11309
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Minutos e segundos nas medidas de grau? Como assim?

Plano de aula de Matemática com atividades para 6ºano do Fundamental sobre Subdivisões do grau.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Alex de Cassio Macedo

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo da aula select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Alex de Cassio Macedo

Mentor: Maria Aparecida Nemet

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC

EF06MA23 - Reconhecer a abertura do ângulo como grandeza associada às figuras geométricas.

EF06MA24 Resolver problemas que envolvam a noção de ângulo em diferentes contextos e em situações reais, como ângulo de visão.

Objetivos específicos

Compreender que as subdivisões do grau são os minutos e que as subdivisões do minuto são os segundos.

Conceito-chave

Subdivisões do grau.

Recursos necessários

  • Atividades impressas em folhas.
  • Régua, transferidor, lápis, borracha, caderno.








Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou escreva na lousa e leia com a turma o objetivo da aula.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com os alunos.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 12 minutos (slide 3 ao slide 16).

Orientações: Neste momento é importante fazer uma retomada histórica do sistema sexagesimal para realizar sua introdução aos submúltiplos do grau. Para melhor orientar seus alunos clique aqui.

Propósito: Promover uma retomada de conceitos e contextualizar a origem do sistema sexagesimal como base adequada para o registro dos submúltiplos de ângulos.

Discuta com a turma:

  • Quem lembra o que é um ângulo? Dê exemplos clicando aqui.
  • Porque é útil sabermos medir ângulos?
  • Podemos citar diversas aplicações. Deixe que eles levantem algumas aplicações também, isto ajuda os alunos a entrarem no clima da aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 12 minutos (slide 3 ao slide 16).

Orientações: Neste momento é importante fazer uma retomada histórica do sistema sexagesimal para realizar sua introdução aos submúltiplos do grau. Para melhor orientar seus alunos clique aqui.

Propósito: Promover uma retomada de conceitos e contextualizar a origem do sistema sexagesimal como base adequada para o registro dos submúltiplos de ângulos.

Discuta com a turma:

  • Quem lembra o que é um ângulo? Dê exemplos clicando aqui.
  • Porque é útil sabermos medir ângulos?
  • Podemos citar diversas aplicações. Deixe que eles levantem algumas aplicações também, isto ajuda os alunos a entrarem no clima da aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 12 minutos (slide 3 ao slide 16).

Orientações: Neste momento é importante fazer uma retomada histórica do sistema sexagesimal para realizar sua introdução aos submúltiplos do grau. Para melhor orientar seus alunos clique aqui.

Propósito: Promover uma retomada de conceitos e contextualizar a origem do sistema sexagesimal como base adequada para o registro dos submúltiplos de ângulos.

Discuta com a turma:

  • Quem lembra o que é um ângulo? Dê exemplos clicando aqui.
  • Porque é útil sabermos medir ângulos?
  • Podemos citar diversas aplicações. Deixe que eles levantem algumas aplicações também, isto ajuda os alunos a entrarem no clima da aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 12 minutos (slide 3 ao slide 16).

Orientações: Neste momento é importante fazer uma retomada histórica do sistema sexagesimal para realizar sua introdução aos submúltiplos do grau. Para melhor orientar seus alunos clique aqui.

Propósito: Promover uma retomada de conceitos e contextualizar a origem do sistema sexagesimal como base adequada para o registro dos submúltiplos de ângulos.

Discuta com a turma:

  • Quem lembra o que é um ângulo? Dê exemplos clicando aqui.
  • Porque é útil sabermos medir ângulos?
  • Podemos citar diversas aplicações. Deixe que eles levantem algumas aplicações também, isto ajuda os alunos a entrarem no clima da aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 12 minutos (slide 3 ao slide 16).

Orientações: Neste momento é importante fazer uma retomada histórica do sistema sexagesimal para realizar sua introdução aos submúltiplos do grau. Para melhor orientar seus alunos clique aqui.

Propósito: Promover uma retomada de conceitos e contextualizar a origem do sistema sexagesimal como base adequada para o registro dos submúltiplos de ângulos.

