11295
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 4º ano > Geometria

Plano de aula - Construindo Polígonos

Plano de aula de Matemática com atividades para 4º ano do Fundamental sobre planificação.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maria Carolina Taurisano

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT4_20GEO_06

Recursos
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Necessários: (apenas se forem absolutamente indispensáveis; caso contrário, inserir todos como opcionais)
- Opcionais: Google Apresentações, Google Meet, geoplano virtual (link disponível na adaptação), Google Formulários.

Para este plano, foque na etapa Atividade Principal.

Retomada
Proponha que os alunos construam as partes que faltam na atividade usando o Google Apresentações, em que cada aluno salva uma cópia para edição e depois compartilha com o professor sua resolução. Junto com a resolução da atividade, que também pode ser feita em folha impressa, você pode inserir as questões presentes nas orientações ao professor, alterando apenas o texto para que fiquem direcionadas ao aluno, individualmente, ao invés de serem feitas para toda a turma.

Atividade principal
Para que os alunos resolvam a atividade você pode fornecer folhas impressas contendo malhas pontilhadas ou indicando o uso de um geoplano virtual (link: https://apps.mathlearningcenter.org/geoboard/ ).
As resoluções podem ser enviadas fisicamente ao professor ou salvas como arquivo de imagem e enviadas por e-mail.

Discussão das soluções
O professor pode organizar slides contendo as resoluções dos alunos via Google Apresentações e socializar com toda a turma, compartilhando o link do arquivo. Também é possível propor um momento de diálogo sobre as resoluções via Google Meet, caso haja disponibilidade para um trabalho síncrono.

Sistematização
Não há.

Encerramento
Peça aos alunos que registrem no caderno as principais características que distinguem as planificações de uma pirâmide das planificações de um prisma.

Raio X
Proponha que os alunos resolvam usando o Google Formulários ou até mesmo uma folha impressa.

Convite às famílias
Convide a família a explorar o geoplano virtual ou as malhas pontilhadas impressas junto com os alunos na etapa da Atividade Principal.

Sugestão Enviada Por: Fernando Barnabé


Código: MAT4_20GEO06

(EF04MA17) Associar prismas e pirâmides a suas planificações e analisar, nomear e comparar seus atributos, estabelecendo relações entre as representações planas e espaciais.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Geometria do 4º ano:

Com o plano de aula sobre geometria, os alunos aprendem paralelismo e perpendicularismo e aplicação em situações de localização espacial; identificação de ângulos retos e não retos, reconhecimento de figuras planas e algumas propriedades, reconhecimento e análise de figuras não planas, suas características e representações.

MAIS AULAS DE Matemática do 4º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas