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Plano de aula > Matemática > 9º ano > Geometria

Plano de aula - Posição entre retas e seus ângulos

Plano de aula de Matemática com atividades para 9º ano do Fundamental sobre Diferenciar retas paralelas de retas transversais. Identificar os ângulos formados no encontros das retas paralelas e transversais.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Renata Gerhardt Gomes Roza

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano (MAT9_10GEO01)

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Alguma rede social (Whatsapp, Facebook, etc.), transferidor e papel para anotações.
- Optativas: Smartfone.

Aquecimento
- Pela rede social escolhida, lembre o conceito de ângulo. Questione sobre o valor de uma volta completa para ter certeza de que conhecem a medida de ângulo. Também questione sobre qual é o instrumento (transferidor) usado para medir ângulos.

Atividade principal
- Determine que tracem retas paralelas e uma transversal cortando todas elas e depois meçam todos os ângulos com um transferidor. Combine um tempo para retornarem com suas respostas.

Discussão das soluções
- Na discussão das soluções, questione se perceberam algum padrão entre todos os ângulos medidos.

Sistematização e encerramento
- Faça uma sistematização fazendo um apanhado das discussões e definindo que todos os ângulos formados nas retas paralelas pela transversal são congruentes (têm o mesmo valor) e possuem nomes matemáticos especiais:
Ângulos colaterais: estão do mesmo lado, considerando a transversal como a divisora dos “lados”;
Ângulos internos: estão no espaço que fica “entre” as retas paralelas;
Ângulos externos: estão no espaço que fica fora das retas paralelas para “cima” e para “baixo”;
Ângulos Opostos pelo vértice: são aqueles que estão de um lado e outro do mesmo vértice.

Raio X
- Determine que pesquisem um mapa de ruas de algum bairro ou cidade e tentem determinar as ruas paralelas e transversais usando o transferidor para confirmar.

Convite às famílias
Peça para que seus alunos envolvam seus familiares, próximos neste momento, e tentem perceber o paralelismo dentro da arquitetura de suas residências.

Sugestão Enviada Por: Fabio Menezes


Código: MAT9_10GEO01

(EF09MA10) Demonstrar relações simples entre os ângulos formados por retas paralelas cortadas por uma transversal.

(EF09MA14) Resolver e elaborar problemas de aplicação do teorema de Pitágoras ou das relações de proporcionalidade envolvendo retas paralelas cortadas por secantes.


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Com o plano de aula sobre geometria os alunos aprendem a reconhecer as relações entre os ângulos formados por retas paralelas cortadas por uma transversal; diferenciar ângulo inscrito de ângulo central; identificar transformações geométricas no plano; identificar as relações de semelhança entre figuras geométricas; identificar e reconhecer as relações métricas e trigonométricas no triângulo retângulo; utilizar os teoremas de Tales e de Pitágoras; reconhecer e identificar vistas ortogonais de figuras não planas.

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