11296
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 3º ano > Geometria

Plano de aula - Tangram:Um jogo divertido

Plano de aula de Matemática com atividades para 3º ano do Fundamental sobre Construir e analisar figuras pela composição das diferentes figuras geométricas planas.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ana Carla Thomaz Meira

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT3_17GEO04

Recursos
- Necessários: estojo, papel ou caderno do aluno para que faça as anotações pertinentes.
Algum meio de comunicação com alunos: Zoom, Meet, Google sala de aula, WhatsApp, e-mail ou impressão.
Atividade principal
Tangram para imprimir

- Opcionais:
Celular, computador ou tablet
Álbum Virtual de fotografias
Jogo: Kids Tangram
Tangram
Tangram

Para este plano, foque na etapa da Atividade principal

Atividade principal
O foco desta atividade principal é a construção de figuras planas utilizando o Tangram. Os alunos precisam ter um Tangram para poder manipulá-lo e construir as figuras planas com ele. Os alunos podem imprimir ou desenhar e recortar seu próprio Tangram. Se você estiver em uma aula síncrona (Zoom, Meet…), pode apresentar o slide para os alunos com a proposta de construção de figuras. Caso a aula não seja síncrona ou não esteja com vídeo, você pode enviar a proposta por fotografia e o enunciado em forma de texto ou áudio. Você pode gravar um vídeo demonstrando a atividade também. Os alunos devem criar as figuras pedidas utilizando o Tangram e fotografá-las. Não é necessário que copiem o enunciado. Peça que os alunos fotografem as figuras que formaram e compartilhem com seus colegas por WhatsApp ou você pode criar um álbum de fotografias virtual como, por exemplo, o Google Fotos, para que os alunos postem suas fotos.
Caso nenhuma das opções seja possível, você pode imprimir a atividade e disponibilizar para os alunos buscarem na escola. Essa deve ser a última das opções dado o momento que estamos vivenciando.

Discussão das soluções
Compartilhe os slides da discussão das soluções com os alunos ao vivo ou através de um print por fotografia. Peça que os alunos comparem com suas criações com as apresentadas. Caso não conseguiram montar alguma, os alunos podem observar as apresentadas e explicar os motivos.. Eles podem se colocar através de texto ou de áudio. Devem também comentar se concordam ou discordam das soluções mostradas.

Encerramento
Retome resumidamente com a turma os conceitos explorados na aula. Os alunos devem copiar em seus cadernos para futuras consultas. Pergunte se eles gostariam de acrescentar alguma observação as anotações.

Raio X
A atividade de raio-x retoma a formação do quadrado com as peças do Tangram. Você pode enviá-las pelo mesmo meio que envia as outras atividades. Os alunos podem devolver as atividades pelos mesmos meios também.

Convite às famílias
As famílias podem participar estimulando que os alunos joguem com o Tangram e façam formas diferentes. Há indicação de jogos que podem usar um tangram virtual ou os alunos podem jogar com a família com o Tangram que construíram juntos.
O envolvimento das famílias nas atividades escolares juntos com os alunos é o ideal nesses momentos, principalmente na organização deles e de seus materiais, mas devemos levar em consideração que algumas vezes essas pessoas estão trabalhando ou não apresentam condições de ajudá-los. Portanto, o que colocamos são apenas sugestões.

Sugestão Enviada Por: Elisa Vilalta


Código: MAT3_17GEO04

(EF03MA15) Classificar e comparar figuras planas (triângulo, quadrado, retângulo, trapézio e paralelogramo) em relação a seus lados (quantidade, posições relativas e comprimento) e vértices.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Geometria do 3º ano:

Com o plano de aula sobre geometria, os alunos aprendem a descrever e localizar a movimentação de pessoas ou objetos no espaço e representá-los através de desenhos, croquis e maquetes; compor e decompor triângulos e quadriláteros associando-os a figuras planas de três e quatro lados; construir e identificar figuras simétricas; reconhecer elementos de prismas e pirâmides em perspectivas ou planificações.

MAIS AULAS DE Matemática do 3º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas