Autor: Emanoel de Carvalho Silva
Mentor: Tatiane Cristina Guadagnucci
Especialista de área: Rita Batista
Habilidade da BNCC
EF08MA20 - Representação gráfica (representação e classificação em classes, diferentes tipos de gráficos; erros em gráficos; infográfico; HISTOGRAMA (?) seleção de um gráfico em função do tipo de variável a ser representada)
Objetivos específicos
Diferenciar variável discreta de variável contínua
Gráfico de barras e Histograma
Conceito-chave
Gráfico de barras; histograma; estatística
Recursos necessários
Datashow ou material impresso
Régua
Lápis para colorir
Material Complementar ao Professor
Saiba como ler gráficos e detonar nos testes.
acessado em 27/01/2018
Tipos de gráficos e suas características
http://www.inf.pucrs.br/~cnunes/ferramentas/Aulas/tipos_de_graficos.pdf
acessado em 27/01/2018
Gráficos e tabelas para organizar informações
https://novaescola.org.br/conteudo/163/graficos-tabelas-organizar-informacoes
acessado em 27/01/2018
Indicação de atividade para expansão - Construindo gráficos em planilhas eletrônicas
http://www.sbembrasil.org.br/sbembrasil/images/MATHEMA%204.pdf
acessado em 27/01/2018
Indicação de atividades para expansão - Construindo e explorando gráficos de coluna
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22857
acessado em 27/01/2018
Código: MAT8_23PES01
(EF08MA23) Avaliar a adequação de diferentes tipos de gráficos para representar um conjunto de dados de uma pesquisa.
Com o plano de aula sobre probabilidade e estatística os alunos aprendem cálculo de probabilidade em eventos aleatórios e espaços amostrais equiprováveis, representação gráfica de espaços amostrais, pesquisa e processos de coleta de dados e medidas de tendência central.
Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.
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