Discuta com a turma:

  • Quem lembra o que é um ângulo? Dê exemplos clicando aqui.
  • Porque é útil sabermos medir ângulos?
  • Podemos citar diversas aplicações. Deixe que eles levantem algumas aplicações também, isto ajuda os alunos a entrarem no clima da aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 12 minutos (slide 3 ao slide 16).

Orientações: Neste momento é importante fazer uma retomada histórica do sistema sexagesimal para realizar sua introdução aos submúltiplos do grau. Para melhor orientar seus alunos clique aqui.

Propósito: Promover uma retomada de conceitos e contextualizar a origem do sistema sexagesimal como base adequada para o registro dos submúltiplos de ângulos.

Discuta com a turma:

  • Quem lembra o que é um ângulo? Dê exemplos clicando aqui.
  • Porque é útil sabermos medir ângulos?
  • Podemos citar diversas aplicações. Deixe que eles levantem algumas aplicações também, isto ajuda os alunos a entrarem no clima da aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 12 minutos (slide 3 ao slide 16).

Orientações: Neste momento é importante verificar se os alunos conhecem a civilização mesopotâmica e suas contribuições, e esclarecer sobre a diferença entre sistema decimal e sexagesimal.

Propósito: Promover uma retomada de conceitos e contextualizar a origem do sistema sexagesimal como base adequada para o registro de ângulos em graus e seus submúltiplos.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 12 minutos (slide 3 ao slide 16).

Orientações: Neste momento é importante verificar se os alunos conhecem a civilização mesopotâmica e suas contribuições, e esclarecer sobre a diferença entre sistema decimal e sexagesimal.

Propósito: Promover uma retomada de conceitos e contextualizar a origem do sistema sexagesimal como base adequada para o registro de ângulos em graus e seus submúltiplos.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 12 minutos (slide 3 ao slide 16).

Orientações: Neste momento é importante destacar as relações numéricas envolvidas nas transformações das medidas.

Propósito: Promover uma retomada de conceitos e contextualizar a origem do sistema sexagesimal como base adequada para o registro de ângulos em graus e seus submúltiplos.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 12 minutos (slide 3 ao slide 16).

Orientações: Neste momento é importante destacar as relações numéricas envolvidas nas transformações das medidas.

Propósito: Promover uma retomada de conceitos e contextualizar a origem do sistema sexagesimal como base adequada para o registro de ângulos em graus e seus submúltiplos.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 12 minutos (slide 3 ao slide 16).

Orientações: Neste momento é importante destacar as relações numéricas envolvidas nas transformações das medidas.

Propósito: Promover uma retomada de conceitos e contextualizar a origem do sistema sexagesimal como base adequada para o registro de ângulos em graus e seus submúltiplos.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 12 minutos (slide 3 ao slide 16).

Orientações: Neste momento é importante destacar as relações numéricas envolvidas nas transformações das medidas.

Propósito: Promover uma retomada de conceitos e contextualizar a origem do sistema sexagesimal como base adequada para o registro de ângulos em graus e seus submúltiplos.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 12 minutos (slide 3 ao slide 16).

Orientações: Neste momento é importante destacar as relações numéricas envolvidas nas transformações das medidas.

Propósito: Promover uma retomada de conceitos e contextualizar a origem do sistema sexagesimal como base adequada para o registro de ângulos em graus e seus submúltiplos.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 12 minutos (slide 3 ao slide 16).

Orientações: Neste momento é importante destacar as relações numéricas envolvidas nas transformações das medidas.

Propósito: Promover uma retomada de conceitos e contextualizar a origem do sistema sexagesimal como base adequada para o registro de ângulos em graus e seus submúltiplos.

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 15 minutos (slide 17 ao 20).

Orientações: A atividade principal apresenta um problema um plano de voo onde deve-se registrar as mudanças na direção do avião em graus, minutos e segundos. Deixe que os alunos se organizem em duplas, distribua as folhas impressas com a atividade e oriente para que busquem uma maneira de resolver o problema proposto. Durante esta resolução circule pela sala e questione os alunos sobre suas resoluções, peça-lhes que expliquem suas estratégias, isso os ajudará a se apropriarem do que estão aprendendo, o uso do transferidor pode ser uma dificuldade para alguns alunos, incentive que os colegas ajudem uns aos outros quanto ao uso correto, tomando cuidado para que o colega que sabe utilizar não acabe resolvendo a atividade daquele que não sabe. Para melhor orientar seus alunos clique aqui.

