Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Ana Carla Thomaz Meira
Mentor: Daniela Pannuti
Especialista de área: Pricilla Cerqueira
Habilidade da BNCC
(EF03MA15) Classificar e comparar figuras planas (triângulo, quadrado, retângulo, trapézio e paralelogramo ) em relação a seus lados
(quantidades,posições relativas e comprimento ) e vértices.
Objetivos específicos
Reconhecer as principais características dos sólidos geométricos.
Relacionar as figuras às suas planificações e vice-versa.
Conceito-chave
Sólidos geométricos.
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
- Cola
- Tesoura
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Leia, escreva no quadro ou projete o slide para a turma.
Propósito:Compartilhar o objetivo da aula.
Discuta com a turma:
- Vocês já conhecem os sólidos geométricos eles fazem parte do nosso dia a dia. Quem poderia dar exemplos de objetos criados pelo homem que lembra alguns sólidos geométricos?
Retomada
Tempo sugerido: 8 minutos. (Slides 3 e 4)
Orientações: Leia, projete ou escreva e desenhe no quadro o conteúdo do slide.
- Retome com a turma as características dos sólidos geométricos: o que cada objeto lembra, as semelhanças e diferenças entre eles. Por exemplo: os sólidos que rolam e os que não rolam, os que têm vértices e arestas e os que não têm, os que apresentam apenas uma base (pirâmides) e os que possuem duas bases (prismas).
Propósito: Relembrar e observar as formas geométricas presentes nos objetos e suas principais características através de comparações.
Discuta com a turma:
- Esses objetos lembram quais sólidos geométricos?
- Quais sólidos têm todas as faces planas? Quais possuem a superfície arredondada?
- Quantas faces planas têm cada figura?
- Quais rolam? Por quê eles rolam? Quais não rolam?
- Quais têm duas bases planas e faces laterais quadrangulares? Como eles são chamados? (Prismas)
Retomada
Tempo sugerido: 8 minutos. (Slides 3 e 4)
Orientações: Leia, projete ou escreva e desenhe no quadro o conteúdo do slide.
- Retome com a turma as características dos sólidos geométricos: o que cada objeto lembra, as semelhanças e diferenças entre eles. Por exemplo: os sólidos que rolam e os que não rolam, os que têm vértices e arestas e os que não têm, os que apresentam apenas uma base (pirâmides) e os que possuem duas bases (prismas).
Propósito: Relembrar e observar as formas geométricas presentes nos objetos e suas principais características através de comparações.
Discuta com a turma:
- Esses objetos lembram quais sólidos geométricos?
- Quais sólidos têm todas as faces planas? Quais possuem a superfície arredondada?
- Quantas faces planas têm cada figura?
- Quais rolam? Por quê eles rolam? Quais não rolam?
- Quais têm duas bases planas e faces laterais quadrangulares? Como eles são chamados? (Prismas)
Atividade principal
Tempo sugerido: 16 minutos.
Orientações: Imprima a atividade para a turma.
- Peça que em duplas observem o quadro e descubram com qual das peças (linha 1 ou linha 2) é possível montar um prisma.
- Aqui os alunos devem perceber que com algumas dessas planificações é possível montar um prisma (linha 1) , mas com a outra não (linha 2).
- Perceba que a dupla não irá recortar as planificações para tentar montar o prisma. Para resolver a atividade proposta, será preciso imaginar e discutir as ideias com o colega/dupla trabalhando com validações argumentativas.
Propósito: Relacionar as figuras a suas planificações justificando suas hipóteses.
Discuta com a turma:
- Se montarmos essas figuras planas que sólidos encontraremos?
- Quais são as figuras geométricas representadas em cada linha?
- Será que falta ou sobra alguma peça?
- Será que as figuras da atividade possuem duas bases planas?
Materiais Complementares:
Discussão da solução
Tempo sugerido: 12 minutos.
Orientações: Projete, desenhe, escreva no quadro ou imprima o slide para a turma.
- Esse é um momento de aprendizagem colaborativa, os alunos devem participar da discussão contribuindo com suas ideias e hipóteses; neste momento explore as ideias apresentadas e complemente o que faltar oferecendo exemplos e contra-exemplos de modo a chegar a uma definição que seja compreensível à todos.
- Aqui a turma poderá perceber que é possível montar um prisma pois não faltou nem sobrou nenhuma peça. E que este prisma recebe o nome de paralelepipedo e tem 2 bases e faces laterais retangulares.
Propósito: Validar ou não as soluções encontradas.
Discuta com a turma:
- Todos os sólidos geométricos são formados por figuras planas?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 12 minutos.
Orientações: Projete, desenhe, escreva no quadro ou imprima o slide para a turma.
- Esse é um momento de aprendizagem colaborativa, os alunos devem participar da discussão contribuindo com suas ideias e hipóteses; neste momento explore as ideias apresentadas e complemente o que faltar oferecendo exemplos e contra-exemplos de modo a chegar a uma definição que seja compreensível à todos.
- Aqui a turma poderá perceber que é possível montar um prisma pois não faltou nem sobrou nenhuma peça. E que este prisma recebe o nome de paralelepipedo e tem 2 bases e faces laterais retangulares.
Propósito: Validar ou não as soluções encontradas.
Discuta com a turma:
- Todos os sólidos geométricos são formados por figuras planas?
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Leia, escreva no quadro ou projete o slide.
Propósito: Retomar com a turma o que foi explorado na aula organizando os conhecimentos descobertos.
Discuta com a turma:
- Vamos ler juntos o encerramento da aula?
- Quem gostaria de contar com suas palavras o que aprendemos hoje?
Raio x
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Imprima ou projete o slide para a turma.
- Explique para a turma que eles deverão observar as figuras e descobrir que sólidos formarão, aqui é possível também levar os alunos a distinguir pirâmides e prismas observando suas características: os prismas têm duas bases idênticas, suas faces laterais são quadrangulares e são identificados pelo tipo de base; as pirâmides têm uma única base, possuem faces laterais triangulares e também são identificadas pelo tipo de base.
Propósito:Avaliar a aprendizagem.
Discuta com a turma:
- Quais são as diferenças que você observa nestes moldes? Possíveis respostas: faces laterais, as formas das bases,etc…
- Será possível fechar todos os moldes?
- Quantas faces tem cada molde?
- Que forma tem cada face?
Materiais complementares:
Resolução da atividade complementar
Referências bibliográficas:
Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Geometria / Ministério da Educação. – Brasília: MEC/SEB, 2014.
Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Organização do Trabalho Pedagógico /Ministério da Educação,secretaria da Educação Básica, diretoria de Apoio à Gestão Educacional – Brasília: MEC/SEB, 2014.
SMOLE, K. S.; DINIZ, M. I. (Org.). Materiais manipulativos para o ensino de figuras planas. Porto Alegre: Penso, 2016. (Coleção Mathemoteca ; v. 4).
SMOLE, K. S.; DINIZ, M. I. (Org.). Materiais manipulativos para o ensino de sólidos geométricos. Porto Alegre: Penso, 2016. (Coleção Mathemoteca ; v. 5).