Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Elissandra Gabarão Altemari
Mentor: Mara Elizabeth Mansani
Especialista de área: Rita Batista
Habilidade da BNCC
Identificar os dados e a pergunta do problema
Objetivos específicos
- Identificar os dados do problema
- Criar um problema a partir de dados de outro problema
Conceito-chave
Estratégia de leitura de problemas
Recursos necessários
- Atividade impressa em folha
Os alunos devem dominar
- Saber elaborar perguntas coerentes com o contexto
- Entender que um problema precisa de dados e que é uma situação a ser resolvida
- identificar os dados e a pergunta do problema.
- Tempo sugerido: 2 minutos.
- Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Referências para ampliar conhecimentos e intervenções
Smole, Kátia Stocco e Diniz, Maria Ignez. Ler, escrever e resolver problemas - cap. 8 - Saraiva.
Aquecimento
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientação: Questione os alunos para investigar se eles identificam problema como uma questão a ser resolvida, não exatamente com cálculos numéricos mas que tenha uma pergunta que requer uma solução.
Propósito: Fazer questionamentos para reflexão.
Discuta com a turma:
- Existem problemas apenas na Matemática?
- Que tipos de problemas vocês conhecem?
Atividade principal
Tempo sugerido: 24 minutos entre os slides 4 e 5
Orientação: Apresente o problema para os alunos e faça os questionamentos da personagem do slide coletivamente.
Propósito: Conseguir compreender o contexto do problema e identificar os dados.
Discuta com a turma:
- Será os questionamentos do slide.
Materiais complementares:
Atividade principal
Tempo sugerido: 24 minutos entre os slides 4 e 5
Orientação: Leia o balão da personagem do slide e em dupla peça que elaborem um novo problema com os mesmos dados numéricos e dentro do mesmo contexto, alterando a pergunta para ficar coerente com o novo problema.
Propósito: Conseguir compreender o contexto do problema e identificar os dados.
Discuta com a turma:
- Qual o contexto do problema? Qual o assunto? (Competição de bolinhas de gude)
- Como podemos utilizar os dados numéricos, 12 e 7, para criar o problema?
- No primeiro problema, ao final da competição Julio ficou com apenas 7 bolinhas, isto indica que ele perdeu. Vamos pensar na possibilidade de Julio ganhar bolinhas?
- Qual seria a pergunta para este tipo de problema? Teria um cálculo?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientação: Discutir com a turma a necessidade de o problema estar completo para ser melhor compreendido e ter uma resposta.
Propósito: Apresentar as dificuldades e as diferentes soluções para a atividade.
Discuta com a turma:
- Como foi criar um problema utilizando os mesmos dados numéricos?
- Foi difícil pensar na pergunta que combinasse com o problema?
- Se faltar algum dado conseguimos resolver o problema?
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientação: Apresente as semelhanças entre os problemas para que os alunos compreendam que todo problema possui dados e requer uma solução.
Propósito: Apresentar o conceito trabalhado durante a aula
Discuta com a turma:
- As semelhanças desses problemas servem para outros tipos de problemas?
- Será que com estes mesmos dados conseguiríamos criar outros problemas diferentes?
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientação: Faça a leitura do slide e fixe em algum lugar da sala para que os alunos possam relembrar os conceitos sobre problemas.
Propósito: Resumir o que aprendido.
Discuta com a turma:
- O que foi mais interessante aprender nessa aula?
- Como sabemos quais são os dados de um problema? (As partes importantes que nos levam a entender o problema e a resolvê-lo. A pergunta e os dados numéricos ou não numéricos)
Raio x
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Apresentar em slide o problema. Entregar a atividade impressa em folha para cada aluno e ler o problema apontando com o dedo normalmente sem dar ênfases na leitura. Peça que preencham a tabela para facilitar na resolução. A criança que todavia não dominar a leitura pergunte sobre o que entendeu do problema lido e peça que aponte alguma palavra ou numeral que reconheça. Leia novamente individualmente para a criança apontando com o dedo para facilitar no momento em que deverá circular os dados.
Após realizarem individualmente discutir com a turma.
Utilize o guia de intervenções para auxiliar os alunos em dificuldades ou erros que surgirem na realização da atividade.
Propósito: Identificar os dados de um problema
Discuta com a turma:
- Onde está a pergunta do problema?
- A pergunta poderia estar no início? Como?
- O que indica cada número que aparece no problema?
- Qual o assunto do problema?
Materiais complementares: