9596
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 9º ano > Geometria

Plano de aula - Posição entre retas e seus ângulos

Plano de aula de Matemática com atividades para 9º ano do Fundamental sobre Diferenciar retas paralelas de retas transversais. Identificar os ângulos formados no encontros das retas paralelas e transversais.

Plano 01 de 6 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Renata Gerhardt Gomes Roza

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Renata Gerhardt Gomes Roza

Mentor: Lara Barbosa

Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

EF09MA10 - Demonstrar relações simples entre os ângulos formados por retas paralelas cortadas por uma transversal.

EF09MA14 - Resolver e elaborar problemas de aplicação do teorema de Pitágoras ou das relações de proporcionalidade envolvendo retas paralelas cortadas por secantes.

Objetivos específicos

  • Diferenciar retas paralelas de retas transversais.
  • Identificar os ângulos formados no encontros das retas paralelas e transversais.
  • Reconhecer a congruência de ângulos: opostos pelo vértice, alternos  internos e alternos externos.
  • Reconhecer ângulos colaterais.

Conceito-chave

Congruência e suplementariedade de ângulos formados em retas paralelas cortadas por transversais

Recursos necessários

  • Palitos (picolé, churrasco, unha etc);
  • Transferidor
  • Atividades impressas em folhas

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Apresentar o objetivo para que fique claro o que se deseja atingir com essa aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9).

Orientações: Prepare o material antes da aula e solicite com antecedência o transferidor aos alunos. Agrupe os alunos em duplas. Deixe-os perceber que a atividade de aquecimento da aula é um jogo.

As regras desse jogo são as seguintes:

  • O professor pede que a turma posicione os palitos de uma determinada maneira.
  • Depois que a turma posiciona, o professor mostra a solução no slide (ou a desenha no quadro, caso não haja projetor) e pede outro posicionamento.
  • A turma confere e a dupla que posicionou corretamente ganha um ponto, que deve ser anotado no quadro.
  • Ao final do jogo, quando acabarem os desafios, ganha quem tiver acumulado mais pontos.

Propósito: Relembrar os termos relativos às posições das retas: paralelas, transversais, vertical, horizontal e diagonal.

Discuta com a turma:

  • A posição dos palitos está correta?
  • O que você pode fazer para posicioná-los corretamente?
  • Por que será que não conseguimos posicioná-lo corretamente? A mensagem foi interpretada da forma correta?
  • Que figura geométrica esses palitos nos lembram?

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9).

Orientações: Prepare o material antes da aula e solicite com antecedência o transferidor aos alunos. Agrupe os alunos em duplas. Deixe-os perceber que a atividade de aquecimento da aula é um jogo.

As regras desse jogo são as seguintes:

  • O professor pede que a turma posicione os palitos de uma determinada maneira.
  • Depois que a turma posiciona, o professor mostra a solução no slide (ou a desenha no quadro, caso não haja projetor) e pede outro posicionamento.
  • A turma confere e a dupla que posicionou corretamente ganha um ponto, que deve ser anotado no quadro.
  • Ao final do jogo, quando acabarem os desafios, ganha quem tiver acumulado mais pontos.

Propósito: Relembrar os termos relativos às posições das retas: paralelas, transversais, vertical, horizontal e diagonal.

Discuta com a turma:

  • A posição dos palitos está correta?
  • O que você pode fazer para posicioná-los corretamente?
  • Por que será que não conseguimos posicioná-lo corretamente? A mensagem foi interpretada da forma correta?
  • Que figura geométrica esses palitos nos lembram?

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9).

Orientações: Prepare o material antes da aula e solicite com antecedência o transferidor aos alunos. Agrupe os alunos em duplas. Deixe-os perceber que a atividade de aquecimento da aula é um jogo.

As regras desse jogo são as seguintes:

  • O professor pede que a turma posicione os palitos de uma determinada maneira.
  • Depois que a turma posiciona, o professor mostra a solução no slide (ou a desenha no quadro, caso não haja projetor) e pede outro posicionamento.
  • A turma confere e a dupla que posicionou corretamente ganha um ponto, que deve ser anotado no quadro.
  • Ao final do jogo, quando acabarem os desafios, ganha quem tiver acumulado mais pontos.

Propósito: Relembrar os termos relativos às posições das retas: paralelas, transversais, vertical, horizontal e diagonal.

Discuta com a turma:

  • A posição dos palitos está correta?
  • O que você pode fazer para posicioná-los corretamente?
  • Por que será que não conseguimos posicioná-lo corretamente? A mensagem foi interpretada da forma correta?
  • Que figura geométrica esses palitos nos lembram?

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9).

Orientações: Prepare o material antes da aula, ou solicite com antecedência o transferidor aos alunos. Agrupe os alunos em duplas, deixe-os perceber que é um jogo, uma brincadeira para despertar o interesse da turma para o tema proposto.

É importante que a proposta se antecipe ao slide, por exemplo, no próximo slide se pede dois palitos paralelos, o professor deve pedir isso para a turma antes de apresentar o slide, pois o mesmo tem a foto com a posição correta dos palitos e assim sucessivamente até o slide 9.

Propósito: Relebrar os termos relativos às posições das retas: paralelas, transversais, vertical, horizontal e diagonal.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9).

Orientações: Prepare o material antes da aula e solicite com antecedência o transferidor aos alunos. Agrupe os alunos em duplas. Deixe-os perceber que a atividade de aquecimento da aula é um jogo.

As regras desse jogo são as seguintes:

  • O professor pede que a turma posicione os palitos de uma determinada maneira.
  • Depois que a turma posiciona, o professor mostra a solução no slide (ou a desenha no quadro, caso não haja projetor) e pede outro posicionamento.
  • A turma confere e a dupla que posicionou corretamente ganha um ponto, que deve ser anotado no quadro.
  • Ao final do jogo, quando acabarem os desafios, ganha quem tiver acumulado mais pontos.

Propósito: Relembrar os termos relativos às posições das retas: paralelas, transversais, vertical, horizontal e diagonal.

Discuta com a turma:

  • A posição dos palitos está correta?
  • O que você pode fazer para posicioná-los corretamente?
  • Por que será que não conseguimos posicioná-lo corretamente? A mensagem foi interpretada da forma correta?
  • Que figura geométrica esses palitos nos lembram?

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9).

Orientações: Prepare o material antes da aula e solicite com antecedência o transferidor aos alunos. Agrupe os alunos em duplas. Deixe-os perceber que a atividade de aquecimento da aula é um jogo.

As regras desse jogo são as seguintes:

  • O professor pede que a turma posicione os palitos de uma determinada maneira.
  • Depois que a turma posiciona, o professor mostra a solução no slide (ou a desenha no quadro, caso não haja projetor) e pede outro posicionamento.
  • A turma confere e a dupla que posicionou corretamente ganha um ponto, que deve ser anotado no quadro.
  • Ao final do jogo, quando acabarem os desafios, ganha quem tiver acumulado mais pontos.

Propósito: Relembrar os termos relativos às posições das retas: paralelas, transversais, vertical, horizontal e diagonal.

Discuta com a turma:

  • A posição dos palitos está correta?
  • O que você pode fazer para posicioná-los corretamente?
  • Por que será que não conseguimos posicioná-lo corretamente? A mensagem foi interpretada da forma correta?
  • Que figura geométrica esses palitos nos lembram?

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9).

Orientações: Prepare o material antes da aula e solicite com antecedência o transferidor aos alunos. Agrupe os alunos em duplas. Deixe-os perceber que a atividade de aquecimento da aula é um jogo.

As regras desse jogo são as seguintes:

  • O professor pede que a turma posicione os palitos de uma determinada maneira.
  • Depois que a turma posiciona, o professor mostra a solução no slide (ou a desenha no quadro, caso não haja projetor) e pede outro posicionamento.
  • A turma confere e a dupla que posicionou corretamente ganha um ponto, que deve ser anotado no quadro.
  • Ao final do jogo, quando acabarem os desafios, ganha quem tiver acumulado mais pontos.

Propósito: Relembrar os termos relativos às posições das retas: paralelas, transversais, vertical, horizontal e diagonal.

Discuta com a turma:

  • A posição dos palitos está correta?
  • O que você pode fazer para posicioná-los corretamente?
  • Por que será que não conseguimos posicioná-lo corretamente? A mensagem foi interpretada da forma correta?
  • Que figura geométrica esses palitos nos lembram?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 10 e 11).

Orientações: Desafie os alunos a construir o que foi solicitado. Deixe que os estudantes leiam a atividade proposta e tentem realizá-la.

Propósito: Verificar as relações entre ângulos formados por retas paralelas cortadas por uma transversal.

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 10 e 11).

Orientações: Desafie os alunos a compararem os valores de ângulos com os colegas à sua volta.

Propósito: Discutir com os alunos os diferentes ângulos formados e levá-los a descobrir a congruência ou suplementaridade entre eles.

Discuta com a turma:

  • Vocês percebem alguma regularidade acontecendo? (É esperado que os alunos percebam que, ao alterar a posição da reta transversal, todos os ângulos formados mudam)
  • Troque a posição das retas paralelas, o que você observa? Existe regularidade?

Materiais complementares:

Atividade principal para impressão

Resolução da atividade principal

Guia de intervenção

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 12 e 13).

Orientações: Peça para que alguns alunos da turma apresentem as soluções a que chegaram. Se necessário, utilize os exemplos do slide. Neste momento, espera-se que os alunos já tenham percebido que há uma regularidade e tenham encontrado os ângulos congruentes e suplementares. Os alunos podem apresentar respostas como “os valores dos ângulos são iguais” e “se a gente somar os ângulos que estão lado a lado, vai dar 180º”. Não se preocupe com a linguagem formal matemática, pois o encerramento desta aula apresentará os termos formais para a turma.

Propósito: Discutir com os alunos os diferentes ângulos formados e levá-los a descobrir a congruência ou suplementaridade entre eles.

Discuta com a turma:

  • Qual a relação entre o ângulo inicial escolhido para ser medido e o ângulo medido abaixo dele?
  • Será que isso sempre acontece?
  • Vocês já experimentaram alterar a medida de ângulo? E se eu mover o palito transversal alterando o ângulo superior?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 12 e 13).

Orientações: Peça para que alguns alunos da turma apresentem as soluções a que chegaram. Se necessário, utilize os exemplos do slide. Neste momento, espera-se que os alunos já tenham percebido que há uma regularidade e tenham encontrado os ângulos congruentes e suplementares. Os alunos podem apresentar respostas como “os valores dos ângulos são iguais” e “se a gente somar os ângulos que estão lado a lado, vai dar 180º”. Não se preocupe com a linguagem formal matemática, pois o encerramento desta aula apresentará os termos formais para a turma.

Propósito: Discutir com os alunos os diferentes ângulos formados e levá-los a descobrir a congruência ou suplementaridade entre eles.

Discuta com a turma:

  • Qual o valor do ângulo adjacente? (Lembre-se que alguns podem ter dúvidas sobre a palavra adjacente, relembre esse termo com os alunos)
  • O que podemos afirmar quanto aos ângulos?
  • É possível encontrar nesta imagem outros ângulos com a mesma medida?

Sistematização do conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Feche a atividade permitindo que os alunos leiam a aprendizagem da aula e identifiquem a relação entre os ângulos em suas representações. Apresente a linguagem matemática formal dessas relações. A partir deste momento, utilize apenas a linguagem matemática correta para que, ao decorrer, das aulas o aluno se aproprie dela.

Propósito: Conceituar o que foi aprendido e apresentar a linguagem matemática existente nessas relações.

Discuta com a turma:

  • Vocês sabiam que esses ângulos possuem nomes específicos na Matemática?
  • Quando utilizamos a linguagem matemática correta para falar desses ângulo, sua identificação fica mais rápida?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia com os alunos as afirmações do slide e solicite que registrem em seus cadernos as definições apresentadas.

Propósito: Concluir a aula apresentando os conceitos aprendidos.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Peça que individualmente, leiam a atividade e a realizem. Circule para verificar como os alunos estão realizando a atividade e se ainda possuem dúvidas.

Propósito: Verificar se os alunos conseguem aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo dessa aula.

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Apresentar o objetivo para que fique claro o que se deseja atingir com essa aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Renata Gerhardt Gomes Roza

Mentor: Lara Barbosa

Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

EF09MA10 - Demonstrar relações simples entre os ângulos formados por retas paralelas cortadas por uma transversal.

EF09MA14 - Resolver e elaborar problemas de aplicação do teorema de Pitágoras ou das relações de proporcionalidade envolvendo retas paralelas cortadas por secantes.

Objetivos específicos

  • Diferenciar retas paralelas de retas transversais.
  • Identificar os ângulos formados no encontros das retas paralelas e transversais.
  • Reconhecer a congruência de ângulos: opostos pelo vértice, alternos  internos e alternos externos.
  • Reconhecer ângulos colaterais.

Conceito-chave

Congruência e suplementariedade de ângulos formados em retas paralelas cortadas por transversais

Recursos necessários

  • Palitos (picolé, churrasco, unha etc);
  • Transferidor
  • Atividades impressas em folhas
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9).

Orientações: Prepare o material antes da aula e solicite com antecedência o transferidor aos alunos. Agrupe os alunos em duplas. Deixe-os perceber que a atividade de aquecimento da aula é um jogo.

As regras desse jogo são as seguintes:

  • O professor pede que a turma posicione os palitos de uma determinada maneira.
  • Depois que a turma posiciona, o professor mostra a solução no slide (ou a desenha no quadro, caso não haja projetor) e pede outro posicionamento.
  • A turma confere e a dupla que posicionou corretamente ganha um ponto, que deve ser anotado no quadro.
  • Ao final do jogo, quando acabarem os desafios, ganha quem tiver acumulado mais pontos.

Propósito: Relembrar os termos relativos às posições das retas: paralelas, transversais, vertical, horizontal e diagonal.

Discuta com a turma:

  • A posição dos palitos está correta?
  • O que você pode fazer para posicioná-los corretamente?
  • Por que será que não conseguimos posicioná-lo corretamente? A mensagem foi interpretada da forma correta?
  • Que figura geométrica esses palitos nos lembram?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9).

Orientações: Prepare o material antes da aula e solicite com antecedência o transferidor aos alunos. Agrupe os alunos em duplas. Deixe-os perceber que a atividade de aquecimento da aula é um jogo.

As regras desse jogo são as seguintes:

  • O professor pede que a turma posicione os palitos de uma determinada maneira.
  • Depois que a turma posiciona, o professor mostra a solução no slide (ou a desenha no quadro, caso não haja projetor) e pede outro posicionamento.
  • A turma confere e a dupla que posicionou corretamente ganha um ponto, que deve ser anotado no quadro.
  • Ao final do jogo, quando acabarem os desafios, ganha quem tiver acumulado mais pontos.

Propósito: Relembrar os termos relativos às posições das retas: paralelas, transversais, vertical, horizontal e diagonal.

Discuta com a turma:

  • A posição dos palitos está correta?
  • O que você pode fazer para posicioná-los corretamente?
  • Por que será que não conseguimos posicioná-lo corretamente? A mensagem foi interpretada da forma correta?
  • Que figura geométrica esses palitos nos lembram?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9).

Orientações: Prepare o material antes da aula e solicite com antecedência o transferidor aos alunos. Agrupe os alunos em duplas. Deixe-os perceber que a atividade de aquecimento da aula é um jogo.

As regras desse jogo são as seguintes:

  • O professor pede que a turma posicione os palitos de uma determinada maneira.
  • Depois que a turma posiciona, o professor mostra a solução no slide (ou a desenha no quadro, caso não haja projetor) e pede outro posicionamento.
  • A turma confere e a dupla que posicionou corretamente ganha um ponto, que deve ser anotado no quadro.
  • Ao final do jogo, quando acabarem os desafios, ganha quem tiver acumulado mais pontos.

Propósito: Relembrar os termos relativos às posições das retas: paralelas, transversais, vertical, horizontal e diagonal.

Discuta com a turma:

  • A posição dos palitos está correta?
  • O que você pode fazer para posicioná-los corretamente?
  • Por que será que não conseguimos posicioná-lo corretamente? A mensagem foi interpretada da forma correta?
  • Que figura geométrica esses palitos nos lembram?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9).

Orientações: Prepare o material antes da aula, ou solicite com antecedência o transferidor aos alunos. Agrupe os alunos em duplas, deixe-os perceber que é um jogo, uma brincadeira para despertar o interesse da turma para o tema proposto.

É importante que a proposta se antecipe ao slide, por exemplo, no próximo slide se pede dois palitos paralelos, o professor deve pedir isso para a turma antes de apresentar o slide, pois o mesmo tem a foto com a posição correta dos palitos e assim sucessivamente até o slide 9.

Propósito: Relebrar os termos relativos às posições das retas: paralelas, transversais, vertical, horizontal e diagonal.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9).

Orientações: Prepare o material antes da aula e solicite com antecedência o transferidor aos alunos. Agrupe os alunos em duplas. Deixe-os perceber que a atividade de aquecimento da aula é um jogo.

As regras desse jogo são as seguintes:

  • O professor pede que a turma posicione os palitos de uma determinada maneira.
  • Depois que a turma posiciona, o professor mostra a solução no slide (ou a desenha no quadro, caso não haja projetor) e pede outro posicionamento.
  • A turma confere e a dupla que posicionou corretamente ganha um ponto, que deve ser anotado no quadro.
  • Ao final do jogo, quando acabarem os desafios, ganha quem tiver acumulado mais pontos.

Propósito: Relembrar os termos relativos às posições das retas: paralelas, transversais, vertical, horizontal e diagonal.

Discuta com a turma:

  • A posição dos palitos está correta?
  • O que você pode fazer para posicioná-los corretamente?
  • Por que será que não conseguimos posicioná-lo corretamente? A mensagem foi interpretada da forma correta?
  • Que figura geométrica esses palitos nos lembram?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9).

Orientações: Prepare o material antes da aula e solicite com antecedência o transferidor aos alunos. Agrupe os alunos em duplas. Deixe-os perceber que a atividade de aquecimento da aula é um jogo.

As regras desse jogo são as seguintes:

  • O professor pede que a turma posicione os palitos de uma determinada maneira.
  • Depois que a turma posiciona, o professor mostra a solução no slide (ou a desenha no quadro, caso não haja projetor) e pede outro posicionamento.
  • A turma confere e a dupla que posicionou corretamente ganha um ponto, que deve ser anotado no quadro.
  • Ao final do jogo, quando acabarem os desafios, ganha quem tiver acumulado mais pontos.

Propósito: Relembrar os termos relativos às posições das retas: paralelas, transversais, vertical, horizontal e diagonal.

Discuta com a turma:

  • A posição dos palitos está correta?
  • O que você pode fazer para posicioná-los corretamente?
  • Por que será que não conseguimos posicioná-lo corretamente? A mensagem foi interpretada da forma correta?
  • Que figura geométrica esses palitos nos lembram?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9).

Orientações: Prepare o material antes da aula e solicite com antecedência o transferidor aos alunos. Agrupe os alunos em duplas. Deixe-os perceber que a atividade de aquecimento da aula é um jogo.

As regras desse jogo são as seguintes:

  • O professor pede que a turma posicione os palitos de uma determinada maneira.
  • Depois que a turma posiciona, o professor mostra a solução no slide (ou a desenha no quadro, caso não haja projetor) e pede outro posicionamento.
  • A turma confere e a dupla que posicionou corretamente ganha um ponto, que deve ser anotado no quadro.
  • Ao final do jogo, quando acabarem os desafios, ganha quem tiver acumulado mais pontos.

Propósito: Relembrar os termos relativos às posições das retas: paralelas, transversais, vertical, horizontal e diagonal.

Discuta com a turma:

  • A posição dos palitos está correta?
  • O que você pode fazer para posicioná-los corretamente?
  • Por que será que não conseguimos posicioná-lo corretamente? A mensagem foi interpretada da forma correta?
  • Que figura geométrica esses palitos nos lembram?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 10 e 11).

Orientações: Desafie os alunos a construir o que foi solicitado. Deixe que os estudantes leiam a atividade proposta e tentem realizá-la.

Propósito: Verificar as relações entre ângulos formados por retas paralelas cortadas por uma transversal.

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 10 e 11).

Orientações: Desafie os alunos a compararem os valores de ângulos com os colegas à sua volta.

Propósito: Discutir com os alunos os diferentes ângulos formados e levá-los a descobrir a congruência ou suplementaridade entre eles.

Discuta com a turma:

  • Vocês percebem alguma regularidade acontecendo? (É esperado que os alunos percebam que, ao alterar a posição da reta transversal, todos os ângulos formados mudam)
  • Troque a posição das retas paralelas, o que você observa? Existe regularidade?

Materiais complementares:

Atividade principal para impressão

Resolução da atividade principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 12 e 13).

Orientações: Peça para que alguns alunos da turma apresentem as soluções a que chegaram. Se necessário, utilize os exemplos do slide. Neste momento, espera-se que os alunos já tenham percebido que há uma regularidade e tenham encontrado os ângulos congruentes e suplementares. Os alunos podem apresentar respostas como “os valores dos ângulos são iguais” e “se a gente somar os ângulos que estão lado a lado, vai dar 180º”. Não se preocupe com a linguagem formal matemática, pois o encerramento desta aula apresentará os termos formais para a turma.

Propósito: Discutir com os alunos os diferentes ângulos formados e levá-los a descobrir a congruência ou suplementaridade entre eles.

Discuta com a turma:

  • Qual a relação entre o ângulo inicial escolhido para ser medido e o ângulo medido abaixo dele?
  • Será que isso sempre acontece?
  • Vocês já experimentaram alterar a medida de ângulo? E se eu mover o palito transversal alterando o ângulo superior?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 12 e 13).

Orientações: Peça para que alguns alunos da turma apresentem as soluções a que chegaram. Se necessário, utilize os exemplos do slide. Neste momento, espera-se que os alunos já tenham percebido que há uma regularidade e tenham encontrado os ângulos congruentes e suplementares. Os alunos podem apresentar respostas como “os valores dos ângulos são iguais” e “se a gente somar os ângulos que estão lado a lado, vai dar 180º”. Não se preocupe com a linguagem formal matemática, pois o encerramento desta aula apresentará os termos formais para a turma.

Propósito: Discutir com os alunos os diferentes ângulos formados e levá-los a descobrir a congruência ou suplementaridade entre eles.

Discuta com a turma:

  • Qual o valor do ângulo adjacente? (Lembre-se que alguns podem ter dúvidas sobre a palavra adjacente, relembre esse termo com os alunos)
  • O que podemos afirmar quanto aos ângulos?
  • É possível encontrar nesta imagem outros ângulos com a mesma medida?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Feche a atividade permitindo que os alunos leiam a aprendizagem da aula e identifiquem a relação entre os ângulos em suas representações. Apresente a linguagem matemática formal dessas relações. A partir deste momento, utilize apenas a linguagem matemática correta para que, ao decorrer, das aulas o aluno se aproprie dela.

Propósito: Conceituar o que foi aprendido e apresentar a linguagem matemática existente nessas relações.

Discuta com a turma:

  • Vocês sabiam que esses ângulos possuem nomes específicos na Matemática?
  • Quando utilizamos a linguagem matemática correta para falar desses ângulo, sua identificação fica mais rápida?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia com os alunos as afirmações do slide e solicite que registrem em seus cadernos as definições apresentadas.

Propósito: Concluir a aula apresentando os conceitos aprendidos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Peça que individualmente, leiam a atividade e a realizem. Circule para verificar como os alunos estão realizando a atividade e se ainda possuem dúvidas.

Propósito: Verificar se os alunos conseguem aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo dessa aula.

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Geometria do 9º ano :

Com o plano de aula sobre geometria os alunos aprendem a reconhecer as relações entre os ângulos formados por retas paralelas cortadas por uma transversal; diferenciar ângulo inscrito de ângulo central; identificar transformações geométricas no plano; identificar as relações de semelhança entre figuras geométricas; identificar e reconhecer as relações métricas e trigonométricas no triângulo retângulo; utilizar os teoremas de Tales e de Pitágoras; reconhecer e identificar vistas ortogonais de figuras não planas.

MAIS AULAS DE Matemática do 9º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF09MA10 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF09MA14 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano