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Plano de aula > Matemática > 4º ano > Geometria

Plano de aula - Construindo Polígonos

Plano de aula de Matemática com atividades para 4º ano do Fundamental sobre planificação.

Plano 06 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maria Carolina Taurisano

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OBJETIVO select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Maria Carolina Taurisano

Mentor: Paula Massi Reis Pires Pires

Especialista de área: Priscilla Mendes Cerqueira



Habilidade da BNCC

(EF04MA17) Associar prismas e pirâmides a suas planificações e analisar, nomear e comparar seus atributos, estabelecendo relações entre as representações planas e espaciais.



Objetivos específicos

Construir planificações de poliedros na malha quadriculada.

Conceito-chave

Planificação  

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Exponha o objetivo para a classe e leia junto com os alunos.

Discuta com a turma:

  • Discuta com os alunos os termos “polígonos e planificações”, pois é importante que resgatem o conhecimento sobre as representações planificadas dos poliedros (tridimensionais) bem como sua formação composta de polígonos, pois esta ação tornará mais clara e eficaz a resolução da atividade principal.

RETOMADA select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Este é um momento de retomada de conteúdo. Faz-se necessário se certificar de que os alunos conheçam o termo “planificações” e “polígonos” e já tenham tido contato com estes conteúdos anteriormente. Na atividade proposta, peça aos alunos que observem as planificações dadas e discuta com os colegas, em pequenos agrupamentos, quais polígonos faltam para formar os poliedros a que pertencem. Permita que os alunos expliquem a forma de pensamento e as discussões.

Propósito: Completar as planificações dadas com os polígonos que faltam.

Discuta com a turma:

  • Quem sabe o que são planificações? E poliedros? Planificação é tornar plano. No caso dos poliedros, transformamos eles de tridimensional para representações planificadas.
  • Alguém sabe qual polígono falta para completar as planificações? Na primeira e segunda planificação falta um triângulo e na terceira faltam dois quadrados.
  • Como conseguiram descobrir o polígono que faltava no poliedro? Quando tentamos fechá-lo mentalmente. Na verdade este é um nível em que o aluno precisa de repertório, por esse motivo o plano é de ampliação.
  • Se completarmos a figura com o polígono indicado a planificação fechará? O objetivo da formação planificada e tridimensional é fechar o poliedro. Se os polígonos descritos acima forem colocados no lugar certamente ela fechará.

ATIVIDADE PRINCIPAL select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientação: Professor, as descrições realizadas por João e Pedro correspondem a poliedros não planificados. Desta forma, os alunos precisam representar a planificação dos mesmos mediante a construção de faces poligonais na malha pontilhada, utilizando a régua. Divida a sala de forma que metade dos alunos construam a planificação do poliedro descrito por João e a outra metade construa a planificação do poliedro descrito por Pedro. Essa divisão pode ser feita em números pares e ímpares, meninos e meninas, do número 1 ao 15 e do número 16 ao 30. Permita que os alunos socializem com os demais as construções e comparem a quantidade e forma das bases, faces, vértices.

Propósito: Construir a planificação dos poliedros descritos na malha pontilhada.

Discuta com a turma:

  • Quantas faces tem a planificação do poliedro descrito por João? E o descrito por Pedro? O de João apresenta 6 faces e o de Pedro apresenta 5 faces.
  • Qual o nome dos poliedros descritos? O poliedro descrito por João é um prisma quadrangular e o de Pedro uma pirâmide de base quadrada.
  • Como você pensou os polígonos que representaria na malha, tendo como referência a descrição das crianças? Pensei por meio da base.

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Resolução da Atividade principal

Guia de intervenção

ATIVIDADE PRINCIPAL select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientação: Professor, as descrições realizadas por João e Pedro correspondem a poliedros não planificados. Desta forma, os alunos precisam representar a planificação dos mesmos mediante a construção de faces poligonais na malha pontilhada, utilizando a régua. Divida a sala de forma que metade dos alunos construam os polígonos do poliedro descrito por João e a outra metade construa os polígonos do poliedro descrito por Pedro. Essa divisão pode ser feita em números pares e ímpares, meninos e meninas, do número 1 ao 15 e do número 16 ao 30. Permita que os alunos socializem com os demais as construções e comparem a quantidade e forma das bases, faces, vértices.

Propósito: Construir os polígonos que formam a planificação dos poliedros descritos na malha pontilhada.

Discuta com a turma:

  • Quantas faces tem a planificação do poliedro descrito por João? E o descrito por Pedro? O de João apresenta 6 faces e o de Pedro apresenta 5 faces.
  • Qual o nome dos poliedros descritos? O poliedro descrito por João é um prisma quadrangular e o de Pedro uma pirâmide de base quadrada.
  • Como você pensou os polígonos que representaria na malha, tendo como referência a descrição das crianças? Pensei por meio da base.

DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: É importante que os grupos exponham suas planificações e socializem com os demais alunos as estratégias utilizadas para representar a planificação do poliedro descrito por João e Pedro. Neste momento é de grande valia também que as dificuldades encontradas para construção dos polígonos na malha pontilhada seja compartilhada, mesmo porque há a necessidade de construí-los com faces iguais para que seja possível montar a planificação do poliedro. No caso do prisma faz-se necessário a representação de duas bases iguais e no caso da pirâmide faz-se necessário a seleção de um ponto para cada face, para representar o vértice.

Propósito: Relatar ao professor e aos colegas as estratégias utilizadas para a construção das planificações dos poliedros descritos a partir de polígonos.

Discuta com a turma:

  • Os polígonos representados na malha formam o poliedro descrito? A planificação precisa apresentar as características do poliedro descrito. É importante que localize as características ditas depois da planificação feita.
  • Como é possível classificar os poliedros descritos em prismas e pirâmides? É possível pelas características. Neste caso o prisma apresenta duas bases e a pirâmide um vértice oposto à base.
  • A base é também uma face? Toda base de qualquer poliedro é uma face.

ENCERRAMENTO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Este slide resume o aprendizado da aula, desta forma, é importante que o apresente aos alunos para que compreendam que as faces e/ou bases poligonais formam a planificação dos poliedros.

Propósito: Sistematizar a aprendizagem sobre planificação de poliedros.

Discuta com a turma:

  • Quando leram a descrição das crianças foi possível imaginar o poliedro tridimensional? É possível imaginar o poliedro pelas características, porém faz-se necessário repertório conceitual anterior. Por esse motivo esse plano é de ampliação.
  • Qual a principal característica da pirâmide que a diferencia de outro grupo de poliedros? A pirâmide possui um único vértice oposto a base e apresenta faces laterais triangulares.

RAIO X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Essa tarefa deve ser realizada individualmente. É importante que o aluno a realize tendo por base o aprendizado construído em sala de aula. Professor, caminhe pela sala de aula e observe como os alunos realizam as atividades, se apresentam dificuldades e se compreenderam que a planificação dos poliedros são compostas de faces poligonais.

Propósito: Identificar, por meio dos polígonos dados, o poliedro correspondente.

Discuta com a turma:

  • Como descobriu o poliedro pelos polígonos representados? Contando o número de lados das bases.
  • Quais as diferenças entre os poliedros? O prisma apresenta duas bases e a pirâmide uma base oposta ao único vértice quando fechei mentalmente a planificação e por apresentar faces laterais triangulares.

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade complementar

RAIO X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Essa tarefa deve ser realizada individualmente. É importante que o aluno a realize tendo por base o aprendizado construído em sala de aula. Professor, caminhe pela sala de aula e observe como os alunos realizam as atividades, se apresentam dificuldades e se compreenderam que a planificação dos poliedros são compostas de faces poligonais.

Propósito: Identificar, por meio dos polígonos dados, o poliedro correspondente.

Discuta com a turma:

  • Como descobriu o poliedro pelos polígonos representados? Contando o número de lados das bases.
  • Quais as diferenças entre os poliedros? O prisma apresenta duas bases e a pirâmide uma base oposta ao único vértice quando fechei mentalmente a planificação e por apresentar faces laterais triangulares.

Resumo da aula

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Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Exponha o objetivo para a classe e leia junto com os alunos.

Discuta com a turma:

  • Discuta com os alunos os termos “polígonos e planificações”, pois é importante que resgatem o conhecimento sobre as representações planificadas dos poliedros (tridimensionais) bem como sua formação composta de polígonos, pois esta ação tornará mais clara e eficaz a resolução da atividade principal.

  • Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

    Autor: Maria Carolina Taurisano

    Mentor: Paula Massi Reis Pires Pires

    Especialista de área: Priscilla Mendes Cerqueira



    Habilidade da BNCC

    (EF04MA17) Associar prismas e pirâmides a suas planificações e analisar, nomear e comparar seus atributos, estabelecendo relações entre as representações planas e espaciais.



    Objetivos específicos

    Construir planificações de poliedros na malha quadriculada.

    Conceito-chave

    Planificação  

    Recursos necessários

    • Folha de papel A4 branca;
    • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Este é um momento de retomada de conteúdo. Faz-se necessário se certificar de que os alunos conheçam o termo “planificações” e “polígonos” e já tenham tido contato com estes conteúdos anteriormente. Na atividade proposta, peça aos alunos que observem as planificações dadas e discuta com os colegas, em pequenos agrupamentos, quais polígonos faltam para formar os poliedros a que pertencem. Permita que os alunos expliquem a forma de pensamento e as discussões.

Propósito: Completar as planificações dadas com os polígonos que faltam.

Discuta com a turma:

  • Quem sabe o que são planificações? E poliedros? Planificação é tornar plano. No caso dos poliedros, transformamos eles de tridimensional para representações planificadas.
  • Alguém sabe qual polígono falta para completar as planificações? Na primeira e segunda planificação falta um triângulo e na terceira faltam dois quadrados.
  • Como conseguiram descobrir o polígono que faltava no poliedro? Quando tentamos fechá-lo mentalmente. Na verdade este é um nível em que o aluno precisa de repertório, por esse motivo o plano é de ampliação.
  • Se completarmos a figura com o polígono indicado a planificação fechará? O objetivo da formação planificada e tridimensional é fechar o poliedro. Se os polígonos descritos acima forem colocados no lugar certamente ela fechará.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientação: Professor, as descrições realizadas por João e Pedro correspondem a poliedros não planificados. Desta forma, os alunos precisam representar a planificação dos mesmos mediante a construção de faces poligonais na malha pontilhada, utilizando a régua. Divida a sala de forma que metade dos alunos construam a planificação do poliedro descrito por João e a outra metade construa a planificação do poliedro descrito por Pedro. Essa divisão pode ser feita em números pares e ímpares, meninos e meninas, do número 1 ao 15 e do número 16 ao 30. Permita que os alunos socializem com os demais as construções e comparem a quantidade e forma das bases, faces, vértices.

Propósito: Construir a planificação dos poliedros descritos na malha pontilhada.

Discuta com a turma:

  • Quantas faces tem a planificação do poliedro descrito por João? E o descrito por Pedro? O de João apresenta 6 faces e o de Pedro apresenta 5 faces.
  • Qual o nome dos poliedros descritos? O poliedro descrito por João é um prisma quadrangular e o de Pedro uma pirâmide de base quadrada.
  • Como você pensou os polígonos que representaria na malha, tendo como referência a descrição das crianças? Pensei por meio da base.

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Resolução da Atividade principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientação: Professor, as descrições realizadas por João e Pedro correspondem a poliedros não planificados. Desta forma, os alunos precisam representar a planificação dos mesmos mediante a construção de faces poligonais na malha pontilhada, utilizando a régua. Divida a sala de forma que metade dos alunos construam os polígonos do poliedro descrito por João e a outra metade construa os polígonos do poliedro descrito por Pedro. Essa divisão pode ser feita em números pares e ímpares, meninos e meninas, do número 1 ao 15 e do número 16 ao 30. Permita que os alunos socializem com os demais as construções e comparem a quantidade e forma das bases, faces, vértices.

Propósito: Construir os polígonos que formam a planificação dos poliedros descritos na malha pontilhada.

Discuta com a turma:

  • Quantas faces tem a planificação do poliedro descrito por João? E o descrito por Pedro? O de João apresenta 6 faces e o de Pedro apresenta 5 faces.
  • Qual o nome dos poliedros descritos? O poliedro descrito por João é um prisma quadrangular e o de Pedro uma pirâmide de base quadrada.
  • Como você pensou os polígonos que representaria na malha, tendo como referência a descrição das crianças? Pensei por meio da base.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: É importante que os grupos exponham suas planificações e socializem com os demais alunos as estratégias utilizadas para representar a planificação do poliedro descrito por João e Pedro. Neste momento é de grande valia também que as dificuldades encontradas para construção dos polígonos na malha pontilhada seja compartilhada, mesmo porque há a necessidade de construí-los com faces iguais para que seja possível montar a planificação do poliedro. No caso do prisma faz-se necessário a representação de duas bases iguais e no caso da pirâmide faz-se necessário a seleção de um ponto para cada face, para representar o vértice.

Propósito: Relatar ao professor e aos colegas as estratégias utilizadas para a construção das planificações dos poliedros descritos a partir de polígonos.

Discuta com a turma:

  • Os polígonos representados na malha formam o poliedro descrito? A planificação precisa apresentar as características do poliedro descrito. É importante que localize as características ditas depois da planificação feita.
  • Como é possível classificar os poliedros descritos em prismas e pirâmides? É possível pelas características. Neste caso o prisma apresenta duas bases e a pirâmide um vértice oposto à base.
  • A base é também uma face? Toda base de qualquer poliedro é uma face.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Este slide resume o aprendizado da aula, desta forma, é importante que o apresente aos alunos para que compreendam que as faces e/ou bases poligonais formam a planificação dos poliedros.

Propósito: Sistematizar a aprendizagem sobre planificação de poliedros.

Discuta com a turma:

  • Quando leram a descrição das crianças foi possível imaginar o poliedro tridimensional? É possível imaginar o poliedro pelas características, porém faz-se necessário repertório conceitual anterior. Por esse motivo esse plano é de ampliação.
  • Qual a principal característica da pirâmide que a diferencia de outro grupo de poliedros? A pirâmide possui um único vértice oposto a base e apresenta faces laterais triangulares.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Essa tarefa deve ser realizada individualmente. É importante que o aluno a realize tendo por base o aprendizado construído em sala de aula. Professor, caminhe pela sala de aula e observe como os alunos realizam as atividades, se apresentam dificuldades e se compreenderam que a planificação dos poliedros são compostas de faces poligonais.

Propósito: Identificar, por meio dos polígonos dados, o poliedro correspondente.

Discuta com a turma:

  • Como descobriu o poliedro pelos polígonos representados? Contando o número de lados das bases.
  • Quais as diferenças entre os poliedros? O prisma apresenta duas bases e a pirâmide uma base oposta ao único vértice quando fechei mentalmente a planificação e por apresentar faces laterais triangulares.

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade complementar

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Essa tarefa deve ser realizada individualmente. É importante que o aluno a realize tendo por base o aprendizado construído em sala de aula. Professor, caminhe pela sala de aula e observe como os alunos realizam as atividades, se apresentam dificuldades e se compreenderam que a planificação dos poliedros são compostas de faces poligonais.

Propósito: Identificar, por meio dos polígonos dados, o poliedro correspondente.

Discuta com a turma:

  • Como descobriu o poliedro pelos polígonos representados? Contando o número de lados das bases.
  • Quais as diferenças entre os poliedros? O prisma apresenta duas bases e a pirâmide uma base oposta ao único vértice quando fechei mentalmente a planificação e por apresentar faces laterais triangulares.

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