Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Cícero Inacio dos Santos
Mentor: Tatiane C Guadagnucci
Especialista de área: Rita Batista
HABILIDADE DA BNCC:
[EF09MA19] - Reconhecer, em experimentos aleatórios, eventos independentes e dependentes e calcular a probabilidade de sua ocorrência, nos dois casos.
CONHECIMENTOS PRÉVIOS:
Noção de eventos simultâneos.
Noção do conceito de eventos dependentes e independentes;
Noção intuitiva de probabilidades;
Noção do conceito de espaço amostral;
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Firmar o conceito de eventos dependentes e independentes por meio de jogos.
Diferenciar eventos dependentes e independentes.
CONCEITO-CHAVE:
Reconhecer eventos dependentes e independentes.
MATERIAIS NECESSÁRIOS:
Lousa, giz, bolas de isopor (ou outro material), caixinhas de som, música.
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: Projete ou escreva na lousa.
Propósito: Apresentar o objetivo para a turma.
Retomada
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientação: Comece a aula deixando a sala em formato circular, para que os alunos possam se olhar durante a discussão. O intuito é relembrar com os alunos os principais pontos sobre eventos simultâneos. Lance o questionamento, deixando que eles falem intuitivamente. Deixe claro que a probabilidade de eventos simultâneos determina a chance de dois eventos ocorrerem simultânea ou sucessivamente. Lembre aos alunos que eventos dependentes são aqueles que dependem de algum fator de ocorrência, diferentemente de eventos independentes, que não são interferidos por nenhum componente.
Propósito: Relembrar o conceito eventos simultâneos e eventos dependentes e independentes.
Discuta com a turma:
Qual a diferença entre eventos dependentes e independentes?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientação: Coloque as carteiras em círculo para que os alunos possam se ver. O jogo é no estilo “batata quente”, a bola deve ser passada de aluno para aluno. Deixe que os alunos escolham a música. Atente-se para que seja uma música divertida e agitada. Na lousa realize um quadro com duas colunas. Você pode acessar o arquivo para a impressão da atividade e o exemplo de quadro neste link , a ideia é você anotar na lousa as respostas dos alunos, sem corrigi-las. Atente-se para pausar a música de modo que todos possam participar.
Professor, você pode fazer as bolinhas, mas podem ser outros objetos distintos entre si.
Leve uma caixinha de som e um computador. Ou apenas um rádio.
Propósito: Expor os exemplos apresentados pelos alunos.
Discuta com a turma:
- Esses exemplos são encontrados em nosso cotidiano?
- Vocês já haviam percebido que essas situações expostas, do cotidiano, têm relação com o conteúdo que estamos estudando?
Materiais complementares para impressão
Resolução do atividade principal
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientação: Agora é o momento de propor uma discussão acerca dos exemplos apresentados pelos alunos. O objetivo central é ler com os alunos os exemplos citados e solicitar que a classe diga se está correto e justifique o porquê, baseando-se nas definições de eventos dependentes e independentes.
A ideia é que os alunos deem exemplos de eventos que envolvam o uso de probabilidade, tais como, jogo de baralho, lançamento de moedas, retirada de bolas em urnas., etc
Professor lembre-se: dois eventos A e B de um espaço amostral são independentes se a probabilidade de ocorrência do evento B não depende da probabilidade de ocorrência do evento A. E consequentemente os eventos dependentes são aqueles em que o evento B depende da ocorrência do evento A.
Acesse o guia de intervenções (no slide anterior) para verificar alguns exemplos que podem ser utilizados.
A ideia é discutir com a classe o que leva o evento ser considerado dependente ou independente. Você pode pegar alguns exemplos dados pelos alunos e modificá-los, para verificar se foi atendido o objetivo da aula.
Propósito: Discutir as respostas dadas pelos alunos e fixar o conceito.
Discuta com a turma:
Quai os principais pontos que diferenciam os dois eventos?
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientação: Projete ou leia com os alunos, questionando se houve alguma dúvida sobre o conteúdo. Se necessário acesse o guia de intervenções.
Propósito: Discutir as respostas dadas pelos alunos e fixar o conceito.
Raio-X
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientação: Deixe que os alunos discutam entre si e peça para que, ao exporem suas respostas, eles comparem com os exemplos que foram dados durante a aula.
Propósito: Aplicar os conhecimentos de eventos dependentes e independentes aprendidos durante a aula.
Discuta com a turma:
O valor da probabilidade irá interferir no evento ser dependente ou independente?