9593
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 3º ano > Geometria

Plano de aula - E agora! É paralelepípedo ou cubo?

Plano de aula de Matemática com atividades para 3º ano do Fundamental sobre Explorar as diferenças do cubo e do paralelepípedo.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Poliana Aparecida Meredik Capelesso

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT3_16GEO03

Recursos
- Necessários: estojo, papel ou caderno do aluno para que faça as anotações pertinentes.
Algum meio de comunicação com alunos: Zoom, Meet, Google sala de aula, WhatsApp, e-mail ou impressão (essa deve ser a última opção nesse momento de pandemia).

Atividade principal
Moldes impressos ou desenhados em folha A4 do cubo e do paralelepípedo ou embalagens, brinquedos, objetos que lembrem o formato das figuras geométricas não planas: cubo e paralelepípedo .
Tesoura e cola caso vá montar o sólido.
Tinta ou lápis de cor.

- Opcionais:
Celular, computador ou tablet
Jogo: Sólidos geométricos
Jogo: Sólidos geométricos: Classificação.

Para este plano, foque na etapa da Atividade principal

Atividade principal
O foco desta atividade principal é explorar as diferenças e semelhanças entre o cubo e o paralelepípedo. Os alunos irão precisar montar esses dois sólidos em casa ou utilizar objetos que lembrem esses sólidos. Essa atividade pode ser realizada de forma assíncrona. Explique para os alunos a atividade via vídeo, de preferência, pois, assim os alunos podem visualizar o que eles devem fazer. Caso você não consiga fazer o vídeo, você pode mandar áudios e textos com imagens do passo a passo. Caso os alunos não tenham tinta, os alunos podem usar lápis de cor para contornar as faces das formas. Peça que os alunos fotografem as suas duas folhas com os contornos ou carimbadas.

Discussão das soluções
Na discussão das soluções os alunos devem compartilhar as suas fotografias das faces dos dois sólidos geométricos. Depois, peça que eles levantem as semelhanças e diferenças entre as faces dos dois sólidos geométricos e compartilhem as suas impressões por meio de texto ou áudio. Promova as discussões entre os alunos com questões norteadoras.

Sistematização do conceito e encerramento
Na sistematização dos conceitos é pedido que os alunos escrevam um bilhete para a outra dupla contando o que descobriram sobre os dois sólidos, suas semelhanças e diferenças. Retome resumidamente com a turma os conceitos explorados na aula. Os alunos devem copiar em seus cadernos para futuras consultas. Pergunte se eles gostariam de acrescentar alguma observação as anotações.

Raio X
A atividade do Raio X pode ser utilizada para verificar se os alunos compreenderam e atingiram o objetivo da aula. As atividades complementares também podem ser exploradas para esse fim. Você pode selecionar as atividades que são mais adequadas para a sua turma e enviá-las pelo meio que está sendo usada por sua escola para interagir com os alunos.

Convite às famílias
O envolvimento das famílias nas atividades escolares juntos com os alunos é o ideal nesses momentos, principalmente na organização da rotina deles e de seus materiais. Envie uma mensagem de texto, áudio ou vídeo explicando o que você está trabalhando com os alunos e de que forma eles podem ajudar na organização ou discussão da resolução ou incentivar em casa.
A família pode explorar os sólidos geométricas em objetos que há em casa e pedir que os agrupem, classifiquem e façam comparações. Podem pedir que os alunos desmontem diferentes tipos de caixas para observar as planificações. Pode também incentivar que os alunos joguem os jogos indicados, se for possível.

Sugestão Enviada Por: Elisa Vilalta


Código: MAT3_16GEO03

(EF03MA13) Associar figuras geométricas espaciais (cubo, bloco retangular, pirâmide, cone, cilindro e esfera) a objetos do mundo físico e nomear essas figuras.

(EF03MA14) Descrever características de algumas figuras geométricas espaciais (prismas retos, pirâmides, cilindros, cones), relacionando-as com suas planificações.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Geometria do 3º ano:

Com o plano de aula sobre geometria, os alunos aprendem a descrever e localizar a movimentação de pessoas ou objetos no espaço e representá-los através de desenhos, croquis e maquetes; compor e decompor triângulos e quadriláteros associando-os a figuras planas de três e quatro lados; construir e identificar figuras simétricas; reconhecer elementos de prismas e pirâmides em perspectivas ou planificações.

MAIS AULAS DE Matemática do 3º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas