9593
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

  

Plano de aula - E agora! É paralelepípedo ou cubo?

Plano de aula de Matemática com atividades para 3º ano do Fundamental sobre Explorar as diferenças do cubo e do paralelepípedo.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Poliana Aparecida Meredik Capelesso

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Sobre o plano - MAT3_16GEO03 - E agora!  É paralelepípedo ou cubo?

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Poliana Aparecida Meredik Capelesso

Mentor: Daniela Pannuti

Revisor Pedagógico: Eliane Zanin

Especialista de área: Pricilla Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF02MA14) Reconhecimento e analisar figuras não planas, suas características e representações (esfera, cilindro, cubo, pirâmides, bloco retangular, prisma de base triangular, faces, arestas e vértices, planificação)

Objetivos específicos

  • Identificar as faces de um cubo e de um paralelepípedo;
  • Explorar as diferenças e semelhanças entre o cubo e o paralelepípedo.

Conceito-chave

Cubo e paralelepípedo, semelhanças e diferenças.

Recursos necessários

  • Régua;
  • Caixinhas de diferentes tamanhos e em formatos de cubos e paralelepípedos;
  • Lápis,
  • Tinta guache de duas cores pelo menos;
  • Embalagens de produtos que representem um cubo e um paralelepípedo,
  • Folhas das atividades (impressas ou passadas no quadro);
  • Datashow ( opcional).

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Leia ou projete este slide para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com os alunos.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Antes de iniciar a aula, organize a sala de modo que os seus alunos fiquem em duplas. Deixem que escolham de forma aleatória. Observe sempre em alternar os grupos de forma que haja rotatividade entre os alunos sempre. Isso faz com que um sempre tenha a oportunidade de conhecer o outro e aprender a ouvir de forma diferente e compartilhar aprendizagens com outros da sala.

Professor se assegure que na sala tenha objetos com essas características antes do início da aula.

No decorrer da aula, ande pela sala, ouça o que ocorre nas duplas sem interferir observando as respostas. É importante que você não as influencie, pois isso será o ponto de partida para orientar sua aula.

Propósito: Verificar se os alunos conseguem relacionar objetos da sala aos sólidos em estudo

Discuta com a turma:

  • Vocês lembram do cubo e do paralelepído? Qual o formato que eles possuem? Alguém quer me contar?
  • Aqui na sala existe algum objeto que lembra o cubo? E o paralelepípedo? Quais são?
  • E fora da sala de aula: quem conhece outros objetos que se parecem com eles?

Materiais Complementares:

Para saber mais sobre esse assunto, acesse a reportagem: Conhecimento prévio.

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Solicite antes que seus alunos tragam para a escola embalagens, brinquedos, objetos que lembrem o formato das figuras geométricas não planas: cubo e paralelepípedo . Oriente que essas embalagens sejam descartáveis pois serão utilizadas em sala e não retornadas para casa.Guarde as embalagens e as distribua para as duplas no dia planejado para fazer a atividade. É importante que cada dupla receba um cubo e um paralelepípedo, assim eles poderão trabalhar ao mesmo tempo. Oriente os alunos que observem, manipulem bem os objetos antes de começar a atividade.

Veja quais embalagens são melhores para que possamos pintar com tinta guache as suas faces. Entregue uma folha ofício: uma com o nome do paralelepípedo e outra com o nome do cubo, você pode encontrá-las nos materiais complementares. Peça que primeiro eles pintem o paralelepípedo e escolham uma cor. Em seguida façam o mesmo com o cubo e escolham outra cor.

Propósito: Analisar diferenças entre cubo e paralelepípedo a partir da pintura de suas faces.

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Agora vamos comparar os carimbos feitos pelos alunos.

Comece pelo paralelepípedo. Com certeza tivemos caixas que lembram o sólido de tamanhos diferentes e, portanto vamos ter “carimbos” diferentes. Escolhas 3 grupos e apresente no quadro as soluções. O que pode acontecer? Vai aparecer tamanhos diferentes, mas as faces possuem as mesmas características. Discuta isso com eles. Pergunte como é a forma dessas figuras que apareceram quando eles carimbaram na folha? Vocês conhecem essa forma? São formas retangulares. Quantas são? Todas são retangulares? Tem faces que são diferentes? Quais? Quantas são? São quadradas? Diga que não importa o tamanho do carimbo, as formas que são contempladas no paralelepípedo permanecem a mesma.

Em seguida faça o mesmo para o cubo. Pergunte: E agora, o que acontece com esses carimbos? Como são essas formas? Elas são diferentes? Deixa eles falarem. Deixem eles chegarem a conclusão que são diferentes apenas no tamanho mas que na forma são todas iguais o que não ocorre no paralelepípedo.

Depois coloque uma folha de carimbo do cubo e uma do paralelepípedo e deixem que eles levantem suas hipóteses de comparação.

Propósito: Discutir as soluções da atividade principal a partir da troca de experiências entre os alunos.

Material Complementar:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Sistematização do Conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Professor, neste momento oriente que os alunos das duplas troquem ideias e elaborem um bilhete dizendo o que aprenderam na atividade.

Oriente em dois aspectos: na semelhança e diferença entre eles. Eles podem dizer em relação as suas faces e nos tamanhos diferentes que aparecem na atividade; que no cubo só possuem quadrados mas que no paralelelepípedo tem formas retangulares e formas de quadrado, ou somente retangulares, entre outras coisas. O importante é a escrita nas aulas de matemática. Estimule sempre um tipo de registro diferente!

Propósito: Promover a autonomia dos alunos e reforçar formas de registro para a sistematização de um conceito.

Discuta com a turma:

  • Como foi fazer essa atividade?
  • Quais são as características que vocês encontraram que diferenciam o cubo do paralelepípedo?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Encerre a atividade reforçando as diferenças encontradas no cubo e no paralelepípedo, encontradas durante as atividades anteriores.

Propósito: Retomar e encerrar com o que foi discutido em aula.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Realize a leitura do enunciado e peça aos alunos para que acompanhem esta leitura. Deixe com que eles resolvam a proposta individualmente, sugere-se que não passe de 5 minutos. Enquanto produzem individualmente, passe nas mesas para verificar o que eles estão conseguindo fazer ou não.

Propósito: Verificar o que os alunos aprenderam nesta aula.

Materiais Complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Leia ou projete este slide para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com os alunos.


Sobre o plano - MAT3_16GEO03 - E agora!  É paralelepípedo ou cubo?

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Poliana Aparecida Meredik Capelesso

Mentor: Daniela Pannuti

Revisor Pedagógico: Eliane Zanin

Especialista de área: Pricilla Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF02MA14) Reconhecimento e analisar figuras não planas, suas características e representações (esfera, cilindro, cubo, pirâmides, bloco retangular, prisma de base triangular, faces, arestas e vértices, planificação)

Objetivos específicos

  • Identificar as faces de um cubo e de um paralelepípedo;
  • Explorar as diferenças e semelhanças entre o cubo e o paralelepípedo.

Conceito-chave

Cubo e paralelepípedo, semelhanças e diferenças.

Recursos necessários

  • Régua;
  • Caixinhas de diferentes tamanhos e em formatos de cubos e paralelepípedos;
  • Lápis,
  • Tinta guache de duas cores pelo menos;
  • Embalagens de produtos que representem um cubo e um paralelepípedo,
  • Folhas das atividades (impressas ou passadas no quadro);
  • Datashow ( opcional).
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Antes de iniciar a aula, organize a sala de modo que os seus alunos fiquem em duplas. Deixem que escolham de forma aleatória. Observe sempre em alternar os grupos de forma que haja rotatividade entre os alunos sempre. Isso faz com que um sempre tenha a oportunidade de conhecer o outro e aprender a ouvir de forma diferente e compartilhar aprendizagens com outros da sala.

Professor se assegure que na sala tenha objetos com essas características antes do início da aula.

No decorrer da aula, ande pela sala, ouça o que ocorre nas duplas sem interferir observando as respostas. É importante que você não as influencie, pois isso será o ponto de partida para orientar sua aula.

Propósito: Verificar se os alunos conseguem relacionar objetos da sala aos sólidos em estudo

Discuta com a turma:

  • Vocês lembram do cubo e do paralelepído? Qual o formato que eles possuem? Alguém quer me contar?
  • Aqui na sala existe algum objeto que lembra o cubo? E o paralelepípedo? Quais são?
  • E fora da sala de aula: quem conhece outros objetos que se parecem com eles?

Materiais Complementares:

Para saber mais sobre esse assunto, acesse a reportagem: Conhecimento prévio.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Solicite antes que seus alunos tragam para a escola embalagens, brinquedos, objetos que lembrem o formato das figuras geométricas não planas: cubo e paralelepípedo . Oriente que essas embalagens sejam descartáveis pois serão utilizadas em sala e não retornadas para casa.Guarde as embalagens e as distribua para as duplas no dia planejado para fazer a atividade. É importante que cada dupla receba um cubo e um paralelepípedo, assim eles poderão trabalhar ao mesmo tempo. Oriente os alunos que observem, manipulem bem os objetos antes de começar a atividade.

Veja quais embalagens são melhores para que possamos pintar com tinta guache as suas faces. Entregue uma folha ofício: uma com o nome do paralelepípedo e outra com o nome do cubo, você pode encontrá-las nos materiais complementares. Peça que primeiro eles pintem o paralelepípedo e escolham uma cor. Em seguida façam o mesmo com o cubo e escolham outra cor.

Propósito: Analisar diferenças entre cubo e paralelepípedo a partir da pintura de suas faces.

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Agora vamos comparar os carimbos feitos pelos alunos.

Comece pelo paralelepípedo. Com certeza tivemos caixas que lembram o sólido de tamanhos diferentes e, portanto vamos ter “carimbos” diferentes. Escolhas 3 grupos e apresente no quadro as soluções. O que pode acontecer? Vai aparecer tamanhos diferentes, mas as faces possuem as mesmas características. Discuta isso com eles. Pergunte como é a forma dessas figuras que apareceram quando eles carimbaram na folha? Vocês conhecem essa forma? São formas retangulares. Quantas são? Todas são retangulares? Tem faces que são diferentes? Quais? Quantas são? São quadradas? Diga que não importa o tamanho do carimbo, as formas que são contempladas no paralelepípedo permanecem a mesma.

Em seguida faça o mesmo para o cubo. Pergunte: E agora, o que acontece com esses carimbos? Como são essas formas? Elas são diferentes? Deixa eles falarem. Deixem eles chegarem a conclusão que são diferentes apenas no tamanho mas que na forma são todas iguais o que não ocorre no paralelepípedo.

Depois coloque uma folha de carimbo do cubo e uma do paralelepípedo e deixem que eles levantem suas hipóteses de comparação.

Propósito: Discutir as soluções da atividade principal a partir da troca de experiências entre os alunos.

Material Complementar:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Professor, neste momento oriente que os alunos das duplas troquem ideias e elaborem um bilhete dizendo o que aprenderam na atividade.

Oriente em dois aspectos: na semelhança e diferença entre eles. Eles podem dizer em relação as suas faces e nos tamanhos diferentes que aparecem na atividade; que no cubo só possuem quadrados mas que no paralelelepípedo tem formas retangulares e formas de quadrado, ou somente retangulares, entre outras coisas. O importante é a escrita nas aulas de matemática. Estimule sempre um tipo de registro diferente!

Propósito: Promover a autonomia dos alunos e reforçar formas de registro para a sistematização de um conceito.

Discuta com a turma:

  • Como foi fazer essa atividade?
  • Quais são as características que vocês encontraram que diferenciam o cubo do paralelepípedo?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Encerre a atividade reforçando as diferenças encontradas no cubo e no paralelepípedo, encontradas durante as atividades anteriores.

Propósito: Retomar e encerrar com o que foi discutido em aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Realize a leitura do enunciado e peça aos alunos para que acompanhem esta leitura. Deixe com que eles resolvam a proposta individualmente, sugere-se que não passe de 5 minutos. Enquanto produzem individualmente, passe nas mesas para verificar o que eles estão conseguindo fazer ou não.

Propósito: Verificar o que os alunos aprenderam nesta aula.

Materiais Complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Geometria do 3º ano :

Com o plano de aula sobre geometria, os alunos aprendem a descrever e localizar a movimentação de pessoas ou objetos no espaço e representá-los através de desenhos, croquis e maquetes; compor e decompor triângulos e quadriláteros associando-os a figuras planas de três e quatro lados; construir e identificar figuras simétricas; reconhecer elementos de prismas e pirâmides em perspectivas ou planificações.

MAIS AULAS DE Matemática do 3º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03MA13 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03MA14 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano