Atividade Principal
Plano de Aula
Plano de aula: Quais as medidas?
Plano 10 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Medição de comprimento, capacidade e massa com unidades padronizadas
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Fernando Barnabé
Mentor: Marcella de Oliveira Abreu Fontinele
Especialista de área: Fernando Barnabé
Habilidade da BNCC
(EF03MA20) Estimar, medir e comparar capacidade e massa, utilizando unidades de medidas não padronizadas e padronizadas mais usuais (litro, mililitro, quilograma, grama e miligrama), em leitura de rótulos e embalagens, entre outros.
Objetivos específicos
Aplicar as unidades de medidas corretas para expressar grandezas de comprimento, massa e capacidade.
Conceito-chave
Medidas de comprimento, massa e capacidade.
Recursos necessários
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Aplicar as unidades de medidas corretas para expressar grandezas de comprimento, massa e capacidade.
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
AQUECIMENTO
Tempo sugerido: 6 minutos.
Orientação: Com as imagens apresentadas no slide, questione os alunos sobre como cada um dos alimentos é vendido, se pela massa ou pela capacidade. Vale destacar com as crianças como eles se lembram dos rótulos desses alimentos e o que chama a atenção quando eles pensam nas medidas indicadas. Se preferir leve algum outro exemplo que não consta no slide. Isso também é válido, pois quanto mais opções de discussão para a turma, mais rico o repertório deles.
Propósito: Refletir sobre quais produtos são vendidos por g ou ml.
Discuta com a turma:
- Quando um alimento é comercializado em gramas, o que é que está representando essa medida? E quando é comercializado em mililitros?
- Existe alguma outra unidade de medida utilizada no comércio para indicar uma medida de massa? E para uma medida de capacidade? - Tem alguma coisa no comércio que você conheça que é vendido em metros? Essa medida representa o que? Qual grandeza?
Atividade principal
Tempo sugerido: 18 minutos (slides 4 e 5)
Orientação: Organizados em duplas os alunos irão discutir quais as unidades de medida estariam escondidas pela mancha na lista de compras. Cada dupla anotará em sua folha de registro quais são suas percepções sobre a situação, para que sejam socializadas para toda a sala. Enquanto os alunos fazem seus registros, circule para verificar quais opções de preenchimento pode ser levado para a discussão com toda a turma. Faça as perguntas sugeridas abaixo e use o guia de intervenções, para ajudar os alunos avançarem na aprendizagem.
Propósito: Utilizar as unidades de medida adequadas.
Discuta com a turma:
- Todos os itens da lista estão com as unidades de medida cobertas pela mancha? Quais delas nós podemos enxergar?
- Carolina poderia ter entendido que sua mãe havia pedido duas garrafas de água? Ela saberia exatamente qual a capacidade que deveria comprar?
_ Existem garrafas com capacidades diferentes no mercado? Quais você conhece?
_ Em uma lista de compras você acha que alguém pediria 2 ml de água? É possível comprar essa quantidade exata no mercado?
_ A lista de compras de Carolina poderia estar indicando 800 unidades de cenoura na parte manchada? E 800 kg? Será que Carolina conseguiria carregar 800 kg de cenoura sozinha além do restante da compra?
_ Qual seria o motivo da mãe de Carolina pedir tanta cenoura assim?
_ A indicação do leite na lista de compras deixa clara a quantidade que a mãe de Carolina queria?
_ Como sua dupla indicou isso? É uma medida de capacidade ou de massa?
_ 400 kg de queijo seria uma boa indicação?
_ E 400 peças de queijo? É uma quantidade aceitável?
_ Você pode ter “400 mililitros” de queijo? Por que não?
Materiais Complementares:
Atividade principal
Tempo sugerido: 18 minutos (slides 4 e 5)
Orientação: Organizados em duplas os alunos irão discutir quais as unidades de medida estariam escondidas pela mancha na lista de compras. Cada dupla anotará em sua folha de registro quais são suas percepções sobre a situação, para que sejam socializadas para toda a sala. Enquanto os alunos fazem seus registros, circule para verificar quais opções de preenchimento pode ser levado para a discussão com toda a turma. Faça as perguntas sugeridas abaixo e use o guia de intervenções, para ajudar os alunos avançarem na aprendizagem.
Propósito: Utilizar as unidades de medida adequadas.
Discuta com a turma:
- Todos os itens da lista estão com as unidades de medida cobertas pela mancha? Quais delas nós podemos enxergar?
- Carolina poderia ter entendido que sua mãe havia pedido duas garrafas de água? Ela saberia exatamente qual a capacidade que deveria comprar?
