11314
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 1º ano > Probabilidade e Estatística

Plano de aula - Análise e Interpretação de Dados de uma Pesquisa

Plano de aula de Matemática com atividades para 1º do Fundamental sobre Probabilidade; estatística

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Leandro Vitoriano da Silva

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT1_19PES04

Recursos
- Necessários: papel, lápis e imagens digitais ou impressas das atividades.
- Opcionais: Celular para gravar mensagens, WhatsApp ou outro recurso para compartilhar as propostas.

Para este plano, a sugestão é que foque na atividade principal, lembrando a relevância de visitar todo o plano e selecionar as partes que considerar mais adequadas para a realidade dos seus alunos.
Caso você não tenha comunicação digital com os alunos, escolha atividades de alguns planos que formem uma sequência. Uma sugestão é que você faça a impressão juntamente com as orientações e um cronograma para realização das atividades, para que as famílias possam retirar na escola. É interessante que estabeleça uma forma de acompanhar as aprendizagens e para tanto pode, por exemplo, solicitar alguns registros de soluções e/ou combinar a confecção de um “Diário de bordo”, onde os alunos façam os registros das suas aprendizagens e as famílias encaminhem à escola, para que possa intervir através das próximas escolhas e enviando alguma devolutiva aos alunos.

No caso de uma aula simultânea, você pode realizar a proposta do plano de aula, da maneira como está apresentada, porém, se conseguir, organize momentos com grupos menores, para que possa realizar as intervenções nas diversas partes da aula (Retomada, Atividade principal e Discussão das soluções). Os alunos deverão realizar a atividade individualmente, na impossibilidade de fazer duplas. Se os seus alunos não conseguem imprimir a atividade, peça que copiem somente as questões. Feche a aula com o encerramento. Para o Raio X, pode seguir as sugestões abaixo.
Se sua aula for assíncrona, é importante ter a participação de um adulto da família, para que possa orientar e contribuir com o aluno na organização e realização da pesquisa, conforme as sugestões. A aula poderá ser dividida em duas etapas.

Retomada
Encaminhe a imagem do slide da retomada com o gráfico e a tabela. Indique às famílias que conversem, com as crianças, retomando os conhecimentos sobre o que é uma pesquisa, sua organização, coleta e registro dos dados. Mande as questões sugeridas no Discuta com a turma e algumas orientações, para que tenham subsídios para a conversa.

Atividade principal e Discussão da solução
A atividade principal é a análise dos dados de uma pesquisa. Encaminhe a imagem, digital ou impressa, da atividade e oriente que, se receberem digitalmente e não tiverem como imprimir a atividade, copiem as questões. Indique ao familiar, que possa acompanhar, que converse com a criança sobre o gráfico, com base nas questões do Discuta com a turma, que você deve enviar. Peça que após realizarem a atividade, respondam as seguintes questões e te encaminhem tudo junto:
     1. COMO VOCÊ FEZ PARA ENCONTRAR A RESPOSTA DA ATIVIDADE A? E A RESPOSTA DA B?
     2. COMO FEZ PARA ENCONTRAR OS DADOS E PREENCHER A TABELA DO EXERCÍCIO C?

Encerramento
Após receber as respostas dos alunos, encaminhe uma devolutiva, e apresente as aprendizagens da aula (com base nos slides de Sistematização do conceito e de Encerramento) e alguma observação que julgar necessária.

Raio X
A atividade do Raio X é planejada para ser utilizada como instrumento de avaliação processual. Se tiver possibilidade, envie para que os alunos realizem e discutam com um familiar, se for oportuno, mas é importante que você tenha acesso, de alguma forma, à resolução. Se não for viável, você poderá utilizar essa atividade para uma sondagem presencial.

Convite às famílias
O convite às famílias deve justificar a importância da participação de um adulto para que a atividade se desenvolva. Valorize essa parceria entre a escola e as famílias, sempre em prol das melhores oportunidades de aprendizagem para os alunos. Saliente que nesta fase, eles ainda estão aprendendo a se organizar, especialmente com relação ao ensino remoto. Dê o suporte necessário para que os familiares possam interagir com os alunos e realizar a proposta.

Sugestão Enviada Por: Gilne Gardesani Fernandez


Código: MAT1_19PES04

(EF01MA22) Realizar pesquisa, envolvendo até duas variáveis categóricas de seu interesse e universo de até 30 elementos, e organizar dados por meio de representações pessoais.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Probabilidade e Estatística do 1º ano:

Com o plano de aula sobre probabilidade e estatística, os estudantes aprendem noção de evento aleatório, leitura de tabelas simples e gráficos em barras verticais simples, coleta e organização de dados (registros pessoais de comunicação; pesquisa).

MAIS AULAS DE Matemática do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas