OBJETIVO
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Leandro Vitoriano da Silva
Mentor: Mara Elizabeth Mansani
Especialista de área: Rita de Cássia Batista da Silva
Habilidade da BNCC
(EF01MA22) Realizar pesquisa, envolvendo até duas variáveis categóricas de seu interesse e universo de até 30 elementos, e organizar dados por meio de representações pessoais.
Objetivos específicos
Comparar dados entre duas pesquisas.
Conceito-chave
Probabilidade; estatística
Recursos necessários
Atividades impressas.
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: Leia o objetivo da aula para os alunos, em seguida, registre-o num canto da lousa para recuperar posteriormente, aproveite para perguntar aos alunos o que se lembram sobre pesquisa, e o que eles esperam aprender na aula.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com a turma.
Discuta com a turma:
- O que é uma pesquisa?
- O que esperam aprender na aula de hoje?
RETOMADA (SLIDE 3 E 4)
Tempo sugerido: 08 minutos
Orientação: Leia o texto da retomada para os alunos, em seguida apresente os dois gráficos, questione sobre qual o assunto que os gráficos trazem, se os assuntos são iguais, se as respostas são iguais, e o que tem de diferente entre eles. Espera-se que os alunos percebam que apesar dos gráficos trazerem o mesmo assunto, o fato de haver diferentes sujeitos sendo entrevistados há diferentes respostas. O primeiro gráfico traz como entrevistados as meninas e no segundo os meninos, este fator é uma outra diferença entre eles.
Propósito: Recuperar os conhecimentos da turma sobre o tema da aula.
Discuta com a turma:
- Os gráficos são iguais?
- As perguntas que foram feitas parecem ser iguais?
- Os entrevistados são iguais ou diferentes?
- As respostas são iguais ou diferentes?
RETOMADA (SLIDE 3 E 4)
Tempo sugerido: 08 minutos
Orientação: Leia o texto da retomada para os alunos, em seguida apresente os dois gráficos, questione sobre qual o assunto que os gráficos trazem, se os assuntos são iguais, se as respostas são iguais, e o que tem de diferente entre eles. Espera-se que os alunos percebam que apesar dos gráficos trazerem o mesmo assunto, o fato de haver diferentes sujeitos sendo entrevistados há diferentes respostas. O primeiro gráfico traz como entrevistados as meninas e no segundo os meninos, este fator é uma outra diferença entre eles.
Propósito: Recuperar os conhecimentos da turma sobre o tema da aula.
Discuta com a turma:
- Os gráficos são iguais?
- As perguntas que foram feitas parecem ser iguais?
- Os entrevistados são iguais ou diferentes?
- As respostas são iguais ou diferentes?
ATIVIDADE PRINCIPAL (SLIDE 5, 6 E 7)
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientação: Agrupe os alunos em duplas, invista nos agrupamentos de forma que eles possam ser o mais produtivo possível. Entregue uma cópia da atividade e a leia para eles, em seguida solicite que eles tentem responder as perguntas. O fato das perguntas serem todas com múltipla escolha, facilitará o trabalho, uma vez que, os alunos apenas terão a preocupação em marcar a resposta correta pintando-a. Durante a execução das atividades faça intervenções nas duplas, no “discuta com a turma” há algumas sugestões de como proceder. Sempre que os alunos aparentarem dúvidas façam com que consultem o gráfico e a tabela da atividade, de modo que consigam se apropriar destes dois modos de tratamento de dados em pesquisas.
Propósito: Comparar dados de duas pesquisas.
Discuta com a turma:
- Quem são os entrevistados nas duas pesquisas?
- As duas pesquisas estão divulgadas da mesma forma?
- Qual forma você considera mais fácil de entender: o gráfico ou a tabela?
- Sobre o que fala a pesquisa do gráfico? E da tabela?
Materiais complementares:
Resolução da Atividade Principal
Sugestão de leitura “A PESQUISA NO ENSINO FUNDAMENTAL: FONTE PARA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO”
ATIVIDADE PRINCIPAL (SLIDE 5, 6 E 7)
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientação: Agrupe os alunos em duplas, invista nos agrupamentos de forma que eles possam ser o mais produtivo possível. Entregue uma cópia da atividade e a leia para eles, em seguida solicite que eles tentem responder as perguntas. O fato das perguntas serem todas com múltipla escolha, facilitará o trabalho, uma vez que, os alunos apenas terão a preocupação em marcar a resposta correta pintando-a. Durante a execução das atividades faça intervenções nas duplas, no “discuta com a turma” há algumas sugestões de como proceder. Sempre que os alunos apresentarem dúvidas faça com que consultem o gráfico e a tabela da atividade, de modo que consigam se apropriar destes dois modos de tratamento de dados em pesquisas.
Propósito: Comparar dados de duas pesquisas.
Discuta com a turma:
- Quem são os entrevistados nas duas pesquisas?
- As duas pesquisas estão divulgadas da mesma forma?
- Qual forma você considera mais fácil de entender: o gráfico ou a tabela?
- Sobre o que fala a pesquisa do gráfico? E da tabela?
Materiais complementares:
Atividade principal para impressão
Resolução da atividade principal
Resolução das atividades complementares
Sugestão de leitura “A PESQUISA NO ENSINO FUNDAMENTAL: FONTE PARA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO”
ATIVIDADE PRINCIPAL (SLIDE 5, 6 E 7)
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientação: Agrupe os alunos em duplas, invista nos agrupamentos de forma que eles possam ser o mais produtivo possível. Entregue uma cópia da atividade e a leia para eles, em seguida solicite que eles tentem responder as perguntas. O fato das perguntas serem todas com múltipla escolha, facilitará o trabalho, uma vez que, os alunos apenas terão a preocupação em marcar a resposta correta pintando-a. Durante a execução das atividades faça intervenções nas duplas, no “discuta com a turma” há algumas sugestões de como proceder. Sempre que os alunos aparentarem dúvidas façam com que consultem o gráfico e a tabela da atividade, de modo que consigam se apropriar destes dois modos de tratamento de dados em pesquisas.
Propósito: Comparar dados de duas pesquisas.
Discuta com a turma:
- Quem são os entrevistados nas duas pesquisas?
- As duas pesquisas estão divulgadas da mesma forma?
- Qual forma você considera mais fácil de entender: o gráfico ou a tabela?
- Sobre o que fala a pesquisa do gráfico? E da tabela?
Materiais complementares:
Resolução da Atividade Principal
Sugestão de leitura “A PESQUISA NO ENSINO FUNDAMENTAL: FONTE PARA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO”
DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientação: Você e seus alunos farão uma espécie de “check list” com as questões da atividade principal. Pelo fato de serem questões fechadas e de múltipla escolha não se abrem muitas alternativas para respostas, mas é interessante neste momento conhecer as estratégias que cada dupla usou para chegar às respostas. Então a cada pergunta corrigida questione seus alunos sobre como conseguiram achar essas respostas.
Propósito: Discutir as soluções encontradas pela turma
Discuta com a turma:
- Qual resposta você pintou?
- Você tem certeza que ela é a correta?
- Onde encontrou essa resposta?
(Faça essas questões a cada correção)
ENCERRAMENTO
Tempo sugerido: 05 minutos
Orientação: Leia para os alunos a fala da personagem, em seguida diga a eles o quanto avançaram em seus conhecimentos sobre pesquisa, isso os motivará, aproveite para recuperar o objetivo da aula e junto com as crinaças compartilhe se vocês juntos atingiram ele ou não.
Propósito: Realizar o desfecho da aula.
Discuta com a turma:
- O que vocês acharam da aula?
- Será que cumprimos nosso objetivo?
- Que mais sobre pesquisas ainda podemos aprender?
RAIO X
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientação: Entregue uma cópia da atividade para os alunos, lembre-se que ela é um exercício avaliativo, para que você possa saber que se eles conseguiram compreender o objetivo da aula. Quando todos tiverem com a atividade em mãos, analisem em conjunto o primeiro gráfico, e depois o segundo gráfico, para então você ler as perguntas a eles e pedir que respondam. Após todos realizarem a atividade e conforme as questões propostas no “discuta com a turma” façam a correção dos exercícios.
Propósito: Realizar uma avaliação das aprendizagens da turma.
Discuta com a turma:
- Qual o tema do gráfico 1? E do gráfico 2?
- Quais são os resultados idênticos nas duas pesquisas?
- Quais os itens prediletos dos alunos.
Materiais Complementares:
RAIO X
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientação: Entregue uma cópia da atividade para os alunos, lembre-se que ela é um exercício avaliativo, para que você possa saber que se eles conseguiram compreender o objetivo da aula. Quando todos tiverem com a atividade em mãos, analisem em conjunto o primeiro gráfico, e depois o segundo gráfico, para então você ler as perguntas a eles e pedir que respondam. Após todos realizarem a atividade e conforme as questões propostas no “discuta com a turma” façam a correção dos exercícios.
Propósito: Realizar uma avaliação das aprendizagens da turma.
Discuta com a turma:
- Qual o tema do gráfico 1? E do gráfico 2?
- Quais são os resultados idênticos nas duas pesquisas?
- Quais os itens prediletos dos alunos.
Materiais Complementares: