11288
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 7º ano > Geometria

Plano de aula - Circunferências em construções geométricas de polígonos

Plano de aula de Matemática com atividades para o 7º ano do Fundamental sobre identificar o uso de circunferências na construção de polígonos.

Plano 03 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Paula Vieira Soares

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Autor: Paula Vieira Soares

Mentor: Fabrício Eduardo Ferreira

Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF07MA18) - Reconhecimento das propriedades da circunferência (elementos; lugar geométrico; construção com recursos diversos.

Objetivos específicos

Identificar o uso de circunferências na construção de polígonos.

Conceito-chave

Circunferência, construções geométricas.

Recursos necessários

  • Compasso;
  • Régua;

Conhecimentos que a turma deve dominar:

Noções básicas de construção geométrica.

BOALER, Jo. Mentalidades Matemáticas. 1ª ed. Porto Alegre - RS. Penso, 2018.

DOLCE, Osvaldo. POMPEO, José Nicolau. Fundamentos da Matemática. Volume 9 -  Geometria Plana. São Paulo - SP. Atual, 2005.


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: É importante dividir com o aluno o objetivo da aula, para que ele se sinta mais seguro e em estado de prontidão.

Propósito: Deixar o aluno ciente do ponto onde queremos chegar com a aula.

Usando o compasso select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Essa atividade pode ser feita individualmente. Pode ser feita em folha de sulfite ou no próprio caderno. Oriente os alunos sobre o uso do compasso, como aparece no slide. Diga para construírem 3 circunferências diferentes. Passe pelas carteiras para ver se os alunos estão usando o compasso corretamente.

Propósito: Retomar o conceito de circunferência e o uso do compasso para sua construção.

Retas perpendiculares e circunferências select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (tempo total: slides 4 a 6).

Orientação: Oriente os alunos a acompanhar as etapas da construção junto com você. Depois que chegar à construção de uma reta perpendicular usando circunferências, diga para construírem um retângulo. A construção da perpendicular pode ser muito simples se você já está habituado a fazê-la. Fazê-la previamente dará segurança à você e essa segurança será percebida pelos alunos, o que vai fazê-los sentir que podem confiar em suas instruções.

Propósito: Mostrar que uma circunferência pode ser usada para construir formas geométricas poligonais.

Retas perpendiculares e circunferências select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (tempo total: slides 4 a 6).

Orientação: Oriente os alunos a acompanhar as etapas da construção junto com você. Depois que chegar à construção de uma reta perpendicular usando circunferências, diga para construírem um retângulo. A construção da perpendicular pode ser muito simples se você já está habituado a fazê-la. Fazê-la previamente dará segurança à você e essa segurança será percebida pelos alunos, o que vai fazê-los sentir que podem confiar em suas instruções.

Propósito: Mostrar que uma circunferência pode ser usada para construir formas geométricas poligonais.

Retas perpendiculares e circunferências select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (tempo total: slides 4 a 6).

Orientação: Oriente os alunos a acompanhar as etapas da construção junto com você. Depois que chegar à construção de uma reta perpendicular usando circunferências, diga para construírem um retângulo. A construção da perpendicular pode ser muito simples se você já está habituado a fazê-la. Fazê-la previamente dará segurança à você e essa segurança será percebida pelos alunos, o que vai fazê-los sentir que podem confiar em suas instruções.

Propósito: Mostrar que uma circunferência pode ser usada para construir formas geométricas poligonais.

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Resolução da atividade

Guia de intervenção

Caminhos diferentes select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Existem formas diferentes de construir um retângulo, procure usar soluções dos alunos. Tente apresentar também as dificuldades e erros.

Propósito: Mostrar ao aluno que na matemática temos diferentes formas de resolver um mesmo problema, diferentes raciocínios e ajudá-lo a compreender raciocínios que podem levar ao erro e dificuldades que podem ser dele mesmo.

Terminando select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Você pode mostrar o slide, escrever na lousa ou, simplesmente, ler para os alunos.

Propósito: Dar para os alunos uma sensação de fechamento, finalização da aula.

Atividade final select-down

Slide Plano Aula

Orientação: Esta atividade é individual.

Propósito: Verificar a aprendizagem do aluno.

Materiais complementares para impressão:

Raio X para impressão

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: É importante dividir com o aluno o objetivo da aula, para que ele se sinta mais seguro e em estado de prontidão.

Propósito: Deixar o aluno ciente do ponto onde queremos chegar com a aula.


Autor: Paula Vieira Soares

Mentor: Fabrício Eduardo Ferreira

Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF07MA18) - Reconhecimento das propriedades da circunferência (elementos; lugar geométrico; construção com recursos diversos.

Objetivos específicos

Identificar o uso de circunferências na construção de polígonos.

Conceito-chave

Circunferência, construções geométricas.

Recursos necessários

  • Compasso;
  • Régua;

Conhecimentos que a turma deve dominar:

Noções básicas de construção geométrica.

BOALER, Jo. Mentalidades Matemáticas. 1ª ed. Porto Alegre - RS. Penso, 2018.

DOLCE, Osvaldo. POMPEO, José Nicolau. Fundamentos da Matemática. Volume 9 -  Geometria Plana. São Paulo - SP. Atual, 2005.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Essa atividade pode ser feita individualmente. Pode ser feita em folha de sulfite ou no próprio caderno. Oriente os alunos sobre o uso do compasso, como aparece no slide. Diga para construírem 3 circunferências diferentes. Passe pelas carteiras para ver se os alunos estão usando o compasso corretamente.

Propósito: Retomar o conceito de circunferência e o uso do compasso para sua construção.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (tempo total: slides 4 a 6).

Orientação: Oriente os alunos a acompanhar as etapas da construção junto com você. Depois que chegar à construção de uma reta perpendicular usando circunferências, diga para construírem um retângulo. A construção da perpendicular pode ser muito simples se você já está habituado a fazê-la. Fazê-la previamente dará segurança à você e essa segurança será percebida pelos alunos, o que vai fazê-los sentir que podem confiar em suas instruções.

Propósito: Mostrar que uma circunferência pode ser usada para construir formas geométricas poligonais.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (tempo total: slides 4 a 6).

Orientação: Oriente os alunos a acompanhar as etapas da construção junto com você. Depois que chegar à construção de uma reta perpendicular usando circunferências, diga para construírem um retângulo. A construção da perpendicular pode ser muito simples se você já está habituado a fazê-la. Fazê-la previamente dará segurança à você e essa segurança será percebida pelos alunos, o que vai fazê-los sentir que podem confiar em suas instruções.

Propósito: Mostrar que uma circunferência pode ser usada para construir formas geométricas poligonais.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (tempo total: slides 4 a 6).

Orientação: Oriente os alunos a acompanhar as etapas da construção junto com você. Depois que chegar à construção de uma reta perpendicular usando circunferências, diga para construírem um retângulo. A construção da perpendicular pode ser muito simples se você já está habituado a fazê-la. Fazê-la previamente dará segurança à você e essa segurança será percebida pelos alunos, o que vai fazê-los sentir que podem confiar em suas instruções.

Propósito: Mostrar que uma circunferência pode ser usada para construir formas geométricas poligonais.

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Resolução da atividade

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Existem formas diferentes de construir um retângulo, procure usar soluções dos alunos. Tente apresentar também as dificuldades e erros.

Propósito: Mostrar ao aluno que na matemática temos diferentes formas de resolver um mesmo problema, diferentes raciocínios e ajudá-lo a compreender raciocínios que podem levar ao erro e dificuldades que podem ser dele mesmo.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Você pode mostrar o slide, escrever na lousa ou, simplesmente, ler para os alunos.

Propósito: Dar para os alunos uma sensação de fechamento, finalização da aula.

Slide Plano Aula

Orientação: Esta atividade é individual.

Propósito: Verificar a aprendizagem do aluno.

Materiais complementares para impressão:

Raio X para impressão

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Geometria do 7º ano :

Com o plano de aula sobre geometria os alunos aprendem as transformações geométricas de polígonos no plano cartesiano, identificando as simetrias de translação, rotação e reflexão; a reconhecer as propriedades da circunferência, investigar as relações entre ângulos formados por retas paralelas e transversais; investigar propriedades de triângulos e analisar ângulos internos e externos de polígonos.

MAIS AULAS DE Matemática do 7º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF07MA22 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano