11298
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Associação Nova Escola
Fale conosco

Entrar ou crie uma conta

Entrar com Facebook Entrar com Facebook
Entrar com Google Entrar com Google

Esqueci minha senha

Área usuário Assine Nova Escola
Acesse conteúdos exclusivos

Assine

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos
  • Notícias
  • BNCC na Prática
  • Bem-estar
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar

Fale Conosco

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 1º ano > Resolução de Problemas

Plano de aula - Estratégia de leitura de problemas

Plano de aula de Matemática com atividades para 1º ano do Fundamental sobre Estratégia de leitura de problemas

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Elissandra Gabarão Altemari,

  • Atividade
  • Materiais e Atividades
  • Sobre o plano
 
1. Objetivo 2. Aquecimento 3. Atividade principal 4. Discussão da solução 5. Sistematização do conceito 6. Encerramento 7. Raio x Materiais e Atividades
download Baixar plano

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Elissandra Gabarão Altemari

Mentor: Mara Elizabeth Mansani

Especialista de área: Rita Batista



Habilidade da BNCC

Identificar os dados e a pergunta do problema



Objetivos específicos

  • Identificar os dados do problema
  • Criar um problema a partir de dados de outro problema

Conceito-chave

Estratégia de leitura de problemas

Recursos necessários

  • Atividade impressa em folha

Os alunos devem dominar

  • Saber elaborar perguntas coerentes com o contexto
  • Entender que um problema precisa de dados e que é uma situação a ser resolvida
  • identificar os dados e a pergunta do problema.

  • Tempo sugerido: 2 minutos.
  • Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Referências para ampliar conhecimentos e intervenções

Smole, Kátia Stocco e Diniz, Maria Ignez. Ler, escrever e resolver problemas - cap. 8 - Saraiva.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientação: Questione os alunos para investigar se eles identificam problema como uma questão a ser resolvida, não exatamente com cálculos numéricos mas que tenha uma pergunta que requer uma solução.

Propósito: Fazer questionamentos para reflexão.

Discuta com a turma:

  • Existem problemas apenas na Matemática?
  • Que tipos de problemas vocês conhecem?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 24 minutos entre os slides 4 e 5

Orientação: Apresente o problema para os alunos e faça os questionamentos da personagem do slide coletivamente.

Propósito: Conseguir compreender o contexto do problema e identificar os dados.

Discuta com a turma:

  • Será os questionamentos do slide.

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 24 minutos entre os slides 4 e 5

Orientação: Leia o balão da personagem do slide e em dupla peça que elaborem um novo problema com os mesmos dados numéricos e dentro do mesmo contexto, alterando a pergunta para ficar coerente com o novo problema.

Propósito: Conseguir compreender o contexto do problema e identificar os dados.

Discuta com a turma:

  • Qual o contexto do problema? Qual o assunto? (Competição de bolinhas de gude)
  • Como podemos utilizar os dados numéricos, 12 e 7, para criar o problema?
  • No primeiro problema, ao final da competição Julio ficou com apenas 7 bolinhas, isto indica que ele perdeu. Vamos pensar na possibilidade de Julio ganhar bolinhas?
  • Qual seria a pergunta para este tipo de problema? Teria um cálculo?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Discutir com a turma a necessidade de o problema estar completo para ser melhor compreendido e ter uma resposta.

Propósito: Apresentar as dificuldades e as diferentes soluções para a atividade.

Discuta com a turma:

  • Como foi criar um problema utilizando os mesmos dados numéricos?
  • Foi difícil pensar na pergunta que combinasse com o problema?
  • Se faltar algum dado conseguimos resolver o problema?

Sistematização do conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Apresente as semelhanças entre os problemas para que os alunos compreendam que todo problema possui dados e requer uma solução.

Propósito: Apresentar o conceito trabalhado durante a aula

Discuta com a turma:

  • As semelhanças desses problemas servem para outros tipos de problemas?
  • Será que com estes mesmos dados conseguiríamos criar outros problemas diferentes?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientação: Faça a leitura do slide e fixe em algum lugar da sala para que os alunos possam relembrar os conceitos sobre problemas.

Propósito: Resumir o que aprendido.

Discuta com a turma:

  • O que foi mais interessante aprender nessa aula?
  • Como sabemos quais são os dados de um problema? (As partes importantes que nos levam a entender o problema e a resolvê-lo. A pergunta e os dados numéricos ou não numéricos)

Raio x select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Apresentar em slide o problema. Entregar a atividade impressa em folha para cada aluno e ler o problema apontando com o dedo normalmente sem dar ênfases na leitura. Peça que preencham a tabela para facilitar na resolução. A criança que todavia não dominar a leitura pergunte sobre o que entendeu do problema lido e peça que aponte alguma palavra ou numeral que reconheça. Leia novamente individualmente para a criança apontando com o dedo para facilitar no momento em que deverá circular os dados.

Após realizarem individualmente discutir com a turma.

Utilize o guia de intervenções para auxiliar os alunos em dificuldades ou erros que surgirem na realização da atividade.

Propósito: Identificar os dados de um problema

Discuta com a turma:

  • Onde está a pergunta do problema?
  • A pergunta poderia estar no início? Como?
  • O que indica cada número que aparece no problema?
  • Qual o assunto do problema?

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano
  • Tempo sugerido: 2 minutos.
  • Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Referências para ampliar conhecimentos e intervenções

Smole, Kátia Stocco e Diniz, Maria Ignez. Ler, escrever e resolver problemas - cap. 8 - Saraiva.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Elissandra Gabarão Altemari

Mentor: Mara Elizabeth Mansani

Especialista de área: Rita Batista



Habilidade da BNCC

Identificar os dados e a pergunta do problema



Objetivos específicos

  • Identificar os dados do problema
  • Criar um problema a partir de dados de outro problema

Conceito-chave

Estratégia de leitura de problemas

Recursos necessários

  • Atividade impressa em folha

Os alunos devem dominar

  • Saber elaborar perguntas coerentes com o contexto
  • Entender que um problema precisa de dados e que é uma situação a ser resolvida
  • identificar os dados e a pergunta do problema.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientação: Questione os alunos para investigar se eles identificam problema como uma questão a ser resolvida, não exatamente com cálculos numéricos mas que tenha uma pergunta que requer uma solução.

Propósito: Fazer questionamentos para reflexão.

Discuta com a turma:

  • Existem problemas apenas na Matemática?
  • Que tipos de problemas vocês conhecem?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 24 minutos entre os slides 4 e 5

Orientação: Apresente o problema para os alunos e faça os questionamentos da personagem do slide coletivamente.

Propósito: Conseguir compreender o contexto do problema e identificar os dados.

Discuta com a turma:

  • Será os questionamentos do slide.

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 24 minutos entre os slides 4 e 5

Orientação: Leia o balão da personagem do slide e em dupla peça que elaborem um novo problema com os mesmos dados numéricos e dentro do mesmo contexto, alterando a pergunta para ficar coerente com o novo problema.

Propósito: Conseguir compreender o contexto do problema e identificar os dados.

Discuta com a turma:

  • Qual o contexto do problema? Qual o assunto? (Competição de bolinhas de gude)
  • Como podemos utilizar os dados numéricos, 12 e 7, para criar o problema?
  • No primeiro problema, ao final da competição Julio ficou com apenas 7 bolinhas, isto indica que ele perdeu. Vamos pensar na possibilidade de Julio ganhar bolinhas?
  • Qual seria a pergunta para este tipo de problema? Teria um cálculo?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Discutir com a turma a necessidade de o problema estar completo para ser melhor compreendido e ter uma resposta.

Propósito: Apresentar as dificuldades e as diferentes soluções para a atividade.

Discuta com a turma:

  • Como foi criar um problema utilizando os mesmos dados numéricos?
  • Foi difícil pensar na pergunta que combinasse com o problema?
  • Se faltar algum dado conseguimos resolver o problema?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Apresente as semelhanças entre os problemas para que os alunos compreendam que todo problema possui dados e requer uma solução.

Propósito: Apresentar o conceito trabalhado durante a aula

Discuta com a turma:

  • As semelhanças desses problemas servem para outros tipos de problemas?
  • Será que com estes mesmos dados conseguiríamos criar outros problemas diferentes?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientação: Faça a leitura do slide e fixe em algum lugar da sala para que os alunos possam relembrar os conceitos sobre problemas.

Propósito: Resumir o que aprendido.

