Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT8_16GEO04
Recursos
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Necessários: Papel, lápis, régua, WhatsApp
- Opcionais: Messenger Sala de aluno ( https://www.messenger.com/groupcall/LINK:4svjhs7dyZw8zoxm/), Meet, Hangout, Zoom, plataforma da Khan Academy ( https://pt.khanacademy.org/)
Portal OBMEP ( https://portaldaobmep.impa.br/index.php/modulo/lista?serie=3)
Para este plano, foque na etapa ATIVIDADE PRINCIPAL
Aquecimento
É uma reflexão sobre características de quadriláteros Você pode usar nas orientações. Sugerimos foco na Atividade principal.
Atividade principal
Sugerimos simplificar a atividade, sem uso dos lápis coloridos. Peça que os alunos relacionem os quadriláteros às suas respectivas propriedades. Você pode numerar as propriedades listadas para facilitar. Use a versão impressa que é editável para fazer alterações e encaminhe via WhatsApp para sua turma. Grave um áudio ou vídeo explicativo e solicite que os alunos encaminhem as respostas para sua apreciação. A linguagem matemática é importante nessa atividade. Dê dicas em suas orientações. Pode ser solicitado ainda que os alunos elaborem um glossário com os termos principais explorados na atividade. Mantenha um canal de comunicação aberto. Se sua turma necessitar de fontes de pesquisa, podem ser sugeridos os vídeos da Khan Academy, por exemplo (ver links abaixo). Posteriormente, sugerimos que você solicite a realização do Raio X e atividades complementares.
Na plataforma da Khan Academy há vários vídeos e demais recursos que tratam de quadriláteros (link 1) e congruência de triângulos (link 2). Você pode selecionar os materiais pertinentes e indicar aos alunos que possuem acesso à internet.
https://pt.khanacademy.org/math/geometry-home/quadrilaterals-and-polygons
https://pt.khanacademy.org/math/geometry/hs-geo-congruence/hs-geo-triangle-congruence/v/congruent-triangles-and-sss
No Portal da OBMEP há exploração dos elementos básicos da geometria plana (partes 1, 2 e 3) que pode servir de apoio aos alunos que possuem internet.
https://portaldaobmep.impa.br/index.php/modulo/lista?serie
Discussão das soluções
Considere as respostas dos alunos e as dúvidas apresentadas para retomar pontos importantes em seu feedback. Se sua turma dispuser de ferramentas e internet, dê preferência para realizar as discussões em tempo real, por meio de uma das plataformas sugeridas abaixo. Se não tiver, use o WhatsApp que tem um alcance maior. Grave um áudio, vídeos ou registro escrito como feedback. Use informações do Encerramento. Atividades geométricas exigem idas e vindas nas discussões, então ao sugerir a realização das demais atividades desse plano (Raio X e Atividades complementares), não esqueça de realizar discussões para alinhar as aprendizagens dos alunos.
Se for possível, você para discutir em tempo real, com sua turma. Use o Meet, Hangout ou Zoom e considere apenas os itens e os conceitos de maior relevância.
Você pode usar também o Messenger Sala de aluno https://www.messenger.com/groupcall/LINK:4svjhs7dyZw8zoxm/
Sistematização
xxxx
Encerramento
Use nas orientações e/ou discussões
Raio X
Use o Raio X como complemento à Atividade principal. Não esqueça também de propor a realização das atividades complementares.
Convite às famílias
Pode-se discutir sobre quadriláteros. Quais tipos? Quais características? Quais denominações?
Sugestão Enviada Por: Rita Batista
Código: MAT8_16GEO04
(EF08MA14) Demonstrar propriedades de quadriláteros por meio da identificação da congruência de triângulos.
AULA 07
AULA 09
Com o plano de aula sobre geometria os alunos aprendem congruência de triângulos, propriedades dos quadriláteros, construções geométricas e lugar geométrico.
Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.
Ver mais detalhes