11294
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - AS FIGURAS GEOMÉTRICAS E SUAS PLANIFICAÇÕES

Plano de aula de Matemática com atividades para 3º ano do Fundamental sobre Sólidos geométricos.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ana Carla Thomaz Meira

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Ana Carla Thomaz Meira

Mentor: Daniela Pannuti

Especialista de área: Pricilla Cerqueira



Habilidade da BNCC

(EF03MA15) Classificar e comparar figuras planas (triângulo, quadrado, retângulo, trapézio e paralelogramo ) em relação a seus lados

(quantidades,posições relativas e comprimento ) e vértices.



Objetivos específicos

Reconhecer as principais características dos sólidos geométricos.

Relacionar as figuras às  suas planificações e vice-versa.

Conceito-chave

Sólidos geométricos.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • Cola
  • Tesoura

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia, escreva no quadro ou projete o slide para a turma.

Propósito:Compartilhar o objetivo da aula.

Discuta com a turma:

  • Vocês já conhecem os sólidos geométricos eles fazem parte do nosso dia a dia. Quem poderia dar exemplos de objetos criados pelo homem que lembra alguns sólidos geométricos?

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos. (Slides 3 e 4)

Orientações: Leia, projete ou escreva e desenhe no quadro o conteúdo do slide.

  • Retome com a turma as características dos sólidos geométricos: o que cada objeto lembra, as semelhanças e diferenças entre eles. Por exemplo: os sólidos que rolam e os que não rolam, os que têm vértices e arestas e os que não têm, os que apresentam apenas uma base (pirâmides) e os que possuem duas bases (prismas).

Propósito: Relembrar e observar as formas geométricas presentes nos objetos e suas principais características através de comparações.

Discuta com a turma:

  • Esses objetos lembram quais sólidos geométricos?
  • Quais sólidos têm todas as faces planas? Quais possuem a superfície arredondada?
  • Quantas faces planas têm cada figura?
  • Quais rolam? Por quê eles rolam? Quais não rolam?
  • Quais têm duas bases planas e faces laterais quadrangulares? Como eles são chamados? (Prismas)

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos. (Slides 3 e 4)

Orientações: Leia, projete ou escreva e desenhe no quadro o conteúdo do slide.

  • Retome com a turma as características dos sólidos geométricos: o que cada objeto lembra, as semelhanças e diferenças entre eles. Por exemplo: os sólidos que rolam e os que não rolam, os que têm vértices e arestas e os que não têm, os que apresentam apenas uma base (pirâmides) e os que possuem duas bases (prismas).

Propósito: Relembrar e observar as formas geométricas presentes nos objetos e suas principais características através de comparações.

Discuta com a turma:

  • Esses objetos lembram quais sólidos geométricos?
  • Quais sólidos têm todas as faces planas? Quais possuem a superfície arredondada?
  • Quantas faces planas têm cada figura?
  • Quais rolam? Por quê eles rolam? Quais não rolam?
  • Quais têm duas bases planas e faces laterais quadrangulares? Como eles são chamados? (Prismas)

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 16 minutos.

Orientações: Imprima a atividade para a turma.

  • Peça que em duplas observem o quadro e descubram com qual das peças (linha 1 ou linha 2) é possível montar um prisma.
  • Aqui os alunos devem perceber que com algumas dessas planificações é possível montar um prisma (linha 1) , mas com a outra não (linha 2).
  • Perceba que a dupla não irá recortar as planificações para tentar montar o prisma. Para resolver a atividade proposta, será preciso imaginar e discutir as ideias com o colega/dupla trabalhando com validações argumentativas.

Propósito: Relacionar as figuras a suas planificações justificando suas hipóteses.

Discuta com a turma:

  • Se montarmos essas figuras planas que sólidos encontraremos?
  • Quais são as figuras geométricas representadas em cada linha?
  • Será que falta ou sobra alguma peça?
  • Será que as figuras da atividade possuem duas bases planas?

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Orientações: Projete, desenhe, escreva no quadro ou imprima o slide para a turma.

  • Esse é um momento de aprendizagem colaborativa, os alunos devem participar da discussão contribuindo com suas ideias e hipóteses; neste momento explore as ideias apresentadas e complemente o que faltar oferecendo exemplos e contra-exemplos de modo a chegar a uma definição que seja compreensível à todos.
  • Aqui a turma poderá perceber que é possível montar um prisma pois não faltou nem sobrou nenhuma peça. E que este prisma recebe o nome de paralelepipedo e tem 2 bases e faces laterais retangulares.

Propósito: Validar ou não as soluções encontradas.

Discuta com a turma:

  • Todos os sólidos geométricos são formados por figuras planas?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Orientações: Projete, desenhe, escreva no quadro ou imprima o slide para a turma.

  • Esse é um momento de aprendizagem colaborativa, os alunos devem participar da discussão contribuindo com suas ideias e hipóteses; neste momento explore as ideias apresentadas e complemente o que faltar oferecendo exemplos e contra-exemplos de modo a chegar a uma definição que seja compreensível à todos.
  • Aqui a turma poderá perceber que é possível montar um prisma pois não faltou nem sobrou nenhuma peça. E que este prisma recebe o nome de paralelepipedo e tem 2 bases e faces laterais retangulares.

Propósito: Validar ou não as soluções encontradas.

Discuta com a turma:

  • Todos os sólidos geométricos são formados por figuras planas?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia, escreva no quadro ou projete o slide.

Propósito: Retomar com a turma o que foi explorado na aula organizando os conhecimentos descobertos.

Discuta com a turma:

  • Vamos ler juntos o encerramento da aula?
  • Quem gostaria de contar com suas palavras o que aprendemos hoje?

Raio x select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Imprima ou projete o slide para a turma.

  • Explique para a turma que eles deverão observar as figuras e descobrir que sólidos formarão, aqui é possível também levar os alunos a distinguir pirâmides e prismas observando suas características: os prismas têm duas bases idênticas, suas faces laterais são quadrangulares e são identificados pelo tipo de base; as pirâmides têm uma única base, possuem faces laterais triangulares e também são identificadas pelo tipo de base.

Propósito:Avaliar a aprendizagem.

Discuta com a turma:

  • Quais são as diferenças que você observa nestes moldes? Possíveis respostas: faces laterais, as formas das bases,etc…
  • Será possível fechar todos os moldes?
  • Quantas faces tem cada molde?
  • Que forma tem cada face?

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Referências bibliográficas:

Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Geometria / Ministério da Educação. – Brasília: MEC/SEB, 2014.

Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Organização do Trabalho Pedagógico /Ministério da Educação,secretaria da Educação Básica, diretoria de Apoio à Gestão Educacional – Brasília: MEC/SEB, 2014.

SMOLE, K. S.; DINIZ, M. I. (Org.). Materiais manipulativos para o ensino de figuras planas. Porto Alegre: Penso, 2016. (Coleção Mathemoteca ; v. 4).

SMOLE, K. S.; DINIZ, M. I. (Org.). Materiais manipulativos para o ensino de sólidos geométricos. Porto Alegre: Penso, 2016. (Coleção Mathemoteca ; v. 5).

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia, escreva no quadro ou projete o slide para a turma.

Propósito:Compartilhar o objetivo da aula.

Discuta com a turma:

  • Vocês já conhecem os sólidos geométricos eles fazem parte do nosso dia a dia. Quem poderia dar exemplos de objetos criados pelo homem que lembra alguns sólidos geométricos?

  • Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

    Autor: Ana Carla Thomaz Meira

    Mentor: Daniela Pannuti

    Especialista de área: Pricilla Cerqueira



    Habilidade da BNCC

    (EF03MA15) Classificar e comparar figuras planas (triângulo, quadrado, retângulo, trapézio e paralelogramo ) em relação a seus lados

    (quantidades,posições relativas e comprimento ) e vértices.



    Objetivos específicos

    Reconhecer as principais características dos sólidos geométricos.

    Relacionar as figuras às  suas planificações e vice-versa.

    Conceito-chave

    Sólidos geométricos.

    Recursos necessários

    • Folha de papel A4 branca;
    • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
    • Cola
    • Tesoura
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos. (Slides 3 e 4)

Orientações: Leia, projete ou escreva e desenhe no quadro o conteúdo do slide.

  • Retome com a turma as características dos sólidos geométricos: o que cada objeto lembra, as semelhanças e diferenças entre eles. Por exemplo: os sólidos que rolam e os que não rolam, os que têm vértices e arestas e os que não têm, os que apresentam apenas uma base (pirâmides) e os que possuem duas bases (prismas).

Propósito: Relembrar e observar as formas geométricas presentes nos objetos e suas principais características através de comparações.

Discuta com a turma:

  • Esses objetos lembram quais sólidos geométricos?
  • Quais sólidos têm todas as faces planas? Quais possuem a superfície arredondada?
  • Quantas faces planas têm cada figura?
  • Quais rolam? Por quê eles rolam? Quais não rolam?
  • Quais têm duas bases planas e faces laterais quadrangulares? Como eles são chamados? (Prismas)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos. (Slides 3 e 4)

Orientações: Leia, projete ou escreva e desenhe no quadro o conteúdo do slide.

  • Retome com a turma as características dos sólidos geométricos: o que cada objeto lembra, as semelhanças e diferenças entre eles. Por exemplo: os sólidos que rolam e os que não rolam, os que têm vértices e arestas e os que não têm, os que apresentam apenas uma base (pirâmides) e os que possuem duas bases (prismas).

Propósito: Relembrar e observar as formas geométricas presentes nos objetos e suas principais características através de comparações.

Discuta com a turma:

  • Esses objetos lembram quais sólidos geométricos?
  • Quais sólidos têm todas as faces planas? Quais possuem a superfície arredondada?
  • Quantas faces planas têm cada figura?
  • Quais rolam? Por quê eles rolam? Quais não rolam?
  • Quais têm duas bases planas e faces laterais quadrangulares? Como eles são chamados? (Prismas)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 16 minutos.

Orientações: Imprima a atividade para a turma.

  • Peça que em duplas observem o quadro e descubram com qual das peças (linha 1 ou linha 2) é possível montar um prisma.
  • Aqui os alunos devem perceber que com algumas dessas planificações é possível montar um prisma (linha 1) , mas com a outra não (linha 2).
  • Perceba que a dupla não irá recortar as planificações para tentar montar o prisma. Para resolver a atividade proposta, será preciso imaginar e discutir as ideias com o colega/dupla trabalhando com validações argumentativas.

Propósito: Relacionar as figuras a suas planificações justificando suas hipóteses.

Discuta com a turma:

  • Se montarmos essas figuras planas que sólidos encontraremos?
  • Quais são as figuras geométricas representadas em cada linha?
  • Será que falta ou sobra alguma peça?
  • Será que as figuras da atividade possuem duas bases planas?

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Orientações: Projete, desenhe, escreva no quadro ou imprima o slide para a turma.

  • Esse é um momento de aprendizagem colaborativa, os alunos devem participar da discussão contribuindo com suas ideias e hipóteses; neste momento explore as ideias apresentadas e complemente o que faltar oferecendo exemplos e contra-exemplos de modo a chegar a uma definição que seja compreensível à todos.
  • Aqui a turma poderá perceber que é possível montar um prisma pois não faltou nem sobrou nenhuma peça. E que este prisma recebe o nome de paralelepipedo e tem 2 bases e faces laterais retangulares.

Propósito: Validar ou não as soluções encontradas.

Discuta com a turma:

  • Todos os sólidos geométricos são formados por figuras planas?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Orientações: Projete, desenhe, escreva no quadro ou imprima o slide para a turma.

  • Esse é um momento de aprendizagem colaborativa, os alunos devem participar da discussão contribuindo com suas ideias e hipóteses; neste momento explore as ideias apresentadas e complemente o que faltar oferecendo exemplos e contra-exemplos de modo a chegar a uma definição que seja compreensível à todos.
  • Aqui a turma poderá perceber que é possível montar um prisma pois não faltou nem sobrou nenhuma peça. E que este prisma recebe o nome de paralelepipedo e tem 2 bases e faces laterais retangulares.

Propósito: Validar ou não as soluções encontradas.

Discuta com a turma:

  • Todos os sólidos geométricos são formados por figuras planas?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia, escreva no quadro ou projete o slide.

Propósito: Retomar com a turma o que foi explorado na aula organizando os conhecimentos descobertos.

Discuta com a turma:

  • Vamos ler juntos o encerramento da aula?
  • Quem gostaria de contar com suas palavras o que aprendemos hoje?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Imprima ou projete o slide para a turma.

  • Explique para a turma que eles deverão observar as figuras e descobrir que sólidos formarão, aqui é possível também levar os alunos a distinguir pirâmides e prismas observando suas características: os prismas têm duas bases idênticas, suas faces laterais são quadrangulares e são identificados pelo tipo de base; as pirâmides têm uma única base, possuem faces laterais triangulares e também são identificadas pelo tipo de base.

Propósito:Avaliar a aprendizagem.

Discuta com a turma:

  • Quais são as diferenças que você observa nestes moldes? Possíveis respostas: faces laterais, as formas das bases,etc…
  • Será possível fechar todos os moldes?
  • Quantas faces tem cada molde?
  • Que forma tem cada face?

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Referências bibliográficas:

Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Geometria / Ministério da Educação. – Brasília: MEC/SEB, 2014.

Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Organização do Trabalho Pedagógico /Ministério da Educação,secretaria da Educação Básica, diretoria de Apoio à Gestão Educacional – Brasília: MEC/SEB, 2014.

SMOLE, K. S.; DINIZ, M. I. (Org.). Materiais manipulativos para o ensino de figuras planas. Porto Alegre: Penso, 2016. (Coleção Mathemoteca ; v. 4).

SMOLE, K. S.; DINIZ, M. I. (Org.). Materiais manipulativos para o ensino de sólidos geométricos. Porto Alegre: Penso, 2016. (Coleção Mathemoteca ; v. 5).

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Geometria do 3º ano :

Com o plano de aula sobre geometria, os alunos aprendem a descrever e localizar a movimentação de pessoas ou objetos no espaço e representá-los através de desenhos, croquis e maquetes; compor e decompor triângulos e quadriláteros associando-os a figuras planas de três e quatro lados; construir e identificar figuras simétricas; reconhecer elementos de prismas e pirâmides em perspectivas ou planificações.

MAIS AULAS DE Matemática do 3º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03MA15 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano