Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Contornando e esticando a circunferência!
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Medida do comprimento da circunferência
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Alex de Cassio Macedo
Mentora: Maria Aparecida Nemet
Especialista de área: Fernando Barnabé
Habilidade da BNCC
(EF07MA27) Estabelecer o número (pi) como a razão entre a medida de uma circunferência e seu diâmetro, para compreender e resolver problemas, inclusive os de natureza histórica.
Objetivos específicos
Relacionar o comprimento da circunferência à medida de PI
Conceito-chave
Número pi (π), perímetro, circunferência,medidas
Recursos necessários
- Atividades impressas em folhas.
- Régua, lápis, borracha, caderno.
Além disso peça que os alunos tragam exclusivamente para esta aula;
- embalagens ou objetos em formatos arredondados de tamanhos diferentes
- fita métrica (tipo aquelas de costureira) ou barbante.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Relacionar o comprimento da circunferência à medida de PI
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Neste primeiro momento explique o objetivo da aula de maneira clara e sucinta, argumente que a partir desta aula o aluno(a) será capaz de calcular o comprimento de uma circunferência, associá-la ao perímetro de figuras circulares e ter noção do número pi (?) i, sem a preocupação de apresentá-lo como um número irracional.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula e motivá-los ao estudo.
Observação: Você deve solicitar aos alunos, antecipadamente, que tragam dois objetos de formato circular, calculadora e fita métrica (caso não tenha fita métrica pode ser utilizado o barbante e a régua).
Aquecimento
Tempo previsto: 8 minutos (slide 3 ao slide 8).
Orientações: Neste momento é importante retomar os conceitos de medida, comprimento, perímetro e, principalmente, os elementos da circunferência aprendidos nas aulas de geometria, para melhor orientar seus alunos clique aqui.
Propósito: Relembrar o conceito de perímetro de figura geométrica plana.
Discuta com a turma:
- Quem lembra o que significa medir ? E medir comprimentos?
- Deixe que os alunos expressem seus conhecimentos livremente. Peça-lhes exemplos.
- Porque é util sabermos calcular perímetros?
- Podemos citar diversas aplicações, na construção, na arte, na geografia. Deixe que eles levantem algumas situações práticas do uso da medida de perímetro .
Aquecimento
Tempo previsto: 8 minutos (slide 3 ao slide 8).
Orientações: Neste momento é importante retomar os conceitos de medida, comprimento, perímetro e, principalmente, os elementos da circunferência aprendidos nas aulas de geometria, para melhor orientar seus alunos clique aqui.
Propósito: Relembrar o conceito de perímetro de figura geométrica plana.
Discuta com a turma:
- Quem lembra como calcular o perímetro de figuras polígonais?
- Somando os lados
Aquecimento
Tempo previsto: 8 minutos (slide 3 ao slide 8).
Orientações: Neste momento é importante retomar os conceitos de medida, comprimento, perímetro e, principalmente, os elementos da circunferência aprendidos nas aulas de geometria, para melhor orientar seus alunos clique aqui.
Propósito: Relembrar o conceito de perímetro de figura geométrica plana.
Discuta com a turma:
- Como calcular o “perímetro desta figura”?
- Deixe que eles falem livremente suas ideias, porém é importante que neste momento você professor (a) prepare um ambiente propício para a retomada do conceito de circunferência.
Aquecimento
Tempo previsto: 8 minutos (slide 3 ao slide 8).
Orientações: Neste momento é importante retomar os conceitos de medida, comprimento, perímetro e, principalmente, os elementos da circunferência aprendidos nas aulas de geometria, para melhor orientar seus alunos clique aqui.
Propósito: Relembrar o conceito de perímetro de figura geométrica plana.
Aquecimento
Tempo previsto: 8 minutos (slide 3 ao slide 8).
Orientações: Neste momento é importante retomar os conceitos de medida, comprimento, perímetro e, principalmente, os elementos da circunferência aprendidos nas aulas de geometria, para melhor orientar seus alunos clique aqui.
Propósito: Relembrar o conceito de perímetro de figura geométrica plana.
Aquecimento
Tempo previsto: 8 minutos (slide 3 ao slide 8).
Orientações: Neste momento é importante retomar os conceitos de medida, comprimento, perímetro e, principalmente, os elementos da circunferência aprendidos nas aulas de geometria, para melhor orientar seus alunos clique aqui.
Propósito: Relembrar o conceito de perímetro de figura geométrica plana.
Discuta com a turma:
- Como utilizar os instrumentos para medir? Para auxiliar seus alunos clique aqui.
- Verifique se existe alguma dificuldade no uso da fita métrica ou no uso do barbante como instrumento de medida.
Atividade Principal
Orientações: A atividade principal apresenta um problema prático que exigirá dos alunos uma investigação com medições e cálculos. O objetivo é que o aluno compreenda a importância do número pi (?) no cálculo do comprimento da circunferência e da obtenção de uma expressão algébrica para facilitar este trabalho. Divida a turma em grupos, cada grupo com cinco alunos(as). Certifique-se de que em cada grupo tenha pelo menos cinco objetos circulares, de tamanhos diferentes, para efetuarem as medições.
Propósito: Ler, interpretar e esclarecer os detalhes do problema.
Discuta com a turma:
- O que é necessário saber para resolver o problema?
- Medir e dividir numeros decimais. Acesse o material de apoio para melhor orientar seus alunos clicando aqui.
Atividade Principal
Tempo previsto: 15 minutos.
Orientações: A atividade principal apresenta um problema prático que exigirá dos alunos uma investigação com medições e cálculos. O objetivo é que o aluno compreenda a importância do número pi (?) no cálculo do comprimento da circunferência e da obtenção de uma expressão algébrica para facilitar este trabalho. Divida a turma em grupos, cada grupo com cinco alunos(as). Certifique-se de que em cada grupo tenha pelo menos cinco objetos circulares, de tamanhos diferentes, para efetuarem as medições.
Propósito: Ler, interpretar e esclarecer os detalhes do problema.
Discuta com a turma:
- O que é necessário saber para resolver o problema?
- Medir e dividir numeros decimais.
Atividade Principal
Tempo previsto: 15 minutos.
Orientações: A atividade principal apresenta um problema prático que exigirá dos alunos uma investigação com medições e cálculos. O objetivo é que o aluno compreenda a importância do número pi (?) no cálculo do comprimento da circunferência e da obtenção de uma expressão algébrica para facilitar este trabalho. Divida a turma em grupos, cada grupo com cinco alunos(as). Certifique-se de que em cada grupo tenha pelo menos cinco objetos circulares, de tamanhos diferentes, para efetuarem as medições.
Propósito: Ler, interpretar e esclarecer os detalhes do problema.
Discuta com a turma:
- O que é necessário saber para resolver o problema?
- Medir e dividir numeros decimais.
Atividade Principal
Tempo previsto: 15 minutos.
Orientações: A atividade principal apresenta um problema prático que exigirá dos alunos uma investigação com medições e cálculos. O objetivo é que o aluno compreenda a importância do número pi (?) no cálculo do comprimento da circunferência e da obtenção de uma expressão algébrica para facilitar este trabalho. Divida a turma em grupos, cada grupo com cinco alunos(as). Certifique-se de que em cada grupo tenha pelo menos cinco objetos circulares, de tamanhos diferentes, para efetuarem as medições.
Propósito: Ler, interpretar e esclarecer os detalhes do problema.
Discuta com a turma:
- O que é necessário saber para resolver o problema?
- Medir e dividir numeros decimais.
Atividade Principal
Tempo previsto: 15 minutos.
Orientações: A atividade principal apresenta um problema prático que exigirá dos alunos uma investigação com medições e cálculos. O objetivo é que o aluno compreenda a importância do número pi (?) no cálculo do comprimento da circunferência e da obtenção de uma expressão algébrica para facilitar este trabalho. Divida a turma em grupos, cada grupo com cinco alunos(as). Certifique-se de que em cada grupo tenha pelo menos cinco objetos circulares, de tamanhos diferentes, para efetuarem as medições.
Propósito: Ler, interpretar e esclarecer os detalhes do problema.
Discuta com a turma:
- O que é necessário saber para resolver o problema?
- Medir e dividir numeros decimais.
Atividade Principal
Tempo previsto: 15 minutos.
Orientações: A atividade principal apresenta um problema prático que exigirá dos alunos uma investigação com medições e cálculos. O objetivo é que o aluno compreenda a importância do número pi (?) no cálculo do comprimento da circunferência e da obtenção de uma expressão algébrica para facilitar este trabalho. Divida a turma em grupos, cada grupo com cinco alunos(as). Certifique-se de que em cada grupo tenha pelo menos cinco objetos circulares, de tamanhos diferentes, para efetuarem as medições.
Propósito: Ler, interpretar e esclarecer os detalhes do problema.
Discuta com a turma:
- O que é necessário saber para resolver o problema?
- Medir e dividir numeros decimais.
Discussão da solução
Tempo previsto: 10 minutos (slide 8 ao slide 21).
Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução, é importante que você apresente a solução como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a uma solução.
Propósito: Provocar a discussão de soluções .
Discussão da solução
Tempo previsto: 8 minutos.
Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução, é importante que o professor apresente a solução apresentada como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a uma solução. É comum nesta atividade as medidas foram bem divergentes, busque conscientizar os alunos que a imprecisão do método que utilizamos para medir não permite uma exatidão maior nos resultados, e que este fato contribui para que aprendamos a expressão que nos fornece um valor mais perfeito desta medida.
Propósito: Provocar a discussão o resultado da investigação .
Sistematização do conceito
Tempo previsto: 5 minutos.
Orientações: Agora feche o conceito com os alunos dizendo que, sempre que aparecer o pi (?) como constante no cálculo de um comprimento ele deve se preocupar com a aproximação utilizada, garantido que ela está correta. Mostre também que a expressão apresentada serve tanto para calcular o comprimento da circunferência a partir da medida do diâmetro quanto a do diâmetro a partir do comprimento dado.
Propósito: Fazer o fechamento da ideia da aula, esclarecendo sobre a importância do número pi (?) e da expressão para calcular o comprimento da circunferência .
Encerramento
Tempo previsto: 5 minutos.
Orientações: Neste momento é importante destacar o aprendizado e tornar o objetivo da aula evidente para consolidar os conceitos utilizados.
Propósito: Deixar claro ao aluno o que ele aprendeu na aula.
Discuta com a turma:
- Em quais outras situações podem ser utilizados os métodos aprendidos nesta aula?
Raio - X
Tempo previsto: 10 minutos.
Orientações: Esta atividade visa avaliar a consolidação do que foi aprendido, a atividade deve ser realizada individualmente.
Para os alunos
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT7_23GRM01
Recursos
- Necessários:
- caderno
- lápis
- fita métrica, barbante e régua
- grupo de alunos no Whatsapp
- Opcionais:
- Google Sala de Aula
- Meet
- Vídeo: “Nomeando as partes de um círculo” ”- Khan Academy, disponível em: https://youtu.be/AjexqNnM5i8 acesso em 04 de jul 2020.
Para este plano, foque na etapa: Aquecimento
Aquecimento
A atividade é uma retomada de conceitos que são fundamentais para a aula. Você pode propor em um movimento de Ensino Híbrido que os alunos assistam ao vídeo “Nomeando as partes de um círculo”, disponível no Khan Academy, para retomar os objetos de conhecimento. Fotografe e envie via whatsapp ou e-mail o problema proposto para resolução. Informe-os que é um momento de retomada de conteúdos e que, caso tenham dúvidas, estas serão trabalhadas no decorrer da aula.
Atividade principal
A atividade principal apresenta um problema prático que exigirá dos alunos uma investigação com medições e cálculos. O objetivo é que o aluno compreenda a importância do número pi no cálculo do comprimento da circunferência e da obtenção de uma expressão algébrica para facilitar este trabalho. Oriente os alunos a medirem os objetos circulares que estiverem disponíveis em seus lares para realizar a atividade.
Discussão das soluções
Seria interessante disponibilizar aos alunos, estratégias diferentes de resolução. O WhatsApp pode ser usado para intermediar a mediação entre as respostas dos alunos e possíveis comentários e orientações sobre equívocos ou dúvidas apresentadas. Se houver recursos tecnológicos para discussão em tempo real com a turma, utilize para esclarecer dúvidas e sugerir propostas que ampliem e consolidem as aprendizagens. Sugestão de recursos on line para discussões: Meet ou Zoom.
Convite às famílias
Oriente as famílias que, oportunamente, auxiliem na leitura das comandas e no envio das soluções conforme os combinados com o professor e ajude os alunos disponibilizando os objetos circulares para medição.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Alex de Cassio Macedo
Mentora: Maria Aparecida Nemet
Especialista de área: Fernando Barnabé
Habilidade da BNCC
(EF07MA27) Estabelecer o número (pi) como a razão entre a medida de uma circunferência e seu diâmetro, para compreender e resolver problemas, inclusive os de natureza histórica.
Objetivos específicos
Relacionar o comprimento da circunferência à medida de PI
Conceito-chave
Número pi (π), perímetro, circunferência,medidas
Recursos necessários
- Atividades impressas em folhas.
- Régua, lápis, borracha, caderno.
Além disso peça que os alunos tragam exclusivamente para esta aula;
- embalagens ou objetos em formatos arredondados de tamanhos diferentes
- fita métrica (tipo aquelas de costureira) ou barbante.