Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Minutos e segundos nas medidas de grau? Como assim?
Plano 8 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Ampliação da noção de ângulo
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Alex de Cassio Macedo
Mentor: Maria Aparecida Nemet
Especialista de área: Fernando Barnabé
Habilidade da BNCC
EF06MA23 - Reconhecer a abertura do ângulo como grandeza associada às figuras geométricas.
EF06MA24 Resolver problemas que envolvam a noção de ângulo em diferentes contextos e em situações reais, como ângulo de visão.
Objetivos específicos
Compreender que as subdivisões do grau são os minutos e que as subdivisões do minuto são os segundos.
Conceito-chave
Subdivisões do grau.
Recursos necessários
- Atividades impressas em folhas.
- Régua, transferidor, lápis, borracha, caderno.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Compreender que as subdivisões do grau são os minutos e que as subdivisões do minuto são os segundos.
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou escreva na lousa e leia com a turma o objetivo da aula.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com os alunos.
Aquecimento
Tempo previsto: 12 minutos (slide 3 ao slide 16).
Orientações: Neste momento é importante fazer uma retomada histórica do sistema sexagesimal para realizar sua introdução aos submúltiplos do grau. Para melhor orientar seus alunos clique aqui.
Propósito: Promover uma retomada de conceitos e contextualizar a origem do sistema sexagesimal como base adequada para o registro dos submúltiplos de ângulos.
Discuta com a turma:
- Quem lembra o que é um ângulo? Dê exemplos clicando aqui.
- Porque é útil sabermos medir ângulos?
- Podemos citar diversas aplicações. Deixe que eles levantem algumas aplicações também, isto ajuda os alunos a entrarem no clima da aula.
Aquecimento
Tempo previsto: 12 minutos (slide 3 ao slide 16).
Orientações: Neste momento é importante fazer uma retomada histórica do sistema sexagesimal para realizar sua introdução aos submúltiplos do grau. Para melhor orientar seus alunos clique aqui.
Propósito: Promover uma retomada de conceitos e contextualizar a origem do sistema sexagesimal como base adequada para o registro dos submúltiplos de ângulos.
Discuta com a turma:
- Quem lembra o que é um ângulo? Dê exemplos clicando aqui.
- Porque é útil sabermos medir ângulos?
- Podemos citar diversas aplicações. Deixe que eles levantem algumas aplicações também, isto ajuda os alunos a entrarem no clima da aula.
Aquecimento
Tempo previsto: 12 minutos (slide 3 ao slide 16).
Orientações: Neste momento é importante fazer uma retomada histórica do sistema sexagesimal para realizar sua introdução aos submúltiplos do grau. Para melhor orientar seus alunos clique aqui.
Propósito: Promover uma retomada de conceitos e contextualizar a origem do sistema sexagesimal como base adequada para o registro dos submúltiplos de ângulos.
Discuta com a turma:
- Quem lembra o que é um ângulo? Dê exemplos clicando aqui.
- Porque é útil sabermos medir ângulos?
- Podemos citar diversas aplicações. Deixe que eles levantem algumas aplicações também, isto ajuda os alunos a entrarem no clima da aula.
Aquecimento
Tempo previsto: 12 minutos (slide 3 ao slide 16).
Orientações: Neste momento é importante fazer uma retomada histórica do sistema sexagesimal para realizar sua introdução aos submúltiplos do grau. Para melhor orientar seus alunos clique aqui.
Propósito: Promover uma retomada de conceitos e contextualizar a origem do sistema sexagesimal como base adequada para o registro dos submúltiplos de ângulos.
Discuta com a turma:
- Quem lembra o que é um ângulo? Dê exemplos clicando aqui.
- Porque é útil sabermos medir ângulos?
- Podemos citar diversas aplicações. Deixe que eles levantem algumas aplicações também, isto ajuda os alunos a entrarem no clima da aula.
Aquecimento
Tempo previsto: 12 minutos (slide 3 ao slide 16).
Orientações: Neste momento é importante fazer uma retomada histórica do sistema sexagesimal para realizar sua introdução aos submúltiplos do grau. Para melhor orientar seus alunos clique aqui.
Propósito: Promover uma retomada de conceitos e contextualizar a origem do sistema sexagesimal como base adequada para o registro dos submúltiplos de ângulos.
Discuta com a turma:
- Quem lembra o que é um ângulo? Dê exemplos clicando aqui.
- Porque é útil sabermos medir ângulos?
- Podemos citar diversas aplicações. Deixe que eles levantem algumas aplicações também, isto ajuda os alunos a entrarem no clima da aula.
Aquecimento
Tempo previsto: 12 minutos (slide 3 ao slide 16).
Orientações: Neste momento é importante fazer uma retomada histórica do sistema sexagesimal para realizar sua introdução aos submúltiplos do grau. Para melhor orientar seus alunos clique aqui.
Propósito: Promover uma retomada de conceitos e contextualizar a origem do sistema sexagesimal como base adequada para o registro dos submúltiplos de ângulos.
Discuta com a turma:
- Quem lembra o que é um ângulo? Dê exemplos clicando aqui.
- Porque é útil sabermos medir ângulos?
- Podemos citar diversas aplicações. Deixe que eles levantem algumas aplicações também, isto ajuda os alunos a entrarem no clima da aula.
Aquecimento
Tempo previsto: 12 minutos (slide 3 ao slide 16).
Orientações: Neste momento é importante verificar se os alunos conhecem a civilização mesopotâmica e suas contribuições, e esclarecer sobre a diferença entre sistema decimal e sexagesimal.
Propósito: Promover uma retomada de conceitos e contextualizar a origem do sistema sexagesimal como base adequada para o registro de ângulos em graus e seus submúltiplos.
Aquecimento
Tempo previsto: 12 minutos (slide 3 ao slide 16).
Orientações: Neste momento é importante verificar se os alunos conhecem a civilização mesopotâmica e suas contribuições, e esclarecer sobre a diferença entre sistema decimal e sexagesimal.
Propósito: Promover uma retomada de conceitos e contextualizar a origem do sistema sexagesimal como base adequada para o registro de ângulos em graus e seus submúltiplos.
Aquecimento
Tempo previsto: 12 minutos (slide 3 ao slide 16).
Orientações: Neste momento é importante destacar as relações numéricas envolvidas nas transformações das medidas.
Propósito: Promover uma retomada de conceitos e contextualizar a origem do sistema sexagesimal como base adequada para o registro de ângulos em graus e seus submúltiplos.
Aquecimento
Tempo previsto: 12 minutos (slide 3 ao slide 16).
Orientações: Neste momento é importante destacar as relações numéricas envolvidas nas transformações das medidas.
Propósito: Promover uma retomada de conceitos e contextualizar a origem do sistema sexagesimal como base adequada para o registro de ângulos em graus e seus submúltiplos.
Aquecimento
Tempo previsto: 12 minutos (slide 3 ao slide 16).
Orientações: Neste momento é importante destacar as relações numéricas envolvidas nas transformações das medidas.
Propósito: Promover uma retomada de conceitos e contextualizar a origem do sistema sexagesimal como base adequada para o registro de ângulos em graus e seus submúltiplos.
Aquecimento
Tempo previsto: 12 minutos (slide 3 ao slide 16).
Orientações: Neste momento é importante destacar as relações numéricas envolvidas nas transformações das medidas.
Propósito: Promover uma retomada de conceitos e contextualizar a origem do sistema sexagesimal como base adequada para o registro de ângulos em graus e seus submúltiplos.
Aquecimento
Tempo previsto: 12 minutos (slide 3 ao slide 16).
Orientações: Neste momento é importante destacar as relações numéricas envolvidas nas transformações das medidas.
Propósito: Promover uma retomada de conceitos e contextualizar a origem do sistema sexagesimal como base adequada para o registro de ângulos em graus e seus submúltiplos.
Aquecimento
Tempo previsto: 12 minutos (slide 3 ao slide 16).
Orientações: Neste momento é importante destacar as relações numéricas envolvidas nas transformações das medidas.
Propósito: Promover uma retomada de conceitos e contextualizar a origem do sistema sexagesimal como base adequada para o registro de ângulos em graus e seus submúltiplos.
Atividade Principal
Tempo previsto: 15 minutos (slide 17 ao 20).
Orientações: A atividade principal apresenta um problema um plano de voo onde deve-se registrar as mudanças na direção do avião em graus, minutos e segundos. Deixe que os alunos se organizem em duplas, distribua as folhas impressas com a atividade e oriente para que busquem uma maneira de resolver o problema proposto. Durante esta resolução circule pela sala e questione os alunos sobre suas resoluções, peça-lhes que expliquem suas estratégias, isso os ajudará a se apropriarem do que estão aprendendo, o uso do transferidor pode ser uma dificuldade para alguns alunos, incentive que os colegas ajudem uns aos outros quanto ao uso correto, tomando cuidado para que o colega que sabe utilizar não acabe resolvendo a atividade daquele que não sabe. Para melhor orientar seus alunos clique aqui.
Materiais complementares:
Atividade Principal
Tempo previsto: 15 minutos (slide 17 ao 20).
Orientações: A atividade principal apresenta um problema um plano de voo onde deve-se registrar as mudanças na direção do avião em graus, minutos e segundos. Deixe que os alunos se organizem em duplas, distribua as folhas impressas com a atividade e oriente para que busquem uma maneira de resolver o problema proposto. Durante esta resolução circule pela sala e questione os alunos sobre suas resoluções, peça-lhes que expliquem suas estratégias, isso os ajudará a se apropriarem do que estão aprendendo, o uso do transferidor pode ser uma dificuldade para alguns alunos, incentive que os colegas ajudem uns aos outros quanto ao uso correto, tomando cuidado para que o colega que sabe utilizar não acabe resolvendo a atividade daquele que não sabe. Para melhor orientar seus alunos clique aqui.
A folha de atividades pode ser impressa Aqui!
Atividade Principal
Tempo previsto: 15 minutos (slide 17 ao 20).
Orientações: A atividade principal apresenta um problema um plano de voo onde deve-se registrar as mudanças na direção do avião em graus, minutos e segundos. Deixe que os alunos se organizem em duplas, distribua as folhas impressas com a atividade e oriente para que busquem uma maneira de resolver o problema proposto. Durante esta resolução circule pela sala e questione os alunos sobre suas resoluções, peça-lhes que expliquem suas estratégias, isso os ajudará a se apropriarem do que estão aprendendo, o uso do transferidor pode ser uma dificuldade para alguns alunos, incentive que os colegas ajudem uns aos outros quanto ao uso correto, tomando cuidado para que o colega que sabe utilizar não acabe resolvendo a atividade daquele que não sabe. Para melhor orientar seus alunos clique aqui.
A folha de atividades pode ser impressa Aqui!
Atividade Principal
Tempo previsto: 15 minutos (slide 17 ao 20).
Orientações: A atividade principal apresenta um problema um plano de voo onde deve-se registrar as mudanças na direção do avião em graus, minutos e segundos. Deixe que os alunos se organizem em duplas, distribua as folhas impressas com a atividade e oriente para que busquem uma maneira de resolver o problema proposto. Durante esta resolução circule pela sala e questione os alunos sobre suas resoluções, peça-lhes que expliquem suas estratégias, isso os ajudará a se apropriarem do que estão aprendendo, o uso do transferidor pode ser uma dificuldade para alguns alunos, incentive que os colegas ajudem uns aos outros quanto ao uso correto, tomando cuidado para que o colega que sabe utilizar não acabe resolvendo a atividade daquele que não sabe. Para melhor orientar seus alunos clique aqui.
A folha de atividades pode ser impressa Aqui!
Discussão da solução
Tempo previsto: 10 minutos (slide 21 ao slide 26).
Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução, é importante que você apresente a solução aqui proposta como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a solução nenhuma.
Possíveis situações e dúvidas podem ser vistas no guia de intervenção clicando aqui!
Propósito: Provocar a discussão de soluções.
Discussão da solução
Tempo previsto: 10 minutos (slide 21 ao slide 26).
Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução, é importante que você apresente a solução aqui proposta como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a solução nenhuma.
Possíveis situações e dúvidas podem ser vistas no guia de intervenção clicando aqui!
Propósito: Provocar a discussão de soluções.
Discussão da solução
Tempo previsto: 10 minutos (slide 21 ao slide 26).
Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução, é importante que você apresente a solução aqui proposta como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a solução nenhuma.
Possíveis situações e dúvidas podem ser vistas no guia de intervenção clicando aqui!
Propósito: Provocar a discussão de soluções.
Discussão da solução
Tempo previsto: 10 minutos (slide 21 ao slide 26).
Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução, é importante que você apresente a solução aqui proposta como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a solução nenhuma.
Possíveis situações e dúvidas podem ser vistas no guia de intervenção clicando aqui!
Propósito: Provocar a discussão de soluções.
Discussão da solução
Tempo previsto: 10 minutos (slide 21 ao slide 26).
Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução, é importante que o professor apresente a solução apresentada como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a uma solução.
Possíveis situações e dúvidas podem ser vistas no guia de intervenção Aqui!
Propósito: Provocar a discussão de soluções.
Discussão da solução
Tempo previsto: 10 minutos (slide 21 ao slide 26).
Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução, é importante que você apresente a solução aqui proposta como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a solução nenhuma.
Possíveis situações e dúvidas podem ser vistas no guia de intervenção clicando aqui!
Propósito: Provocar a discussão de soluções.
Encerramento
Tempo previsto: 3 minutos.
Orientações: Neste momento é importante destacar o aprendizado e tornar o objetivo da aula consciente e consolidar os conceitos utilizados.
Propósito: Discutir os passos das atividades e o conceito aprofundado na aula.
Discuta com a turma:
- Em quais outras situações podem ser utilizados os métodos aprendidos nesta aula?
Atividade de raio X
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientação: Você deve ter a atividade impressa, projetá-la ou escrevê-la na lousa. Instrua que os alunos resolvam a atividade individualmente.
Propósito: Avaliar se os alunos reconhecem minutos e segundo como subdivisões do grau.
Materiais Complementares:
Atividade de raio X
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientação: Você deve ter a atividade impressa, projetá-la ou escrevê-la na lousa. Instrua que os alunos resolvam a atividade individualmente.
Propósito: Avaliar se os alunos reconhecem minutos e segundo como subdivisões do grau.
Atividade de raio X
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientação: Você deve ter a atividade impressa, projetá-la ou escrevê-la na lousa. Instrua que os alunos resolvam a atividade individualmente.
Propósito: Avaliar se os alunos reconhecem minutos e segundo como subdivisões do grau.
Atividade de raio X
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientação: Você deve ter a atividade impressa, projetá-la ou escrevê-la na lousa. Instrua que os alunos resolvam a atividade individualmente.
Propósito: Avaliar se os alunos reconhecem minutos e segundo como subdivisões do grau.
Para os alunos
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT6_20GRM08
Recursos
- Necessários: Caderno, lápis, borracha, meio de comunicação combinado com os alunos
- Opcionais: Google Classroom, Meet, podcast
Para este plano, foque na etapa Aquecimento, Encerramento, Raio X
Aquecimento
Professor(a), você pode realizar o Aquecimento deste plano com seus alunos, seja em uma aula síncrona ou assíncrona. Com alguns dias de antecedência em relação ao dia da aula, compartilhe com os alunos os sete primeiros slides dessa etapa para que eles possam fazer um estudo prévio. Na aula, organize um fórum e verifique se todos conseguiram compreender a subdivisão de ângulos e compartilhe os demais slides do Aquecimento. Explore os questionamentos propostos nos itens “Orientação” e “Discuta com a turma” de cada slide e solicite que os alunos enviem suas respostas em formato de texto ou áudio.
Raio X
Use a atividade proposta no Raio X como forma de ampliação das aprendizagens. Compartilhe com os alunos o primeiro slide dessa etapa e peça que desenhem a imagem no caderno para que possam realizar a atividade. Proponha uma roda de conversa com os alunos, explorando as ideias propostas no item “Orientações”. Você pode organizar um novo fórum para que eles possam compartilhar e justificar suas construções ou tirar possíveis dúvidas. Se achar necessário, utilize também, como forma de revisão e consolidação das aprendizagens, as atividades complementares.
Discussão das soluções
A discussão das soluções da atividade é uma etapa importantíssima da aula. É o momento de justificar as estratégias e respostas usadas para a resolução do problema proposto no Raio X. Os alunos devem postar mensagens de texto ou áudio para compartilhar suas respostas em um ambiente de interação como WhatsApp ou Google Sala de Aula, por exemplo. Lance as perguntas presentes nos slides do Raio X para guiá-los. Lembre-se que o objetivo dessa aula é que os alunos conheçam o conceito de ângulo de inclinação e resolvam problemas com a medição de inclinações.
Encerramento
Professor, se sua aula for síncrona, apresente o slide do Encerramento e proponha aos alunos um fórum para que eles possam manifestar suas aprendizagens e dúvidas sobre o que foi trabalhado nessa aula. Caso contrário, se sua aula for assíncrona, você pode gravar um podcast com o texto que está no slide.
Convite às famílias
A participação das famílias no processo de aprendizagem é de grande importância para o aluno. Porém, ressaltamos que os pais não são professores de matemática e muitos estão ocupados nessa fase com outras funções em casa. Peça às famílias, que oportunamente, auxiliem na leitura das comandas e no envio das soluções, conforme os combinados com o professor. É importante que as famílias acompanhem as atividades nos canais de comunicação estabelecidos entre vocês.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Alex de Cassio Macedo
Mentor: Maria Aparecida Nemet
Especialista de área: Fernando Barnabé
Habilidade da BNCC
EF06MA23 - Reconhecer a abertura do ângulo como grandeza associada às figuras geométricas.
EF06MA24 Resolver problemas que envolvam a noção de ângulo em diferentes contextos e em situações reais, como ângulo de visão.
Objetivos específicos
Compreender que as subdivisões do grau são os minutos e que as subdivisões do minuto são os segundos.
Conceito-chave
Subdivisões do grau.
Recursos necessários
- Atividades impressas em folhas.
- Régua, transferidor, lápis, borracha, caderno.