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Plano de aula - Frações e a reta numerada

Plano de aula de Matemática com atividades para o 6º ano do Fundamental sobre Ordenar e localizar racionais na reta numérica.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Cleudiana dos Santos Feitoza Zonzini

 

Objetivo select-down

Autor: Cleudiana dos Santos Feitoza Zonzini

Mentor: Rodrigo Morozetti Blanco

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF06MA07) Reconhecer que os números racionais positivos podem ser expressos nas formas fracionária e decimal, estabelecer relações entre essas representações, passando de uma representação para outra, e relacioná-los a pontos na reta numérica.




Objetivos específicos

Ordenar e localizar racionais na reta numérica.



Conceito-chave

Localizar frações na reta.

Recursos necessários

Lápis, borracha, caderno, barbante, pregadores e cola


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientações: Inicie a aula propondo aos alunos a construção de uma reta numerada. Peça a um aluno que venha ao quadro e marque o número natural zero. Ao conduzir esta aula aproveite para relembrar alguns conceitos como sucessor, antecessor. Continue montando a reta até o número 3. Ressalte aos alunos a importância de, ao construir a reta, manter a mesma distância entre os números naturais, pois este fato será importante quando os alunos forem representar as frações na reta.

Em seguida, questione os alunos sobre como é possível localizar frações na reta numerada. Peça a um aluno que venha ao quadro e marque como ele faria a localização da fração.

Propósito: Fazer vir à tona, pela voz dos alunos, os conceitos que eles já possuem sobre reta numerada de números naturais e introduzir algumas frações na reta .

Discuta com a turma:

  • Onde o zero deve estar? No meio? Na ponta da esquerda da reta?
  • Quem é o sucessor do 0?
  • Qual o antecessor do 2?
  • Existe algum numero entre o 0 e 1?
  • A fração que você marcou é menor ou maior do que 1?

Retomada select-down

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientações: Inicie a aula propondo aos alunos a construção de uma reta numerada. Peça a um aluno que venha ao quadro e marque o número natural zero. Ao conduzir esta aula aproveite para relembrar alguns conceitos como sucessor, antecessor. Continue montando a reta até o número 3. Ressalte aos alunos a importância de, ao construir a reta, manter a mesma distância entre os números naturais, pois este fato será importante quando os alunos forem representar as frações na reta.

Em seguida, questione os alunos sobre como é possível localizar frações na reta numerada. Peça a um aluno que venha ao quadro e marque como ele faria a localização da fração.

Propósito: Fazer vir à tona, pela voz dos alunos, os conceitos que eles já possuem sobre reta numerada de números naturais e introduzir algumas frações na reta .

Discuta com a turma:

  • Onde o zero deve estar? No meio? Na ponta da esquerda da reta?
  • Quem é o sucessor do 0?
  • Qual o antecessor do 2?
  • Existe algum numero entre o 0 e 1?
  • A fração que você marcou é menor ou maior do que 1?

Atividade principal select-down

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Divida a turma em grupos. Você poderá escrever o enunciado da atividade no quadro, projetá-lo ou entregar uma cópia aos alunos. Peça aos estudantes para que leiam as instruções da atividade a ser desenvolvida e se organizem em grupos de 4 a 5 alunos. Entregue um pedaço de barbante e um conjunto de fichas com frações (ver materiais complementares) a cada grupo e deixe bem claro que cada grupo deverá construir seu próprio varal das frações. Dê tempo para que tentem resolver, deixe que discutam entre eles sobre a localização das frações na reta. Não faça nenhuma intervenção neste momento, observe como eles organizam e quais as estratégias que eles utilizam.

Propósito: Ordenar e localizar as fraçoes na reta numerada.

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução do atividade principal

Guia de intervenção

Painel de soluções select-down

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Peça aos alunos que compartilhem as estratégias que usaram, peça para que registrem na lousa .

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento. Comparar as respostas dos grupos.

Discuta com a turma:

  • Alguém chegou em uma solução diferente dessa? Você poderia explicar como fez?
  • Qual caminho você utilizou para concluir esta localização da fração?
  • Existe outra maneira de determinar a localização desta fração na reta numerada?

Encerramento select-down

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Concluir e retomar a ideia central da aula. Verifique se algum aluno possui dúvidas sobre o que aprenderam.

Propósito: Retomar a aprendizagem da aula e evidenciar a localização de frações na reta numerada.

Raio x select-down

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Apresente a nova situação e peça que os estudantes leiam o problema e resolvam. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. Após apresentar a nova situação, circule pela sala, para verificar como estão montando as representações. Você pode projetar, passar no quadro ou fazer cópia para os alunos. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções na lousa.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito da localização de fração na reta numerada.

Discuta com a turma:

  • Como você fez para representar o problema?
  • Você entendeu o que o problema propos?
  • Como fez para identificar o cartão em posição errada?
  • Como chegou a resposta?

Materiais complementares:

Raio x

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução do atividade complementar

Resumo da aula

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Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Autor: Cleudiana dos Santos Feitoza Zonzini

Mentor: Rodrigo Morozetti Blanco

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF06MA07) Reconhecer que os números racionais positivos podem ser expressos nas formas fracionária e decimal, estabelecer relações entre essas representações, passando de uma representação para outra, e relacioná-los a pontos na reta numérica.




Objetivos específicos

Ordenar e localizar racionais na reta numérica.



Conceito-chave

Localizar frações na reta.

Recursos necessários

Lápis, borracha, caderno, barbante, pregadores e cola

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientações: Inicie a aula propondo aos alunos a construção de uma reta numerada. Peça a um aluno que venha ao quadro e marque o número natural zero. Ao conduzir esta aula aproveite para relembrar alguns conceitos como sucessor, antecessor. Continue montando a reta até o número 3. Ressalte aos alunos a importância de, ao construir a reta, manter a mesma distância entre os números naturais, pois este fato será importante quando os alunos forem representar as frações na reta.

Em seguida, questione os alunos sobre como é possível localizar frações na reta numerada. Peça a um aluno que venha ao quadro e marque como ele faria a localização da fração.

Propósito: Fazer vir à tona, pela voz dos alunos, os conceitos que eles já possuem sobre reta numerada de números naturais e introduzir algumas frações na reta .

Discuta com a turma:

  • Onde o zero deve estar? No meio? Na ponta da esquerda da reta?
  • Quem é o sucessor do 0?
  • Qual o antecessor do 2?
  • Existe algum numero entre o 0 e 1?
  • A fração que você marcou é menor ou maior do que 1?

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientações: Inicie a aula propondo aos alunos a construção de uma reta numerada. Peça a um aluno que venha ao quadro e marque o número natural zero. Ao conduzir esta aula aproveite para relembrar alguns conceitos como sucessor, antecessor. Continue montando a reta até o número 3. Ressalte aos alunos a importância de, ao construir a reta, manter a mesma distância entre os números naturais, pois este fato será importante quando os alunos forem representar as frações na reta.

Em seguida, questione os alunos sobre como é possível localizar frações na reta numerada. Peça a um aluno que venha ao quadro e marque como ele faria a localização da fração.

Propósito: Fazer vir à tona, pela voz dos alunos, os conceitos que eles já possuem sobre reta numerada de números naturais e introduzir algumas frações na reta .

Discuta com a turma:

  • Onde o zero deve estar? No meio? Na ponta da esquerda da reta?
  • Quem é o sucessor do 0?
  • Qual o antecessor do 2?
  • Existe algum numero entre o 0 e 1?
  • A fração que você marcou é menor ou maior do que 1?

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Divida a turma em grupos. Você poderá escrever o enunciado da atividade no quadro, projetá-lo ou entregar uma cópia aos alunos. Peça aos estudantes para que leiam as instruções da atividade a ser desenvolvida e se organizem em grupos de 4 a 5 alunos. Entregue um pedaço de barbante e um conjunto de fichas com frações (ver materiais complementares) a cada grupo e deixe bem claro que cada grupo deverá construir seu próprio varal das frações. Dê tempo para que tentem resolver, deixe que discutam entre eles sobre a localização das frações na reta. Não faça nenhuma intervenção neste momento, observe como eles organizam e quais as estratégias que eles utilizam.

Propósito: Ordenar e localizar as fraçoes na reta numerada.

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução do atividade principal

Guia de intervenção

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Peça aos alunos que compartilhem as estratégias que usaram, peça para que registrem na lousa .

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento. Comparar as respostas dos grupos.

Discuta com a turma:

  • Alguém chegou em uma solução diferente dessa? Você poderia explicar como fez?
  • Qual caminho você utilizou para concluir esta localização da fração?
  • Existe outra maneira de determinar a localização desta fração na reta numerada?

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Concluir e retomar a ideia central da aula. Verifique se algum aluno possui dúvidas sobre o que aprenderam.

Propósito: Retomar a aprendizagem da aula e evidenciar a localização de frações na reta numerada.

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Apresente a nova situação e peça que os estudantes leiam o problema e resolvam. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. Após apresentar a nova situação, circule pela sala, para verificar como estão montando as representações. Você pode projetar, passar no quadro ou fazer cópia para os alunos. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções na lousa.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito da localização de fração na reta numerada.

Discuta com a turma:

  • Como você fez para representar o problema?
  • Você entendeu o que o problema propos?
  • Como fez para identificar o cartão em posição errada?
  • Como chegou a resposta?

Materiais complementares:

Raio x

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução do atividade complementar

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