indicado no plano de aula, para que seus alunos joguem, antes da aula simultânea, com os familiares, desde que tenham acesso à impressão das cartas para o jogo. Neste caso, a aula síncrona será para o aquecimento e depois a discussão das soluções. Uma sugestão para o encontro simultâneo é que solicite aos alunos que tenham em mãos o dinheirinho, que já foi utilizado na aula anterior. Você pode propor uma brincadeira de “Mercadinho a distância” da seguinte forma:
? Cada aluno terá seu “dinheirinho” e deve separar uma nota de dez reais para iniciar. ? Você sorteia uma carta, que será o produto que devem comprar. ? Eles devem fazer a compra e ser o caixa ao mesmo tempo, realizando o pagamento e pegando o troco. ? Depois que fizerem o troco, discuta com a turma o valor e a validade das possibilidades de composição deste valor. ? Passa então ao sorteio da próxima carta. ? Se o dinheiro for suficiente (discuta com os alunos), devem realizar o mesmo processo, caso contrário devem verificar quanto precisam pegar com o banco para completar o valor. Completam, pagam o produto e como estarão zerados, iniciam outra rodada, pegando novamente uma nota de dez reais. Faça quantas rodadas achar produtivo.
Aula assíncrona: Da mesma forma que para a aula simultânea, você pode enviar as orientações e materiais para que joguem em casa com os familiares. Se não tiverem acesso à impressão com as cartas para o jogo, proponha situações sequenciadas, como:
PREENCHA COM OS VALORES E AS INFORMAÇÕES SOLICITADAS:

 

Se optar pela atividade sequenciada peça que te envie resolvida. Podem escrever cada item ou as respostas de cada item numerando-os, se não tiverem a impressão.

Discussão das soluções, Sistematização do conceito e Encerramento
Aula síncrona: Promova uma reflexão sobre as estratégias utilizadas durante o jogo ou brincadeira para saber o que podiam comprar, usando perguntas como: Como pensou para fazer o cálculo? Faça, em seguida, a sistematização dos conceitos e o encerramento, utilizando os slides do plano de aula.
Aula assíncrona: Para a discussão das soluções e sistematização dos conceitos à distância, a proposta é que envie algumas perguntas, como:
     1. COMO PENSOU PARA FAZER OS CÁLCULOS?
     2. OS VALORES QUE TINHA PARA UTILIZAR NAS SITUAÇÕES DE COMPRA DIMINUÍAM OU AUMENTAVAM?
     3. QUANDO RECEBEU TROCO?
     4. PARA QUE SERVEM OS CENTAVOS?
     5. COMO REPRESENTAMOS OS CENTAVOS NA ESCRITA DOS VALORES?
Peça que te encaminhem e faça uma devolutiva às atividades com as intervenções que julgar necessárias e o encerramento, baseando-se no slide do plano de aula.

Raio X
A atividade de Raio X é planejada para ser utilizada como instrumento de avaliação processual. Se tiver possibilidade, envie aos alunos para que realizem e discutam com um familiar, se for oportuno, mas é importante que você tenha acesso, de alguma forma, à resolução. Se não for viável, você poderá utilizar essa atividade para uma sondagem presencial.

Convite às famílias
Convide as famílias dos alunos a conversarem com eles sobre o sistema monetário. Envie orientações bem claras com relação às atividades, os materiais necessários e sobre o propósito da aula. Valorize a participação das famílias nos momentos de aprendizagem dos alunos.

Sugestão Enviada Por: Gilne Gardesani Fernandez


Código: MAT1_16GRM07

(EF01MA19) Reconhecer e relacionar valores de moedas e cédulas do sistema monetário brasileiro para resolver situações simples do cotidiano do estudante.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Grandezas e Medidas do 1º ano:

Com o plano de aula sobre grandezas e medidas, os estudantes aprendem medidas de comprimentos, massa, tempo e capacidade com unidades não padronizadas e conhecem o sistema monetário brasileiro.

MAIS AULAS DE Matemática do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas