11318
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - ”Quem poupa sempre tem”

Plano de aula de Matemática com atividades para 1º ano do Fundamental sobre Cédulas e moedas que compõem o Sistema Monetário Nacional.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Michele Cristina Alves Bento

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Michele Cristina Alves Bento

Mentor: Reginaldo de  O. Venâncio

Especialista de área: Fernando Barnabé



Habilidade da BNCC

(EF01MA19) Reconhecer e relacionar valores de moedas e cédulas do Sistema monetário brasileiro para resolver situações simples do cotidiano do estudante.



Objetivos específicos

Compreender ideias de composição de valores do Sistema de Monetário Nacional através de situações do cotidiano.

Conceito-chave

Cédulas e moedas que compõem o Sistema Monetário Nacional.



Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
  • Canetinhas;
  • Fita crepe/adesiva;
  • Montes de cédulas e moedas imitações das verdadeiras (existem materiais para recorte, geralmente nos anexos de livros didáticos consumíveis e que poderão ser previamente recortados e guardados, individualmente em envelopes, para serem utilizados em diversas aulas sobre o Sistema Monetário Brasileiro). É interessante que as moedas que representam os centavos também estejam disponíveis no envelope do aluno. As imitações das cédulas e moedas devem estar em quantidade dobrada ou triplicada, para melhor manuseio e maior possibilidade de representações.



Conhecimentos que a turma deve dominar

  • Ideias em construção acerca do Sistema de Numeração Decimal: números, quantificação, sequência crescente e decrescente, contagem de um em um, de dois em dois, de cinco em cinco, de dez em dez etc.;
  • Ideias acerca do Campo Aditivo: quantos a mais, quantos a menos, noção de acrescentar.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos, sendo um minuto para a leitura do objetivo da aula.

Orientação: Proponha aos alunos pensar em benefícios que o conhecimento do sistema monetário nacional, no uso de cédulas e moedas em situações de nosso cotidiano. Caso a questão das possibilidades do uso consciente do dinheiro em situações de compra, bem como a pesquisa visando a economia não apareça, estabeleça perguntas que possam motivar este pensamento.

Propósito: Utilizar cédulas e moedas em situações do cotidiano, combinando grandezas na representação de valores, pensando nas aprendizagens geradas.

Discuta com a turma:

  • É importante saber usar cédulas e moedas?
  • É importante saber comprar?
  • Porque devemos ter responsabilidades no uso do dinheiro?
  • O que é fazer economia?
  • É importante planejar quando vamos sair para uma situação de compra?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos

Orientação: Alunos em duplas em situação de esforço produtivo. É importante terem o envelope de dinheirinho e o bloquinho de anotações e a atividade impressa para cada dupla.

Propósito: Escolher produtos de acordo com suas próprias ideias, pensando em economizar valores.

Discuta com a turma:

  • O que devo levar em consideração ao escolher os produtos?
  • Posso pensar no que seria mais necessário para Roberta?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientação: Alunos em duplas em situação de esforço produtivo. É importante terem o envelope de dinheirinho e o bloquinho de anotações e a atividade impressa para cada dupla.

Realizar a leitura da lista para que as duplas façam suas escolhas de produtos.

Propósito: Escolher produtos de acordo com suas próprias ideias, pensando em economizar valores.

Discuta com a turma:

  • O que devo levar em consideração ao escolher os produtos?
  • Posso pensar no que seria mais necessário para Roberta?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientação: Alunos em duplas em situação de esforço produtivo. É importante terem o envelope de dinheirinho e o bloquinho de anotações e a atividade impressa para cada dupla.

Realizar a leitura da lista para que as duplas façam suas escolhas de produtos.

Propósito: Escolher produtos de acordo com suas próprias ideias, pensando em economizar valores.

Discuta com a turma:

  • O que devo levar em consideração ao escolher os produtos?
  • Posso pensar no que seria mais necessário para Roberta?

Discussão de Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Cada dupla deverá apresentar suas listas, a soma dos produtos comprados, o troco recebido. Logo, deverão dizer se conseguiram economizar e justificar a escolha dos produtos da lista.

Discuta com a turma:

  • Como vocês pensaram a escolha dos produtos da lista?
  • O que ajuda a economizar quando saímos em situações de compra?
  • Devemos pesquisar preços?
  • É importante planejar?
  • É importante economizar?

Sistematização do conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Retome as ideias da aula, elencando os principais pontos de forma breve e pontual.

Discuta com a turma:

  • Quais os pontos principais da aula de hoje?
  • Como é possível economizar em situações de nosso cotidiano?
  • O que é ter responsabilidade nos momentos de compra?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Encerre a atividade retomando com os alunos que utilizamos cédulas e moedas para formar valores diferentes, em situações de nosso dia a dia.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Retome a informação de que a atividade será individual. Apresente a nova atividade aos alunos lendo-a em voz alta. Durante a resolução, faça as intervenções necessárias.

Materiais complementares para impressão:
Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Michele Cristina Alves Bento

Mentor: Reginaldo de  O. Venâncio

Especialista de área: Fernando Barnabé



Habilidade da BNCC

(EF01MA19) Reconhecer e relacionar valores de moedas e cédulas do Sistema monetário brasileiro para resolver situações simples do cotidiano do estudante.



Objetivos específicos

Compreender ideias de composição de valores do Sistema de Monetário Nacional através de situações do cotidiano.

Conceito-chave

Cédulas e moedas que compõem o Sistema Monetário Nacional.



Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
  • Canetinhas;
  • Fita crepe/adesiva;
  • Montes de cédulas e moedas imitações das verdadeiras (existem materiais para recorte, geralmente nos anexos de livros didáticos consumíveis e que poderão ser previamente recortados e guardados, individualmente em envelopes, para serem utilizados em diversas aulas sobre o Sistema Monetário Brasileiro). É interessante que as moedas que representam os centavos também estejam disponíveis no envelope do aluno. As imitações das cédulas e moedas devem estar em quantidade dobrada ou triplicada, para melhor manuseio e maior possibilidade de representações.



Conhecimentos que a turma deve dominar

  • Ideias em construção acerca do Sistema de Numeração Decimal: números, quantificação, sequência crescente e decrescente, contagem de um em um, de dois em dois, de cinco em cinco, de dez em dez etc.;
  • Ideias acerca do Campo Aditivo: quantos a mais, quantos a menos, noção de acrescentar.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos, sendo um minuto para a leitura do objetivo da aula.

Orientação: Proponha aos alunos pensar em benefícios que o conhecimento do sistema monetário nacional, no uso de cédulas e moedas em situações de nosso cotidiano. Caso a questão das possibilidades do uso consciente do dinheiro em situações de compra, bem como a pesquisa visando a economia não apareça, estabeleça perguntas que possam motivar este pensamento.

Propósito: Utilizar cédulas e moedas em situações do cotidiano, combinando grandezas na representação de valores, pensando nas aprendizagens geradas.

Discuta com a turma:

  • É importante saber usar cédulas e moedas?
  • É importante saber comprar?
  • Porque devemos ter responsabilidades no uso do dinheiro?
  • O que é fazer economia?
  • É importante planejar quando vamos sair para uma situação de compra?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos

Orientação: Alunos em duplas em situação de esforço produtivo. É importante terem o envelope de dinheirinho e o bloquinho de anotações e a atividade impressa para cada dupla.

Propósito: Escolher produtos de acordo com suas próprias ideias, pensando em economizar valores.

Discuta com a turma:

  • O que devo levar em consideração ao escolher os produtos?
  • Posso pensar no que seria mais necessário para Roberta?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientação: Alunos em duplas em situação de esforço produtivo. É importante terem o envelope de dinheirinho e o bloquinho de anotações e a atividade impressa para cada dupla.

Realizar a leitura da lista para que as duplas façam suas escolhas de produtos.

Propósito: Escolher produtos de acordo com suas próprias ideias, pensando em economizar valores.

Discuta com a turma:

  • O que devo levar em consideração ao escolher os produtos?
  • Posso pensar no que seria mais necessário para Roberta?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientação: Alunos em duplas em situação de esforço produtivo. É importante terem o envelope de dinheirinho e o bloquinho de anotações e a atividade impressa para cada dupla.

Realizar a leitura da lista para que as duplas façam suas escolhas de produtos.

Propósito: Escolher produtos de acordo com suas próprias ideias, pensando em economizar valores.

Discuta com a turma:

  • O que devo levar em consideração ao escolher os produtos?
  • Posso pensar no que seria mais necessário para Roberta?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Cada dupla deverá apresentar suas listas, a soma dos produtos comprados, o troco recebido. Logo, deverão dizer se conseguiram economizar e justificar a escolha dos produtos da lista.

Discuta com a turma:

  • Como vocês pensaram a escolha dos produtos da lista?
  • O que ajuda a economizar quando saímos em situações de compra?
  • Devemos pesquisar preços?
  • É importante planejar?
  • É importante economizar?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Retome as ideias da aula, elencando os principais pontos de forma breve e pontual.

Discuta com a turma:

  • Quais os pontos principais da aula de hoje?
  • Como é possível economizar em situações de nosso cotidiano?
  • O que é ter responsabilidade nos momentos de compra?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Encerre a atividade retomando com os alunos que utilizamos cédulas e moedas para formar valores diferentes, em situações de nosso dia a dia.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Retome a informação de que a atividade será individual. Apresente a nova atividade aos alunos lendo-a em voz alta. Durante a resolução, faça as intervenções necessárias.

Materiais complementares para impressão:
Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Grandezas e Medidas do 1º ano :

Com o plano de aula sobre grandezas e medidas, os estudantes aprendem medidas de comprimentos, massa, tempo e capacidade com unidades não padronizadas e conhecem o sistema monetário brasileiro.

MAIS AULAS DE Matemática do 1º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF01MA19 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano