Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT8_22PES04
Recursos
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Necessários: Papel, lápis, calculadora, WhatsApp
- Opcionais: Messenger Sala de aluno (https://www.messenger.com/groupcall/LINK:4svjhs7dyZw8zoxm/), Meet, Hangout, Zoom, plataforma da Khan Academy (https://pt.khanacademy.org/)
Portal OBMEP (https://portaldaobmep.impa.br/index.php/modulo/lista?serie=3)
Para este plano, foque na etapa RAIO X
Aquecimento
O Aquecimento é importante porque retoma o cálculo de probabilidades. Sugerimos que ele seja usado nas orientações ou encaminhado junto com o Raio X. Você pode adaptá-lo para ele atender ao objetivo central do plano que é cálculo de probabilidades independentes. Uma possível adaptação seria: Qual a probabilidade de retirar uma carta com ‘rei ou rainha’ na primeira retirada e uma carta com número menor que 5 na segunda, tendo reposição da primeira carta?
Atividade principal
Sugerimos deixar para um outro momento. Há necessidade de adequações.
Discussão das soluções
Considere as respostas e dúvidas dos alunos para dar um feedback sobre as atividades realizadas. Use dados da Sistematização do conceito. Você pode fazer um registro escrito, gravar um áudio ou vídeo com comentários sobre estratégias, acertos e erros. Como forma de revisão você pode usar as atividades complementares. Use o WhatsApp para o feedback. Se sua turma dispuser de ferramentas e internet, dê preferência por fazer a discussão em tempo real (ver sugestões de plataformas abaixo).
Para discussão em tempo real, com sua turma. Use o Meet, Hangout ou Zoom e considere apenas os itens e os conceitos de maior relevância.
Você pode usar também o Messenger Sala de aluno https://www.messenger.com/groupcall/LINK:4svjhs7dyZw8zoxm/.
Sistematização
Use nas discussões e também nas orientações
Encerramento
xxxxx
Raio X
Use o raio X como foco central de sua aula. A proposta é que os alunos pensem em eventos independentes. Neste caso, a reposição dos objetos, ou seja, a restauração do espaço amostral é imprescindível. Sugerimos que você encaminhe um vídeo curto com orientações e exemplos (via WhatsApp). Você pode usar como exemplo uma das questões das atividades complementares. Se os alunos não tiverem um exemplo como referência, provavelmente eles farão dois cálculos de probabilidades e terão duas respostas, mas a pergunta considera a probabilidade de ocorrência dos dois eventos na sequência indicada, logo deverá ter apenas uma resposta e para tal eles necessitam da expressão do cálculo de probabilidade de eventos independentes. Encaminhe o Raio X e também o vídeo orientativo aos alunos e solicite que eles deem um retorno das atividades. Você propor também a realização do Aquecimento (vê sugestão de adaptação).
Para a produção de um vídeo você pode usar https://myhomestudio.com.br/ (que permite o trabalho com slides e é gratuito por um tempo). Mantenha um canal de comunicação aberto para esclarecer dúvidas e dá dicas.
Na plataforma da Khan Academy há vários vídeos e demais recursos que tratam de temas referentes à probabilidade. Você pode selecionar os materiais pertinentes e indicar aos alunos que possuem acesso à internet.
https://pt.khanacademy.org/math/pt-8-ano/probabilidade-e-estatistica-8ano/pt-eventos-compostos-e-espao-amostral/v/compound-sample-spaces
https://pt.khanacademy.org/math/pt-8-ano/probabilidade-e-estatistica-8ano/probabilidade-teorica-basica/v/basic-probability
Convite às famílias
As famílias podem ser convidadas para discutir sobre resultados possíveis no lançamento de moedas e dados.
Sugestão Enviada Por: Rita Batista
Código: MAT8_22PES04
(EF08MA22) Calcular a probabilidade de eventos, com base na construção do espaço amostral, utilizando o princípio multiplicativo, e reconhecer que a soma das probabilidades de todos os elementos do espaço amostral é igual a 1.
(EF08MA24) Classificar as frequências de uma variável contínua de uma pesquisa em classes, de modo que resumam os dados de maneira adequada para a tomada de decisões.
AULA 02
AULA 03
AULA 05
Com o plano de aula sobre probabilidade e estatística os alunos aprendem cálculo de probabilidade em eventos aleatórios e espaços amostrais equiprováveis, representação gráfica de espaços amostrais, pesquisa e processos de coleta de dados e medidas de tendência central.
Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.
Ver mais detalhes