Objetivo da aula
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Alex de Cassio Macedo
Mentor: Maria Aparecida Nemet
Especialista de área: Fernando Barnabé
Habilidade da BNCC
EF06MA23 - Reconhecer a abertura do ângulo como grandeza associada às figuras geométricas.
EF06MA24 Resolver problemas que envolvam a noção de ângulo em diferentes contextos e em situações reais, como ângulo de visão.
Objetivos específicos
Compreender que as subdivisões do grau são os minutos e que as subdivisões do minuto são os segundos.
Conceito-chave
Subdivisões do grau.
Recursos necessários
- Atividades impressas em folhas.
- Régua, transferidor, lápis, borracha, caderno.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou escreva na lousa e leia com a turma o objetivo da aula.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com os alunos.
Aquecimento
Tempo previsto: 12 minutos (slide 3 ao slide 16).
Orientações: Neste momento é importante fazer uma retomada histórica do sistema sexagesimal para realizar sua introdução aos submúltiplos do grau. Para melhor orientar seus alunos clique aqui.
Propósito: Promover uma retomada de conceitos e contextualizar a origem do sistema sexagesimal como base adequada para o registro dos submúltiplos de ângulos.
Discuta com a turma:
- Quem lembra o que é um ângulo? Dê exemplos clicando aqui.
- Porque é útil sabermos medir ângulos?
- Podemos citar diversas aplicações. Deixe que eles levantem algumas aplicações também, isto ajuda os alunos a entrarem no clima da aula.
Aquecimento
Tempo previsto: 12 minutos (slide 3 ao slide 16).
Orientações: Neste momento é importante fazer uma retomada histórica do sistema sexagesimal para realizar sua introdução aos submúltiplos do grau. Para melhor orientar seus alunos clique aqui.
Propósito: Promover uma retomada de conceitos e contextualizar a origem do sistema sexagesimal como base adequada para o registro dos submúltiplos de ângulos.
Discuta com a turma:
- Quem lembra o que é um ângulo? Dê exemplos clicando aqui.
- Porque é útil sabermos medir ângulos?
- Podemos citar diversas aplicações. Deixe que eles levantem algumas aplicações também, isto ajuda os alunos a entrarem no clima da aula.
Aquecimento
Tempo previsto: 12 minutos (slide 3 ao slide 16).
Orientações: Neste momento é importante fazer uma retomada histórica do sistema sexagesimal para realizar sua introdução aos submúltiplos do grau. Para melhor orientar seus alunos clique aqui.
Propósito: Promover uma retomada de conceitos e contextualizar a origem do sistema sexagesimal como base adequada para o registro dos submúltiplos de ângulos.
Discuta com a turma:
- Quem lembra o que é um ângulo? Dê exemplos clicando aqui.
- Porque é útil sabermos medir ângulos?
- Podemos citar diversas aplicações. Deixe que eles levantem algumas aplicações também, isto ajuda os alunos a entrarem no clima da aula.
Aquecimento
Tempo previsto: 12 minutos (slide 3 ao slide 16).
Orientações: Neste momento é importante fazer uma retomada histórica do sistema sexagesimal para realizar sua introdução aos submúltiplos do grau. Para melhor orientar seus alunos clique aqui.
Propósito: Promover uma retomada de conceitos e contextualizar a origem do sistema sexagesimal como base adequada para o registro dos submúltiplos de ângulos.
Discuta com a turma:
- Quem lembra o que é um ângulo? Dê exemplos clicando aqui.
- Porque é útil sabermos medir ângulos?
- Podemos citar diversas aplicações. Deixe que eles levantem algumas aplicações também, isto ajuda os alunos a entrarem no clima da aula.
Aquecimento
Tempo previsto: 12 minutos (slide 3 ao slide 16).
Orientações: Neste momento é importante fazer uma retomada histórica do sistema sexagesimal para realizar sua introdução aos submúltiplos do grau. Para melhor orientar seus alunos clique aqui.
Propósito: Promover uma retomada de conceitos e contextualizar a origem do sistema sexagesimal como base adequada para o registro dos submúltiplos de ângulos.
Discuta com a turma:
- Quem lembra o que é um ângulo? Dê exemplos clicando aqui.
- Porque é útil sabermos medir ângulos?
- Podemos citar diversas aplicações. Deixe que eles levantem algumas aplicações também, isto ajuda os alunos a entrarem no clima da aula.
Aquecimento
Tempo previsto: 12 minutos (slide 3 ao slide 16).
Orientações: Neste momento é importante fazer uma retomada histórica do sistema sexagesimal para realizar sua introdução aos submúltiplos do grau. Para melhor orientar seus alunos clique aqui.
Propósito: Promover uma retomada de conceitos e contextualizar a origem do sistema sexagesimal como base adequada para o registro dos submúltiplos de ângulos.
Discuta com a turma:
- Quem lembra o que é um ângulo? Dê exemplos clicando aqui.
- Porque é útil sabermos medir ângulos?
- Podemos citar diversas aplicações. Deixe que eles levantem algumas aplicações também, isto ajuda os alunos a entrarem no clima da aula.
Aquecimento
Tempo previsto: 12 minutos (slide 3 ao slide 16).
Orientações: Neste momento é importante verificar se os alunos conhecem a civilização mesopotâmica e suas contribuições, e esclarecer sobre a diferença entre sistema decimal e sexagesimal.
Propósito: Promover uma retomada de conceitos e contextualizar a origem do sistema sexagesimal como base adequada para o registro de ângulos em graus e seus submúltiplos.
Aquecimento
Tempo previsto: 12 minutos (slide 3 ao slide 16).
Orientações: Neste momento é importante verificar se os alunos conhecem a civilização mesopotâmica e suas contribuições, e esclarecer sobre a diferença entre sistema decimal e sexagesimal.
Propósito: Promover uma retomada de conceitos e contextualizar a origem do sistema sexagesimal como base adequada para o registro de ângulos em graus e seus submúltiplos.
Aquecimento
Tempo previsto: 12 minutos (slide 3 ao slide 16).
Orientações: Neste momento é importante destacar as relações numéricas envolvidas nas transformações das medidas.
Propósito: Promover uma retomada de conceitos e contextualizar a origem do sistema sexagesimal como base adequada para o registro de ângulos em graus e seus submúltiplos.
Aquecimento
Tempo previsto: 12 minutos (slide 3 ao slide 16).
Orientações: Neste momento é importante destacar as relações numéricas envolvidas nas transformações das medidas.
Propósito: Promover uma retomada de conceitos e contextualizar a origem do sistema sexagesimal como base adequada para o registro de ângulos em graus e seus submúltiplos.
Aquecimento
Tempo previsto: 12 minutos (slide 3 ao slide 16).
Orientações: Neste momento é importante destacar as relações numéricas envolvidas nas transformações das medidas.
Propósito: Promover uma retomada de conceitos e contextualizar a origem do sistema sexagesimal como base adequada para o registro de ângulos em graus e seus submúltiplos.
Aquecimento
Tempo previsto: 12 minutos (slide 3 ao slide 16).
Orientações: Neste momento é importante destacar as relações numéricas envolvidas nas transformações das medidas.
Propósito: Promover uma retomada de conceitos e contextualizar a origem do sistema sexagesimal como base adequada para o registro de ângulos em graus e seus submúltiplos.
Aquecimento
Tempo previsto: 12 minutos (slide 3 ao slide 16).
Orientações: Neste momento é importante destacar as relações numéricas envolvidas nas transformações das medidas.
Propósito: Promover uma retomada de conceitos e contextualizar a origem do sistema sexagesimal como base adequada para o registro de ângulos em graus e seus submúltiplos.
Aquecimento
Tempo previsto: 12 minutos (slide 3 ao slide 16).
Orientações: Neste momento é importante destacar as relações numéricas envolvidas nas transformações das medidas.
Propósito: Promover uma retomada de conceitos e contextualizar a origem do sistema sexagesimal como base adequada para o registro de ângulos em graus e seus submúltiplos.
Atividade Principal
Tempo previsto: 15 minutos (slide 17 ao 20).
Orientações: A atividade principal apresenta um problema um plano de voo onde deve-se registrar as mudanças na direção do avião em graus, minutos e segundos. Deixe que os alunos se organizem em duplas, distribua as folhas impressas com a atividade e oriente para que busquem uma maneira de resolver o problema proposto. Durante esta resolução circule pela sala e questione os alunos sobre suas resoluções, peça-lhes que expliquem suas estratégias, isso os ajudará a se apropriarem do que estão aprendendo, o uso do transferidor pode ser uma dificuldade para alguns alunos, incentive que os colegas ajudem uns aos outros quanto ao uso correto, tomando cuidado para que o colega que sabe utilizar não acabe resolvendo a atividade daquele que não sabe. Para melhor orientar seus alunos clique aqui.
Materiais complementares:
Atividade Principal
Tempo previsto: 15 minutos (slide 17 ao 20).
Orientações: A atividade principal apresenta um problema um plano de voo onde deve-se registrar as mudanças na direção do avião em graus, minutos e segundos. Deixe que os alunos se organizem em duplas, distribua as folhas impressas com a atividade e oriente para que busquem uma maneira de resolver o problema proposto. Durante esta resolução circule pela sala e questione os alunos sobre suas resoluções, peça-lhes que expliquem suas estratégias, isso os ajudará a se apropriarem do que estão aprendendo, o uso do transferidor pode ser uma dificuldade para alguns alunos, incentive que os colegas ajudem uns aos outros quanto ao uso correto, tomando cuidado para que o colega que sabe utilizar não acabe resolvendo a atividade daquele que não sabe. Para melhor orientar seus alunos clique aqui.
A folha de atividades pode ser impressa Aqui!
Atividade Principal
Tempo previsto: 15 minutos (slide 17 ao 20).
Orientações: A atividade principal apresenta um problema um plano de voo onde deve-se registrar as mudanças na direção do avião em graus, minutos e segundos. Deixe que os alunos se organizem em duplas, distribua as folhas impressas com a atividade e oriente para que busquem uma maneira de resolver o problema proposto. Durante esta resolução circule pela sala e questione os alunos sobre suas resoluções, peça-lhes que expliquem suas estratégias, isso os ajudará a se apropriarem do que estão aprendendo, o uso do transferidor pode ser uma dificuldade para alguns alunos, incentive que os colegas ajudem uns aos outros quanto ao uso correto, tomando cuidado para que o colega que sabe utilizar não acabe resolvendo a atividade daquele que não sabe. Para melhor orientar seus alunos clique aqui.
A folha de atividades pode ser impressa Aqui!
Atividade Principal
Tempo previsto: 15 minutos (slide 17 ao 20).
Orientações: A atividade principal apresenta um problema um plano de voo onde deve-se registrar as mudanças na direção do avião em graus, minutos e segundos. Deixe que os alunos se organizem em duplas, distribua as folhas impressas com a atividade e oriente para que busquem uma maneira de resolver o problema proposto. Durante esta resolução circule pela sala e questione os alunos sobre suas resoluções, peça-lhes que expliquem suas estratégias, isso os ajudará a se apropriarem do que estão aprendendo, o uso do transferidor pode ser uma dificuldade para alguns alunos, incentive que os colegas ajudem uns aos outros quanto ao uso correto, tomando cuidado para que o colega que sabe utilizar não acabe resolvendo a atividade daquele que não sabe. Para melhor orientar seus alunos clique aqui.
A folha de atividades pode ser impressa Aqui!
Discussão da solução
Tempo previsto: 10 minutos (slide 21 ao slide 26).
Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução, é importante que você apresente a solução aqui proposta como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a solução nenhuma.
Possíveis situações e dúvidas podem ser vistas no guia de intervenção clicando aqui!
Propósito: Provocar a discussão de soluções.
Discussão da solução
Tempo previsto: 10 minutos (slide 21 ao slide 26).
Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução, é importante que você apresente a solução aqui proposta como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a solução nenhuma.
Possíveis situações e dúvidas podem ser vistas no guia de intervenção clicando aqui!
Propósito: Provocar a discussão de soluções.
Discussão da solução
Tempo previsto: 10 minutos (slide 21 ao slide 26).
Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução, é importante que você apresente a solução aqui proposta como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a solução nenhuma.
Possíveis situações e dúvidas podem ser vistas no guia de intervenção clicando aqui!
Propósito: Provocar a discussão de soluções.
Discussão da solução
Tempo previsto: 10 minutos (slide 21 ao slide 26).
Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução, é importante que você apresente a solução aqui proposta como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a solução nenhuma.
Possíveis situações e dúvidas podem ser vistas no guia de intervenção clicando aqui!
Propósito: Provocar a discussão de soluções.
Discussão da solução
Tempo previsto: 10 minutos (slide 21 ao slide 26).
Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução, é importante que o professor apresente a solução apresentada como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a uma solução.
Possíveis situações e dúvidas podem ser vistas no guia de intervenção Aqui!
Propósito: Provocar a discussão de soluções.
Discussão da solução
Tempo previsto: 10 minutos (slide 21 ao slide 26).
Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução, é importante que você apresente a solução aqui proposta como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a solução nenhuma.
Possíveis situações e dúvidas podem ser vistas no guia de intervenção clicando aqui!
Propósito: Provocar a discussão de soluções.
Encerramento
Tempo previsto: 3 minutos.
Orientações: Neste momento é importante destacar o aprendizado e tornar o objetivo da aula consciente e consolidar os conceitos utilizados.
Propósito: Discutir os passos das atividades e o conceito aprofundado na aula.
Discuta com a turma:
- Em quais outras situações podem ser utilizados os métodos aprendidos nesta aula?
Atividade de raio X
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientação: Você deve ter a atividade impressa, projetá-la ou escrevê-la na lousa. Instrua que os alunos resolvam a atividade individualmente.
Propósito: Avaliar se os alunos reconhecem minutos e segundo como subdivisões do grau.
Materiais Complementares:
Atividade de raio X
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientação: Você deve ter a atividade impressa, projetá-la ou escrevê-la na lousa. Instrua que os alunos resolvam a atividade individualmente.
Propósito: Avaliar se os alunos reconhecem minutos e segundo como subdivisões do grau.
Atividade de raio X
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientação: Você deve ter a atividade impressa, projetá-la ou escrevê-la na lousa. Instrua que os alunos resolvam a atividade individualmente.
Propósito: Avaliar se os alunos reconhecem minutos e segundo como subdivisões do grau.
Atividade de raio X
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientação: Você deve ter a atividade impressa, projetá-la ou escrevê-la na lousa. Instrua que os alunos resolvam a atividade individualmente.
Propósito: Avaliar se os alunos reconhecem minutos e segundo como subdivisões do grau.