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Plano de aula > Matemática > 8º ano > Probabilidade e Estatística

Plano de aula - Gráfico de barras, histograma e estatística

Plano de aula de Matemática com atividades para 8º ano do Fundamental sobre Gráfico de barras e Histograma

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Emanoel Carvalho

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT8_23PES01

Recursos
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Necessários: Papel, lápis, calculadora, WhatsApp
- Opcionais: Messenger Sala de aluno (https://www.messenger.com/groupcall/LINK:4svjhs7dyZw8zoxm/), Meet, Hangout, Zoom, plataforma da Khan Academy (https://pt.khanacademy.org/)
Portal OBMEP (https://portaldaobmep.impa.br/index.php/modulo/lista?serie=3

Para este plano, foque na etapa ATIVIDADE PRINCIPAL

Aquecimento
O Aquecimento é importante e pode ser usado para produção posterior de um histograma que é o foco da aula. Então, você pode adaptar o Aquecimento solicitando que os alunos produzam o gráfico mais adequado.

Atividade principal
O foco da aula é a avaliação de dados para propor a melhor representação gráfica, considerando o tipo de variável. A atividade proposta possui muitos questionamentos que você pode adaptar ou selecionar alguns para a realização por parte dos alunos. Sugerimos que você realize uma adequação aumentando a quantidade de ‘pessoas pesquisadas’ (slide 2 da Atividade principal). Você pode informar os dados completando a tabela (quadro), ao invés de solicitar que cada aluno proponha dados diferentes. Proponha pelo menos 20 pessoas. Encaminhe (WhatsApp) para a turma a proposta de atividade (versão impressa) e as informações dos slides 4, 5 e 6, bem como o quadro com a caracterização dos gráficos (está na discussão das soluções). Sugerimos que você grave um vídeo orientativo com essas informações e questionamentos. Mantenha um canal de comunicação para dicas e possíveis dúvidas.
Para a produção de um vídeo você pode usar https://myhomestudio.com.br/ (que permite o trabalho com slides e é gratuito por um tempo). Na plataforma da Khan Academy há vários vídeos e demais recursos que tratam de temas referentes a gráficos e variáveis. Você pode selecionar os materiais pertinentes e indicar aos alunos que possuem acesso à internet.
https://pt.khanacademy.org/math/pre-algebra/pre-algebra-math-reasoning/pre-algebra-picture-bar-graphs/v/reading-pictographs
https://pt.khanacademy.org/math/pre-algebra/pre-algebra-math-reasoning
https://pt.khanacademy.org/math/statistics-probability/random-variables-stats-library/random-variables-discrete/v/discrete-and-continuous-random-variables

Discussão das soluções
Considere as respostas dos questionamentos selecionados na atividade principal, bem como a produção dos gráficos. Talvez os alunos não consigam produzir o histograma, se não houve orientação anterior (vídeo sugerido). Atente a esse detalhe para compor seu feedback. Nesse caso específico sugerimos que você grave um vídeo com comentários sobre estratégias, acertos e erros, ao invés de áudio ou registro escrito. De preferência, por uma discussão em tempo real (sugestões abaixo), se sua turma tiver acesso a ferramentas e internet. Como forma de revisão você pode usar as atividades complementares e o raio X.

Para discussão em tempo real, com sua turma. Use o Meet, Hangout ou Zoom e considere apenas os itens e os conceitos de maior relevância.
Você pode usar também o Messenger Sala de aluno https://www.messenger.com/groupcall/LINK:4svjhs7dyZw8zoxm/

Sistematização
Use nas discussões e orientações.

Encerramento
Use, se necessário, nas discussões e orientações.

Raio X
Solicite, posteriormente, que os alunos resolvam o Raio X e as atividades complementares para ampliação das aprendizagens. 

Convite às famílias
As famílias podem ser convidadas para discutir e analisar gráficos envolvendo dados do COID-19.

Sugestão Enviada Por: Rita Batista


Código: MAT8_23PES01

(EF08MA23) Avaliar a adequação de diferentes tipos de gráficos para representar um conjunto de dados de uma pesquisa.


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