Objetivo da aula
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Natãna Lima Santos
Mentora: Maria Aparecida Nemet
Especialista de área: Fernando Barnabé
Habilidade da BNCC
EF06MA23 - Reconhecer a abertura do ângulo como grandeza associada às figuras geométricas.
EF06MA24 - Resolver problemas que envolvam a noção de ângulo em diferentes contextos e em situações reais, como ângulo de visão.
EF06MA25 - Determinar medidas da abertura de ângulos, por meio de transferidor e/ou tecnologias digitais.
Objetivos específicos
Conhecer a soma dos ângulos internos de polígonos.
Conceito-chave
Soma dos ângulos internos de polígonos.
Recursos necessários
- Folha em branco;
- Atividades impressas em folhas;
- Transferidores.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou escreva na lousa e leia com a turma o objetivo da aula.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com os alunos.
Aquecimento
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientação: Você deve ter a atividade impressa, projetá-la ou escrevê-la na lousa. Separe os alunos em trios, que podem ser escolhidos pelo professor visando melhor desenvolvimento dos alunos, para resolverem a atividade. Instrua que os alunos respondam as perguntas. A resposta pode ser oral ou você pode pedir para que a escrevam em folha ou no caderno.
Propósito: Conhecer a soma dos ângulos internos de triângulos.
Discuta com a turma:
Existe relações entre as somas dos ângulos dos triângulos? (sim, pois todas devem se aproximar ou ser exatamente 180º).
Será que existe algum triângulo em que a soma dos ângulos internos vai ser diferente de 180º? (Todos em os triângulos na geometria euclidiana a soma dos seus ângulos internos é 180º.)
Materiais complementares para impressão:
Aquecimento
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientação: Você deve ter a atividade impressa, projetá-la ou escrevê-la na lousa. Separe os alunos em trios, que podem ser escolhidos pelo professor visando melhor desenvolvimento dos alunos, para resolverem a atividade. Instrua que os alunos respondam as perguntas. A resposta pode ser oral ou você pode pedir para que a escrevam em folha ou no caderno.
Propósito: Conhecer a soma dos ângulos internos de triângulos.
Discuta com a turma:
Existe relações entre as somas dos ângulos dos triângulos? (sim, pois todas devem se aproximar ou ser exatamente 180º).
Será que existe algum triângulo em que a soma dos ângulos internos vai ser diferente de 180º? (Todos em os triângulos na geometria euclidiana a soma dos seus ângulos internos é 180º.)
Aquecimento
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientação: Você deve ter a atividade impressa, projetá-la ou escrevê-la na lousa. Separe os alunos em trios, que podem ser escolhidos pelo professor visando melhor desenvolvimento dos alunos, para resolverem a atividade. Instrua que os alunos respondam as perguntas. A resposta pode ser oral ou você pode pedir para que a escrevam em folha ou no caderno.
Propósito: Conhecer a soma dos ângulos internos de triângulos.
Discuta com a turma:
Existe relações entre as somas dos ângulos dos triângulos? (sim, pois todas devem se aproximar ou ser exatamente 180º).
Será que existe algum triângulo em que a soma dos ângulos internos vai ser diferente de 180º? (Todos em os triângulos na geometria euclidiana a soma dos seus ângulos internos é 180º.)
Atividade principal
Tempo sugerido: 17 minutos.
Orientação: Você deve ter a atividade impressa, projetá-la ou escrevê-la na lousa. Separe os alunos em trios, que podem ser escolhidos pelo professor visando melhor desenvolvimento dos alunos, para resolverem a atividade.
Propósito: Identificar a soma dos ângulos internos de polígonos com mais de três lados.
Discuta com a turma:
Quais as diferenças entre os polígonos? (A diferença é a quantidade de lados ou de ângulos).
Existe relação entre o número de lados e de ângulos dos polígonos? Qual? (Sim, a quantidade de ângulos é a mesma quantidade de lados)
Materiais complementares para impressão:
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Você deve resolver as questões na lousa ou através da projeção do slide comentando com a turma como fizeram a resolução.
Discuta com a turma:
Como vocês resolveram as questões?
Propósito: Conhecer diferentes formas de solucionar os problemas.
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Você deve resolver as questões na lousa ou através da projeção do slide comentando com a turma como fizeram a resolução.
Discuta com a turma:
Como vocês resolveram as questões?
Propósito: Conhecer diferentes formas de solucionar os problemas.
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Você deve resolver as questões na lousa ou através da projeção do slide comentando com a turma como fizeram a resolução.
Discuta com a turma:
Como vocês resolveram as questões?
Propósito: Conhecer diferentes formas de solucionar os problemas.
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Você deve resolver as questões na lousa ou através da projeção do slide comentando com a turma como fizeram a resolução.
Discuta com a turma:
Como vocês resolveram as questões?
Propósito: Conhecer diferentes formas de solucionar os problemas.
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Você deve resolver as questões na lousa ou através da projeção do slide comentando com a turma como fizeram a resolução.
Discuta com a turma:
Como vocês resolveram as questões?
Propósito: Conhecer diferentes formas de solucionar os problemas.
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Você deve resolver as questões na lousa ou através da projeção do slide comentando com a turma como fizeram a resolução.
Discuta com a turma:
Como vocês resolveram as questões?
Propósito: Conhecer diferentes formas de solucionar os problemas.
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Você deve resolver as questões na lousa ou através da projeção do slide comentando com a turma como fizeram a resolução.
Discuta com a turma:
Como vocês resolveram as questões?
Propósito: Conhecer diferentes formas de solucionar os problemas.
Encerramento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Projete ou escreva na lousa as frases de resumo da aula e leia com a turma.
Propósito: Relembrar os conceitos trabalhados nessa aula.
Atividade de Raio X
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Você deve ter a atividade impressa, projetá-la ou escrevê-la na lousa. Instrua que os alunos resolvam a atividade individualmente.
Propósito: Avaliar se os alunos conhecem a soma dos ângulos internos de um polígono.
Materiais complementares para impressão: