11316
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 7º ano > Grandezas e Medidas

Plano de aula - Contornando e esticando a circunferência!

Plano de aula de Matemática com atividades para 7º ano do Fundamental sobre número pi (?), perímetro, circunferência,medidas

Plano 01 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Alex de Cassio Macedo

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo da aula select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Alex de Cassio Macedo

Mentora: Maria Aparecida Nemet

Especialista de área: Fernando Barnabé





Habilidade da BNCC

  (EF07MA27) Estabelecer o número (pi) como a razão entre a medida de uma circunferência e seu diâmetro, para compreender e resolver problemas, inclusive os de natureza histórica.





Objetivos específicos

Relacionar o comprimento da circunferência à medida de PI




Conceito-chave

Número pi (π), perímetro, circunferência,medidas





Recursos necessários

  • Atividades impressas em folhas.
  • Régua, lápis, borracha, caderno.

Além disso peça que os alunos tragam exclusivamente para esta aula;

  • embalagens ou objetos em formatos arredondados de tamanhos diferentes
  • fita métrica (tipo aquelas de costureira) ou barbante.





Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Neste primeiro momento explique o objetivo da aula de maneira clara e sucinta, argumente que a partir desta aula o aluno(a) será capaz de calcular o comprimento de uma circunferência, associá-la ao perímetro de figuras circulares e ter noção do número pi (?) i, sem a preocupação de apresentá-lo como um número irracional.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula e motivá-los ao estudo.

Observação: Você deve solicitar aos alunos, antecipadamente, que tragam dois objetos de formato circular, calculadora e fita métrica (caso não tenha fita métrica pode ser utilizado o barbante e a régua).

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 8 minutos (slide 3 ao slide 8).

Orientações: Neste momento é importante retomar os conceitos de medida, comprimento, perímetro e, principalmente, os elementos da circunferência aprendidos nas aulas de geometria, para melhor orientar seus alunos clique aqui.

Propósito: Relembrar o conceito de perímetro de figura geométrica plana.

Discuta com a turma:

  • Quem lembra o que significa medir ? E medir comprimentos?
  • Deixe que os alunos expressem seus conhecimentos livremente. Peça-lhes exemplos.
  • Porque é util sabermos calcular perímetros?
  • Podemos citar diversas aplicações, na construção, na arte, na geografia. Deixe que eles levantem algumas situações práticas do uso da medida de perímetro .

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 8 minutos (slide 3 ao slide 8).

Orientações: Neste momento é importante retomar os conceitos de medida, comprimento, perímetro e, principalmente, os elementos da circunferência aprendidos nas aulas de geometria, para melhor orientar seus alunos clique aqui.

Propósito: Relembrar o conceito de perímetro de figura geométrica plana.

Discuta com a turma:

  • Quem lembra como calcular o perímetro de figuras polígonais?
  • Somando os lados

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 8 minutos (slide 3 ao slide 8).

Orientações: Neste momento é importante retomar os conceitos de medida, comprimento, perímetro e, principalmente, os elementos da circunferência aprendidos nas aulas de geometria, para melhor orientar seus alunos clique aqui.

Propósito: Relembrar o conceito de perímetro de figura geométrica plana.

Discuta com a turma:

  • Como calcular o “perímetro desta figura”?
  • Deixe que eles falem livremente suas ideias, porém é importante que neste momento você professor (a) prepare um ambiente propício para a retomada do conceito de circunferência.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 8 minutos (slide 3 ao slide 8).

Orientações: Neste momento é importante retomar os conceitos de medida, comprimento, perímetro e, principalmente, os elementos da circunferência aprendidos nas aulas de geometria, para melhor orientar seus alunos clique aqui.

Propósito: Relembrar o conceito de perímetro de figura geométrica plana.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 8 minutos (slide 3 ao slide 8).

Orientações: Neste momento é importante retomar os conceitos de medida, comprimento, perímetro e, principalmente, os elementos da circunferência aprendidos nas aulas de geometria, para melhor orientar seus alunos clique aqui.

Propósito: Relembrar o conceito de perímetro de figura geométrica plana.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 8 minutos (slide 3 ao slide 8).

Orientações: Neste momento é importante retomar os conceitos de medida, comprimento, perímetro e, principalmente, os elementos da circunferência aprendidos nas aulas de geometria, para melhor orientar seus alunos clique aqui.

Propósito: Relembrar o conceito de perímetro de figura geométrica plana.

Discuta com a turma:

  • Como utilizar os instrumentos para medir? Para auxiliar seus alunos clique aqui.
  • Verifique se existe alguma dificuldade no uso da fita métrica ou no uso do barbante como instrumento de medida.

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Orientações: A atividade principal apresenta um problema prático que exigirá dos alunos uma investigação com medições e cálculos. O objetivo é que o aluno compreenda a importância do número pi (?) no cálculo do comprimento da circunferência e da obtenção de uma expressão algébrica para facilitar este trabalho. Divida a turma em grupos, cada grupo com cinco alunos(as). Certifique-se de que em cada grupo tenha pelo menos cinco objetos circulares, de tamanhos diferentes, para efetuarem as medições.

Propósito: Ler, interpretar e esclarecer os detalhes do problema.

Discuta com a turma:

  • O que é necessário saber para resolver o problema?
  • Medir e dividir numeros decimais. Acesse o material de apoio para melhor orientar seus alunos clicando aqui.

Atividade principal

Resolução da atividade

Guia de intervenção

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 15 minutos.

Orientações: A atividade principal apresenta um problema prático que exigirá dos alunos uma investigação com medições e cálculos. O objetivo é que o aluno compreenda a importância do número pi (?) no cálculo do comprimento da circunferência e da obtenção de uma expressão algébrica para facilitar este trabalho. Divida a turma em grupos, cada grupo com cinco alunos(as). Certifique-se de que em cada grupo tenha pelo menos cinco objetos circulares, de tamanhos diferentes, para efetuarem as medições.

Propósito: Ler, interpretar e esclarecer os detalhes do problema.

Discuta com a turma:

  • O que é necessário saber para resolver o problema?
  • Medir e dividir numeros decimais.

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 15 minutos.

Orientações: A atividade principal apresenta um problema prático que exigirá dos alunos uma investigação com medições e cálculos. O objetivo é que o aluno compreenda a importância do número pi (?) no cálculo do comprimento da circunferência e da obtenção de uma expressão algébrica para facilitar este trabalho. Divida a turma em grupos, cada grupo com cinco alunos(as). Certifique-se de que em cada grupo tenha pelo menos cinco objetos circulares, de tamanhos diferentes, para efetuarem as medições.

Propósito: Ler, interpretar e esclarecer os detalhes do problema.

Discuta com a turma:

  • O que é necessário saber para resolver o problema?
  • Medir e dividir numeros decimais.

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 15 minutos.

Orientações: A atividade principal apresenta um problema prático que exigirá dos alunos uma investigação com medições e cálculos. O objetivo é que o aluno compreenda a importância do número pi (?) no cálculo do comprimento da circunferência e da obtenção de uma expressão algébrica para facilitar este trabalho. Divida a turma em grupos, cada grupo com cinco alunos(as). Certifique-se de que em cada grupo tenha pelo menos cinco objetos circulares, de tamanhos diferentes, para efetuarem as medições.

Propósito: Ler, interpretar e esclarecer os detalhes do problema.

Discuta com a turma:

  • O que é necessário saber para resolver o problema?
  • Medir e dividir numeros decimais.

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 15 minutos.

Orientações: A atividade principal apresenta um problema prático que exigirá dos alunos uma investigação com medições e cálculos. O objetivo é que o aluno compreenda a importância do número pi (?) no cálculo do comprimento da circunferência e da obtenção de uma expressão algébrica para facilitar este trabalho. Divida a turma em grupos, cada grupo com cinco alunos(as). Certifique-se de que em cada grupo tenha pelo menos cinco objetos circulares, de tamanhos diferentes, para efetuarem as medições.

Propósito: Ler, interpretar e esclarecer os detalhes do problema.

Discuta com a turma:

  • O que é necessário saber para resolver o problema?
  • Medir e dividir numeros decimais.

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 15 minutos.

Orientações: A atividade principal apresenta um problema prático que exigirá dos alunos uma investigação com medições e cálculos. O objetivo é que o aluno compreenda a importância do número pi (?) no cálculo do comprimento da circunferência e da obtenção de uma expressão algébrica para facilitar este trabalho. Divida a turma em grupos, cada grupo com cinco alunos(as). Certifique-se de que em cada grupo tenha pelo menos cinco objetos circulares, de tamanhos diferentes, para efetuarem as medições.

Propósito: Ler, interpretar e esclarecer os detalhes do problema.

Discuta com a turma:

  • O que é necessário saber para resolver o problema?
  • Medir e dividir numeros decimais.

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (slide 8 ao slide 21).

Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução, é importante que você apresente a solução como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a uma solução.

Propósito: Provocar a discussão de soluções .

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 8 minutos.

Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução, é importante que o professor apresente a solução apresentada como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a uma solução. É comum nesta atividade as medidas foram bem divergentes, busque conscientizar os alunos que a imprecisão do método que utilizamos para medir não permite uma exatidão maior nos resultados, e que este fato contribui para que aprendamos a expressão que nos fornece um valor mais perfeito desta medida.

Propósito: Provocar a discussão o resultado da investigação .

Sistematização do conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 5 minutos.

Orientações: Agora feche o conceito com os alunos dizendo que, sempre que aparecer o pi (?) como constante no cálculo de um comprimento ele deve se preocupar com a aproximação utilizada, garantido que ela está correta. Mostre também que a expressão apresentada serve tanto para calcular o comprimento da circunferência a partir da medida do diâmetro quanto a do diâmetro a partir do comprimento dado.

Propósito: Fazer o fechamento da ideia da aula, esclarecendo sobre a importância do número pi (?) e da expressão para calcular o comprimento da circunferência .

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 5 minutos.

Orientações: Neste momento é importante destacar o aprendizado e tornar o objetivo da aula evidente para consolidar os conceitos utilizados.

Propósito: Deixar claro ao aluno o que ele aprendeu na aula.

Discuta com a turma:

  • Em quais outras situações podem ser utilizados os métodos aprendidos nesta aula?

Raio - X select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos.

Orientações: Esta atividade visa avaliar a consolidação do que foi aprendido, a atividade deve ser realizada individualmente.

Raio X para impressão

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Neste primeiro momento explique o objetivo da aula de maneira clara e sucinta, argumente que a partir desta aula o aluno(a) será capaz de calcular o comprimento de uma circunferência, associá-la ao perímetro de figuras circulares e ter noção do número pi (?) i, sem a preocupação de apresentá-lo como um número irracional.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula e motivá-los ao estudo.

Observação: Você deve solicitar aos alunos, antecipadamente, que tragam dois objetos de formato circular, calculadora e fita métrica (caso não tenha fita métrica pode ser utilizado o barbante e a régua).


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Alex de Cassio Macedo

Mentora: Maria Aparecida Nemet

Especialista de área: Fernando Barnabé





Habilidade da BNCC

  (EF07MA27) Estabelecer o número (pi) como a razão entre a medida de uma circunferência e seu diâmetro, para compreender e resolver problemas, inclusive os de natureza histórica.





Objetivos específicos

Relacionar o comprimento da circunferência à medida de PI




Conceito-chave

Número pi (π), perímetro, circunferência,medidas





Recursos necessários

  • Atividades impressas em folhas.
  • Régua, lápis, borracha, caderno.

Além disso peça que os alunos tragam exclusivamente para esta aula;

  • embalagens ou objetos em formatos arredondados de tamanhos diferentes
  • fita métrica (tipo aquelas de costureira) ou barbante.




Slide Plano Aula

Tempo previsto: 8 minutos (slide 3 ao slide 8).

Orientações: Neste momento é importante retomar os conceitos de medida, comprimento, perímetro e, principalmente, os elementos da circunferência aprendidos nas aulas de geometria, para melhor orientar seus alunos clique aqui.

Propósito: Relembrar o conceito de perímetro de figura geométrica plana.

Discuta com a turma:

  • Quem lembra o que significa medir ? E medir comprimentos?
  • Deixe que os alunos expressem seus conhecimentos livremente. Peça-lhes exemplos.
  • Porque é util sabermos calcular perímetros?
  • Podemos citar diversas aplicações, na construção, na arte, na geografia. Deixe que eles levantem algumas situações práticas do uso da medida de perímetro .

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 8 minutos (slide 3 ao slide 8).

Orientações: Neste momento é importante retomar os conceitos de medida, comprimento, perímetro e, principalmente, os elementos da circunferência aprendidos nas aulas de geometria, para melhor orientar seus alunos clique aqui.

Propósito: Relembrar o conceito de perímetro de figura geométrica plana.

Discuta com a turma:

  • Quem lembra como calcular o perímetro de figuras polígonais?
  • Somando os lados

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 8 minutos (slide 3 ao slide 8).

Orientações: Neste momento é importante retomar os conceitos de medida, comprimento, perímetro e, principalmente, os elementos da circunferência aprendidos nas aulas de geometria, para melhor orientar seus alunos clique aqui.

Propósito: Relembrar o conceito de perímetro de figura geométrica plana.

Discuta com a turma:

  • Como calcular o “perímetro desta figura”?
  • Deixe que eles falem livremente suas ideias, porém é importante que neste momento você professor (a) prepare um ambiente propício para a retomada do conceito de circunferência.

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 8 minutos (slide 3 ao slide 8).

Orientações: Neste momento é importante retomar os conceitos de medida, comprimento, perímetro e, principalmente, os elementos da circunferência aprendidos nas aulas de geometria, para melhor orientar seus alunos clique aqui.

Propósito: Relembrar o conceito de perímetro de figura geométrica plana.

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 8 minutos (slide 3 ao slide 8).

Orientações: Neste momento é importante retomar os conceitos de medida, comprimento, perímetro e, principalmente, os elementos da circunferência aprendidos nas aulas de geometria, para melhor orientar seus alunos clique aqui.

Propósito: Relembrar o conceito de perímetro de figura geométrica plana.

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 8 minutos (slide 3 ao slide 8).

Orientações: Neste momento é importante retomar os conceitos de medida, comprimento, perímetro e, principalmente, os elementos da circunferência aprendidos nas aulas de geometria, para melhor orientar seus alunos clique aqui.

Propósito: Relembrar o conceito de perímetro de figura geométrica plana.

Discuta com a turma:

  • Como utilizar os instrumentos para medir? Para auxiliar seus alunos clique aqui.
  • Verifique se existe alguma dificuldade no uso da fita métrica ou no uso do barbante como instrumento de medida.

Slide Plano Aula

Orientações: A atividade principal apresenta um problema prático que exigirá dos alunos uma investigação com medições e cálculos. O objetivo é que o aluno compreenda a importância do número pi (?) no cálculo do comprimento da circunferência e da obtenção de uma expressão algébrica para facilitar este trabalho. Divida a turma em grupos, cada grupo com cinco alunos(as). Certifique-se de que em cada grupo tenha pelo menos cinco objetos circulares, de tamanhos diferentes, para efetuarem as medições.

Propósito: Ler, interpretar e esclarecer os detalhes do problema.

Discuta com a turma:

  • O que é necessário saber para resolver o problema?
  • Medir e dividir numeros decimais. Acesse o material de apoio para melhor orientar seus alunos clicando aqui.

Atividade principal

Resolução da atividade

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 15 minutos.

Orientações: A atividade principal apresenta um problema prático que exigirá dos alunos uma investigação com medições e cálculos. O objetivo é que o aluno compreenda a importância do número pi (?) no cálculo do comprimento da circunferência e da obtenção de uma expressão algébrica para facilitar este trabalho. Divida a turma em grupos, cada grupo com cinco alunos(as). Certifique-se de que em cada grupo tenha pelo menos cinco objetos circulares, de tamanhos diferentes, para efetuarem as medições.

Propósito: Ler, interpretar e esclarecer os detalhes do problema.

Discuta com a turma:

  • O que é necessário saber para resolver o problema?
  • Medir e dividir numeros decimais.
Slide Plano Aula

Tempo previsto: 15 minutos.

Orientações: A atividade principal apresenta um problema prático que exigirá dos alunos uma investigação com medições e cálculos. O objetivo é que o aluno compreenda a importância do número pi (?) no cálculo do comprimento da circunferência e da obtenção de uma expressão algébrica para facilitar este trabalho. Divida a turma em grupos, cada grupo com cinco alunos(as). Certifique-se de que em cada grupo tenha pelo menos cinco objetos circulares, de tamanhos diferentes, para efetuarem as medições.

Propósito: Ler, interpretar e esclarecer os detalhes do problema.

Discuta com a turma:

  • O que é necessário saber para resolver o problema?
  • Medir e dividir numeros decimais.

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 15 minutos.

Orientações: A atividade principal apresenta um problema prático que exigirá dos alunos uma investigação com medições e cálculos. O objetivo é que o aluno compreenda a importância do número pi (?) no cálculo do comprimento da circunferência e da obtenção de uma expressão algébrica para facilitar este trabalho. Divida a turma em grupos, cada grupo com cinco alunos(as). Certifique-se de que em cada grupo tenha pelo menos cinco objetos circulares, de tamanhos diferentes, para efetuarem as medições.

Propósito: Ler, interpretar e esclarecer os detalhes do problema.

Discuta com a turma:

  • O que é necessário saber para resolver o problema?
  • Medir e dividir numeros decimais.

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 15 minutos.

Orientações: A atividade principal apresenta um problema prático que exigirá dos alunos uma investigação com medições e cálculos. O objetivo é que o aluno compreenda a importância do número pi (?) no cálculo do comprimento da circunferência e da obtenção de uma expressão algébrica para facilitar este trabalho. Divida a turma em grupos, cada grupo com cinco alunos(as). Certifique-se de que em cada grupo tenha pelo menos cinco objetos circulares, de tamanhos diferentes, para efetuarem as medições.

Propósito: Ler, interpretar e esclarecer os detalhes do problema.

Discuta com a turma:

  • O que é necessário saber para resolver o problema?
  • Medir e dividir numeros decimais.

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 15 minutos.

Orientações: A atividade principal apresenta um problema prático que exigirá dos alunos uma investigação com medições e cálculos. O objetivo é que o aluno compreenda a importância do número pi (?) no cálculo do comprimento da circunferência e da obtenção de uma expressão algébrica para facilitar este trabalho. Divida a turma em grupos, cada grupo com cinco alunos(as). Certifique-se de que em cada grupo tenha pelo menos cinco objetos circulares, de tamanhos diferentes, para efetuarem as medições.

Propósito: Ler, interpretar e esclarecer os detalhes do problema.

Discuta com a turma:

  • O que é necessário saber para resolver o problema?
  • Medir e dividir numeros decimais.

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (slide 8 ao slide 21).

Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução, é importante que você apresente a solução como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a uma solução.

Propósito: Provocar a discussão de soluções .

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 8 minutos.

Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução, é importante que o professor apresente a solução apresentada como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a uma solução. É comum nesta atividade as medidas foram bem divergentes, busque conscientizar os alunos que a imprecisão do método que utilizamos para medir não permite uma exatidão maior nos resultados, e que este fato contribui para que aprendamos a expressão que nos fornece um valor mais perfeito desta medida.

Propósito: Provocar a discussão o resultado da investigação .

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 5 minutos.

Orientações: Agora feche o conceito com os alunos dizendo que, sempre que aparecer o pi (?) como constante no cálculo de um comprimento ele deve se preocupar com a aproximação utilizada, garantido que ela está correta. Mostre também que a expressão apresentada serve tanto para calcular o comprimento da circunferência a partir da medida do diâmetro quanto a do diâmetro a partir do comprimento dado.

Propósito: Fazer o fechamento da ideia da aula, esclarecendo sobre a importância do número pi (?) e da expressão para calcular o comprimento da circunferência .

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 5 minutos.

Orientações: Neste momento é importante destacar o aprendizado e tornar o objetivo da aula evidente para consolidar os conceitos utilizados.

Propósito: Deixar claro ao aluno o que ele aprendeu na aula.

Discuta com a turma:

  • Em quais outras situações podem ser utilizados os métodos aprendidos nesta aula?

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos.

Orientações: Esta atividade visa avaliar a consolidação do que foi aprendido, a atividade deve ser realizada individualmente.

Raio X para impressão

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Grandezas e Medidas do 7º ano :

Com o plano de aula sobre grandezas e medidas os alunos aprendem a resolver problemas envolvendo medições, medição de superfícies e medida do comprimento da circunferência.

MAIS AULAS DE Matemática do 7º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF07MA33 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano