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Plano de aula - Soma dos ângulos internos de polígonos.

Plano de aula de Matemática com atividades para 6º ano do Fundamental sobre soma dos ângulos internos de polígonos

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Natãna Lima Santos,

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo da aula select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Natãna Lima Santos

Mentora: Maria Aparecida Nemet

Especialista de área: Fernando Barnabé




Habilidade da BNCC

EF06MA23 - Reconhecer a abertura do ângulo como grandeza associada às figuras geométricas.
EF06MA24 - Resolver problemas que envolvam a noção de ângulo em diferentes contextos e em situações reais, como ângulo de visão.
EF06MA25 - Determinar medidas da abertura de ângulos, por meio de transferidor e/ou tecnologias digitais.




Objetivos específicos
Conhecer a soma dos ângulos internos de polígonos.




Conceito-chave

Soma dos ângulos internos de polígonos.




Recursos necessários

  • Folha em branco;
  • Atividades impressas em folhas;
  • Transferidores.


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou escreva na lousa e leia com a turma o objetivo da aula.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com os alunos.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Você deve ter a atividade impressa, projetá-la ou escrevê-la na lousa. Separe os alunos em trios, que podem ser escolhidos pelo professor visando melhor desenvolvimento dos alunos, para resolverem a atividade. Instrua que os alunos respondam as perguntas. A resposta pode ser oral ou você pode pedir para que a escrevam em folha ou no caderno.

Propósito: Conhecer a soma dos ângulos internos de triângulos.

Discuta com a turma:

Existe relações entre as somas dos ângulos dos triângulos? (sim, pois todas devem se aproximar ou ser exatamente 180º).

Será que existe algum triângulo em que a soma dos ângulos internos vai ser diferente de 180º? (Todos em os triângulos na geometria euclidiana a soma dos seus ângulos internos é 180º.)

Materiais complementares para impressão:

Aquecimento

Resolução do aquecimento

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Você deve ter a atividade impressa, projetá-la ou escrevê-la na lousa. Separe os alunos em trios, que podem ser escolhidos pelo professor visando melhor desenvolvimento dos alunos, para resolverem a atividade. Instrua que os alunos respondam as perguntas. A resposta pode ser oral ou você pode pedir para que a escrevam em folha ou no caderno.

Propósito: Conhecer a soma dos ângulos internos de triângulos.

Discuta com a turma:

Existe relações entre as somas dos ângulos dos triângulos? (sim, pois todas devem se aproximar ou ser exatamente 180º).

Será que existe algum triângulo em que a soma dos ângulos internos vai ser diferente de 180º? (Todos em os triângulos na geometria euclidiana a soma dos seus ângulos internos é 180º.)

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Você deve ter a atividade impressa, projetá-la ou escrevê-la na lousa. Separe os alunos em trios, que podem ser escolhidos pelo professor visando melhor desenvolvimento dos alunos, para resolverem a atividade. Instrua que os alunos respondam as perguntas. A resposta pode ser oral ou você pode pedir para que a escrevam em folha ou no caderno.

Propósito: Conhecer a soma dos ângulos internos de triângulos.

Discuta com a turma:

Existe relações entre as somas dos ângulos dos triângulos? (sim, pois todas devem se aproximar ou ser exatamente 180º).

Será que existe algum triângulo em que a soma dos ângulos internos vai ser diferente de 180º? (Todos em os triângulos na geometria euclidiana a soma dos seus ângulos internos é 180º.)

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 17 minutos.

Orientação: Você deve ter a atividade impressa, projetá-la ou escrevê-la na lousa. Separe os alunos em trios, que podem ser escolhidos pelo professor visando melhor desenvolvimento dos alunos, para resolverem a atividade.

Propósito: Identificar a soma dos ângulos internos de polígonos com mais de três lados.

Discuta com a turma:

Quais as diferenças entre os polígonos? (A diferença é a quantidade de lados ou de ângulos).

Existe relação entre o número de lados e de ângulos dos polígonos? Qual? (Sim, a quantidade de ângulos é a mesma quantidade de lados)

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenção

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Você deve resolver as questões na lousa ou através da projeção do slide comentando com a turma como fizeram a resolução.

Discuta com a turma:

Como vocês resolveram as questões?

Propósito: Conhecer diferentes formas de solucionar os problemas.

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Você deve resolver as questões na lousa ou através da projeção do slide comentando com a turma como fizeram a resolução.

Discuta com a turma:

Como vocês resolveram as questões?

Propósito: Conhecer diferentes formas de solucionar os problemas.

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Você deve resolver as questões na lousa ou através da projeção do slide comentando com a turma como fizeram a resolução.

Discuta com a turma:

Como vocês resolveram as questões?

Propósito: Conhecer diferentes formas de solucionar os problemas.

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Você deve resolver as questões na lousa ou através da projeção do slide comentando com a turma como fizeram a resolução.

Discuta com a turma:

Como vocês resolveram as questões?

Propósito: Conhecer diferentes formas de solucionar os problemas.

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Você deve resolver as questões na lousa ou através da projeção do slide comentando com a turma como fizeram a resolução.

Discuta com a turma:

Como vocês resolveram as questões?

Propósito: Conhecer diferentes formas de solucionar os problemas.

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Você deve resolver as questões na lousa ou através da projeção do slide comentando com a turma como fizeram a resolução.

Discuta com a turma:

Como vocês resolveram as questões?

Propósito: Conhecer diferentes formas de solucionar os problemas.

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Você deve resolver as questões na lousa ou através da projeção do slide comentando com a turma como fizeram a resolução.

Discuta com a turma:

Como vocês resolveram as questões?

Propósito: Conhecer diferentes formas de solucionar os problemas.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Projete ou escreva na lousa as frases de resumo da aula e leia com a turma.

Propósito: Relembrar os conceitos trabalhados nessa aula.

Atividade de Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Você deve ter a atividade impressa, projetá-la ou escrevê-la na lousa. Instrua que os alunos resolvam a atividade individualmente.

Propósito: Avaliar se os alunos conhecem a soma dos ângulos internos de um polígono.

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Texto de apoio

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou escreva na lousa e leia com a turma o objetivo da aula.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com os alunos.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Natãna Lima Santos

Mentora: Maria Aparecida Nemet

Especialista de área: Fernando Barnabé




Habilidade da BNCC

EF06MA23 - Reconhecer a abertura do ângulo como grandeza associada às figuras geométricas.
EF06MA24 - Resolver problemas que envolvam a noção de ângulo em diferentes contextos e em situações reais, como ângulo de visão.
EF06MA25 - Determinar medidas da abertura de ângulos, por meio de transferidor e/ou tecnologias digitais.




Objetivos específicos
Conhecer a soma dos ângulos internos de polígonos.




Conceito-chave

Soma dos ângulos internos de polígonos.




Recursos necessários

  • Folha em branco;
  • Atividades impressas em folhas;
  • Transferidores.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Você deve ter a atividade impressa, projetá-la ou escrevê-la na lousa. Separe os alunos em trios, que podem ser escolhidos pelo professor visando melhor desenvolvimento dos alunos, para resolverem a atividade. Instrua que os alunos respondam as perguntas. A resposta pode ser oral ou você pode pedir para que a escrevam em folha ou no caderno.

Propósito: Conhecer a soma dos ângulos internos de triângulos.

Discuta com a turma:

Existe relações entre as somas dos ângulos dos triângulos? (sim, pois todas devem se aproximar ou ser exatamente 180º).

Será que existe algum triângulo em que a soma dos ângulos internos vai ser diferente de 180º? (Todos em os triângulos na geometria euclidiana a soma dos seus ângulos internos é 180º.)

Materiais complementares para impressão:

Aquecimento

Resolução do aquecimento

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Você deve ter a atividade impressa, projetá-la ou escrevê-la na lousa. Separe os alunos em trios, que podem ser escolhidos pelo professor visando melhor desenvolvimento dos alunos, para resolverem a atividade. Instrua que os alunos respondam as perguntas. A resposta pode ser oral ou você pode pedir para que a escrevam em folha ou no caderno.

Propósito: Conhecer a soma dos ângulos internos de triângulos.

Discuta com a turma:

Existe relações entre as somas dos ângulos dos triângulos? (sim, pois todas devem se aproximar ou ser exatamente 180º).

Será que existe algum triângulo em que a soma dos ângulos internos vai ser diferente de 180º? (Todos em os triângulos na geometria euclidiana a soma dos seus ângulos internos é 180º.)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Você deve ter a atividade impressa, projetá-la ou escrevê-la na lousa. Separe os alunos em trios, que podem ser escolhidos pelo professor visando melhor desenvolvimento dos alunos, para resolverem a atividade. Instrua que os alunos respondam as perguntas. A resposta pode ser oral ou você pode pedir para que a escrevam em folha ou no caderno.

Propósito: Conhecer a soma dos ângulos internos de triângulos.

Discuta com a turma:

Existe relações entre as somas dos ângulos dos triângulos? (sim, pois todas devem se aproximar ou ser exatamente 180º).

Será que existe algum triângulo em que a soma dos ângulos internos vai ser diferente de 180º? (Todos em os triângulos na geometria euclidiana a soma dos seus ângulos internos é 180º.)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 17 minutos.

Orientação: Você deve ter a atividade impressa, projetá-la ou escrevê-la na lousa. Separe os alunos em trios, que podem ser escolhidos pelo professor visando melhor desenvolvimento dos alunos, para resolverem a atividade.

Propósito: Identificar a soma dos ângulos internos de polígonos com mais de três lados.

Discuta com a turma:

Quais as diferenças entre os polígonos? (A diferença é a quantidade de lados ou de ângulos).

Existe relação entre o número de lados e de ângulos dos polígonos? Qual? (Sim, a quantidade de ângulos é a mesma quantidade de lados)

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Você deve resolver as questões na lousa ou através da projeção do slide comentando com a turma como fizeram a resolução.

Discuta com a turma:

Como vocês resolveram as questões?

Propósito: Conhecer diferentes formas de solucionar os problemas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Você deve resolver as questões na lousa ou através da projeção do slide comentando com a turma como fizeram a resolução.

Discuta com a turma:

Como vocês resolveram as questões?

Propósito: Conhecer diferentes formas de solucionar os problemas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Você deve resolver as questões na lousa ou através da projeção do slide comentando com a turma como fizeram a resolução.

Discuta com a turma:

Como vocês resolveram as questões?

Propósito: Conhecer diferentes formas de solucionar os problemas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Você deve resolver as questões na lousa ou através da projeção do slide comentando com a turma como fizeram a resolução.

Discuta com a turma:

Como vocês resolveram as questões?

Propósito: Conhecer diferentes formas de solucionar os problemas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Você deve resolver as questões na lousa ou através da projeção do slide comentando com a turma como fizeram a resolução.

Discuta com a turma:

Como vocês resolveram as questões?

Propósito: Conhecer diferentes formas de solucionar os problemas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Você deve resolver as questões na lousa ou através da projeção do slide comentando com a turma como fizeram a resolução.

Discuta com a turma:

Como vocês resolveram as questões?

Propósito: Conhecer diferentes formas de solucionar os problemas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Você deve resolver as questões na lousa ou através da projeção do slide comentando com a turma como fizeram a resolução.

Discuta com a turma:

Como vocês resolveram as questões?

Propósito: Conhecer diferentes formas de solucionar os problemas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Projete ou escreva na lousa as frases de resumo da aula e leia com a turma.

Propósito: Relembrar os conceitos trabalhados nessa aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Você deve ter a atividade impressa, projetá-la ou escrevê-la na lousa. Instrua que os alunos resolvam a atividade individualmente.

Propósito: Avaliar se os alunos conhecem a soma dos ângulos internos de um polígono.

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Texto de apoio

Slide Plano Aula

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