11324
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Figuras planas nas brincadeiras

Plano de aula de Matemática com atividades para 3º ano do Fundamental sobre Figuras planas

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Graziela Lavor Dantas

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Graziela Lavor Dantas

Mentor: Daniella Pannuti

Especialista de área: Pricilla Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF03MA15) Reconhecimento de figuras planas e algumas propriedades (círculo, quadrado, retângulo, triângulo; trapézio; paralelogramo; lados, vértices; eixos de simetria e congruência).

Objetivos específicos

Explorar as formas planas a partir de brincadeiras.

Identificar formas planas em algumas brincadeiras.

Conceito-chave

Figuras planas.

Recursos necessários

  • Caderno;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
  • Materiais para o jogo;
  • Fita crepe;
  • Datashow (opcional ).


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para os alunos.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.( slides 3 e 4 )

Orientação: Entregue a atividade impressa para os alunos, ou projete este slide e discuta as questões propostas. Solicite que os alunos respondam no caderno, sobre as formas planas presentes em cada amarelinha.

Propósito: Retomar a nomenclatura das figuras planas.

Discuta com a turma:

  • Vocês conhecem esta brincadeira?
  • Como ela é pode ser realizada?
  • Do que ela é formada?
  • Vocês conseguem identificar as figuras que formam estas amarelinhas?
  • Que figuras são essas?

Materiais complementares para impressão:

Aquecimento

Resolução do Aquecimento

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. ( slides 3 e 4 )

Orientação: Solicite que os alunos respondam no caderno, sobre as formas planas presentes em cada amarelinha.

Propósito: Retomar a nomenclatura das figuras planas.

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. ( slides 5 a 8 )

Orientação: Entregue as regras dos jogos impressas, junto com as partes dele, ou projete o slide. Leia com eles e garanta que todos tenham compreendido o jogo. Quando os alunos terminarem o primeiro jogo, solicite que eles façam a forma plana que mais apareceu, em tamanho maior, podendo utilizar fita crepe, giz,... Essas formas serão utilizadas na próxima brincadeira. Após brincarem de “Corre, Corre para figura”, peça que os alunos façam o registro em forma de desenho da atividade.

Propósito: Aprimorar o conhecimento sobre as formas planas.

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. ( slides 5 a 8 )

Orientação: Entregue as regras dos jogos impressas, junto com as partes dele, ou projete o slide. Leia com eles e garanta que todos tenham compreendido o jogo. Quando os alunos terminarem o primeiro jogo, solicite que eles façam a forma plana que mais apareceu, em tamanho maior, podendo utilizar fita crepe, giz,... Essas formas serão utilizadas na próxima brincadeira. Após brincarem de “Corre, Corre para figura”, peça que os alunos façam o registro em forma de desenho da atividade.

Propósito: Aprimorar o conhecimento sobre as formas planas.

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. ( slides 5 a 8 )

Orientação: Entregue as regras dos jogos impressas, junto com as partes dele, ou projete o slide. Leia com eles e garanta que todos tenham compreendido o jogo. Quando os alunos terminarem o primeiro jogo, solicite que eles façam a forma plana que mais apareceu, em tamanho maior, podendo utilizar fita crepe, giz,... Essas formas serão utilizadas na próxima brincadeira. Após brincarem de “Corre, Corre para figura”, peça que os alunos façam o registro em forma de desenho da atividade.

Propósito: Aprimorar o conhecimento sobre as formas planas.

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. ( slides 5 a 8 )

Orientação: Entregue as regras dos jogos impressas, junto com as partes dele, ou projete o slide. Leia com eles e garanta que todos tenham compreendido o jogo. Quando os alunos terminarem o primeiro jogo, solicite que eles façam a forma plana que mais apareceu, em tamanho maior, podendo utilizar fita crepe, giz,... Essas formas serão utilizadas na próxima brincadeira. Após brincarem de “Corre, Corre para figura”, peça que os alunos façam o registro em forma de desenho da atividade.

Propósito: Aprimorar o conhecimento sobre as formas planas.

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Os alunos apresentarão os registros das atividades. Peça que falem o nome das figuras usadas em seus desenhos. Promova uma exposição dos desenhos e permita que escrevam o nome dos autores, valorizando suas criações.

Propósito: Compartilhar os resultados.

Discuta com a turma:

  • O desenho dá para ser entendido?
  • Conseguimos verificar a partir do desenho os jogos propostos?
  • Quais formas planas apareceram nos desenhos?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Conclua o assunto mostrando as formas planas, utilize o cartaz feito pela turma.

Propósito: Encerrar o conceito trabalhado em aula.

Raio- x select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Peça que criem uma amarelinha utilizando as formas planas.

Propósito: Avaliar a aprendizagem da aula.

Materiais complementares para impressão:
Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para os alunos.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Graziela Lavor Dantas

Mentor: Daniella Pannuti

Especialista de área: Pricilla Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF03MA15) Reconhecimento de figuras planas e algumas propriedades (círculo, quadrado, retângulo, triângulo; trapézio; paralelogramo; lados, vértices; eixos de simetria e congruência).

Objetivos específicos

Explorar as formas planas a partir de brincadeiras.

Identificar formas planas em algumas brincadeiras.

Conceito-chave

Figuras planas.

Recursos necessários

  • Caderno;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
  • Materiais para o jogo;
  • Fita crepe;
  • Datashow (opcional ).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.( slides 3 e 4 )

Orientação: Entregue a atividade impressa para os alunos, ou projete este slide e discuta as questões propostas. Solicite que os alunos respondam no caderno, sobre as formas planas presentes em cada amarelinha.

Propósito: Retomar a nomenclatura das figuras planas.

Discuta com a turma:

  • Vocês conhecem esta brincadeira?
  • Como ela é pode ser realizada?
  • Do que ela é formada?
  • Vocês conseguem identificar as figuras que formam estas amarelinhas?
  • Que figuras são essas?

Materiais complementares para impressão:

Aquecimento

Resolução do Aquecimento

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. ( slides 3 e 4 )

Orientação: Solicite que os alunos respondam no caderno, sobre as formas planas presentes em cada amarelinha.

Propósito: Retomar a nomenclatura das figuras planas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. ( slides 5 a 8 )

Orientação: Entregue as regras dos jogos impressas, junto com as partes dele, ou projete o slide. Leia com eles e garanta que todos tenham compreendido o jogo. Quando os alunos terminarem o primeiro jogo, solicite que eles façam a forma plana que mais apareceu, em tamanho maior, podendo utilizar fita crepe, giz,... Essas formas serão utilizadas na próxima brincadeira. Após brincarem de “Corre, Corre para figura”, peça que os alunos façam o registro em forma de desenho da atividade.

Propósito: Aprimorar o conhecimento sobre as formas planas.

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. ( slides 5 a 8 )

Orientação: Entregue as regras dos jogos impressas, junto com as partes dele, ou projete o slide. Leia com eles e garanta que todos tenham compreendido o jogo. Quando os alunos terminarem o primeiro jogo, solicite que eles façam a forma plana que mais apareceu, em tamanho maior, podendo utilizar fita crepe, giz,... Essas formas serão utilizadas na próxima brincadeira. Após brincarem de “Corre, Corre para figura”, peça que os alunos façam o registro em forma de desenho da atividade.

Propósito: Aprimorar o conhecimento sobre as formas planas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. ( slides 5 a 8 )

Orientação: Entregue as regras dos jogos impressas, junto com as partes dele, ou projete o slide. Leia com eles e garanta que todos tenham compreendido o jogo. Quando os alunos terminarem o primeiro jogo, solicite que eles façam a forma plana que mais apareceu, em tamanho maior, podendo utilizar fita crepe, giz,... Essas formas serão utilizadas na próxima brincadeira. Após brincarem de “Corre, Corre para figura”, peça que os alunos façam o registro em forma de desenho da atividade.

Propósito: Aprimorar o conhecimento sobre as formas planas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. ( slides 5 a 8 )

Orientação: Entregue as regras dos jogos impressas, junto com as partes dele, ou projete o slide. Leia com eles e garanta que todos tenham compreendido o jogo. Quando os alunos terminarem o primeiro jogo, solicite que eles façam a forma plana que mais apareceu, em tamanho maior, podendo utilizar fita crepe, giz,... Essas formas serão utilizadas na próxima brincadeira. Após brincarem de “Corre, Corre para figura”, peça que os alunos façam o registro em forma de desenho da atividade.

Propósito: Aprimorar o conhecimento sobre as formas planas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Os alunos apresentarão os registros das atividades. Peça que falem o nome das figuras usadas em seus desenhos. Promova uma exposição dos desenhos e permita que escrevam o nome dos autores, valorizando suas criações.

Propósito: Compartilhar os resultados.

Discuta com a turma:

  • O desenho dá para ser entendido?
  • Conseguimos verificar a partir do desenho os jogos propostos?
  • Quais formas planas apareceram nos desenhos?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Conclua o assunto mostrando as formas planas, utilize o cartaz feito pela turma.

Propósito: Encerrar o conceito trabalhado em aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Peça que criem uma amarelinha utilizando as formas planas.

Propósito: Avaliar a aprendizagem da aula.

Materiais complementares para impressão:
Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Geometria do 3º ano :

Com o plano de aula sobre geometria, os alunos aprendem a descrever e localizar a movimentação de pessoas ou objetos no espaço e representá-los através de desenhos, croquis e maquetes; compor e decompor triângulos e quadriláteros associando-os a figuras planas de três e quatro lados; construir e identificar figuras simétricas; reconhecer elementos de prismas e pirâmides em perspectivas ou planificações.

MAIS AULAS DE Matemática do 3º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03MA15 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano