11294
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 3º ano > Geometria

Plano de aula - AS FIGURAS GEOMÉTRICAS E SUAS PLANIFICAÇÕES

Plano de aula de Matemática com atividades para 3º ano do Fundamental sobre Sólidos geométricos.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ana Carla Thomaz Meira

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT3_17GEO05

Recursos
- Necessários: estojo, papel ou caderno do aluno para que faça as anotações pertinentes.
Algum meio de comunicação com alunos: Zoom, Meet, Google sala de aula, WhatsApp, e-mail ou impressão.
Atividade principal

- Opcionais:
Celular, computador ou tablet
Jogo: sólidos geométricos
Jogo físico: Jogo dos poliedros
Jogos para introduzir conceitos de geometria aos alunos

Para este plano, foque na etapa da Atividade principal

Atividade principal
O foco desta atividade principal é a planificação de sólidos geométricos e sua relação com as figuras planas. Os alunos precisam ter acesso à ilustração do slide 5 da atividade principal, pois deverão observar quais das faces oferecidas formarão um prisma. Nessa atividade, eles não precisarão montar o sólido.

Se você estiver em uma aula síncrona (Zoom, Meet…), pode apresentar o slide para os alunos e pedir que copiem as figuras planas em seu caderno ou em uma folha de papel.

Caso a aula não seja síncrona ou não esteja com vídeo, você pode enviar a ilustração por fotografia e o enunciado em forma de texto ou áudio. Os alunos devem copiar as figuras planas em uma folha de papel ou no caderno. Não é necessário que copiem o enunciado.

Peça que os alunos observem as figuras planas nas duas sequências e verificar quais das duas opções podem formar um prisma. Caso os alunos apresentem dificuldades em observar as características do sólido somente pela observação das figuras planas, você pode sugerir que eles montem os sólidos. Questione:
     - Se montarmos essas figuras planas que sólidos encontraremos?
     - Quais são as figuras geométricas representadas em cada linha?
     - Será que falta ou sobra alguma peça?
     - Será que as figuras da atividade possuem duas bases planas?

Peça que os alunos compartilhem suas hipóteses ao vivo através da fala, por meio de áudios ou por escrito. Caso tenham montado os sólidos, eles podem gravar um vídeo mostrando-os e explicam como chegaram às suas conclusões através da montagem.

Caso nenhuma das opções seja possível, você pode imprimir a atividade e disponibilizar para os alunos buscarem na escola. Essa deve ser a última das opções dado o momento que estamos vivenciando.

Discussão das soluções
Compartilhe os slides da discussão das soluções com os alunos ao vivo ou através de um print por fotografia. Peça que os alunos comparem com suas respostas e verifiquem se concordam ou discordam das soluções mostradas.

Eles podem se colocar através de texto ou de áudio, ou mesmo de vídeo, se quiserem mostrar algo específico.

Encerramento
Retome resumidamente com a turma os conceitos explorados na aula. Os alunos devem copiar em seus cadernos para futuras consultas. Pergunte se eles gostariam de acrescentar alguma observação as anotações.

Raio X
A atividade do Raio X é interessante e trabalha com o reconhecimento dos sólidos geométricos e suas características. Você pode enviá-las pelo mesmo meio que envia as outras atividades. Os alunos podem devolver as atividades pelos mesmos meios também.

Convite às famílias
As famílias podem participar estimulando que os alunos observem aos sólidos geométricos em objetos do seu dia a dia e que incentivem que façam o levantamento das suas características e de sua planificação. A família também pode jogar com os alunos os jogos propostos, se for possível.
O envolvimento das famílias nas atividades escolares com os alunos é o ideal nesses momentos, principalmente na organização deles e de seus materiais, mas devemos considerar que algumas vezes essas pessoas estão trabalhando ou não apresentam condições de ajudá-los. Portanto, o que colocamos são apenas sugestões.

Sugestão Enviada Por: Elisa Vilalta


Código: MAT3_17GEO05

(EF03MA15) Classificar e comparar figuras planas (triângulo, quadrado, retângulo, trapézio e paralelogramo) em relação a seus lados (quantidade, posições relativas e comprimento) e vértices.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Geometria do 3º ano:

Com o plano de aula sobre geometria, os alunos aprendem a descrever e localizar a movimentação de pessoas ou objetos no espaço e representá-los através de desenhos, croquis e maquetes; compor e decompor triângulos e quadriláteros associando-os a figuras planas de três e quatro lados; construir e identificar figuras simétricas; reconhecer elementos de prismas e pirâmides em perspectivas ou planificações.

MAIS AULAS DE Matemática do 3º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas