Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Graziela Lavor Dantas
Mentor: Daniella Pannuti
Especialista de área: Pricilla Cerqueira
Habilidade da BNCC
(EF03MA15) Reconhecimento de figuras planas e algumas propriedades (círculo, quadrado, retângulo, triângulo; trapézio; paralelogramo; lados, vértices; eixos de simetria e congruência).
Objetivos específicos
Explorar as formas planas a partir de brincadeiras.
Identificar formas planas em algumas brincadeiras.
Conceito-chave
Figuras planas.
Recursos necessários
- Caderno;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
- Materiais para o jogo;
- Fita crepe;
- Datashow (opcional ).
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para os alunos.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 10 minutos.( slides 3 e 4 )
Orientação: Entregue a atividade impressa para os alunos, ou projete este slide e discuta as questões propostas. Solicite que os alunos respondam no caderno, sobre as formas planas presentes em cada amarelinha.
Propósito: Retomar a nomenclatura das figuras planas.
Discuta com a turma:
- Vocês conhecem esta brincadeira?
- Como ela é pode ser realizada?
- Do que ela é formada?
- Vocês conseguem identificar as figuras que formam estas amarelinhas?
- Que figuras são essas?
Materiais complementares para impressão:
Retomada
Tempo sugerido: 10 minutos. ( slides 3 e 4 )
Orientação: Solicite que os alunos respondam no caderno, sobre as formas planas presentes em cada amarelinha.
Propósito: Retomar a nomenclatura das figuras planas.
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos. ( slides 5 a 8 )
Orientação: Entregue as regras dos jogos impressas, junto com as partes dele, ou projete o slide. Leia com eles e garanta que todos tenham compreendido o jogo. Quando os alunos terminarem o primeiro jogo, solicite que eles façam a forma plana que mais apareceu, em tamanho maior, podendo utilizar fita crepe, giz,... Essas formas serão utilizadas na próxima brincadeira. Após brincarem de “Corre, Corre para figura”, peça que os alunos façam o registro em forma de desenho da atividade.
Propósito: Aprimorar o conhecimento sobre as formas planas.
Materiais complementares para impressão:
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos. ( slides 5 a 8 )
Orientação: Entregue as regras dos jogos impressas, junto com as partes dele, ou projete o slide. Leia com eles e garanta que todos tenham compreendido o jogo. Quando os alunos terminarem o primeiro jogo, solicite que eles façam a forma plana que mais apareceu, em tamanho maior, podendo utilizar fita crepe, giz,... Essas formas serão utilizadas na próxima brincadeira. Após brincarem de “Corre, Corre para figura”, peça que os alunos façam o registro em forma de desenho da atividade.
Propósito: Aprimorar o conhecimento sobre as formas planas.
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos. ( slides 5 a 8 )
Orientação: Entregue as regras dos jogos impressas, junto com as partes dele, ou projete o slide. Leia com eles e garanta que todos tenham compreendido o jogo. Quando os alunos terminarem o primeiro jogo, solicite que eles façam a forma plana que mais apareceu, em tamanho maior, podendo utilizar fita crepe, giz,... Essas formas serão utilizadas na próxima brincadeira. Após brincarem de “Corre, Corre para figura”, peça que os alunos façam o registro em forma de desenho da atividade.
Propósito: Aprimorar o conhecimento sobre as formas planas.
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos. ( slides 5 a 8 )
Orientação: Entregue as regras dos jogos impressas, junto com as partes dele, ou projete o slide. Leia com eles e garanta que todos tenham compreendido o jogo. Quando os alunos terminarem o primeiro jogo, solicite que eles façam a forma plana que mais apareceu, em tamanho maior, podendo utilizar fita crepe, giz,... Essas formas serão utilizadas na próxima brincadeira. Após brincarem de “Corre, Corre para figura”, peça que os alunos façam o registro em forma de desenho da atividade.
Propósito: Aprimorar o conhecimento sobre as formas planas.
Discussão da solução
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Os alunos apresentarão os registros das atividades. Peça que falem o nome das figuras usadas em seus desenhos. Promova uma exposição dos desenhos e permita que escrevam o nome dos autores, valorizando suas criações.
Propósito: Compartilhar os resultados.
Discuta com a turma:
- O desenho dá para ser entendido?
- Conseguimos verificar a partir do desenho os jogos propostos?
- Quais formas planas apareceram nos desenhos?
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Conclua o assunto mostrando as formas planas, utilize o cartaz feito pela turma.
Propósito: Encerrar o conceito trabalhado em aula.
Raio- x
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Peça que criem uma amarelinha utilizando as formas planas.
Propósito: Avaliar a aprendizagem da aula.
Materiais complementares para impressão:
Raio X