11302
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 8º ano > Probabilidade e Estatística

Plano de aula - Eventos independentes

Plano de aula de Matemática com atividades para 8º ano do Fundamental sobre eventos independentes e probabilidade

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Emanoel Carvalho

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Emanoel de Carvalho Silva

Mentor: Tatiane Cristina Guadagnucci

Especialista de área: Rita Batista

Habilidade da BNCC

EF08MA19; EF08MA21

Objetivos específicos

  • ENTENDER O CONCEITO DE EVENTOS INDEPENDENTES;
  • VERIFICAR EVENTOS DISTINTOS E NOTAR SUA RELAÇÃO DE INDEPENDÊNCIA;
  • CALCULAR A PROBABILIDADE DE EVENTOS INDEPENDENTES.

Conceito-chave

  • EVENTOS INDEPENDENTES; PROBABILIDADE

Recursos necessários

- DATASHOW OU MATERIAL IMPRESSO

Material Complementar ao Professor.

-EVENTOS INDEPENDENTES - PORTAL SÓ MATEMÁTICA

-PROBABILIDADE EM EVENTOS INDEPENDENTES - Prof. Lafayette Jota

-LEITURA DE GRÁFICOS - Gazeta do Povo

-USO DE GRÁFICOS E TABELAS PARA APRESENTAR INFORMAÇÕES - Revista Nova Escola


Tempo sugerido: 1 MINUTO

Orientação: Leia para a turma o objetivo da aula

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos (slide 3 a 5)

Orientação: Leia para a turma. Solicite que respondam individualmente

Propósito: Compreender o uso da expressão “OU”

Discuta com a turma:

  • O representa o “OU” presente no texto?
  • Os dois eventos “rei” ou “rainha” podem ser relacionados à soma de probabilidades?

Materiais complementares para impressão

Aquecimento

Resolução do Aquecimento

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos (slide 3 a 5)

Orientação: Acompanhe a construção das soluções. Solicite a alguns alunos que compartilhem a solução no quadro. Nesta etapa alguns comentários podem ser levantados pelos alunos, tais como:

> “Mariana não ganhará, pois há menos cartas rei ou rainha”

> “Precisamos identificar todas as possibilidades que a leva ganhar os sorvetes”

> Os alunos podem indicar o meio, mas não recordar a quantidade de cartas de um baralho, os naipes…

Nestes casos, ao coletar esses comentários, valide-os e insira a informação correta ou os ajustes necessários partindo da contribuição de cada um.

Propósito: Calcular probabilidades

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos (slide 3 a 5)

Orientação: Leia para a turma. Ressalte cada ponto destacado no slide à atividade de aquecimento.

Propósito: Recordar definições abordadas na atividade de aquecimento

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 23 minutos (slide 6 a 11)

Orientação: Organize a turma em trios para a execução desta atividade. Leia para a turma.

Propósito: Destacar dados importantes para a solução da questão

Discuta com a turma:

  • Qual a quantidade de produtos por cada uma?

Materiais complementares para impressão

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 23 minutos (slide 6 a 11)

Orientação: Leia para a turma. Deixe que os trios analisem. Quando circular pela sala, cite ou discuta o que está proposto abaixo.

Propósito: Retirar do gráfico elementos essenciais para a sua compreensão

Discuta com a turma:

  • Qual a quantidade de produtos vendidos em cada mês?
  • Em que elas compraram?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 23 minutos (slide 6 a 11)

Orientação: Acompanhe o raciocínio dos grupos. Proponha que façam as observações para análise.

Propósito:

Calcular probabilidades mediante alterações no evento ou espaço amostral

Discuta com a turma:

  • Como os dados surgiram no gráfico?
  • Qual seria o espaço amostral?
  • Quais os eventos em cada pergunta?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 23 minutos (slide 6 a 11)

Orientação: Para esta etapa, solicite que cada grupo (trio) apresente uma única resposta para a análise. Reserve parte do tempo para promover um debate/compartilhamento de respostas. Peça a alguns grupos que apresentem suas justificativas.

Propósito: Entender eventos sucessos e a independência entre os eventos

Discuta com a turma:

  • Os sorteios aconteceram de forma sucessiva?
  • E se os sorteios acontecessem de maneira simultânea?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 23 minutos (slide 6 a 11)

Orientação: Solicite que os grupos apresentem sua solução para a primeira pergunta do slide e compartilhem suas justificativas. Apresente o termo “Independentes” - O termo provavelmente surgirá e alguma das justificativas, então enfatize-o. Acompanhe as soluções destacando cada característica da probabilidade de eventos independentes.

Propósito: Calcular probabilidade de eventos independentes

Discuta com a turma:

  • Há interferência de um sorteio no outro?
  • Os eventos são independentes?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 23 minutos (slide 6 a 11)

Orientação: Leia para a turma. Associe cada pergunta à etapa da atividade principal a que se refere.

Propósito: Associar eventos independentes e sua forma de calcular probabilidade

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos (slides 12 a 16)

Orientação: Colete de cada grupo a maneira como organizaram as informações do gráfico. Apresente o gráfico como uma alternativa à organização. Caso algum grupo tenha organizado assim, destaque esta técnica. Solicite que os grupos auxiliem no preenchimento do gráfico.

Propósito: Relacionar dados de uma tabela para um gráfico.

Discuta com a turma:

  • Qual a relação entre o gráfico e uma tabela?
  • Há facilidade para identificar os valores?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos (slides 12 a 16)

Orientação: Das soluções apresentadas pelos alunos, retire aquelas que verificaram o número do elemento espaço e do evento.

Propósito: Analisar as informações fornecidas pelos alunos referentes à coluna em destaque

Discuta com a turma:

  • O espaço para o evento A deve ser determinado por todas as pessoas que compraram apenas o produto A?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos (slides 12 a 16)

Propósito: Calcular probabilidade

Orientação:

  • Destaque a indicação do número de elementos do evento e o cálculo de probabilidade.

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos (slides 12 a 16)

Propósito: Analisar as informações fornecidas pelos alunos e calcular sua probabilidade

Orientação: Solicite a um dos grupos que comente a solução fazendo um paralelo à anterior.

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos (slides 12 a 16)

Propósito: Calcular probabilidade e discuti-la

Orientação:

  • Proponha aos grupos que venham ao quadro e indiquem as probabilidades tanto de Roberta como Mariana ganharem o sorteio.
  • Comente a probabilidade das duas ganharem.

Sistematização do conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 MINUTOS

Propósito:

Definir eventos indpendentes

Orientação:

  • Professor, apresente o slide para a turma
  • Ressalte a definição associando onde foi trabalhada na Atividade Principal

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 MINUTO

Propósito: Finalizar o conceito de independência de eventos

Orientação: Leia para a turma

Discuta com a turma:

  • A ocorrência de uma alegria independe de uma tristeza?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 MINUTOS

Orientação: Peça aos alunos que encontrem a solução para o problema.

Propósito: Avaliar o cálculo de probabilidades em eventos independentes

Discuta com a turma:

  • A informação de que haverá reposição, ou seja, que após ter retirado o lápis, Cauê o colocará novamente no estojo?

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 1 MINUTO

Orientação: Leia para a turma o objetivo da aula


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Emanoel de Carvalho Silva

Mentor: Tatiane Cristina Guadagnucci

Especialista de área: Rita Batista

Habilidade da BNCC

EF08MA19; EF08MA21

Objetivos específicos

  • ENTENDER O CONCEITO DE EVENTOS INDEPENDENTES;
  • VERIFICAR EVENTOS DISTINTOS E NOTAR SUA RELAÇÃO DE INDEPENDÊNCIA;
  • CALCULAR A PROBABILIDADE DE EVENTOS INDEPENDENTES.

Conceito-chave

  • EVENTOS INDEPENDENTES; PROBABILIDADE

Recursos necessários

- DATASHOW OU MATERIAL IMPRESSO

Material Complementar ao Professor.

-EVENTOS INDEPENDENTES - PORTAL SÓ MATEMÁTICA

-PROBABILIDADE EM EVENTOS INDEPENDENTES - Prof. Lafayette Jota

-LEITURA DE GRÁFICOS - Gazeta do Povo

-USO DE GRÁFICOS E TABELAS PARA APRESENTAR INFORMAÇÕES - Revista Nova Escola

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos (slide 3 a 5)

Orientação: Leia para a turma. Solicite que respondam individualmente

Propósito: Compreender o uso da expressão “OU”

Discuta com a turma:

  • O representa o “OU” presente no texto?
  • Os dois eventos “rei” ou “rainha” podem ser relacionados à soma de probabilidades?

Materiais complementares para impressão

Aquecimento

Resolução do Aquecimento

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos (slide 3 a 5)

Orientação: Acompanhe a construção das soluções. Solicite a alguns alunos que compartilhem a solução no quadro. Nesta etapa alguns comentários podem ser levantados pelos alunos, tais como:

> “Mariana não ganhará, pois há menos cartas rei ou rainha”

> “Precisamos identificar todas as possibilidades que a leva ganhar os sorvetes”

> Os alunos podem indicar o meio, mas não recordar a quantidade de cartas de um baralho, os naipes…

Nestes casos, ao coletar esses comentários, valide-os e insira a informação correta ou os ajustes necessários partindo da contribuição de cada um.

Propósito: Calcular probabilidades

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos (slide 3 a 5)

Orientação: Leia para a turma. Ressalte cada ponto destacado no slide à atividade de aquecimento.

Propósito: Recordar definições abordadas na atividade de aquecimento

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 23 minutos (slide 6 a 11)

Orientação: Organize a turma em trios para a execução desta atividade. Leia para a turma.

Propósito: Destacar dados importantes para a solução da questão

Discuta com a turma:

  • Qual a quantidade de produtos por cada uma?

Materiais complementares para impressão

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 23 minutos (slide 6 a 11)

Orientação: Leia para a turma. Deixe que os trios analisem. Quando circular pela sala, cite ou discuta o que está proposto abaixo.

Propósito: Retirar do gráfico elementos essenciais para a sua compreensão

Discuta com a turma:

  • Qual a quantidade de produtos vendidos em cada mês?
  • Em que elas compraram?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 23 minutos (slide 6 a 11)

Orientação: Acompanhe o raciocínio dos grupos. Proponha que façam as observações para análise.

Propósito:

Calcular probabilidades mediante alterações no evento ou espaço amostral

Discuta com a turma:

  • Como os dados surgiram no gráfico?
  • Qual seria o espaço amostral?
  • Quais os eventos em cada pergunta?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 23 minutos (slide 6 a 11)

Orientação: Para esta etapa, solicite que cada grupo (trio) apresente uma única resposta para a análise. Reserve parte do tempo para promover um debate/compartilhamento de respostas. Peça a alguns grupos que apresentem suas justificativas.

Propósito: Entender eventos sucessos e a independência entre os eventos

Discuta com a turma:

  • Os sorteios aconteceram de forma sucessiva?
  • E se os sorteios acontecessem de maneira simultânea?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 23 minutos (slide 6 a 11)

Orientação: Solicite que os grupos apresentem sua solução para a primeira pergunta do slide e compartilhem suas justificativas. Apresente o termo “Independentes” - O termo provavelmente surgirá e alguma das justificativas, então enfatize-o. Acompanhe as soluções destacando cada característica da probabilidade de eventos independentes.

Propósito: Calcular probabilidade de eventos independentes

Discuta com a turma:

  • Há interferência de um sorteio no outro?
  • Os eventos são independentes?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 23 minutos (slide 6 a 11)

Orientação: Leia para a turma. Associe cada pergunta à etapa da atividade principal a que se refere.

Propósito: Associar eventos independentes e sua forma de calcular probabilidade

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos (slides 12 a 16)

Orientação: Colete de cada grupo a maneira como organizaram as informações do gráfico. Apresente o gráfico como uma alternativa à organização. Caso algum grupo tenha organizado assim, destaque esta técnica. Solicite que os grupos auxiliem no preenchimento do gráfico.

Propósito: Relacionar dados de uma tabela para um gráfico.

Discuta com a turma:

  • Qual a relação entre o gráfico e uma tabela?
  • Há facilidade para identificar os valores?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos (slides 12 a 16)

Orientação: Das soluções apresentadas pelos alunos, retire aquelas que verificaram o número do elemento espaço e do evento.

Propósito: Analisar as informações fornecidas pelos alunos referentes à coluna em destaque

Discuta com a turma:

  • O espaço para o evento A deve ser determinado por todas as pessoas que compraram apenas o produto A?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos (slides 12 a 16)

Propósito: Calcular probabilidade

Orientação:

  • Destaque a indicação do número de elementos do evento e o cálculo de probabilidade.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos (slides 12 a 16)

Propósito: Analisar as informações fornecidas pelos alunos e calcular sua probabilidade

Orientação: Solicite a um dos grupos que comente a solução fazendo um paralelo à anterior.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos (slides 12 a 16)

Propósito: Calcular probabilidade e discuti-la

Orientação:

  • Proponha aos grupos que venham ao quadro e indiquem as probabilidades tanto de Roberta como Mariana ganharem o sorteio.
  • Comente a probabilidade das duas ganharem.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 MINUTOS

Propósito:

Definir eventos indpendentes

Orientação:

  • Professor, apresente o slide para a turma
  • Ressalte a definição associando onde foi trabalhada na Atividade Principal
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 MINUTO

Propósito: Finalizar o conceito de independência de eventos

Orientação: Leia para a turma

Discuta com a turma:

  • A ocorrência de uma alegria independe de uma tristeza?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 MINUTOS

Orientação: Peça aos alunos que encontrem a solução para o problema.

Propósito: Avaliar o cálculo de probabilidades em eventos independentes

Discuta com a turma:

  • A informação de que haverá reposição, ou seja, que após ter retirado o lápis, Cauê o colocará novamente no estojo?

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Probabilidade e Estatística do 8º ano :

Com o plano de aula sobre probabilidade e estatística os alunos aprendem cálculo de probabilidade em eventos aleatórios e espaços amostrais equiprováveis, representação gráfica de espaços amostrais, pesquisa e processos de coleta de dados e medidas de tendência central.

MAIS AULAS DE Matemática do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08MA22 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08MA24 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano