Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Apresentar o objetivo para que fique claro o que se deseja atingir com essa aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9).
Orientações: Prepare o material antes da aula e solicite com antecedência o transferidor aos alunos. Agrupe os alunos em duplas. Deixe-os perceber que a atividade de aquecimento da aula é um jogo.
As regras desse jogo são as seguintes:
- O professor pede que a turma posicione os palitos de uma determinada maneira.
- Depois que a turma posiciona, o professor mostra a solução no slide (ou a desenha no quadro, caso não haja projetor) e pede outro posicionamento.
- A turma confere e a dupla que posicionou corretamente ganha um ponto, que deve ser anotado no quadro.
- Ao final do jogo, quando acabarem os desafios, ganha quem tiver acumulado mais pontos.
Propósito: Relembrar os termos relativos às posições das retas: paralelas, transversais, vertical, horizontal e diagonal.
Discuta com a turma:
- A posição dos palitos está correta?
- O que você pode fazer para posicioná-los corretamente?
- Por que será que não conseguimos posicioná-lo corretamente? A mensagem foi interpretada da forma correta?
- Que figura geométrica esses palitos nos lembram?
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9).
Orientações: Prepare o material antes da aula e solicite com antecedência o transferidor aos alunos. Agrupe os alunos em duplas. Deixe-os perceber que a atividade de aquecimento da aula é um jogo.
As regras desse jogo são as seguintes:
- O professor pede que a turma posicione os palitos de uma determinada maneira.
- Depois que a turma posiciona, o professor mostra a solução no slide (ou a desenha no quadro, caso não haja projetor) e pede outro posicionamento.
- A turma confere e a dupla que posicionou corretamente ganha um ponto, que deve ser anotado no quadro.
- Ao final do jogo, quando acabarem os desafios, ganha quem tiver acumulado mais pontos.
Propósito: Relembrar os termos relativos às posições das retas: paralelas, transversais, vertical, horizontal e diagonal.
Discuta com a turma:
- A posição dos palitos está correta?
- O que você pode fazer para posicioná-los corretamente?
- Por que será que não conseguimos posicioná-lo corretamente? A mensagem foi interpretada da forma correta?
- Que figura geométrica esses palitos nos lembram?
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9).
Orientações: Prepare o material antes da aula e solicite com antecedência o transferidor aos alunos. Agrupe os alunos em duplas. Deixe-os perceber que a atividade de aquecimento da aula é um jogo.
As regras desse jogo são as seguintes:
- O professor pede que a turma posicione os palitos de uma determinada maneira.
- Depois que a turma posiciona, o professor mostra a solução no slide (ou a desenha no quadro, caso não haja projetor) e pede outro posicionamento.
- A turma confere e a dupla que posicionou corretamente ganha um ponto, que deve ser anotado no quadro.
- Ao final do jogo, quando acabarem os desafios, ganha quem tiver acumulado mais pontos.
Propósito: Relembrar os termos relativos às posições das retas: paralelas, transversais, vertical, horizontal e diagonal.
Discuta com a turma:
- A posição dos palitos está correta?
- O que você pode fazer para posicioná-los corretamente?
- Por que será que não conseguimos posicioná-lo corretamente? A mensagem foi interpretada da forma correta?
- Que figura geométrica esses palitos nos lembram?
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9).
Orientações: Prepare o material antes da aula, ou solicite com antecedência o transferidor aos alunos. Agrupe os alunos em duplas, deixe-os perceber que é um jogo, uma brincadeira para despertar o interesse da turma para o tema proposto.
É importante que a proposta se antecipe ao slide, por exemplo, no próximo slide se pede dois palitos paralelos, o professor deve pedir isso para a turma antes de apresentar o slide, pois o mesmo tem a foto com a posição correta dos palitos e assim sucessivamente até o slide 9.
Propósito: Relebrar os termos relativos às posições das retas: paralelas, transversais, vertical, horizontal e diagonal.
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9).
Orientações: Prepare o material antes da aula e solicite com antecedência o transferidor aos alunos. Agrupe os alunos em duplas. Deixe-os perceber que a atividade de aquecimento da aula é um jogo.
As regras desse jogo são as seguintes:
- O professor pede que a turma posicione os palitos de uma determinada maneira.
- Depois que a turma posiciona, o professor mostra a solução no slide (ou a desenha no quadro, caso não haja projetor) e pede outro posicionamento.
- A turma confere e a dupla que posicionou corretamente ganha um ponto, que deve ser anotado no quadro.
- Ao final do jogo, quando acabarem os desafios, ganha quem tiver acumulado mais pontos.
Propósito: Relembrar os termos relativos às posições das retas: paralelas, transversais, vertical, horizontal e diagonal.
Discuta com a turma:
- A posição dos palitos está correta?
- O que você pode fazer para posicioná-los corretamente?
- Por que será que não conseguimos posicioná-lo corretamente? A mensagem foi interpretada da forma correta?
- Que figura geométrica esses palitos nos lembram?
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9).
Orientações: Prepare o material antes da aula e solicite com antecedência o transferidor aos alunos. Agrupe os alunos em duplas. Deixe-os perceber que a atividade de aquecimento da aula é um jogo.
As regras desse jogo são as seguintes:
- O professor pede que a turma posicione os palitos de uma determinada maneira.
- Depois que a turma posiciona, o professor mostra a solução no slide (ou a desenha no quadro, caso não haja projetor) e pede outro posicionamento.
- A turma confere e a dupla que posicionou corretamente ganha um ponto, que deve ser anotado no quadro.
- Ao final do jogo, quando acabarem os desafios, ganha quem tiver acumulado mais pontos.
Propósito: Relembrar os termos relativos às posições das retas: paralelas, transversais, vertical, horizontal e diagonal.
Discuta com a turma:
- A posição dos palitos está correta?
- O que você pode fazer para posicioná-los corretamente?
- Por que será que não conseguimos posicioná-lo corretamente? A mensagem foi interpretada da forma correta?
- Que figura geométrica esses palitos nos lembram?
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9).
Orientações: Prepare o material antes da aula e solicite com antecedência o transferidor aos alunos. Agrupe os alunos em duplas. Deixe-os perceber que a atividade de aquecimento da aula é um jogo.
As regras desse jogo são as seguintes:
- O professor pede que a turma posicione os palitos de uma determinada maneira.
- Depois que a turma posiciona, o professor mostra a solução no slide (ou a desenha no quadro, caso não haja projetor) e pede outro posicionamento.
- A turma confere e a dupla que posicionou corretamente ganha um ponto, que deve ser anotado no quadro.
- Ao final do jogo, quando acabarem os desafios, ganha quem tiver acumulado mais pontos.
Propósito: Relembrar os termos relativos às posições das retas: paralelas, transversais, vertical, horizontal e diagonal.
Discuta com a turma:
- A posição dos palitos está correta?
- O que você pode fazer para posicioná-los corretamente?
- Por que será que não conseguimos posicioná-lo corretamente? A mensagem foi interpretada da forma correta?
- Que figura geométrica esses palitos nos lembram?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 10 e 11).
Orientações: Desafie os alunos a construir o que foi solicitado. Deixe que os estudantes leiam a atividade proposta e tentem realizá-la.
Propósito: Verificar as relações entre ângulos formados por retas paralelas cortadas por uma transversal.
Materiais complementares:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 10 e 11).
Orientações: Desafie os alunos a compararem os valores de ângulos com os colegas à sua volta.
Propósito: Discutir com os alunos os diferentes ângulos formados e levá-los a descobrir a congruência ou suplementaridade entre eles.
Discuta com a turma:
- Vocês percebem alguma regularidade acontecendo? (É esperado que os alunos percebam que, ao alterar a posição da reta transversal, todos os ângulos formados mudam)
- Troque a posição das retas paralelas, o que você observa? Existe regularidade?
Materiais complementares:
Atividade principal para impressão
Resolução da atividade principal
Guia de intervenção
Discussão da solução
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 12 e 13).
Orientações: Peça para que alguns alunos da turma apresentem as soluções a que chegaram. Se necessário, utilize os exemplos do slide. Neste momento, espera-se que os alunos já tenham percebido que há uma regularidade e tenham encontrado os ângulos congruentes e suplementares. Os alunos podem apresentar respostas como “os valores dos ângulos são iguais” e “se a gente somar os ângulos que estão lado a lado, vai dar 180º”. Não se preocupe com a linguagem formal matemática, pois o encerramento desta aula apresentará os termos formais para a turma.
Propósito: Discutir com os alunos os diferentes ângulos formados e levá-los a descobrir a congruência ou suplementaridade entre eles.
Discuta com a turma:
- Qual a relação entre o ângulo inicial escolhido para ser medido e o ângulo medido abaixo dele?
- Será que isso sempre acontece?
- Vocês já experimentaram alterar a medida de ângulo? E se eu mover o palito transversal alterando o ângulo superior?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 12 e 13).
Orientações: Peça para que alguns alunos da turma apresentem as soluções a que chegaram. Se necessário, utilize os exemplos do slide. Neste momento, espera-se que os alunos já tenham percebido que há uma regularidade e tenham encontrado os ângulos congruentes e suplementares. Os alunos podem apresentar respostas como “os valores dos ângulos são iguais” e “se a gente somar os ângulos que estão lado a lado, vai dar 180º”. Não se preocupe com a linguagem formal matemática, pois o encerramento desta aula apresentará os termos formais para a turma.
Propósito: Discutir com os alunos os diferentes ângulos formados e levá-los a descobrir a congruência ou suplementaridade entre eles.
Discuta com a turma:
- Qual o valor do ângulo adjacente? (Lembre-se que alguns podem ter dúvidas sobre a palavra adjacente, relembre esse termo com os alunos)
- O que podemos afirmar quanto aos ângulos?
- É possível encontrar nesta imagem outros ângulos com a mesma medida?
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Feche a atividade permitindo que os alunos leiam a aprendizagem da aula e identifiquem a relação entre os ângulos em suas representações. Apresente a linguagem matemática formal dessas relações. A partir deste momento, utilize apenas a linguagem matemática correta para que, ao decorrer, das aulas o aluno se aproprie dela.
Propósito: Conceituar o que foi aprendido e apresentar a linguagem matemática existente nessas relações.
Discuta com a turma:
- Vocês sabiam que esses ângulos possuem nomes específicos na Matemática?
- Quando utilizamos a linguagem matemática correta para falar desses ângulo, sua identificação fica mais rápida?
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Leia com os alunos as afirmações do slide e solicite que registrem em seus cadernos as definições apresentadas.
Propósito: Concluir a aula apresentando os conceitos aprendidos.