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução atividade principal

Guia de intervenção

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 15 minutos (slide 17 ao 20).

Orientações: A atividade principal apresenta um problema um plano de voo onde deve-se registrar as mudanças na direção do avião em graus, minutos e segundos. Deixe que os alunos se organizem em duplas, distribua as folhas impressas com a atividade e oriente para que busquem uma maneira de resolver o problema proposto. Durante esta resolução circule pela sala e questione os alunos sobre suas resoluções, peça-lhes que expliquem suas estratégias, isso os ajudará a se apropriarem do que estão aprendendo, o uso do transferidor pode ser uma dificuldade para alguns alunos, incentive que os colegas ajudem uns aos outros quanto ao uso correto, tomando cuidado para que o colega que sabe utilizar não acabe resolvendo a atividade daquele que não sabe. Para melhor orientar seus alunos clique aqui.

A folha de atividades pode ser impressa Aqui!

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 15 minutos (slide 17 ao 20).

Orientações: A atividade principal apresenta um problema um plano de voo onde deve-se registrar as mudanças na direção do avião em graus, minutos e segundos. Deixe que os alunos se organizem em duplas, distribua as folhas impressas com a atividade e oriente para que busquem uma maneira de resolver o problema proposto. Durante esta resolução circule pela sala e questione os alunos sobre suas resoluções, peça-lhes que expliquem suas estratégias, isso os ajudará a se apropriarem do que estão aprendendo, o uso do transferidor pode ser uma dificuldade para alguns alunos, incentive que os colegas ajudem uns aos outros quanto ao uso correto, tomando cuidado para que o colega que sabe utilizar não acabe resolvendo a atividade daquele que não sabe. Para melhor orientar seus alunos clique aqui.

A folha de atividades pode ser impressa Aqui!

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 15 minutos (slide 17 ao 20).

Orientações: A atividade principal apresenta um problema um plano de voo onde deve-se registrar as mudanças na direção do avião em graus, minutos e segundos. Deixe que os alunos se organizem em duplas, distribua as folhas impressas com a atividade e oriente para que busquem uma maneira de resolver o problema proposto. Durante esta resolução circule pela sala e questione os alunos sobre suas resoluções, peça-lhes que expliquem suas estratégias, isso os ajudará a se apropriarem do que estão aprendendo, o uso do transferidor pode ser uma dificuldade para alguns alunos, incentive que os colegas ajudem uns aos outros quanto ao uso correto, tomando cuidado para que o colega que sabe utilizar não acabe resolvendo a atividade daquele que não sabe. Para melhor orientar seus alunos clique aqui.

A folha de atividades pode ser impressa Aqui!

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (slide 21 ao slide 26).

Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução, é importante que você apresente a solução aqui proposta como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a solução nenhuma.

Possíveis situações e dúvidas podem ser vistas no guia de intervenção clicando aqui!

Propósito: Provocar a discussão de soluções.

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (slide 21 ao slide 26).

Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução, é importante que você apresente a solução aqui proposta como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a solução nenhuma.

Possíveis situações e dúvidas podem ser vistas no guia de intervenção clicando aqui!

Propósito: Provocar a discussão de soluções.

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (slide 21 ao slide 26).

Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução, é importante que você apresente a solução aqui proposta como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a solução nenhuma.

Possíveis situações e dúvidas podem ser vistas no guia de intervenção clicando aqui!

Propósito: Provocar a discussão de soluções.

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (slide 21 ao slide 26).

Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução, é importante que você apresente a solução aqui proposta como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a solução nenhuma.

Possíveis situações e dúvidas podem ser vistas no guia de intervenção clicando aqui!

Propósito: Provocar a discussão de soluções.

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (slide 21 ao slide 26).

Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução, é importante que o professor apresente a solução apresentada como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a uma solução.

Possíveis situações e dúvidas podem ser vistas no guia de intervenção Aqui!

Propósito: Provocar a discussão de soluções.

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (slide 21 ao slide 26).

Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução, é importante que você apresente a solução aqui proposta como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a solução nenhuma.

Possíveis situações e dúvidas podem ser vistas no guia de intervenção clicando aqui!

Propósito: Provocar a discussão de soluções.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 3 minutos.

Orientações: Neste momento é importante destacar o aprendizado e tornar o objetivo da aula consciente e consolidar os conceitos utilizados.

Propósito: Discutir os passos das atividades e o conceito aprofundado na aula.

Discuta com a turma:

  • Em quais outras situações podem ser utilizados os métodos aprendidos nesta aula?

Atividade de raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Você deve ter a atividade impressa, projetá-la ou escrevê-la na lousa. Instrua que os alunos resolvam a atividade individualmente.

Propósito: Avaliar se os alunos reconhecem minutos e segundo como subdivisões do grau.

Materiais Complementares:

Atividade raio x

Atividade complementar

Resolução atividade raio x

Resolução atividade complementar

Atividade de raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Você deve ter a atividade impressa, projetá-la ou escrevê-la na lousa. Instrua que os alunos resolvam a atividade individualmente.

Propósito: Avaliar se os alunos reconhecem minutos e segundo como subdivisões do grau.

Atividade de raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Você deve ter a atividade impressa, projetá-la ou escrevê-la na lousa. Instrua que os alunos resolvam a atividade individualmente.

Propósito: Avaliar se os alunos reconhecem minutos e segundo como subdivisões do grau.

Atividade de raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Você deve ter a atividade impressa, projetá-la ou escrevê-la na lousa. Instrua que os alunos resolvam a atividade individualmente.

Propósito: Avaliar se os alunos reconhecem minutos e segundo como subdivisões do grau.

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou escreva na lousa e leia com a turma o objetivo da aula.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com os alunos.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Alex de Cassio Macedo

Mentor: Maria Aparecida Nemet

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC

EF06MA23 - Reconhecer a abertura do ângulo como grandeza associada às figuras geométricas.

EF06MA24 Resolver problemas que envolvam a noção de ângulo em diferentes contextos e em situações reais, como ângulo de visão.

Objetivos específicos

Compreender que as subdivisões do grau são os minutos e que as subdivisões do minuto são os segundos.

Conceito-chave

Subdivisões do grau.

Recursos necessários

  • Atividades impressas em folhas.
  • Régua, transferidor, lápis, borracha, caderno.







Slide Plano Aula

Tempo previsto: 12 minutos (slide 3 ao slide 16).

Orientações: Neste momento é importante fazer uma retomada histórica do sistema sexagesimal para realizar sua introdução aos submúltiplos do grau. Para melhor orientar seus alunos clique aqui.

Propósito: Promover uma retomada de conceitos e contextualizar a origem do sistema sexagesimal como base adequada para o registro dos submúltiplos de ângulos.

Discuta com a turma:

  • Quem lembra o que é um ângulo? Dê exemplos clicando aqui.
  • Porque é útil sabermos medir ângulos?
  • Podemos citar diversas aplicações. Deixe que eles levantem algumas aplicações também, isto ajuda os alunos a entrarem no clima da aula.

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 12 minutos (slide 3 ao slide 16).

Orientações: Neste momento é importante fazer uma retomada histórica do sistema sexagesimal para realizar sua introdução aos submúltiplos do grau. Para melhor orientar seus alunos clique aqui.

Propósito: Promover uma retomada de conceitos e contextualizar a origem do sistema sexagesimal como base adequada para o registro dos submúltiplos de ângulos.

Discuta com a turma:

  • Quem lembra o que é um ângulo? Dê exemplos clicando aqui.
  • Porque é útil sabermos medir ângulos?
  • Podemos citar diversas aplicações. Deixe que eles levantem algumas aplicações também, isto ajuda os alunos a entrarem no clima da aula.

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 12 minutos (slide 3 ao slide 16).

Orientações: Neste momento é importante fazer uma retomada histórica do sistema sexagesimal para realizar sua introdução aos submúltiplos do grau. Para melhor orientar seus alunos clique aqui.

Propósito: Promover uma retomada de conceitos e contextualizar a origem do sistema sexagesimal como base adequada para o registro dos submúltiplos de ângulos.

Discuta com a turma:

  • Quem lembra o que é um ângulo? Dê exemplos clicando aqui.
  • Porque é útil sabermos medir ângulos?
  • Podemos citar diversas aplicações. Deixe que eles levantem algumas aplicações também, isto ajuda os alunos a entrarem no clima da aula.

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 12 minutos (slide 3 ao slide 16).

Orientações: Neste momento é importante fazer uma retomada histórica do sistema sexagesimal para realizar sua introdução aos submúltiplos do grau. Para melhor orientar seus alunos clique aqui.

Propósito: Promover uma retomada de conceitos e contextualizar a origem do sistema sexagesimal como base adequada para o registro dos submúltiplos de ângulos.

Discuta com a turma:

  • Quem lembra o que é um ângulo? Dê exemplos clicando aqui.
  • Porque é útil sabermos medir ângulos?
  • Podemos citar diversas aplicações. Deixe que eles levantem algumas aplicações também, isto ajuda os alunos a entrarem no clima da aula.

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 12 minutos (slide 3 ao slide 16).

Orientações: Neste momento é importante fazer uma retomada histórica do sistema sexagesimal para realizar sua introdução aos submúltiplos do grau. Para melhor orientar seus alunos clique aqui.

Propósito: Promover uma retomada de conceitos e contextualizar a origem do sistema sexagesimal como base adequada para o registro dos submúltiplos de ângulos.

Discuta com a turma:

  • Quem lembra o que é um ângulo? Dê exemplos clicando aqui.
  • Porque é útil sabermos medir ângulos?
  • Podemos citar diversas aplicações. Deixe que eles levantem algumas aplicações também, isto ajuda os alunos a entrarem no clima da aula.

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 12 minutos (slide 3 ao slide 16).

Orientações: Neste momento é importante fazer uma retomada histórica do sistema sexagesimal para realizar sua introdução aos submúltiplos do grau. Para melhor orientar seus alunos clique aqui.

Propósito: Promover uma retomada de conceitos e contextualizar a origem do sistema sexagesimal como base adequada para o registro dos submúltiplos de ângulos.

Discuta com a turma:

  • Quem lembra o que é um ângulo? Dê exemplos clicando aqui.
  • Porque é útil sabermos medir ângulos?
  • Podemos citar diversas aplicações. Deixe que eles levantem algumas aplicações também, isto ajuda os alunos a entrarem no clima da aula.

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 12 minutos (slide 3 ao slide 16).

Orientações: Neste momento é importante verificar se os alunos conhecem a civilização mesopotâmica e suas contribuições, e esclarecer sobre a diferença entre sistema decimal e sexagesimal.

Propósito: Promover uma retomada de conceitos e contextualizar a origem do sistema sexagesimal como base adequada para o registro de ângulos em graus e seus submúltiplos.

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 12 minutos (slide 3 ao slide 16).

Orientações: Neste momento é importante verificar se os alunos conhecem a civilização mesopotâmica e suas contribuições, e esclarecer sobre a diferença entre sistema decimal e sexagesimal.

Propósito: Promover uma retomada de conceitos e contextualizar a origem do sistema sexagesimal como base adequada para o registro de ângulos em graus e seus submúltiplos.

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 12 minutos (slide 3 ao slide 16).

Orientações: Neste momento é importante destacar as relações numéricas envolvidas nas transformações das medidas.

Propósito: Promover uma retomada de conceitos e contextualizar a origem do sistema sexagesimal como base adequada para o registro de ângulos em graus e seus submúltiplos.

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 12 minutos (slide 3 ao slide 16).

Orientações: Neste momento é importante destacar as relações numéricas envolvidas nas transformações das medidas.

Propósito: Promover uma retomada de conceitos e contextualizar a origem do sistema sexagesimal como base adequada para o registro de ângulos em graus e seus submúltiplos.

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 12 minutos (slide 3 ao slide 16).

Orientações: Neste momento é importante destacar as relações numéricas envolvidas nas transformações das medidas.

Propósito: Promover uma retomada de conceitos e contextualizar a origem do sistema sexagesimal como base adequada para o registro de ângulos em graus e seus submúltiplos.

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 12 minutos (slide 3 ao slide 16).

Orientações: Neste momento é importante destacar as relações numéricas envolvidas nas transformações das medidas.

Propósito: Promover uma retomada de conceitos e contextualizar a origem do sistema sexagesimal como base adequada para o registro de ângulos em graus e seus submúltiplos.

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 12 minutos (slide 3 ao slide 16).

Orientações: Neste momento é importante destacar as relações numéricas envolvidas nas transformações das medidas.

Propósito: Promover uma retomada de conceitos e contextualizar a origem do sistema sexagesimal como base adequada para o registro de ângulos em graus e seus submúltiplos.

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 12 minutos (slide 3 ao slide 16).

Orientações: Neste momento é importante destacar as relações numéricas envolvidas nas transformações das medidas.

Propósito: Promover uma retomada de conceitos e contextualizar a origem do sistema sexagesimal como base adequada para o registro de ângulos em graus e seus submúltiplos.

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 15 minutos (slide 17 ao 20).

Orientações: A atividade principal apresenta um problema um plano de voo onde deve-se registrar as mudanças na direção do avião em graus, minutos e segundos. Deixe que os alunos se organizem em duplas, distribua as folhas impressas com a atividade e oriente para que busquem uma maneira de resolver o problema proposto. Durante esta resolução circule pela sala e questione os alunos sobre suas resoluções, peça-lhes que expliquem suas estratégias, isso os ajudará a se apropriarem do que estão aprendendo, o uso do transferidor pode ser uma dificuldade para alguns alunos, incentive que os colegas ajudem uns aos outros quanto ao uso correto, tomando cuidado para que o colega que sabe utilizar não acabe resolvendo a atividade daquele que não sabe. Para melhor orientar seus alunos clique aqui.

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução atividade principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 15 minutos (slide 17 ao 20).

Orientações: A atividade principal apresenta um problema um plano de voo onde deve-se registrar as mudanças na direção do avião em graus, minutos e segundos. Deixe que os alunos se organizem em duplas, distribua as folhas impressas com a atividade e oriente para que busquem uma maneira de resolver o problema proposto. Durante esta resolução circule pela sala e questione os alunos sobre suas resoluções, peça-lhes que expliquem suas estratégias, isso os ajudará a se apropriarem do que estão aprendendo, o uso do transferidor pode ser uma dificuldade para alguns alunos, incentive que os colegas ajudem uns aos outros quanto ao uso correto, tomando cuidado para que o colega que sabe utilizar não acabe resolvendo a atividade daquele que não sabe. Para melhor orientar seus alunos clique aqui.

A folha de atividades pode ser impressa Aqui!

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 15 minutos (slide 17 ao 20).

Orientações: A atividade principal apresenta um problema um plano de voo onde deve-se registrar as mudanças na direção do avião em graus, minutos e segundos. Deixe que os alunos se organizem em duplas, distribua as folhas impressas com a atividade e oriente para que busquem uma maneira de resolver o problema proposto. Durante esta resolução circule pela sala e questione os alunos sobre suas resoluções, peça-lhes que expliquem suas estratégias, isso os ajudará a se apropriarem do que estão aprendendo, o uso do transferidor pode ser uma dificuldade para alguns alunos, incentive que os colegas ajudem uns aos outros quanto ao uso correto, tomando cuidado para que o colega que sabe utilizar não acabe resolvendo a atividade daquele que não sabe. Para melhor orientar seus alunos clique aqui.

A folha de atividades pode ser impressa Aqui!

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 15 minutos (slide 17 ao 20).

Orientações: A atividade principal apresenta um problema um plano de voo onde deve-se registrar as mudanças na direção do avião em graus, minutos e segundos. Deixe que os alunos se organizem em duplas, distribua as folhas impressas com a atividade e oriente para que busquem uma maneira de resolver o problema proposto. Durante esta resolução circule pela sala e questione os alunos sobre suas resoluções, peça-lhes que expliquem suas estratégias, isso os ajudará a se apropriarem do que estão aprendendo, o uso do transferidor pode ser uma dificuldade para alguns alunos, incentive que os colegas ajudem uns aos outros quanto ao uso correto, tomando cuidado para que o colega que sabe utilizar não acabe resolvendo a atividade daquele que não sabe. Para melhor orientar seus alunos clique aqui.

A folha de atividades pode ser impressa Aqui!

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (slide 21 ao slide 26).

Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução, é importante que você apresente a solução aqui proposta como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a solução nenhuma.

Possíveis situações e dúvidas podem ser vistas no guia de intervenção clicando aqui!

Propósito: Provocar a discussão de soluções.

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (slide 21 ao slide 26).

Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução, é importante que você apresente a solução aqui proposta como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a solução nenhuma.

Possíveis situações e dúvidas podem ser vistas no guia de intervenção clicando aqui!

Propósito: Provocar a discussão de soluções.

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (slide 21 ao slide 26).

Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução, é importante que você apresente a solução aqui proposta como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a solução nenhuma.

Possíveis situações e dúvidas podem ser vistas no guia de intervenção clicando aqui!

Propósito: Provocar a discussão de soluções.

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (slide 21 ao slide 26).

Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução, é importante que você apresente a solução aqui proposta como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a solução nenhuma.

Possíveis situações e dúvidas podem ser vistas no guia de intervenção clicando aqui!

Propósito: Provocar a discussão de soluções.

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (slide 21 ao slide 26).

Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução, é importante que o professor apresente a solução apresentada como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a uma solução.

Possíveis situações e dúvidas podem ser vistas no guia de intervenção Aqui!

Propósito: Provocar a discussão de soluções.

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (slide 21 ao slide 26).

Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução, é importante que você apresente a solução aqui proposta como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a solução nenhuma.

Possíveis situações e dúvidas podem ser vistas no guia de intervenção clicando aqui!

Propósito: Provocar a discussão de soluções.

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 3 minutos.

Orientações: Neste momento é importante destacar o aprendizado e tornar o objetivo da aula consciente e consolidar os conceitos utilizados.

Propósito: Discutir os passos das atividades e o conceito aprofundado na aula.

Discuta com a turma:

  • Em quais outras situações podem ser utilizados os métodos aprendidos nesta aula?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Você deve ter a atividade impressa, projetá-la ou escrevê-la na lousa. Instrua que os alunos resolvam a atividade individualmente.

Propósito: Avaliar se os alunos reconhecem minutos e segundo como subdivisões do grau.

Materiais Complementares:

Atividade raio x

Atividade complementar

Resolução atividade raio x

Resolução atividade complementar

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Você deve ter a atividade impressa, projetá-la ou escrevê-la na lousa. Instrua que os alunos resolvam a atividade individualmente.

Propósito: Avaliar se os alunos reconhecem minutos e segundo como subdivisões do grau.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Você deve ter a atividade impressa, projetá-la ou escrevê-la na lousa. Instrua que os alunos resolvam a atividade individualmente.

Propósito: Avaliar se os alunos reconhecem minutos e segundo como subdivisões do grau.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Você deve ter a atividade impressa, projetá-la ou escrevê-la na lousa. Instrua que os alunos resolvam a atividade individualmente.

Propósito: Avaliar se os alunos reconhecem minutos e segundo como subdivisões do grau.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Grandezas e Medidas do 6º ano :

Com o plano de aula sobre grandezas e medidas os alunos aprendem a resolver problemas de medidas envolvendo grandezas como comprimento, massa, tempo, temperatura, área, capacidade e volume; ampliam a noção de ângulo, interpretando, descrevendo e desenhando plantas baixas simples de residências e vistas aéreas; analisam e as mudanças no perímetro e na área de um quadrado obtido por ampliação ou redução.

MAIS AULAS DE Matemática do 6º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF06MA26 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF06MA27 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano