11289
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 2º ano > Probabilidade e Estatística

Plano de aula - Produzindo Gráficos de barras

Plano de aula de Matemática com atividades para 2º ano do fundamental sobre gráficos de barras simples.

Plano 06 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Kelly Cristina Moreira

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Kelly Cristina Moreira

Mentor: Edicléia Xavier da Costa

Especialista de área: Rita Batista

Lista de conhecimentos que a turma deve dominar

Realizar pesquisa, envolvendo até duas variáveis categóricas de seu interesse e universo de até 30 elementos, e organizar dados por meio de representações pessoais.

Habilidade da BNCC

EF02MA23 - Realizar pesquisa em universo de até 30 elementos, escolhendo até três variáveis categóricas de seu interesse, organizando os dados coletados em listas, tabelas e gráficos de colunas simples.

Objetivos específicos

Participar de pesquisa de coleta de dados, identificando um problema, organizando os dados coletados em gráficos de barras simples.

Conceito-chave

Gráficos de barras simples.

Recursos necessários

Nesta aula, o professor se utilizará dos seguintes materiais: atividades impressas para o aluno (inclusive folha de papel quadriculado); atividade principal, complementares e raio X, lousa, giz branco e colorido, projetor multimídia, notebook.


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Professor, sugerimos que deixe visível para as crianças o objetivo da aula. Leia para todos.

Propósito: Apresentar o objetivo da aula.

Discuta com a turma:

  • Vamos relembrar o que é uma pesquisa?
  • Como iniciamos uma e o que precisamos fazer para encontrar as respostas que procuramos?
  • Como podemos organizar os dados de nossa pesquisa?

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Converse com as crianças para resgatar os conhecimentos que elas possuem sobre gráfico de barras.

Professor, materiais para esta aula: atividades impressas para o aluno: atividade principal, complementares, papel quadriculado e raio X; lousa; giz branco e colorido; projetor multimídia; notebook.

Seria interessante que as crianças estivessem agrupadas em duplas para que possam discutir propostas de soluções. Procure fazer agrupamentos em que as habilidades da dupla sejam parecidas.

Propósito: RECONHECER UM GRÁFICO

Discuta com a turma:

  • O que esta imagem representa?
  • De que assunto trata a imagem?

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Professor, faça um paralelo entre a imagem do gráfico em barras e a informação presente no quadro deste slide. Estabeleça uma conversa, colhendo das crianças informações que elas têm a oferecer.

Propósito: Refletir sobre a função do gráfico de barras

Discuta com a turma:

  • Vocês conseguiram ver rapidamente alguma informação no gráfico que apresentamos? Qual?
  • Você já fez algum gráfico?
  • Você acha que o gráfico resume as informações?
  • Se tudo estivesse escrito como um texto, seria mais fácil ou mais difícil visualizar os dados?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 5 a 8)

Orientação: Leia a situação para a turma e verifique se todos compreenderam.

Você pode fazer uma pesquisa com seus alunos sobre músicas preferidas deles ou pode usar os dados dos slides.

Propósito: Organizar dados em gráfico de barras.

Propósito: Identificar um problema.

Discuta com a turma:

  • Vocês já ouviram falar sobre as canções preferidas de Maria, Luiz e Claudia?
  • E sobre os autores destas músicas?
  • Você tem uma música preferida?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Leitura complementar:

Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

Alfabetização Estatística

Gráficos e Tabelas para Organizar Informações

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 5 a 8)

Orientação: Leia a situação para a turma e verifique se todos compreenderam.

Propósito: Representar dados em gráfico de barras

Discuta com a turma:

  • Para que fazemos uma pesquisa?
  • Como vocês coletariam os dados da pesquisa proposta?
  • Como vocês organizariam uma tabela? E um gráfico?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 5 a 8)

Orientação: Professor, leia a situação para a turma e verifique se todos a compreenderam. Peça para que as duplas verifiquem todas as informações da tabela.

Propósito: Representar dados em gráfico de barras

Discuta com a turma:

  • Que problema originou a construção da tabela?
  • Quais foram as canções votadas?
  • Qual foi a população escolhida para a pesquisa?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 5 a 8)

Orientação: Professor, leia a situação com a turma e deixe que as crianças digam o que pensam a respeito da situação proposta. Retome em Compartilhando Soluções.

Propósito: Representar dados em gráfico de barras

Discuta com a turma:

  • Você lembrou destas dicas da professora?
  • Estas dicas vão ajudar sua produção?
  • Você consegue fazer o gráfico no papel em branco (sem a marcação dos quadrinhos)?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 9 a 11)

Orientação: Professor, peça para que as crianças utilizem seus papéis quadriculados para que representem, em barras verticais, as quantidades de crianças que conhecem cada uma das canções citadas na pesquisa do Segundo Ano K.

Propósito: Discutir representaçao gráfica

Discuta com a turma:

  • Quantos quadrados deverão ser pintados para a primeira canção?
  • Quantos para a segunda? E a terceira?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 9 a 11)

Orientação: Professor, destaque os componentes do gráfico, fazendo a relação com a tabela que o inspirou . Retome

Propósito: Discutir representação gráfica

Discuta com a turma:

  • Qual é o título do gráfico?
  • Qual foi o universo da pesquisa?
  • Como podemos saber quantas crianças escolheram cada uma das canções?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 9 a 11)

Orientação: Professor, retome o que as crianças registraram em seus cadernos a respeito de suas canções favoritas. Peça para que a turma defina três para que possam iniciar uma votação para construção da tabela e de um gráfico de barras verticais (colunas) simples.

Consulte também o documento das resoluções de atividades da aula.

Propósito: Compartilhar diferentes estratégias de resoluções.

Discuta com a turma:

  • Como você organizou seu gráfico? Houve diferença deste apresentado aqui?
  • Você esqueceu de registrar algum componente do gráfico?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Professor, peça para que as duplas falem sobre o que aprenderam com a aula.

Propósito: Refletir sobre a utilização de gráficos de barras verticais simples para organização de dados.

Discuta com a turma:

Você poderia informar uma coisa que aprendeu nesta aula?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos (slides 13 a 15)

Orientação: Professor, distribua este Raio - X impresso. Nesta etapa, solicite que as crianças trabalhem individualmente. Circule pela sala, observando como cada criança realiza esses procedimentos da pesquisa e procure não dar respostas aos seus questionamentos, mas sim fazê-los encontrar as respostas pela reflexão.

Propósito:

Identificar um problema;

Participar de pesquisa de coleta de dados;

Organizar e representar os dados em gráfico de barra simples.

Discuta com a turma:

  • Pense em quantos copos de água você bebe durante o dia.

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos (slides 13 a 15)

Orientação: Professor, leia e discuta a tabela com as crianças, verificando se eles entenderam os dados da mesma.

Propósito:

Identificar um problema;

Participar de pesquisa de coleta de dados;

Organizar e representar os dados em gráfico de barra simples.

Discuta com a turma:

  • Qual foi a sugestão mais votada?
  • E a sugestão menos votada?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos (slides 13 a 15)

Orientação: Professor, reveja com a turma o conceito trabalhado em aula. Peça para que as crianças, individualmente, representem os dados da tabela em forma de gráfico. Circule pela sala para verificar se todos entenderam a proposta e os oriente quando for necessário.

Propósito:

Identificar um problema;

Participar de pesquisa de coleta de dados;

Organizar e representar os dados em gráfico de barra simples.

Discuta com a turma:

  • Quais elementos fazem parte de um gráfico?

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Professor, sugerimos que deixe visível para as crianças o objetivo da aula. Leia para todos.

Propósito: Apresentar o objetivo da aula.

Discuta com a turma:

  • Vamos relembrar o que é uma pesquisa?
  • Como iniciamos uma e o que precisamos fazer para encontrar as respostas que procuramos?
  • Como podemos organizar os dados de nossa pesquisa?


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Kelly Cristina Moreira

Mentor: Edicléia Xavier da Costa

Especialista de área: Rita Batista

Lista de conhecimentos que a turma deve dominar

Realizar pesquisa, envolvendo até duas variáveis categóricas de seu interesse e universo de até 30 elementos, e organizar dados por meio de representações pessoais.

Habilidade da BNCC

EF02MA23 - Realizar pesquisa em universo de até 30 elementos, escolhendo até três variáveis categóricas de seu interesse, organizando os dados coletados em listas, tabelas e gráficos de colunas simples.

Objetivos específicos

Participar de pesquisa de coleta de dados, identificando um problema, organizando os dados coletados em gráficos de barras simples.

Conceito-chave

Gráficos de barras simples.

Recursos necessários

Nesta aula, o professor se utilizará dos seguintes materiais: atividades impressas para o aluno (inclusive folha de papel quadriculado); atividade principal, complementares e raio X, lousa, giz branco e colorido, projetor multimídia, notebook.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Converse com as crianças para resgatar os conhecimentos que elas possuem sobre gráfico de barras.

Professor, materiais para esta aula: atividades impressas para o aluno: atividade principal, complementares, papel quadriculado e raio X; lousa; giz branco e colorido; projetor multimídia; notebook.

Seria interessante que as crianças estivessem agrupadas em duplas para que possam discutir propostas de soluções. Procure fazer agrupamentos em que as habilidades da dupla sejam parecidas.

Propósito: RECONHECER UM GRÁFICO

Discuta com a turma:

  • O que esta imagem representa?
  • De que assunto trata a imagem?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Professor, faça um paralelo entre a imagem do gráfico em barras e a informação presente no quadro deste slide. Estabeleça uma conversa, colhendo das crianças informações que elas têm a oferecer.

Propósito: Refletir sobre a função do gráfico de barras

Discuta com a turma:

  • Vocês conseguiram ver rapidamente alguma informação no gráfico que apresentamos? Qual?
  • Você já fez algum gráfico?
  • Você acha que o gráfico resume as informações?
  • Se tudo estivesse escrito como um texto, seria mais fácil ou mais difícil visualizar os dados?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 5 a 8)

Orientação: Leia a situação para a turma e verifique se todos compreenderam.