_ Existem garrafas com capacidades diferentes no mercado? Quais você conhece?
_ Em uma lista de compras você acha que alguém pediria 2 ml de água? É possível comprar essa quantidade exata no mercado?
_ A lista de compras de Carolina poderia estar indicando 800 unidades de cenoura na parte manchada? E 800 kg? Será que Carolina conseguiria carregar 800 kg de cenoura sozinha além do restante da compra?
_ Qual seria o motivo da mãe de Carolina pedir tanta cenoura assim?
_ A indicação do leite na lista de compras deixa clara a quantidade que a mãe de Carolina queria?
_ Como sua dupla indicou isso? É uma medida de capacidade ou de massa?
_ 400 kg de queijo seria uma boa indicação?
_ E 400 peças de queijo? É uma quantidade aceitável?
_ Você pode ter “400 mililitros” de queijo? Por que não?
DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientação: Discuta com a turma sobre as hipóteses levantadas por eles, principalmente aquelas que serão pertinentes com o debate proposto (diferenciar as grandezas e as unidades). Feita a pergunta proposta no slide, extraia dos alunos o que eles sabem sobre os pacotes de papel higiênico e como poderiam ser indicadas essas medidas. Além disso, vale discutir todas as unidades que apareceram na resolução dos alunos.
Propósito: Discutir as possibilidades de respostas.
Discuta com a turma:
- Vocês já viram uma embalagem de papel higiênico? Como vem as informações? Qual o comprimento de cada rolo? É muito grande esse comprimento?
- Poderíamos usar alguma das unidades que já foram utilizadas na lista de compras? Por quê?
- Quais unidades de medida que você conhece que podem ser usadas para indicar um comprimento?
Material Complementar:
ENCERRAMENTO
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Leia o slide com os alunos e recorde alguns dos exemplos vistos na aula que confirmam a afirmação da necessidade de escolha da unidade de medida em uma grandeza e que esteja na grandeza certa. Uma ideia possível é trazer exemplos impossíveis como pensar em “ 2 L de cenoura” ou “40 g de água”, mostrando que é preciso trabalhar com as unidades certas relacionadas às grandezas certas também.
Propósito: Resumir a aprendizagem da aula.
Discuta com a turma:
- Tem alguma unidade de medida que você conhece e que não se relaciona a nenhuma das grandezas citadas aqui (massa, capacidade e tempo)?
- Se sim, o que você mede com essa unidade?
RAIO X
Tempo sugerido: 7 minutos.
Orientação: Entregue a atividade aos alunos e propõe que eles resolvam. Faça perguntas para verificar se eles realmente compreenderam qual a diferença entre as grandezas que são medidas. Vale salientar que, apesar de ser comprada uma determinada área de tecido, a venda é feita em metros, visando somente o comprimento, já que a largura do rolo de tecido é pré-determinada.
Pode aparecer mais de uma unidade de medida para cada grandeza nas resoluções, nesse momento, faça com que o aluno pense nas possibilidades.
Propósito: Avaliar a aprendizagem dos alunos.
Discuta com a turma:
- Qual a quantidade de queijo que vocês indicaram na compra? Acham que é uma boa quantidade? É aceitável? E a unidade de medida? - E o leite? Seria comprado em qual unidade de medida? Existiria uma outra? Qual seria a mais indicada?
- Já que o tecido é vendido geralmente pelo comprimento, qual a unidade de medida que pode ser utilizada? Existe alguma outra? Qual é a mais comum?
Materiais complementares:
Para os Alunos
Para o Professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT3_18GRM10
Recursos
- Necessários: estojo, papel ou caderno do aluno para que faça as anotações pertinentes.
Algum meio de comunicação com alunos: Zoom, Meet, Google sala de aula, WhatsApp, e-mail ou impressão.
Atividade principal
- Opcionais:
Celular, computador ou tablet
Google docs
Google apresentações
Artigo: Como medir tudo o que há
Jogo: Medidas e grandezas
Para este plano, foque na etapa da Atividade principal
Aquecimento
O foco do plano será a atividade principal, entretanto vale a pena apresentar para os alunos a atividade de retomada, pois ela começa fazendo uma retomada dos sistemas de medida de comprimento, capacidade e massa. Você pode enviar as sugestões para a realização da atividade e o slide, por WhatsApp por exemplo, para que os alunos comecem a explorar e pensar sobre o tema. Você pode pedir também que eles fotografem produtos em sua casa que são medidos em litros, quilogramas ou metros (e seus múltiplos e submúltiplos) e compartilhem com os colegas.
Atividade principal
O foco desta atividade principal é aplicar as unidades de medidas corretas para expressar grandezas de comprimento, massa e capacidade. Os alunos precisam ter acesso à situação problema da atividade principal e, se for possível, a imagem também, para que tenham um apoio visual. Mostre os slides 4 e 5 se estiver em uma aula online por videoconferência pelo Meet ou Zoom. Caso esteja em uma aula síncrona ou assíncrona por WhatsApp, tire um print da imagem do slide ou da atividade principal e envie para que os alunos consigam realizá-la. Peça que os alunos copiem a situação no caderno e a resolvam em forma de texto, áudio ou ilustração. Se for possível, divida os alunos em pequenos grupos para conversarem e compartilharem as soluções que encontraram. Compartilhe um slide ou um documento que os grupos possam editar para que a discussão seja mais rica e a realização seja em grupo, mesmo estando separados. Os grupos podem já estar divididos anteriormente e serem grupos fixos para todas as atividades de grupo - isso poupará tempo. Envie questionamentos para guiar a discussão e para que os alunos mantenham o foco na tentativa de solução da situação, como:
- Todos os itens da lista estão com as unidades de medida cobertas pela mancha? Quais delas nós podemos enxergar?
- Carolina poderia ter entendido que sua mãe havia pedido duas garrafas de água? Ela saberia exatamente qual a capacidade que deveria comprar?
- Existem garrafas com capacidades diferentes no mercado? Quais você conhece?
- Em uma lista de compras você acha que alguém pediria 2 ml de água? É possível comprar essa quantidade exata no mercado?
- A lista de compras de Carolina poderia estar indicando 800 unidades de cenoura na parte manchada? E 800 kg? Será que Carolina conseguiria carregar 800 kg de cenoura sozinha além do restante da compra?
- Qual seria o motivo da mãe de Carolina pedir tanta cenoura assim?
- A indicação do leite na lista de compras deixa clara a quantidade que a mãe de Carolina queria?
- Como sua dupla indicou isso? É uma medida de capacidade ou de massa?
- 400 kg de queijo seria uma boa indicação?
- E 400 peças de queijo? É uma quantidade aceitável?
- Você pode ter “400 mililitros” de queijo? Por que não?
Discussão da solução
Antes de compartilhar o slide da discussão das soluções, peça que os alunos compartilhem as conclusões à que eles chegaram. Caso tenham editado o slide, compartilhe os slides que produziram com as suas soluções. Depois, compartilhe o slide 6 da discussão das soluções com os alunos ao vivo ou através de um print por fotografia. Eles devem comparar essas soluções com as suas, concordar ou discordar através de texto, imagem ou de áudio.
Encerramento
Leia o slide com os alunos e recorde alguns dos exemplos vistos na aula que confirmam a afirmação da necessidade de escolha da unidade de medida em uma grandeza e que esteja na grandeza certa. Os alunos devem copiar em seus cadernos para futuras consultas. Pergunte se eles gostariam de acrescentar alguma observação às anotações e as integre para que eles sintam que suas conclusões são valorizadas.
Raio X
A atividade do Raio X é bastante interessante para verificar se os alunos compreenderam e atingiram o objetivo da aula. As atividades complementares também podem ser exploradas para esse fim, entretanto, selecione as que são adequadas para a sua turma. Você pode enviá-las para os alunos através de WhatsApp ou e-mail. Caso tenham o Google Sala de Aula, eles podem devolvê-las pela própria sala de aula. Caso não seja assim, os alunos podem enviar fotografias de seus cadernos.
Convite às famílias
As famílias podem tentar resolver a situação com os alunos compartilhando estratégias. Também podem aproveitar esses conceitos em atividades do seu dia verificando quais são as unidades de medida presentes nos produtos que são comprados no mercado, por exemplo.
O envolvimento das famílias nas atividades escolares com os alunos é o ideal nesses momentos, principalmente na organização deles e de seus materiais. Envie uma mensagem para as famílias explicando o que você está trabalhando e a forma que eles podem ajudar seus filhos.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Fernando Barnabé
Mentor: Marcella de Oliveira Abreu Fontinele
Especialista de área: Fernando Barnabé
Habilidade da BNCC
(EF03MA20) Estimar, medir e comparar capacidade e massa, utilizando unidades de medidas não padronizadas e padronizadas mais usuais (litro, mililitro, quilograma, grama e miligrama), em leitura de rótulos e embalagens, entre outros.
Objetivos específicos
Aplicar as unidades de medidas corretas para expressar grandezas de comprimento, massa e capacidade.
Conceito-chave
Medidas de comprimento, massa e capacidade.
Recursos necessários
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.