Discuta com a turma:

  • O que foi mais interessante aprender nessa aula?
  • Como sabemos quais são os dados de um problema? (As partes importantes que nos levam a entender o problema e a resolvê-lo. A pergunta e os dados numéricos ou não numéricos)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Apresentar em slide o problema. Entregar a atividade impressa em folha para cada aluno e ler o problema apontando com o dedo normalmente sem dar ênfases na leitura. Peça que preencham a tabela para facilitar na resolução. A criança que todavia não dominar a leitura pergunte sobre o que entendeu do problema lido e peça que aponte alguma palavra ou numeral que reconheça. Leia novamente individualmente para a criança apontando com o dedo para facilitar no momento em que deverá circular os dados.

Após realizarem individualmente discutir com a turma.

Utilize o guia de intervenções para auxiliar os alunos em dificuldades ou erros que surgirem na realização da atividade.

Propósito: Identificar os dados de um problema

Discuta com a turma:

  • Onde está a pergunta do problema?
  • A pergunta poderia estar no início? Como?
  • O que indica cada número que aparece no problema?
  • Qual o assunto do problema?

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula
  • Para os Alunos
  • Documento

    Atividade principal

  • Documento

    Raio X

  • Documento

    Atividade Complementar

  • Para o Professor
  • Documento

    Resolução da Atividade Principal

  • Documento

    Guia de Intervenção

  • Documento

    Resolução do Raio X

  • Documento

    Resolução da Atividade Complementar


Sobre o plano select-down

Compartilhe este conteúdo:

facebook-color pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULA 01

Problemas em tiras

AULA 02

Entendendo problemas

AULA 03

Adivinhas Matemáticas

AULA 04

Descobrindo valores de figuras

AULAS DE Resolução de Problemas do 1º ano :

Com o plano de aula sobre resolução de problemas, os estudantes aprendem como desenvolver estratégias de resolução, elaboração de problemas e estratégias de leitura de problemas.

1º ano / Matemática / Resolução de Problemas

Plano Aula Relacionado por Eixo Poemas ou problemas?

1º ano / Matemática / Resolução de Problemas

Plano Aula Relacionado por Eixo Problemas que rimam

1º ano / Matemática / Resolução de Problemas

Plano Aula Relacionado por Eixo Fazendo perguntas para descoberta da figura oculta

1º ano / Matemática / Resolução de Problemas

Plano Aula Relacionado por Eixo Perguntas e respostas

1º ano / Matemática / Resolução de Problemas

Plano Aula Relacionado por Eixo Criando uma história matemática

1º ano / Matemática / Resolução de Problemas

Plano Aula Relacionado por Eixo Desafio das cores

1º ano / Matemática / Resolução de Problemas

Plano Aula Relacionado por Eixo Jogo das cores

1º ano / Matemática / Resolução de Problemas

Plano Aula Relacionado por Eixo Resolvendo problemas de lógica

1º ano / Matemática / Resolução de Problemas

Plano Aula Relacionado por Eixo Seguindo pistas e resolvendo problemas

1º ano / Matemática / Resolução de Problemas

Plano Aula Relacionado por Eixo Problemas frequentes no cotidiano

1º ano / Matemática / Resolução de Problemas

Plano Aula Relacionado por Eixo Problemas com mais de uma solução possível

1º ano / Matemática / Resolução de Problemas

Plano Aula Relacionado por Eixo Problemas não convencionais

1º ano / Matemática / Resolução de Problemas

Plano Aula Relacionado por Eixo Criação de problemas

1º ano / Matemática / Resolução de Problemas

Plano Aula Relacionado por Eixo Problemas que simulam a realidade

1º ano / Matemática / Resolução de Problemas

Plano Aula Relacionado por Eixo Adivinhas Matemáticas

1º ano / Matemática / Resolução de Problemas

Plano Aula Relacionado por Eixo Estratégia de leitura de problemas

1º ano / Matemática / Resolução de Problemas

Plano Aula Relacionado por Eixo Descobrindo valores de figuras

1º ano / Matemática / Resolução de Problemas

Plano Aula Relacionado por Eixo Entendendo problemas

1º ano / Matemática / Resolução de Problemas

Plano Aula Relacionado por Eixo Problemas em tiras

1º ano / Matemática / Resolução de Problemas

Plano Aula Relacionado por Eixo Construção de problemas a partir de placar de jogo

MAIS AULAS DE Matemática do 1º ano:

1º ano / Matemática / Geometria

Organizando as frutas (longe ou perto?)

1º ano / Matemática / Grandezas e Medidas

Ajudando no Mercado

1º ano / Matemática / Geometria

Longe ou perto?

1º ano / Matemática / Geometria

Na fazenda do João

1º ano / Matemática / Geometria

Formas planas nas formas não planas

1º ano / Matemática / Geometria

Conhecendo as formas não planas

1º ano / Matemática / Geometria

Quais são as esferas?

1º ano / Matemática / Grandezas e Medidas

Mais comprido ou mais alto?

1º ano / Matemática / Geometria

Cubo X Bloco retangular - O que é parecido e o que é diferente?

1º ano / Matemática / Grandezas e Medidas

Fui à feira, não sabia o que comprar

1º ano / Matemática / Geometria

Conhecendo as Formas Geométricas Planas

1º ano / Matemática / Geometria

Trilha geométrica

1º ano / Matemática / Geometria

Vértices e lados

1º ano / Matemática / Grandezas e Medidas

Quantas cédulas

1º ano / Matemática / Geometria

Reconhecendo as características de triângulos, quadrados e retângulos.

1º ano / Matemática / Geometria

Dado das formas planas

1º ano / Matemática / Números

Comparando Quantidades

1º ano / Matemática / Números

Justificando Quantidades

1º ano / Matemática / Números

Contando quantidades de coleções diferentes

1º ano / Matemática / Geometria

Utilizando a linguagem posicional para uma construção (em cima e embaixo, perto e longe)

1º ano / Matemática / Resolução de Problemas

Poemas ou problemas?

1º ano / Matemática / Resolução de Problemas

Problemas que rimam

1º ano / Matemática / Números

Organizando quantidades de coleções diferentes

1º ano / Matemática / Grandezas e Medidas

Os dias da semana

1º ano / Matemática / Grandezas e Medidas

Porta moedas

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF01MA00 da BNCC

1º ano / Matemática / Resolução de Problemas

Poemas ou problemas?

1º ano / Matemática / Resolução de Problemas

Problemas que rimam

1º ano / Matemática / Resolução de Problemas

Fazendo perguntas para descoberta da figura oculta

1º ano / Matemática / Resolução de Problemas

Perguntas e respostas

1º ano / Matemática / Resolução de Problemas

Criando uma história matemática

1º ano / Matemática / Resolução de Problemas

Desafio das cores

1º ano / Matemática / Resolução de Problemas

Jogo das cores

1º ano / Matemática / Resolução de Problemas

Resolvendo problemas de lógica

1º ano / Matemática / Resolução de Problemas

Seguindo pistas e resolvendo problemas

1º ano / Matemática / Resolução de Problemas

Problemas frequentes no cotidiano

1º ano / Matemática / Resolução de Problemas

Problemas com mais de uma solução possível

1º ano / Matemática / Resolução de Problemas

Problemas não convencionais

1º ano / Matemática / Resolução de Problemas

Criação de problemas

1º ano / Matemática / Resolução de Problemas

Problemas que simulam a realidade

1º ano / Matemática / Resolução de Problemas

Adivinhas Matemáticas

1º ano / Matemática / Resolução de Problemas

Estratégia de leitura de problemas

1º ano / Matemática / Resolução de Problemas

Descobrindo valores de figuras

1º ano / Matemática / Resolução de Problemas

Entendendo problemas

1º ano / Matemática / Resolução de Problemas

Problemas em tiras

1º ano / Matemática / Resolução de Problemas

Construção de problemas a partir de placar de jogo

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Matemática 1º ANO Matemática 2º ANO Matemática 3º ANO Matemática 4º ANO Matemática 5º ANO Matemática 6º ANO Matemática 7º ANO Matemática 8º ANO Matemática 9º ANO

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Educação Infantil Matemática Língua Portuguesa Ciências História Geografia Inglês
Baixar plano
Associação Nova Escola
Fale Conosco

    Produtos

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos
  • Bem-estar
  • Notícias
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar
  • BNCC na prática
  • Vagas e Oportunidades

    Institucional

  • Fale Conosco
  • Quem Somos
  • Seja Parceiro
  • Trabalhe Conosco
  • Termos de uso

Newsletter

Quero receber novidades!

Redes Sociais

  • Facebook Nova Escola Twitter Nova Escola Instagram Nova Escola Linkedin Nova Escola Youtube Nova Escola

Associação Nova Escola © 2019 - Todos os direitos reservados.

Mantenedora

Fundação Lemann