Você pode fazer uma pesquisa com seus alunos sobre músicas preferidas deles ou pode usar os dados dos slides.

Propósito: Organizar dados em gráfico de barras.

Propósito: Identificar um problema.

Discuta com a turma:

  • Vocês já ouviram falar sobre as canções preferidas de Maria, Luiz e Claudia?
  • E sobre os autores destas músicas?
  • Você tem uma música preferida?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Leitura complementar:

Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

Alfabetização Estatística

Gráficos e Tabelas para Organizar Informações

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 5 a 8)

Orientação: Leia a situação para a turma e verifique se todos compreenderam.

Propósito: Representar dados em gráfico de barras

Discuta com a turma:

  • Para que fazemos uma pesquisa?
  • Como vocês coletariam os dados da pesquisa proposta?
  • Como vocês organizariam uma tabela? E um gráfico?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 5 a 8)

Orientação: Professor, leia a situação para a turma e verifique se todos a compreenderam. Peça para que as duplas verifiquem todas as informações da tabela.

Propósito: Representar dados em gráfico de barras

Discuta com a turma:

  • Que problema originou a construção da tabela?
  • Quais foram as canções votadas?
  • Qual foi a população escolhida para a pesquisa?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 5 a 8)

Orientação: Professor, leia a situação com a turma e deixe que as crianças digam o que pensam a respeito da situação proposta. Retome em Compartilhando Soluções.

Propósito: Representar dados em gráfico de barras

Discuta com a turma:

  • Você lembrou destas dicas da professora?
  • Estas dicas vão ajudar sua produção?
  • Você consegue fazer o gráfico no papel em branco (sem a marcação dos quadrinhos)?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 9 a 11)

Orientação: Professor, peça para que as crianças utilizem seus papéis quadriculados para que representem, em barras verticais, as quantidades de crianças que conhecem cada uma das canções citadas na pesquisa do Segundo Ano K.

Propósito: Discutir representaçao gráfica

Discuta com a turma:

  • Quantos quadrados deverão ser pintados para a primeira canção?
  • Quantos para a segunda? E a terceira?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 9 a 11)

Orientação: Professor, destaque os componentes do gráfico, fazendo a relação com a tabela que o inspirou . Retome

Propósito: Discutir representação gráfica

Discuta com a turma:

  • Qual é o título do gráfico?
  • Qual foi o universo da pesquisa?
  • Como podemos saber quantas crianças escolheram cada uma das canções?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 9 a 11)

Orientação: Professor, retome o que as crianças registraram em seus cadernos a respeito de suas canções favoritas. Peça para que a turma defina três para que possam iniciar uma votação para construção da tabela e de um gráfico de barras verticais (colunas) simples.

Consulte também o documento das resoluções de atividades da aula.

Propósito: Compartilhar diferentes estratégias de resoluções.

Discuta com a turma:

  • Como você organizou seu gráfico? Houve diferença deste apresentado aqui?
  • Você esqueceu de registrar algum componente do gráfico?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Professor, peça para que as duplas falem sobre o que aprenderam com a aula.

Propósito: Refletir sobre a utilização de gráficos de barras verticais simples para organização de dados.

Discuta com a turma:

Você poderia informar uma coisa que aprendeu nesta aula?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos (slides 13 a 15)

Orientação: Professor, distribua este Raio - X impresso. Nesta etapa, solicite que as crianças trabalhem individualmente. Circule pela sala, observando como cada criança realiza esses procedimentos da pesquisa e procure não dar respostas aos seus questionamentos, mas sim fazê-los encontrar as respostas pela reflexão.

Propósito:

Identificar um problema;

Participar de pesquisa de coleta de dados;

Organizar e representar os dados em gráfico de barra simples.

Discuta com a turma:

  • Pense em quantos copos de água você bebe durante o dia.

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos (slides 13 a 15)

Orientação: Professor, leia e discuta a tabela com as crianças, verificando se eles entenderam os dados da mesma.

Propósito:

Identificar um problema;

Participar de pesquisa de coleta de dados;

Organizar e representar os dados em gráfico de barra simples.

Discuta com a turma:

  • Qual foi a sugestão mais votada?
  • E a sugestão menos votada?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos (slides 13 a 15)

Orientação: Professor, reveja com a turma o conceito trabalhado em aula. Peça para que as crianças, individualmente, representem os dados da tabela em forma de gráfico. Circule pela sala para verificar se todos entenderam a proposta e os oriente quando for necessário.

Propósito:

Identificar um problema;

Participar de pesquisa de coleta de dados;

Organizar e representar os dados em gráfico de barra simples.

Discuta com a turma:

  • Quais elementos fazem parte de um gráfico?
Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Probabilidade e Estatística do 2º ano :

Com o plano de aula sobre probabilidade e estatística, os alunos aprendem análise da ideia de aleatório em situações do cotidiano e pesquisa estatística, conceituando ideias de provável, improvável, certo e incerto.

MAIS AULAS DE Matemática do 2º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02MA23 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano