Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Michele Cristina Alves Bento
Mentor: Reginaldo de O. Venâncio
Especialista de área: Fernando Barnabé
Habilidade da BNCC
(EF01MA19) Reconhecer e relacionar valores de moedas e cédulas do Sistema monetário brasileiro para resolver situações simples do cotidiano do estudante.
Objetivos específicos
Conceito-chave
Compreender ideias de composição de valores do Sistema de Monetário Nacional através de situações do cotidiano.
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
- Canetinhas;
- Fita crepe/adesiva;
- Montes de cédulas e moedas imitações das verdadeiras (existem materiais para recorte, geralmente nos anexos de livros didáticos consumíveis e que poderão ser previamente recortados e guardados, individualmente em envelopes, para serem utilizados em diversas aulas sobre o Sistema Monetário Brasileiro). É interessante que as moedas que representam os centavos também estejam disponíveis no envelope do aluno. As imitações das cédulas e moedas devem estar em quantidade dobrada ou triplicada, para melhor manuseio e maior possibilidade de representações.
Conhecimentos que a turma deve dominar
- Ideias em construção acerca do Sistema de Numeração Decimal: números, quantificação, sequência crescente e decrescente, contagem de um em um, de dois em dois, de cinco em cinco, de dez em dez etc.;
- Ideias acerca do Campo Aditivo: quantos a mais, quantos a menos, noção de acrescentar.
Tempo sugerido: 1 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientação: Questione qual o valor que a criança possui. Auxilie que façam a contagem coletivamente e de formas diferentes. Registre as formas que fizeram no quadro.
Propósito: Problematizar a situação com os alunos, de forma que possam relembrar a função das cédulas e moedas do Sistema Monetário Brasileiro.
Discuta com a turma:
- Que valor o menino tem?
- O que é possível comprar com esse valor?
- Se comprar algo de menor valor do que ele possui, o que acontecerá?
Atividade principal
Tempo sugerido: 18 minutos.
Orientação: Ler as regras do jogo, estabelecer os trios e organizar o material. É interessante ler as cartas com seus valores, antes do início do jogo.
Propósito: Criar estratégias de resolução em situação de esforço produtivo, zerando o valor de dez reais em cada rodada.
Discuta com a turma:
- Existem perguntas sobre as regras do jogo?
- Qual o papel do caixa durante as rodadas?
- Qual é o objetivo desse jogo?
- É necessário ter bastante atenção durante as jogadas?
- Para que servirá o envelope (individual) de dinheirinho e o bloquinho de rascunhos?
Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal
Discussão de Soluções
Tempo sugerido: 9 minutos.
Orientação: Garantir que todos os alunos estejam com a atenção direcionada para socializar ideias entre os grupos. Antes de iniciar a atividade fale sobre o objetivo e a importância de cada um respeitar o tempo e espaço de fala do outro. Inicie perguntando quem conseguiu zerar o valor de dez reais e como formaram os valores. É interessante que alguns alunos demonstrem as estratégias utilizadas e que exista uma conversa sobre como eles jogaram. Se necessário, vá mediando as ideias com questionamentos produtivos. Abaixo temos algumas questões que podem ser utilizadas neste momento. Tenha em mente que o processo desencadeado pela atividade visa promover que ideias matemáticas em que os alunos utilizam e pensam diversificadamente, conforme suas compreensões, e variadas estratégias para solução virão a tona. Este processo é rico em ideias, construção de conhecimentos, através da troca e do diálogo. A reflexão que se estabelece nesse momento irá colocar em xeque ideias sobre como os alunos pensam o uso do dinheiro à partir de conhecimentos matemáticos para compor valores, somá-los, diminuir valores, combinar valores, entre outros. Utilizar o envelope de dinheiro é bastante importante durante o jogo, assim como o bloquinho para rascunhos.
Discuta com a turma:
- Todos os alunos conseguiram zerar os valores?
- Como pensaram para fazer o cálculo?
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Retome as ideias da aula, elencando os principais pontos de forma breve e pontual.
Discuta com a turma:
- Os valores que temos para utilizar em situações de compra diminuem ou aumentam?
- Quando recebemos troco?
- Para que servem os centavos?
- Como representamos os centavos?
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Encerre a atividade retomando com os alunos que utilizamos cédulas e moedas para formar valores diferentes, em situações de nosso dia a dia.
Raio X
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientação: Retome a informação de que a atividade será individual. Apresente a nova atividade aos alunos lendo-a em voz alta. Durante a resolução, faça as intervenções individualmente.
Acesse aqui a resolução desta atividade.
Materiais complementares para impressão:
Raio X