Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Kelly Cristina Moreira
Mentor: Edicléia Xavier da Costa
Especialista de área: Rita Batista
Lista de conhecimentos que a turma deve dominar
Realizar pesquisa, envolvendo até duas variáveis categóricas de seu interesse e universo de até 30 elementos, e organizar dados por meio de representações pessoais.
Habilidade da BNCC
EF02MA23 - Realizar pesquisa em universo de até 30 elementos, escolhendo até três variáveis categóricas de seu interesse, organizando os dados coletados em listas, tabelas e gráficos de colunas simples.
Objetivos específicos
Participar de pesquisa de coleta de dados, identificando um problema, organizando os dados coletados em gráficos de barras simples.
Conceito-chave
Gráficos de barras simples.
Recursos necessários
Nesta aula, o professor se utilizará dos seguintes materiais: atividades impressas para o aluno (inclusive folha de papel quadriculado); atividade principal, complementares e raio X, lousa, giz branco e colorido, projetor multimídia, notebook.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Professor, sugerimos que deixe visível para as crianças o objetivo da aula. Leia para todos.
Propósito: Apresentar o objetivo da aula.
Discuta com a turma:
- Vamos relembrar o que é uma pesquisa?
- Como iniciamos uma e o que precisamos fazer para encontrar as respostas que procuramos?
- Como podemos organizar os dados de nossa pesquisa?
Retomada
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Converse com as crianças para resgatar os conhecimentos que elas possuem sobre gráfico de barras.
Professor, materiais para esta aula: atividades impressas para o aluno: atividade principal, complementares, papel quadriculado e raio X; lousa; giz branco e colorido; projetor multimídia; notebook.
Seria interessante que as crianças estivessem agrupadas em duplas para que possam discutir propostas de soluções. Procure fazer agrupamentos em que as habilidades da dupla sejam parecidas.
Propósito: RECONHECER UM GRÁFICO
Discuta com a turma:
- O que esta imagem representa?
- De que assunto trata a imagem?
Retomada
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Professor, faça um paralelo entre a imagem do gráfico em barras e a informação presente no quadro deste slide. Estabeleça uma conversa, colhendo das crianças informações que elas têm a oferecer.
Propósito: Refletir sobre a função do gráfico de barras
Discuta com a turma:
- Vocês conseguiram ver rapidamente alguma informação no gráfico que apresentamos? Qual?
- Você já fez algum gráfico?
- Você acha que o gráfico resume as informações?
- Se tudo estivesse escrito como um texto, seria mais fácil ou mais difícil visualizar os dados?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 5 a 8)
Orientação: Leia a situação para a turma e verifique se todos compreenderam.
Você pode fazer uma pesquisa com seus alunos sobre músicas preferidas deles ou pode usar os dados dos slides.
Propósito: Organizar dados em gráfico de barras.
Propósito: Identificar um problema.
Discuta com a turma:
- Vocês já ouviram falar sobre as canções preferidas de Maria, Luiz e Claudia?
- E sobre os autores destas músicas?
- Você tem uma música preferida?
Materiais complementares para impressão:
Resolução da Atividade Principal
Leitura complementar:
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 5 a 8)
Orientação: Leia a situação para a turma e verifique se todos compreenderam.
Propósito: Representar dados em gráfico de barras
Discuta com a turma:
- Para que fazemos uma pesquisa?
- Como vocês coletariam os dados da pesquisa proposta?
- Como vocês organizariam uma tabela? E um gráfico?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 5 a 8)
Orientação: Professor, leia a situação para a turma e verifique se todos a compreenderam. Peça para que as duplas verifiquem todas as informações da tabela.
Propósito: Representar dados em gráfico de barras
Discuta com a turma:
- Que problema originou a construção da tabela?
- Quais foram as canções votadas?
- Qual foi a população escolhida para a pesquisa?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 5 a 8)
Orientação: Professor, leia a situação com a turma e deixe que as crianças digam o que pensam a respeito da situação proposta. Retome em Compartilhando Soluções.
Propósito: Representar dados em gráfico de barras
Discuta com a turma:
- Você lembrou destas dicas da professora?
- Estas dicas vão ajudar sua produção?
- Você consegue fazer o gráfico no papel em branco (sem a marcação dos quadrinhos)?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 9 a 11)
Orientação: Professor, peça para que as crianças utilizem seus papéis quadriculados para que representem, em barras verticais, as quantidades de crianças que conhecem cada uma das canções citadas na pesquisa do Segundo Ano K.
Propósito: Discutir representaçao gráfica
Discuta com a turma:
- Quantos quadrados deverão ser pintados para a primeira canção?
- Quantos para a segunda? E a terceira?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 9 a 11)
Orientação: Professor, destaque os componentes do gráfico, fazendo a relação com a tabela que o inspirou . Retome
Propósito: Discutir representação gráfica
Discuta com a turma:
- Qual é o título do gráfico?
- Qual foi o universo da pesquisa?
- Como podemos saber quantas crianças escolheram cada uma das canções?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 9 a 11)
Orientação: Professor, retome o que as crianças registraram em seus cadernos a respeito de suas canções favoritas. Peça para que a turma defina três para que possam iniciar uma votação para construção da tabela e de um gráfico de barras verticais (colunas) simples.
Consulte também o documento das resoluções de atividades da aula.
Propósito: Compartilhar diferentes estratégias de resoluções.
Discuta com a turma:
- Como você organizou seu gráfico? Houve diferença deste apresentado aqui?
- Você esqueceu de registrar algum componente do gráfico?
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Professor, peça para que as duplas falem sobre o que aprenderam com a aula.
Propósito: Refletir sobre a utilização de gráficos de barras verticais simples para organização de dados.
Discuta com a turma:
Você poderia informar uma coisa que aprendeu nesta aula?
Raio X
Tempo sugerido: 13 minutos (slides 13 a 15)
Orientação: Professor, distribua este Raio - X impresso. Nesta etapa, solicite que as crianças trabalhem individualmente. Circule pela sala, observando como cada criança realiza esses procedimentos da pesquisa e procure não dar respostas aos seus questionamentos, mas sim fazê-los encontrar as respostas pela reflexão.
Propósito:
Identificar um problema;
Participar de pesquisa de coleta de dados;
Organizar e representar os dados em gráfico de barra simples.
Discuta com a turma:
- Pense em quantos copos de água você bebe durante o dia.
Materiais complementares para impressão:
Raio X
Tempo sugerido: 13 minutos (slides 13 a 15)
Orientação: Professor, leia e discuta a tabela com as crianças, verificando se eles entenderam os dados da mesma.
Propósito:
Identificar um problema;
Participar de pesquisa de coleta de dados;
Organizar e representar os dados em gráfico de barra simples.
Discuta com a turma:
- Qual foi a sugestão mais votada?
- E a sugestão menos votada?
Raio X
Tempo sugerido: 13 minutos (slides 13 a 15)
Orientação: Professor, reveja com a turma o conceito trabalhado em aula. Peça para que as crianças, individualmente, representem os dados da tabela em forma de gráfico. Circule pela sala para verificar se todos entenderam a proposta e os oriente quando for necessário.
Propósito:
Identificar um problema;
Participar de pesquisa de coleta de dados;
Organizar e representar os dados em gráfico de barra simples.
Discuta com a turma:
- Quais elementos fazem parte de um gráfico?