Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Simplificar ou desenvolver expressões algébricas.
Plano 8 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Generalizar e desenvolver - expressões algébricas
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Juliana de Lima Gregorutti
Mentor: Carla Simone de Albuquerque
Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim
Objetivos específicos
Explorar e reconhecer as expressões algébricas equivalente - forma reduzida e forma desenvolvida.
Conceito-chave
Expressões algébricas.
Recursos necessários
Lápis, papel e atividade impressas.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Explorar e reconhecer as expressões algébricas equivalente - forma reduzida e forma desenvolvida.
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo previsto: 7 minutos.
Orientações: Prepare a atividade antes da aula. Você pode imprimir este modelo ou criar um novo usando cartolina ou outro papel. Agrupe os alunos em duplas e entregue a atividade para cada dupla. Deixe que os alunos se familiarizem com o material por alguns instantes, em seguida, peça que eles organizem suas ideias e resolvam a questão. Permita que os alunos discutam sobre os seus métodos e procedimentos.
Propósito: Explorar e relembrar os conhecimentos de expressões algébricas, e os itens que a compõe (parte literal e coeficiente).
Discuta com a turma:
- Como posso resolver a atividade?
- Estimule o aluno a compreender que o problema pode ser resolvido de diferentes formas
- Elabore outras figuras geométrica e peça para o seu colega representá-la por expressões algébricas. Ele deverá fazer o mesmo para você!
Materiais complementares:
Atividade Principal
Tempo sugerido: 18 minutos (Slides 4 e 5).
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando a estratégia que julgarem adequada. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de resolução da atividade.
Propósito: Fazer com que os alunos explorem e reconheçam as expressões algébricas, compreendendo que as expressões algébricas podem se escritas na forma reduzida e na forma desenvolvida.
Discuta com a turma:
- Como determinamos o valor do da área gramada de cada canteiro?
- Quais as relações entre as áreas do quadrado maior e o quadrado inscrito?
- Existe apenas uma maneira de representar a expressão algébrica da área gramada do canteiro?
- Perguntar se os alunos conseguem ver a matemática, pela articulação entre álgebra e geometria.
Materiais complementares:
Atividade Principal
Tempo sugerido: 18 minutos (Slides 4 e 5).
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando a estratégia que julgarem adequada. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de resolução da atividade.
Propósito: Fazer com que os alunos explorem e reconheçam as expressões algébricas, compreendendo que as expressões algébricas podem se escritas na forma reduzida e na forma desenvolvida.
Discuta com a turma:
- Como determinamos o valor do da área gramada de cada canteiro?
- Quais as relações entre as áreas do quadrado maior e o quadrado inscrito?
- Existe apenas uma maneira de representar a expressão algébrica da área gramada do canteiro?
- Perguntar se os alunos conseguem ver a matemática, pela articulação entre álgebra e geometria.
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 6, 7 e 8)
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos irão ver o passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e testamos essas hipóteses, as quais validamos algumas, e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar a importância de compreender a escrita das expressões algébricas equivalentes, tanto na forma reduzida como na forma desenvolvida, bem como a importância da generalização com a utilização da linguagem algébrica.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- Como obtemos a área da parte gramada?
- Por que podemos escrever a resposta da questão de diferentes formas?
- Qual é a importância da generalização das expressões? (Linguagem algébrica)
- Questionar como os alunos veem a matemática. (Acrescentar o componente visual para aumentar o potencial da aprendizagem)
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 6, 7 e 8)
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos irão ver o passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e testamos essas hipóteses, as quais validamos algumas, e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar a importância de compreender a escrita das expressões algébricas equivalentes, tanto na forma reduzida como na forma desenvolvida, bem como a importância da generalização com a utilização da linguagem algébrica.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- Como obtemos a área da parte gramada?
- Por que podemos escrever a resposta da questão de diferentes formas?
- Qual é a importância da generalização das expressões? (Linguagem algébrica)
- Questionar como os alunos veem a matemática. (Acrescentar o componente visual para aumentar o potencial da aprendizagem)
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 6, 7 e 8)
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos irão ver o passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e testamos essas hipóteses, as quais validamos algumas, e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar a importância de compreender a escrita das expressões algébricas equivalentes, tanto na forma reduzida como na forma desenvolvida, bem como a importância da generalização com a utilização da linguagem algébrica.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- Como obtemos a área da parte gramada?
- Por que podemos escrever a resposta da questão de diferentes formas?
- Qual é a importância da generalização das expressões? (Linguagem algébrica)
- Questionar como os alunos veem a matemática. (Acrescentar o componente visual para aumentar o potencial da aprendizagem)
Sistematização de conceito
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Depois de discutir as diversas estratégias e soluções com os alunos, notamos que passamos pelo processo de ler a situação proposta, levantar hipótese e testá-las, verificando o valor solicitado, assim validando ou descartando suas hipóteses. Esse caminho percorrido norteou para que o aluno verificasse e compreendesse que as expressões algébricas podem ser escritas tanto na forma reduzida como na forma desenvolvida. Desta forma, é hora de ordenar os conceitos em jogo.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas.
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Encerre a atividade retomando com os estudantes a importância de compreender a escrita das expressões algébricas equivalentes, tanto na forma reduzida como na forma desenvolvida.
Propósito: Retomar os objetivos propostos para esta aula.
Raio X
Tempo sugerido: 6 minutos
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, explorando a ideia das diferentes formas de representar as expressões algébricas equivalentes, tanto na forma reduzida como na forma desenvolvida. Circule para verificar como os alunos estão realizando as operações e as tentativas. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções no quadro.
Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos em uma situação semelhante e, avaliar os conhecimentos em representar as expressões algébrica em diversas formas (reduzida e desenvolvida).
Materiais complementares:
Resolução atividade complementar
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT8_09ALG08
Recursos
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Necessários: Papel, lápis, WhatsApp
- Opcionais: Messenger Sala de aluno (https://www.messenger.com/groupcall/LINK:4svjhs7dyZw8zoxm/), Meet, Hangout, Zoom, plataforma da Khan Academy (https://pt.khanacademy.org/)
Para este plano, foque na etapa ATIVIDADE PRINCIPAL
Aquecimento
Pode ser interessante iniciar com as ideias centrais dessa atividade, que serve de suporte à atividade principal. Você pode, inclusive, sugerir a apreciação para os alunos quando gravar o áudio de orientação à Atividade principal. Mas você também pode optar por suprimir o Aquecimento e priorizar somente a Atividade principal.
Atividade principal
Há duas propostas de atividades: uma com dados apenas numéricos e outra com informações algébricas. Enfatizamos a importância de trabalhar as duas propostas. Encaminhe para os alunos (via WhatsApp) a versão impressa da atividade. Os alunos podem imprimir ou copiar. Grave um áudio/vídeo com orientações complementares e dicas para realização da questão. Neste áudio/vídeo você pode incluir os exemplos do Aquecimento. Solicite que os alunos encaminhem as respostas para sua apreciação. Eles podem mandar um print ou foto das respostas. Posteriormente, indique a realização das atividades complementares e do Raio X.
Na plataforma da Khan Academy há vários vídeos e demais recursos que tratam de temas algébricos. Você pode explorar o link a seguir e sugerir materiais selecionados (atividades, vídeos e textos) aos alunos com acesso à internet.
https://pt.khanacademy.org/math/algebra-home/alg-intro-to-algebra
Discussão das soluções
Analise as respostas apresentadas pelos alunos e selecione alguns pontos relevantes para dar o feedback à turma. Verifique a necessidade de orientar os alunos sobre equívocos cometidos nas respostas. Socialize com a turma suas impressões sobre as respostas e os possíveis erros apresentados, por meio de vídeo curto ou mesmo um áudio (WhatsApp). Você pode usar como ‘fechamento’ da aula as informações presentes na ‘Sistematização do conceito’, bem como no Encerramento. Proponha a realização também do Raio X e das atividades complementares para ampliar e consolidar as aprendizagens.
Se for possível, você para discutir em tempo real com sua turma. Use o Meet, Hangout ou Zoom e considere apenas os itens e os conceitos de maior relevância.
Você pode usar também o Messenger Sala de aluno https://www.messenger.com/groupcall/LINK:4svjhs7dyZw8zoxm/
Sistematização
Retome nas discussões
Encerramento
Retome nas discussões em seu feedback aos alunos ou nas orientações iniciais quando encaminhar as atividades complementares (integralmente ou itens selecionados).
Raio X
Sugerimos o uso do Raio X, juntamente com as atividades complementares, como forma de revisão e consolidação das aprendizagens.
Convite às famílias
Discutir sobre o cálculo de área de espaços integrados, como a casa, por exemplo.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Juliana de Lima Gregorutti
Mentor: Carla Simone de Albuquerque
Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim
Objetivos específicos
Explorar e reconhecer as expressões algébricas equivalente - forma reduzida e forma desenvolvida.
Conceito-chave
Expressões algébricas.
Recursos necessários
Lápis, papel e atividade impressas.