11304
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 5º ano > Resolução de Problemas

Plano de aula - Investigando números e solucionando problemas!

Plano de aula de Matemática com atividades para 5º ano do fundamental sobre resolução de problemas por meio de investigação numérica

Plano 06 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Wasley Antonio Ronchetti

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

OBJETIVO select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Wasley Antonio Ronchetti

Mentora: Eunice Maria Figueira Cajango

Especialista de área: Rita de Cássia Batista da Silva

Habilidade BNCC

Selecionar e aplicar estratégias de resolução de problemas com uma variedade de representações  de ideias matemáticas. Elaborar problemas de textos.



Objetivos específicos

  • Expandir a capacidade e a criatividade dos alunos, através da resolução de problemas que supõem investigação numérica.
  • Desenvolver diferentes hipóteses e conjecturas , a partir de um mesmo problema de investigação numérica.
  • Discutir sobre as diversas situações que podem ser questionadas no mesmo problema e as diferentes  maneiras de buscar as soluções de problemas com investigação matemática, mas que conduzem a única generalização do problema proposto.



Conceito-chave

resolução de problemas por meio de investigação numérica

Recursos necessários

  • Lápis,
  • papel,
  • Borracha
  • Materiais impressos

Vocabulário que será aprendido nesta aula:

investigação numérica, formular diferentes hipóteses e conjecturas, generalização.


Tempo sugerido: 02 minutos

Orientação: Apresentar a investigação numérica como ferramenta utilizada na resolução de problemas que apresentam diferentes situações baseadas em um mesmo problema.

Propósito: Apresentar para a turma o objetivo da aula.

AQUECIMENTO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Professor, inicia a aula realizando uma discussão sobre a ideia que os alunos apresentam sobre o verbo investigar de uma maneira ampla e depois relacionando com a matemática. Depois exponha no quadro um esquema com a escrita de “investigação numérica” e depois vá traçando ramificações das ideias apresentadas. Não esqueça de expor, caso não seja mencionado por nenhum aluno, as ideias de “formular questões”, de “conjecturar estratégias e resoluções”, de “apresentar” e por fim de “generalização”, mas sempre em uma linguagem compreensível à alunos do quinto ano.

Propósito: Retomar as ideias de investigação numérica e sua utilização na resolução de problemas.

Discuta com a turma: Junto com as perguntas que são propostas nos slides, acrescente as perguntas abaixo, durante a resolução:

  • Qual seria uma característica que você atribuiria a problemas que são resolvidos por investigação numérica? Por quê?
  • Quanto ao processo de resolução, o que você identifica de diferente de problemas que você já resolveu?
  • Você acha que faz sentido o uso da expressão investigação numérica para resolver problemas de matemática? Por quê?

ATIVIDADE PRINCIPAL (SLIDES 4 a 6) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientação: Proponha a atividade e realize a leitura com toda a turma. Depois divida a turma em duplas ou trios para que possam juntos buscar as soluções para este problema e possam partilhar com os colegas suas ideias no processo da resolução. A atividade poderá ser apresentada no quadro, projetada ou impressa. Utilize o Guia de Intervenção.

Segue uma lista de atividades para que possa ser utilizada durante a aula, ou atividades para casa ou em um outro momento que julgar conveniente.

Propósito: Reconhecer a situação problema, organizar as informações e formular as questões e conjecturas que resolvem o problema proposto.

Atividade principal

Resolução da atividade

Guia de intervenção

ATIVIDADE PRINCIPAL (SLIDES 4 a 6) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientação: Proponha a atividade e realize a leitura com toda a turma. Depois divida a turma em duplas ou trios para que possam juntos buscar as soluções para este problema e possam partilhar com os colegas suas ideias no processo da resolução. A atividade poderá ser apresentada no quadro, projetada ou impressa.

Utilize o Guia de Intervenção para discutir com a turma sobre eventuais dificuldades e erros .

Segue uma lista de atividades para que possa ser utilizada durante a aula, ou atividades para casa ou em um outro momento que julgar conveniente.

Propósito: Reconhecer a situação problema, organizar as informações e formular as questões e conjecturas que resolvem o problema proposto.

ATIVIDADE PRINCIPAL (SLIDES 4 a 6) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientação: Proponha a atividade e realize a leitura com toda a turma. Depois divida a turma em duplas ou trios para que possam juntos buscar as soluções para este problema e possam partilhar com os colegas suas ideias no processo da resolução. A atividade poderá ser apresentada no quadro, projetada ou impressa.

Utilize o Guia de Intervenção para discutir com a turma sobre eventuais dificuldades e erros .

Segue uma lista de atividades para que possa ser utilizada durante a aula, ou atividades para casa ou em um outro momento que julgar conveniente.

Propósito: Reconhecer a situação problema, organizar as informações e formular as questões e conjecturas que resolvem o problema proposto.

Discussão da Solução (SLIDES 07 a 17) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientação: Professor, só apresente a resolução proposta aqui, caso nenhum aluno apresente uma solução igual. Permita as duplas ou trios que exponham suas estratégias, suas anotações, como formularam as respostas e comentem sobre a solução apresentada. Chame a atenção para todas as maneiras de resoluções que serão apresentadas pelos alunos, e permita que os mesmos exponham as estratégias que eles utilizaram no processo de resolução.

Propósito: Realizar discussões sobre as resoluções apresentadas pelos alunos.

Discuta com a turma:Qual ou quais as dificuldades que vocês sentiram para resolver este problema?

  • O que há de diferente na maneira de resolver este problema?
  • O que mais chamou a sua atenção na hora de resolver este problema?
  • Descreva um erro ou conceito errôneo que você ou um colega apresentou na aula de hoje. O que você aprendeu com esse erro ou conceito errôneo?
  • Resolver este problema em dupla, trio ou grupo ajudou no processo da busca da solução deste problema? Por quê?
  • A maneira que vocês chegaram a solução deste problema é a mesma maneira que vocês utilizam para resolver todos os problemas de Matemática? É Diferente? Em que se difere? Por quê?

Discussão da solução (SLIDES 07 a 12) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientação: Professor, só apresente a resolução proposta aqui, caso nenhum aluno apresente uma solução igual. Permita as duplas ou trios que exponham suas estratégias, suas anotações, como formularam as respostas e comentem sobre a solução apresentada. Chame a atenção para todas as maneiras de resoluções que serão apresentadas pelos alunos, e permita que os mesmos exponham as estratégias que eles utilizaram no processo de resolução.

Propósito: Realizar discussões sobre as resoluções apresentadas pelos alunos.

Discuta com a turma:Qual ou quais as dificuldades que vocês sentiram para resolver este problema?

  • O que há de diferente na maneira de resolver este problema?
  • O que mais chamou a sua atenção na hora de resolver este problema?
  • Descreva um erro ou conceito errôneo que você ou um colega apresentou na aula de hoje. O que você aprendeu com esse erro ou conceito errôneo?
  • Resolver este problema em dupla, trio ou grupo ajudou no processo da busca da solução deste problema? Por quê?
  • A maneira que vocês chegaram a solução deste problema é a mesma maneira que vocês utilizam para resolver todos os problemas de Matemática? É Diferente? Em que se difere? Por quê?

Discussão da solução (SLIDES 07 a 12) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientação: Professor, só apresente a resolução proposta aqui, caso nenhum aluno apresente uma solução igual. Permita as duplas ou trios que exponham suas estratégias, suas anotações, como formularam as respostas e comentem sobre a solução apresentada. Chame a atenção para todas as maneiras de resoluções que serão apresentadas pelos alunos, e permita que os mesmos exponham as estratégias que eles utilizaram no processo de resolução.

Propósito: Realizar discussões sobre as resoluções apresentadas pelos alunos.

Discuta com a turma:Qual ou quais as dificuldades que vocês sentiram para resolver este problema?

  • O que há de diferente na maneira de resolver este problema?
  • O que mais chamou a sua atenção na hora de resolver este problema?
  • Descreva um erro ou conceito errôneo que você ou um colega apresentou na aula de hoje. O que você aprendeu com esse erro ou conceito errôneo?
  • Resolver este problema em dupla, trio ou grupo ajudou no processo da busca da solução deste problema? Por quê?
  • A maneira que vocês chegaram a solução deste problema é a mesma maneira que vocês utilizam para resolver todos os problemas de Matemática? É Diferente? Em que se difere? Por quê?

Discussão da solução (SLIDES 07 a 12) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientação: Professor, só apresente a resolução proposta aqui, caso nenhum aluno apresente uma solução igual. Permita as duplas ou trios que exponham suas estratégias, suas anotações, como formularam as respostas e comentem sobre a solução apresentada. Chame a atenção para todas as maneiras de resoluções que serão apresentadas pelos alunos, e permita que os mesmos exponham as estratégias que eles utilizaram no processo de resolução.

Propósito: Realizar discussões sobre as resoluções apresentadas pelos alunos.

Discuta com a turma:Qual ou quais as dificuldades que vocês sentiram para resolver este problema?

  • O que há de diferente na maneira de resolver este problema?
  • O que mais chamou a sua atenção na hora de resolver este problema?
  • Descreva um erro ou conceito errôneo que você ou um colega apresentou na aula de hoje. O que você aprendeu com esse erro ou conceito errôneo?
  • Resolver este problema em dupla, trio ou grupo ajudou no processo da busca da solução deste problema? Por quê?
  • A maneira que vocês chegaram a solução deste problema é a mesma maneira que vocês utilizam para resolver todos os problemas de Matemática? É Diferente? Em que se difere? Por quê?

Discussão da solução (SLIDES 07 a 12) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientação: Professor, só apresente a resolução proposta aqui, caso nenhum aluno apresente uma solução igual. Permita as duplas ou trios que exponham suas estratégias, suas anotações, como formularam as respostas e comentem sobre a solução apresentada. Chame a atenção para todas as maneiras de resoluções que serão apresentadas pelos alunos, e permita que os mesmos exponham as estratégias que eles utilizaram no processo de resolução.

Propósito: Realizar discussões sobre as resoluções apresentadas pelos alunos.

Discuta com a turma:Qual ou quais as dificuldades que vocês sentiram para resolver este problema?

  • O que há de diferente na maneira de resolver este problema?
  • O que mais chamou a sua atenção na hora de resolver este problema?
  • Descreva um erro ou conceito errôneo que você ou um colega apresentou na aula de hoje. O que você aprendeu com esse erro ou conceito errôneo?
  • Resolver este problema em dupla, trio ou grupo ajudou no processo da busca da solução deste problema? Por quê?
  • A maneira que vocês chegaram a solução deste problema é a mesma maneira que vocês utilizam para resolver todos os problemas de Matemática? É Diferente? Em que se difere? Por quê?

Discussão da solução (SLIDES 07 a 12) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientação: Professor, só apresente a resolução proposta aqui, caso nenhum aluno apresente uma solução igual. Permita as duplas ou trios que exponham suas estratégias, suas anotações, como formularam as respostas e comentem sobre a solução apresentada. Chame a atenção para todas as maneiras de resoluções que serão apresentadas pelos alunos, e permita que os mesmos exponham as estratégias que eles utilizaram no processo de resolução.

Propósito: Realizar discussões sobre as resoluções apresentadas pelos alunos.

Discuta com a turma:Qual ou quais as dificuldades que vocês sentiram para resolver este problema?

  • O que há de diferente na maneira de resolver este problema?
  • O que mais chamou a sua atenção na hora de resolver este problema?
  • Descreva um erro ou conceito errôneo que você ou um colega apresentou na aula de hoje. O que você aprendeu com esse erro ou conceito errôneo?
  • Resolver este problema em dupla, trio ou grupo ajudou no processo da busca da solução deste problema? Por quê?
  • A maneira que vocês chegaram a solução deste problema é a mesma maneira que vocês utilizam para resolver todos os problemas de Matemática? É Diferente? Em que se difere? Por quê?

ENCERRAMENTO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 03 minutos

Orientação: Encerre a aula, realizando uma discussão com os alunos sobre o que foi aprendido na aula de hoje. Relembre aos alunos sobre a conversa realizada no início da aula e sobre as características envolvidas nos problemas que são resolvidos por meio de investigação numérica. Evidencie que um problema pode apresentar uma, duas, tres, quatro ou outras tantas perguntas utilizando um mesmo problema e cada um pode apresentar propostas diferentes resoluções, mas que conduzem a uma única generalização.

Propósito: Reforçar e consolidar sobre os problemas de investigação numérica.

RAIO X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientação:. Professor, a atividade de raio x tem por finalidade analisar e verificar as aprendizagens ocorridas, após as discussões que foram realizadas durante a aula. Inicie realizando a leitura do problema e solicite aos alunos que iniciem a realização do problema. Os problemas que envolvem investigação numérica necessitam de envolvimento dos alunos na resolução, então incentive sempre os alunos a buscarem as suas formas e maneiras de traçar a resolução do problema. Procure fazer poucas intervenções neste momento e forneça apenas informações que estimulem os alunos a formularem suas hipóteses e traçarem suas conjecturas. No final faça a socialização com os alunos, pedindo que apresentem suas soluções e realize discussões em grupo sobre as resoluções apresentadas.

Propósito: Verificar a aprendizagem dos alunos de problemas que utilizam a investigação numérica como metodologia para obter sua resolução.

Discuta com a turma:

  • Como vocês iniciaram a resolução do problema?
  • Qual o momento de maior dificuldade durante a busca da resolução deste problema?
  • Quais foram as ideias e conceitos que você aprendeu de diferente na aula de hoje?

Raio X para impressão

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 02 minutos

Orientação: Apresentar a investigação numérica como ferramenta utilizada na resolução de problemas que apresentam diferentes situações baseadas em um mesmo problema.

Propósito: Apresentar para a turma o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Wasley Antonio Ronchetti

Mentora: Eunice Maria Figueira Cajango

Especialista de área: Rita de Cássia Batista da Silva

Habilidade BNCC

Selecionar e aplicar estratégias de resolução de problemas com uma variedade de representações  de ideias matemáticas. Elaborar problemas de textos.



Objetivos específicos

  • Expandir a capacidade e a criatividade dos alunos, através da resolução de problemas que supõem investigação numérica.
  • Desenvolver diferentes hipóteses e conjecturas , a partir de um mesmo problema de investigação numérica.
  • Discutir sobre as diversas situações que podem ser questionadas no mesmo problema e as diferentes  maneiras de buscar as soluções de problemas com investigação matemática, mas que conduzem a única generalização do problema proposto.



Conceito-chave

resolução de problemas por meio de investigação numérica

Recursos necessários

  • Lápis,
  • papel,
  • Borracha
  • Materiais impressos

Vocabulário que será aprendido nesta aula:

investigação numérica, formular diferentes hipóteses e conjecturas, generalização.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Professor, inicia a aula realizando uma discussão sobre a ideia que os alunos apresentam sobre o verbo investigar de uma maneira ampla e depois relacionando com a matemática. Depois exponha no quadro um esquema com a escrita de “investigação numérica” e depois vá traçando ramificações das ideias apresentadas. Não esqueça de expor, caso não seja mencionado por nenhum aluno, as ideias de “formular questões”, de “conjecturar estratégias e resoluções”, de “apresentar” e por fim de “generalização”, mas sempre em uma linguagem compreensível à alunos do quinto ano.

Propósito: Retomar as ideias de investigação numérica e sua utilização na resolução de problemas.

Discuta com a turma: Junto com as perguntas que são propostas nos slides, acrescente as perguntas abaixo, durante a resolução:

  • Qual seria uma característica que você atribuiria a problemas que são resolvidos por investigação numérica? Por quê?
  • Quanto ao processo de resolução, o que você identifica de diferente de problemas que você já resolveu?
  • Você acha que faz sentido o uso da expressão investigação numérica para resolver problemas de matemática? Por quê?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientação: Proponha a atividade e realize a leitura com toda a turma. Depois divida a turma em duplas ou trios para que possam juntos buscar as soluções para este problema e possam partilhar com os colegas suas ideias no processo da resolução. A atividade poderá ser apresentada no quadro, projetada ou impressa. Utilize o Guia de Intervenção.

Segue uma lista de atividades para que possa ser utilizada durante a aula, ou atividades para casa ou em um outro momento que julgar conveniente.

Propósito: Reconhecer a situação problema, organizar as informações e formular as questões e conjecturas que resolvem o problema proposto.

Atividade principal

Resolução da atividade

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientação: Proponha a atividade e realize a leitura com toda a turma. Depois divida a turma em duplas ou trios para que possam juntos buscar as soluções para este problema e possam partilhar com os colegas suas ideias no processo da resolução. A atividade poderá ser apresentada no quadro, projetada ou impressa.

Utilize o Guia de Intervenção para discutir com a turma sobre eventuais dificuldades e erros .

Segue uma lista de atividades para que possa ser utilizada durante a aula, ou atividades para casa ou em um outro momento que julgar conveniente.

Propósito: Reconhecer a situação problema, organizar as informações e formular as questões e conjecturas que resolvem o problema proposto.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientação: Proponha a atividade e realize a leitura com toda a turma. Depois divida a turma em duplas ou trios para que possam juntos buscar as soluções para este problema e possam partilhar com os colegas suas ideias no processo da resolução. A atividade poderá ser apresentada no quadro, projetada ou impressa.

Utilize o Guia de Intervenção para discutir com a turma sobre eventuais dificuldades e erros .

Segue uma lista de atividades para que possa ser utilizada durante a aula, ou atividades para casa ou em um outro momento que julgar conveniente.

Propósito: Reconhecer a situação problema, organizar as informações e formular as questões e conjecturas que resolvem o problema proposto.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientação: Professor, só apresente a resolução proposta aqui, caso nenhum aluno apresente uma solução igual. Permita as duplas ou trios que exponham suas estratégias, suas anotações, como formularam as respostas e comentem sobre a solução apresentada. Chame a atenção para todas as maneiras de resoluções que serão apresentadas pelos alunos, e permita que os mesmos exponham as estratégias que eles utilizaram no processo de resolução.

Propósito: Realizar discussões sobre as resoluções apresentadas pelos alunos.

Discuta com a turma:Qual ou quais as dificuldades que vocês sentiram para resolver este problema?

  • O que há de diferente na maneira de resolver este problema?
  • O que mais chamou a sua atenção na hora de resolver este problema?
  • Descreva um erro ou conceito errôneo que você ou um colega apresentou na aula de hoje. O que você aprendeu com esse erro ou conceito errôneo?
  • Resolver este problema em dupla, trio ou grupo ajudou no processo da busca da solução deste problema? Por quê?
  • A maneira que vocês chegaram a solução deste problema é a mesma maneira que vocês utilizam para resolver todos os problemas de Matemática? É Diferente? Em que se difere? Por quê?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientação: Professor, só apresente a resolução proposta aqui, caso nenhum aluno apresente uma solução igual. Permita as duplas ou trios que exponham suas estratégias, suas anotações, como formularam as respostas e comentem sobre a solução apresentada. Chame a atenção para todas as maneiras de resoluções que serão apresentadas pelos alunos, e permita que os mesmos exponham as estratégias que eles utilizaram no processo de resolução.

Propósito: Realizar discussões sobre as resoluções apresentadas pelos alunos.

Discuta com a turma:Qual ou quais as dificuldades que vocês sentiram para resolver este problema?

  • O que há de diferente na maneira de resolver este problema?
  • O que mais chamou a sua atenção na hora de resolver este problema?
  • Descreva um erro ou conceito errôneo que você ou um colega apresentou na aula de hoje. O que você aprendeu com esse erro ou conceito errôneo?
  • Resolver este problema em dupla, trio ou grupo ajudou no processo da busca da solução deste problema? Por quê?
  • A maneira que vocês chegaram a solução deste problema é a mesma maneira que vocês utilizam para resolver todos os problemas de Matemática? É Diferente? Em que se difere? Por quê?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientação: Professor, só apresente a resolução proposta aqui, caso nenhum aluno apresente uma solução igual. Permita as duplas ou trios que exponham suas estratégias, suas anotações, como formularam as respostas e comentem sobre a solução apresentada. Chame a atenção para todas as maneiras de resoluções que serão apresentadas pelos alunos, e permita que os mesmos exponham as estratégias que eles utilizaram no processo de resolução.

Propósito: Realizar discussões sobre as resoluções apresentadas pelos alunos.

Discuta com a turma:Qual ou quais as dificuldades que vocês sentiram para resolver este problema?

  • O que há de diferente na maneira de resolver este problema?
  • O que mais chamou a sua atenção na hora de resolver este problema?
  • Descreva um erro ou conceito errôneo que você ou um colega apresentou na aula de hoje. O que você aprendeu com esse erro ou conceito errôneo?
  • Resolver este problema em dupla, trio ou grupo ajudou no processo da busca da solução deste problema? Por quê?
  • A maneira que vocês chegaram a solução deste problema é a mesma maneira que vocês utilizam para resolver todos os problemas de Matemática? É Diferente? Em que se difere? Por quê?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientação: Professor, só apresente a resolução proposta aqui, caso nenhum aluno apresente uma solução igual. Permita as duplas ou trios que exponham suas estratégias, suas anotações, como formularam as respostas e comentem sobre a solução apresentada. Chame a atenção para todas as maneiras de resoluções que serão apresentadas pelos alunos, e permita que os mesmos exponham as estratégias que eles utilizaram no processo de resolução.

Propósito: Realizar discussões sobre as resoluções apresentadas pelos alunos.

Discuta com a turma:Qual ou quais as dificuldades que vocês sentiram para resolver este problema?

  • O que há de diferente na maneira de resolver este problema?
  • O que mais chamou a sua atenção na hora de resolver este problema?
  • Descreva um erro ou conceito errôneo que você ou um colega apresentou na aula de hoje. O que você aprendeu com esse erro ou conceito errôneo?
  • Resolver este problema em dupla, trio ou grupo ajudou no processo da busca da solução deste problema? Por quê?
  • A maneira que vocês chegaram a solução deste problema é a mesma maneira que vocês utilizam para resolver todos os problemas de Matemática? É Diferente? Em que se difere? Por quê?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientação: Professor, só apresente a resolução proposta aqui, caso nenhum aluno apresente uma solução igual. Permita as duplas ou trios que exponham suas estratégias, suas anotações, como formularam as respostas e comentem sobre a solução apresentada. Chame a atenção para todas as maneiras de resoluções que serão apresentadas pelos alunos, e permita que os mesmos exponham as estratégias que eles utilizaram no processo de resolução.

Propósito: Realizar discussões sobre as resoluções apresentadas pelos alunos.

Discuta com a turma:Qual ou quais as dificuldades que vocês sentiram para resolver este problema?

  • O que há de diferente na maneira de resolver este problema?
  • O que mais chamou a sua atenção na hora de resolver este problema?
  • Descreva um erro ou conceito errôneo que você ou um colega apresentou na aula de hoje. O que você aprendeu com esse erro ou conceito errôneo?
  • Resolver este problema em dupla, trio ou grupo ajudou no processo da busca da solução deste problema? Por quê?
  • A maneira que vocês chegaram a solução deste problema é a mesma maneira que vocês utilizam para resolver todos os problemas de Matemática? É Diferente? Em que se difere? Por quê?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientação: Professor, só apresente a resolução proposta aqui, caso nenhum aluno apresente uma solução igual. Permita as duplas ou trios que exponham suas estratégias, suas anotações, como formularam as respostas e comentem sobre a solução apresentada. Chame a atenção para todas as maneiras de resoluções que serão apresentadas pelos alunos, e permita que os mesmos exponham as estratégias que eles utilizaram no processo de resolução.

Propósito: Realizar discussões sobre as resoluções apresentadas pelos alunos.

Discuta com a turma:Qual ou quais as dificuldades que vocês sentiram para resolver este problema?

  • O que há de diferente na maneira de resolver este problema?
  • O que mais chamou a sua atenção na hora de resolver este problema?
  • Descreva um erro ou conceito errôneo que você ou um colega apresentou na aula de hoje. O que você aprendeu com esse erro ou conceito errôneo?
  • Resolver este problema em dupla, trio ou grupo ajudou no processo da busca da solução deste problema? Por quê?
  • A maneira que vocês chegaram a solução deste problema é a mesma maneira que vocês utilizam para resolver todos os problemas de Matemática? É Diferente? Em que se difere? Por quê?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 03 minutos

Orientação: Encerre a aula, realizando uma discussão com os alunos sobre o que foi aprendido na aula de hoje. Relembre aos alunos sobre a conversa realizada no início da aula e sobre as características envolvidas nos problemas que são resolvidos por meio de investigação numérica. Evidencie que um problema pode apresentar uma, duas, tres, quatro ou outras tantas perguntas utilizando um mesmo problema e cada um pode apresentar propostas diferentes resoluções, mas que conduzem a uma única generalização.

Propósito: Reforçar e consolidar sobre os problemas de investigação numérica.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientação:. Professor, a atividade de raio x tem por finalidade analisar e verificar as aprendizagens ocorridas, após as discussões que foram realizadas durante a aula. Inicie realizando a leitura do problema e solicite aos alunos que iniciem a realização do problema. Os problemas que envolvem investigação numérica necessitam de envolvimento dos alunos na resolução, então incentive sempre os alunos a buscarem as suas formas e maneiras de traçar a resolução do problema. Procure fazer poucas intervenções neste momento e forneça apenas informações que estimulem os alunos a formularem suas hipóteses e traçarem suas conjecturas. No final faça a socialização com os alunos, pedindo que apresentem suas soluções e realize discussões em grupo sobre as resoluções apresentadas.

Propósito: Verificar a aprendizagem dos alunos de problemas que utilizam a investigação numérica como metodologia para obter sua resolução.

Discuta com a turma:

  • Como vocês iniciaram a resolução do problema?
  • Qual o momento de maior dificuldade durante a busca da resolução deste problema?
  • Quais foram as ideias e conceitos que você aprendeu de diferente na aula de hoje?

Raio X para impressão

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Resolução de Problemas do 5º ano :

Com o plano de aula sobre resolução de problemas os alunos aprendem a resolução e elaboração de problemas numéricos e não numéricos com uma, nenhuma, várias ou infinitas soluções.

MAIS AULAS DE Matemática do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05MA00 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano