11303
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 1º ano > Probabilidade e Estatística

Plano de aula - Comparação entre duas pesquisas

Plano de aula de Matemática com atividades para 1º ano do Fundamental sobre Comparar dados entre duas pesquisas

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Leandro Vitoriano da Silva

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

OBJETIVO select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Leandro Vitoriano da Silva

Mentor: Mara Elizabeth Mansani

Especialista de área: Rita de Cássia Batista da Silva

Habilidade da BNCC

(EF01MA22) Realizar pesquisa, envolvendo até duas variáveis categóricas de seu interesse e universo de até 30 elementos, e organizar dados por meio de representações pessoais.



Objetivos específicos

Comparar dados entre duas pesquisas.

Conceito-chave

Probabilidade; estatística

Recursos necessários

Atividades impressas.




Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Leia o objetivo da aula para os alunos, em seguida, registre-o num canto da lousa para recuperar posteriormente, aproveite para perguntar aos alunos o que se lembram sobre pesquisa, e o que eles esperam aprender na aula.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com a turma.

Discuta com a turma:

  • O que é uma pesquisa?
  • O que esperam aprender na aula de hoje?

RETOMADA (SLIDE 3 E 4) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 08 minutos

Orientação: Leia o texto da retomada para os alunos, em seguida apresente os dois gráficos, questione sobre qual o assunto que os gráficos trazem, se os assuntos são iguais, se as respostas são iguais, e o que tem de diferente entre eles. Espera-se que os alunos percebam que apesar dos gráficos trazerem o mesmo assunto, o fato de haver diferentes sujeitos sendo entrevistados há diferentes respostas. O primeiro gráfico traz como entrevistados as meninas e no segundo os meninos, este fator é uma outra diferença entre eles.

Propósito: Recuperar os conhecimentos da turma sobre o tema da aula.

Discuta com a turma:

  • Os gráficos são iguais?
  • As perguntas que foram feitas parecem ser iguais?
  • Os entrevistados são iguais ou diferentes?
  • As respostas são iguais ou diferentes?

RETOMADA (SLIDE 3 E 4) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 08 minutos

Orientação: Leia o texto da retomada para os alunos, em seguida apresente os dois gráficos, questione sobre qual o assunto que os gráficos trazem, se os assuntos são iguais, se as respostas são iguais, e o que tem de diferente entre eles. Espera-se que os alunos percebam que apesar dos gráficos trazerem o mesmo assunto, o fato de haver diferentes sujeitos sendo entrevistados há diferentes respostas. O primeiro gráfico traz como entrevistados as meninas e no segundo os meninos, este fator é uma outra diferença entre eles.

Propósito: Recuperar os conhecimentos da turma sobre o tema da aula.

Discuta com a turma:

  • Os gráficos são iguais?
  • As perguntas que foram feitas parecem ser iguais?
  • Os entrevistados são iguais ou diferentes?
  • As respostas são iguais ou diferentes?

ATIVIDADE PRINCIPAL (SLIDE 5, 6 E 7) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientação: Agrupe os alunos em duplas, invista nos agrupamentos de forma que eles possam ser o mais produtivo possível. Entregue uma cópia da atividade e a leia para eles, em seguida solicite que eles tentem responder as perguntas. O fato das perguntas serem todas com múltipla escolha, facilitará o trabalho, uma vez que, os alunos apenas terão a preocupação em marcar a resposta correta pintando-a. Durante a execução das atividades faça intervenções nas duplas, no “discuta com a turma” há algumas sugestões de como proceder. Sempre que os alunos aparentarem dúvidas façam com que consultem o gráfico e a tabela da atividade, de modo que consigam se apropriar destes dois modos de tratamento de dados em pesquisas.

Propósito: Comparar dados de duas pesquisas.

Discuta com a turma:

  • Quem são os entrevistados nas duas pesquisas?
  • As duas pesquisas estão divulgadas da mesma forma?
  • Qual forma você considera mais fácil de entender: o gráfico ou a tabela?
  • Sobre o que fala a pesquisa do gráfico? E da tabela?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Sugestão de leitura “A PESQUISA NO ENSINO FUNDAMENTAL: FONTE PARA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO”

ATIVIDADE PRINCIPAL (SLIDE 5, 6 E 7) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientação: Agrupe os alunos em duplas, invista nos agrupamentos de forma que eles possam ser o mais produtivo possível. Entregue uma cópia da atividade e a leia para eles, em seguida solicite que eles tentem responder as perguntas. O fato das perguntas serem todas com múltipla escolha, facilitará o trabalho, uma vez que, os alunos apenas terão a preocupação em marcar a resposta correta pintando-a. Durante a execução das atividades faça intervenções nas duplas, no “discuta com a turma” há algumas sugestões de como proceder. Sempre que os alunos apresentarem dúvidas faça com que consultem o gráfico e a tabela da atividade, de modo que consigam se apropriar destes dois modos de tratamento de dados em pesquisas.

Propósito: Comparar dados de duas pesquisas.

Discuta com a turma:

  • Quem são os entrevistados nas duas pesquisas?
  • As duas pesquisas estão divulgadas da mesma forma?
  • Qual forma você considera mais fácil de entender: o gráfico ou a tabela?
  • Sobre o que fala a pesquisa do gráfico? E da tabela?

Materiais complementares:

Atividade principal para impressão

Resolução da atividade principal

Guia de intervenção

Atividades complementares

Resolução das atividades complementares

Sugestão de leitura “A PESQUISA NO ENSINO FUNDAMENTAL: FONTE PARA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO”

ATIVIDADE PRINCIPAL (SLIDE 5, 6 E 7) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientação: Agrupe os alunos em duplas, invista nos agrupamentos de forma que eles possam ser o mais produtivo possível. Entregue uma cópia da atividade e a leia para eles, em seguida solicite que eles tentem responder as perguntas. O fato das perguntas serem todas com múltipla escolha, facilitará o trabalho, uma vez que, os alunos apenas terão a preocupação em marcar a resposta correta pintando-a. Durante a execução das atividades faça intervenções nas duplas, no “discuta com a turma” há algumas sugestões de como proceder. Sempre que os alunos aparentarem dúvidas façam com que consultem o gráfico e a tabela da atividade, de modo que consigam se apropriar destes dois modos de tratamento de dados em pesquisas.

Propósito: Comparar dados de duas pesquisas.

Discuta com a turma:

  • Quem são os entrevistados nas duas pesquisas?
  • As duas pesquisas estão divulgadas da mesma forma?
  • Qual forma você considera mais fácil de entender: o gráfico ou a tabela?
  • Sobre o que fala a pesquisa do gráfico? E da tabela?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Sugestão de leitura “A PESQUISA NO ENSINO FUNDAMENTAL: FONTE PARA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO”

DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Você e seus alunos farão uma espécie de “check list” com as questões da atividade principal. Pelo fato de serem questões fechadas e de múltipla escolha não se abrem muitas alternativas para respostas, mas é interessante neste momento conhecer as estratégias que cada dupla usou para chegar às respostas. Então a cada pergunta corrigida questione seus alunos sobre como conseguiram achar essas respostas.

Propósito: Discutir as soluções encontradas pela turma

Discuta com a turma:

  • Qual resposta você pintou?
  • Você tem certeza que ela é a correta?
  • Onde encontrou essa resposta?

(Faça essas questões a cada correção)

ENCERRAMENTO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 05 minutos

Orientação: Leia para os alunos a fala da personagem, em seguida diga a eles o quanto avançaram em seus conhecimentos sobre pesquisa, isso os motivará, aproveite para recuperar o objetivo da aula e junto com as crinaças compartilhe se vocês juntos atingiram ele ou não.

Propósito: Realizar o desfecho da aula.

Discuta com a turma:

  • O que vocês acharam da aula?
  • Será que cumprimos nosso objetivo?
  • Que mais sobre pesquisas ainda podemos aprender?

RAIO X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Entregue uma cópia da atividade para os alunos, lembre-se que ela é um exercício avaliativo, para que você possa saber que se eles conseguiram compreender o objetivo da aula. Quando todos tiverem com a atividade em mãos, analisem em conjunto o primeiro gráfico, e depois o segundo gráfico, para então você ler as perguntas a eles e pedir que respondam. Após todos realizarem a atividade e conforme as questões propostas no “discuta com a turma” façam a correção dos exercícios.

Propósito: Realizar uma avaliação das aprendizagens da turma.

Discuta com a turma:

  • Qual o tema do gráfico 1? E do gráfico 2?
  • Quais são os resultados idênticos nas duas pesquisas?
  • Quais os itens prediletos dos alunos.

Materiais Complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

RAIO X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Entregue uma cópia da atividade para os alunos, lembre-se que ela é um exercício avaliativo, para que você possa saber que se eles conseguiram compreender o objetivo da aula. Quando todos tiverem com a atividade em mãos, analisem em conjunto o primeiro gráfico, e depois o segundo gráfico, para então você ler as perguntas a eles e pedir que respondam. Após todos realizarem a atividade e conforme as questões propostas no “discuta com a turma” façam a correção dos exercícios.

Propósito: Realizar uma avaliação das aprendizagens da turma.

Discuta com a turma:

  • Qual o tema do gráfico 1? E do gráfico 2?
  • Quais são os resultados idênticos nas duas pesquisas?
  • Quais os itens prediletos dos alunos.

Materiais Complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Leia o objetivo da aula para os alunos, em seguida, registre-o num canto da lousa para recuperar posteriormente, aproveite para perguntar aos alunos o que se lembram sobre pesquisa, e o que eles esperam aprender na aula.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com a turma.

Discuta com a turma:

  • O que é uma pesquisa?
  • O que esperam aprender na aula de hoje?

  • Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

    Autor: Leandro Vitoriano da Silva

    Mentor: Mara Elizabeth Mansani

    Especialista de área: Rita de Cássia Batista da Silva

    Habilidade da BNCC

    (EF01MA22) Realizar pesquisa, envolvendo até duas variáveis categóricas de seu interesse e universo de até 30 elementos, e organizar dados por meio de representações pessoais.



    Objetivos específicos

    Comparar dados entre duas pesquisas.

    Conceito-chave

    Probabilidade; estatística

    Recursos necessários

    Atividades impressas.



Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 08 minutos

Orientação: Leia o texto da retomada para os alunos, em seguida apresente os dois gráficos, questione sobre qual o assunto que os gráficos trazem, se os assuntos são iguais, se as respostas são iguais, e o que tem de diferente entre eles. Espera-se que os alunos percebam que apesar dos gráficos trazerem o mesmo assunto, o fato de haver diferentes sujeitos sendo entrevistados há diferentes respostas. O primeiro gráfico traz como entrevistados as meninas e no segundo os meninos, este fator é uma outra diferença entre eles.

Propósito: Recuperar os conhecimentos da turma sobre o tema da aula.

Discuta com a turma:

  • Os gráficos são iguais?
  • As perguntas que foram feitas parecem ser iguais?
  • Os entrevistados são iguais ou diferentes?
  • As respostas são iguais ou diferentes?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 08 minutos

Orientação: Leia o texto da retomada para os alunos, em seguida apresente os dois gráficos, questione sobre qual o assunto que os gráficos trazem, se os assuntos são iguais, se as respostas são iguais, e o que tem de diferente entre eles. Espera-se que os alunos percebam que apesar dos gráficos trazerem o mesmo assunto, o fato de haver diferentes sujeitos sendo entrevistados há diferentes respostas. O primeiro gráfico traz como entrevistados as meninas e no segundo os meninos, este fator é uma outra diferença entre eles.

Propósito: Recuperar os conhecimentos da turma sobre o tema da aula.

Discuta com a turma:

  • Os gráficos são iguais?
  • As perguntas que foram feitas parecem ser iguais?
  • Os entrevistados são iguais ou diferentes?
  • As respostas são iguais ou diferentes?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientação: Agrupe os alunos em duplas, invista nos agrupamentos de forma que eles possam ser o mais produtivo possível. Entregue uma cópia da atividade e a leia para eles, em seguida solicite que eles tentem responder as perguntas. O fato das perguntas serem todas com múltipla escolha, facilitará o trabalho, uma vez que, os alunos apenas terão a preocupação em marcar a resposta correta pintando-a. Durante a execução das atividades faça intervenções nas duplas, no “discuta com a turma” há algumas sugestões de como proceder. Sempre que os alunos aparentarem dúvidas façam com que consultem o gráfico e a tabela da atividade, de modo que consigam se apropriar destes dois modos de tratamento de dados em pesquisas.

Propósito: Comparar dados de duas pesquisas.

Discuta com a turma:

  • Quem são os entrevistados nas duas pesquisas?
  • As duas pesquisas estão divulgadas da mesma forma?
  • Qual forma você considera mais fácil de entender: o gráfico ou a tabela?
  • Sobre o que fala a pesquisa do gráfico? E da tabela?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Sugestão de leitura “A PESQUISA NO ENSINO FUNDAMENTAL: FONTE PARA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO”

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientação: Agrupe os alunos em duplas, invista nos agrupamentos de forma que eles possam ser o mais produtivo possível. Entregue uma cópia da atividade e a leia para eles, em seguida solicite que eles tentem responder as perguntas. O fato das perguntas serem todas com múltipla escolha, facilitará o trabalho, uma vez que, os alunos apenas terão a preocupação em marcar a resposta correta pintando-a. Durante a execução das atividades faça intervenções nas duplas, no “discuta com a turma” há algumas sugestões de como proceder. Sempre que os alunos apresentarem dúvidas faça com que consultem o gráfico e a tabela da atividade, de modo que consigam se apropriar destes dois modos de tratamento de dados em pesquisas.

Propósito: Comparar dados de duas pesquisas.

Discuta com a turma:

  • Quem são os entrevistados nas duas pesquisas?
  • As duas pesquisas estão divulgadas da mesma forma?
  • Qual forma você considera mais fácil de entender: o gráfico ou a tabela?
  • Sobre o que fala a pesquisa do gráfico? E da tabela?

Materiais complementares:

Atividade principal para impressão

Resolução da atividade principal

Guia de intervenção

Atividades complementares

Resolução das atividades complementares

Sugestão de leitura “A PESQUISA NO ENSINO FUNDAMENTAL: FONTE PARA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO”

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientação: Agrupe os alunos em duplas, invista nos agrupamentos de forma que eles possam ser o mais produtivo possível. Entregue uma cópia da atividade e a leia para eles, em seguida solicite que eles tentem responder as perguntas. O fato das perguntas serem todas com múltipla escolha, facilitará o trabalho, uma vez que, os alunos apenas terão a preocupação em marcar a resposta correta pintando-a. Durante a execução das atividades faça intervenções nas duplas, no “discuta com a turma” há algumas sugestões de como proceder. Sempre que os alunos aparentarem dúvidas façam com que consultem o gráfico e a tabela da atividade, de modo que consigam se apropriar destes dois modos de tratamento de dados em pesquisas.

Propósito: Comparar dados de duas pesquisas.

Discuta com a turma:

  • Quem são os entrevistados nas duas pesquisas?
  • As duas pesquisas estão divulgadas da mesma forma?
  • Qual forma você considera mais fácil de entender: o gráfico ou a tabela?
  • Sobre o que fala a pesquisa do gráfico? E da tabela?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Sugestão de leitura “A PESQUISA NO ENSINO FUNDAMENTAL: FONTE PARA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO”

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Você e seus alunos farão uma espécie de “check list” com as questões da atividade principal. Pelo fato de serem questões fechadas e de múltipla escolha não se abrem muitas alternativas para respostas, mas é interessante neste momento conhecer as estratégias que cada dupla usou para chegar às respostas. Então a cada pergunta corrigida questione seus alunos sobre como conseguiram achar essas respostas.

Propósito: Discutir as soluções encontradas pela turma

Discuta com a turma:

  • Qual resposta você pintou?
  • Você tem certeza que ela é a correta?
  • Onde encontrou essa resposta?

(Faça essas questões a cada correção)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 05 minutos

Orientação: Leia para os alunos a fala da personagem, em seguida diga a eles o quanto avançaram em seus conhecimentos sobre pesquisa, isso os motivará, aproveite para recuperar o objetivo da aula e junto com as crinaças compartilhe se vocês juntos atingiram ele ou não.

Propósito: Realizar o desfecho da aula.

Discuta com a turma:

  • O que vocês acharam da aula?
  • Será que cumprimos nosso objetivo?
  • Que mais sobre pesquisas ainda podemos aprender?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Entregue uma cópia da atividade para os alunos, lembre-se que ela é um exercício avaliativo, para que você possa saber que se eles conseguiram compreender o objetivo da aula. Quando todos tiverem com a atividade em mãos, analisem em conjunto o primeiro gráfico, e depois o segundo gráfico, para então você ler as perguntas a eles e pedir que respondam. Após todos realizarem a atividade e conforme as questões propostas no “discuta com a turma” façam a correção dos exercícios.

Propósito: Realizar uma avaliação das aprendizagens da turma.

Discuta com a turma:

  • Qual o tema do gráfico 1? E do gráfico 2?
  • Quais são os resultados idênticos nas duas pesquisas?
  • Quais os itens prediletos dos alunos.

Materiais Complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Entregue uma cópia da atividade para os alunos, lembre-se que ela é um exercício avaliativo, para que você possa saber que se eles conseguiram compreender o objetivo da aula. Quando todos tiverem com a atividade em mãos, analisem em conjunto o primeiro gráfico, e depois o segundo gráfico, para então você ler as perguntas a eles e pedir que respondam. Após todos realizarem a atividade e conforme as questões propostas no “discuta com a turma” façam a correção dos exercícios.

Propósito: Realizar uma avaliação das aprendizagens da turma.

Discuta com a turma:

  • Qual o tema do gráfico 1? E do gráfico 2?
  • Quais são os resultados idênticos nas duas pesquisas?
  • Quais os itens prediletos dos alunos.

Materiais Complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Probabilidade e Estatística do 1º ano :

Com o plano de aula sobre probabilidade e estatística, os estudantes aprendem noção de evento aleatório, leitura de tabelas simples e gráficos em barras verticais simples, coleta e organização de dados (registros pessoais de comunicação; pesquisa).

MAIS AULAS DE Matemática do 1º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF01MA22 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano