11287
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 6º ano > Grandezas e Medidas

Plano de aula - Soma dos ângulos internos de polígonos.

Plano de aula de Matemática com atividades para 6º ano do Fundamental sobre soma dos ângulos internos de polígonos

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Natãna Lima Santos,

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT6_20GRM05

Recursos

- Necessários: Caderno, lápis, borracha, meio de comunicação combinado com os alunos

- Opcionais: Google sala de aula, Meet

Para este plano, foque na etapa Aquecimento e Atividade Principal

Aquecimento
Professor(a), com dias de antecedência em relação à aula, disponibilize os três slides desta etapa com os alunos para que eles possam realizar o experimento dos ângulos internos do triângulo.

Atividade Principal
Professor(a), você pode realizar a Atividade Principal deste plano com seus alunos seja em uma aula síncrona ou assíncrona. Disponibilize o primeiro slide desta etapa com os alunos para que eles possam pensar sobre a atividade. Verbalize ou envie em formato de texto os questionamentos propostos no “Discuta com a turma” e solicite que os alunos enviem suas respostas em formato de texto ou imagem.

Discussão das soluções
A discussão das soluções da atividade é uma etapa importantíssima da aula. É o momento de justificar as estratégias e respostas usadas para a resolução do problema proposto na atividade principal. Verifique se os alunos conseguiram realizar o experimento dos ângulos internos de um triângulo e incentive-os a compartilhar suas estratégias e conclusões. Os alunos devem postar seus vídeos ou fotografias para compartilhar suas respostas em um ambiente de interação como WhatsApp ou Google Sala de Aula, por exemplo. A intenção é formar um painel de soluções e promover uma discussão rica e estimuladora entre os alunos e professor. Neste momento, estimule os alunos a falar (usando a ferramenta de áudio ou vídeo) ou em um momento de aula usando o Meet (por exemplo). Incentive-os a falar como pensaram para resolver o problema. Lance as perguntas presentes no item Discussão das soluções para guiar a turma.

Convite às famílias
A participação das famílias no processo de aprendizagem é de grande importância para o aluno. Porém, ressaltamos que os pais não são professores de matemática e muitos estão ocupados nessa fase com outras funções em casa. Peça às famílias, que oportunamente auxiliem na leitura das comandas e no envio das soluções, conforme os combinados com o professor. É importante que as famílias acompanhem as atividades nos canais de comunicação estabelecidos entre vocês.

Sugestão Enviada Por: Pricilla Cerqueira  


Código: MAT6_20GRM05

(EF06MA25) Reconhecer a abertura do ângulo como grandeza associada às figuras geométricas.

(EF06MA26) Resolver problemas que envolvam a noção de ângulo em diferentes contextos e em situações reais, como ângulo de visão.

(EF06MA27) Determinar medidas da abertura de ângulos, por meio de transferidor e/ou tecnologias digitais.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Grandezas e Medidas do 6º ano:

Com o plano de aula sobre grandezas e medidas os alunos aprendem a resolver problemas de medidas envolvendo grandezas como comprimento, massa, tempo, temperatura, área, capacidade e volume; ampliam a noção de ângulo, interpretando, descrevendo e desenhando plantas baixas simples de residências e vistas aéreas; analisam e as mudanças no perímetro e na área de um quadrado obtido por ampliação ou redução.

MAIS AULAS DE Matemática do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas