Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT4_20GEO_06
Recursos
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Necessários: (apenas se forem absolutamente indispensáveis; caso contrário, inserir todos como opcionais)
- Opcionais: Google Apresentações, Google Meet, geoplano virtual (link disponível na adaptação), Google Formulários.
Para este plano, foque na etapa Atividade Principal.
Retomada
Proponha que os alunos construam as partes que faltam na atividade usando o Google Apresentações, em que cada aluno salva uma cópia para edição e depois compartilha com o professor sua resolução. Junto com a resolução da atividade, que também pode ser feita em folha impressa, você pode inserir as questões presentes nas orientações ao professor, alterando apenas o texto para que fiquem direcionadas ao aluno, individualmente, ao invés de serem feitas para toda a turma.
Atividade principal
Para que os alunos resolvam a atividade você pode fornecer folhas impressas contendo malhas pontilhadas ou indicando o uso de um geoplano virtual (link: https://apps.mathlearningcenter.org/geoboard/ ).
As resoluções podem ser enviadas fisicamente ao professor ou salvas como arquivo de imagem e enviadas por e-mail.
Discussão das soluções
O professor pode organizar slides contendo as resoluções dos alunos via Google Apresentações e socializar com toda a turma, compartilhando o link do arquivo. Também é possível propor um momento de diálogo sobre as resoluções via Google Meet, caso haja disponibilidade para um trabalho síncrono.
Sistematização
Não há.
Encerramento
Peça aos alunos que registrem no caderno as principais características que distinguem as planificações de uma pirâmide das planificações de um prisma.
Raio X
Proponha que os alunos resolvam usando o Google Formulários ou até mesmo uma folha impressa.
Convite às famílias
Convide a família a explorar o geoplano virtual ou as malhas pontilhadas impressas junto com os alunos na etapa da Atividade Principal.
Sugestão Enviada Por: Fernando Barnabé
Código: MAT4_20GEO06
(EF04MA17) Associar prismas e pirâmides a suas planificações e analisar, nomear e comparar seus atributos, estabelecendo relações entre as representações planas e espaciais.
AULA 01
AULA 02
AULA 03
AULA 04
AULA 05
AULA 08
AULA 09
AULA 10
Com o plano de aula sobre geometria, os alunos aprendem paralelismo e perpendicularismo e aplicação em situações de localização espacial; identificação de ângulos retos e não retos, reconhecimento de figuras planas e algumas propriedades, reconhecimento e análise de figuras não planas, suas características e representações.
Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.
Ver mais detalhes