Objetivo
Autor: Paula Vieira Soares
Mentor: Fabrício Eduardo Ferreira
Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira
Habilidade da BNCC
(EF07MA18) - Reconhecimento das propriedades da circunferência (elementos; lugar geométrico; construção com recursos diversos.
Objetivos específicos
Identificar o uso de circunferências na construção de polígonos.
Conceito-chave
Circunferência, construções geométricas.
Recursos necessários
- Compasso;
- Régua;
Conhecimentos que a turma deve dominar:
Noções básicas de construção geométrica.
BOALER, Jo. Mentalidades Matemáticas. 1ª ed. Porto Alegre - RS. Penso, 2018.
DOLCE, Osvaldo. POMPEO, José Nicolau. Fundamentos da Matemática. Volume 9 - Geometria Plana. São Paulo - SP. Atual, 2005.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: É importante dividir com o aluno o objetivo da aula, para que ele se sinta mais seguro e em estado de prontidão.
Propósito: Deixar o aluno ciente do ponto onde queremos chegar com a aula.
Usando o compasso
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientação: Essa atividade pode ser feita individualmente. Pode ser feita em folha de sulfite ou no próprio caderno. Oriente os alunos sobre o uso do compasso, como aparece no slide. Diga para construírem 3 circunferências diferentes. Passe pelas carteiras para ver se os alunos estão usando o compasso corretamente.
Propósito: Retomar o conceito de circunferência e o uso do compasso para sua construção.
Retas perpendiculares e circunferências
Tempo sugerido: 20 minutos (tempo total: slides 4 a 6).
Orientação: Oriente os alunos a acompanhar as etapas da construção junto com você. Depois que chegar à construção de uma reta perpendicular usando circunferências, diga para construírem um retângulo. A construção da perpendicular pode ser muito simples se você já está habituado a fazê-la. Fazê-la previamente dará segurança à você e essa segurança será percebida pelos alunos, o que vai fazê-los sentir que podem confiar em suas instruções.
Propósito: Mostrar que uma circunferência pode ser usada para construir formas geométricas poligonais.
Retas perpendiculares e circunferências
Tempo sugerido: 20 minutos (tempo total: slides 4 a 6).
Orientação: Oriente os alunos a acompanhar as etapas da construção junto com você. Depois que chegar à construção de uma reta perpendicular usando circunferências, diga para construírem um retângulo. A construção da perpendicular pode ser muito simples se você já está habituado a fazê-la. Fazê-la previamente dará segurança à você e essa segurança será percebida pelos alunos, o que vai fazê-los sentir que podem confiar em suas instruções.
Propósito: Mostrar que uma circunferência pode ser usada para construir formas geométricas poligonais.
Retas perpendiculares e circunferências
Tempo sugerido: 20 minutos (tempo total: slides 4 a 6).
Orientação: Oriente os alunos a acompanhar as etapas da construção junto com você. Depois que chegar à construção de uma reta perpendicular usando circunferências, diga para construírem um retângulo. A construção da perpendicular pode ser muito simples se você já está habituado a fazê-la. Fazê-la previamente dará segurança à você e essa segurança será percebida pelos alunos, o que vai fazê-los sentir que podem confiar em suas instruções.
Propósito: Mostrar que uma circunferência pode ser usada para construir formas geométricas poligonais.
Materiais complementares para impressão:
Caminhos diferentes
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Existem formas diferentes de construir um retângulo, procure usar soluções dos alunos. Tente apresentar também as dificuldades e erros.
Propósito: Mostrar ao aluno que na matemática temos diferentes formas de resolver um mesmo problema, diferentes raciocínios e ajudá-lo a compreender raciocínios que podem levar ao erro e dificuldades que podem ser dele mesmo.
Terminando
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Você pode mostrar o slide, escrever na lousa ou, simplesmente, ler para os alunos.
Propósito: Dar para os alunos uma sensação de fechamento, finalização da aula.
Atividade final
Orientação: Esta atividade é individual.
Propósito: Verificar a aprendizagem do aluno.
Materiais complementares para impressão: