11286
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Adivinhe o mês

Plano de aula de Matemática com atividades para 1º ano do Fundamental sobre medidas de tempo: meses do ano

Plano 06 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Sonia Maria Manetta Cobianchi de Oliveira

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Esse plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Sonia Maria Manetta Cobianchi de Oliveira

Mentor: Reginaldo de Sousa Venâncio

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC

(EF01MA17) Reconhecer e relacionar períodos do dia, dias da semana e meses do ano, utilizando calendário, quando necessário.

Objetivos específicos

Nomear e reconhecer sequencialmente os meses do ano, identificando o primeiro e o último mês.

Conceito-chave

Medidas de tempo: meses do ano.

Recursos necessários

  • Cartas do jogo impressas em cartolina ou papel com gramatura alta.
  • Atividades impressas em folhas;
  • Lápis e borracha;
  • Calendário em tamanho grande.

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Projete ou leia o objetivo para os alunos.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Nesse momento, é preciso ler com as crianças a ordem dos meses do ano. Utilize uma lista com os nomes dos meses ou um calendário como apoio. Faça a referência do mês com o número correspondente: “janeiro é o mês 1”. Converse com as crianças que o mês é uma medida de tempo de aproximadamente 30 dias, mas que cada mês compreende uma quantidade específica de dias. Concentrar o foco no nome e na sequência dos meses.

Propósito: Recitar sequencialmente os meses do ano e relacionar o nome do mês ao seu número correspondente.

Discuta com a turma:

  • O que é um mês?
  • Quantos meses temos em um ano?
  • Qual é o primeiro mês do ano? E o último?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientação: Para o Jogo Adivinhe o mês, prepare previamente o material a ser distribuído, imprimindo e recortando as cartas com as dicas sobre o mês. Divida a turma em quatro grupos. Cada equipe irá sortear uma carta e tentar adivinhar de qual mês são aquelas características. Se o grupo não souber a resposta poderá passar a vez para outro grupo. Ganha o grupo que acertar mais meses. Se achar interessante, estabeleça um tempo para cada grupo responder. O professor deve decidir isso de acordo com as características e desenvolvimento de sua turma.

Propósito: Descobrir qual mês está sendo tratado através de suas características.

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Resolução da atividade

Guia de intervenção

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Com base nos dados obtidos através da atividade, resgatar quais foram as principais dúvidas e erros cometidos, ler novamente as cartas e com o apoio do calendário chegar a resposta esperada.

Propósito: Discutir e compartilhar a solução entre os alunos.

Discuta com a turma:

  • Que mês possui essas características?
  • Onde podemos confirmar que essa resposta está correta?

Sistematização do conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Logo após a discussão das soluções, recite o nome dos meses em voz alta com os alunos, fazendo referência aos números que indicam a ordem dos meses.

Propósito: Retomar os nomes dos meses para sistematizar os conceitos abordados.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Com o apoio do calendário, peça para as crianças recitarem o nome dos meses do ano, dizendo qual é a quantidade de dias de cada mês.

Propósito: Relembrar os assuntos discutidos na aula.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Distribua uma cópia da atividade para cada aluno. Circule pela sala durante a realização da atividade para verificar se os alunos ainda têm dúvidas quanto a ordem e nomes dos meses do ano. Realize as intervenções pontualmente quando for necessário.

Propósito: Mobilizar os conceitos aprendidos durante a aula para resolver mais uma atividade envolvendo os meses do ano.

Discuta com a turma:

  • Vocês se lembram quais são os meses do ano?
  • Qual é o primeiro mês do ano? E o último?

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Projete ou leia o objetivo para os alunos.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Esse plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Sonia Maria Manetta Cobianchi de Oliveira

Mentor: Reginaldo de Sousa Venâncio

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC

(EF01MA17) Reconhecer e relacionar períodos do dia, dias da semana e meses do ano, utilizando calendário, quando necessário.

Objetivos específicos

Nomear e reconhecer sequencialmente os meses do ano, identificando o primeiro e o último mês.

Conceito-chave

Medidas de tempo: meses do ano.

Recursos necessários

  • Cartas do jogo impressas em cartolina ou papel com gramatura alta.
  • Atividades impressas em folhas;
  • Lápis e borracha;
  • Calendário em tamanho grande.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Nesse momento, é preciso ler com as crianças a ordem dos meses do ano. Utilize uma lista com os nomes dos meses ou um calendário como apoio. Faça a referência do mês com o número correspondente: “janeiro é o mês 1”. Converse com as crianças que o mês é uma medida de tempo de aproximadamente 30 dias, mas que cada mês compreende uma quantidade específica de dias. Concentrar o foco no nome e na sequência dos meses.

Propósito: Recitar sequencialmente os meses do ano e relacionar o nome do mês ao seu número correspondente.

Discuta com a turma:

  • O que é um mês?
  • Quantos meses temos em um ano?
  • Qual é o primeiro mês do ano? E o último?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientação: Para o Jogo Adivinhe o mês, prepare previamente o material a ser distribuído, imprimindo e recortando as cartas com as dicas sobre o mês. Divida a turma em quatro grupos. Cada equipe irá sortear uma carta e tentar adivinhar de qual mês são aquelas características. Se o grupo não souber a resposta poderá passar a vez para outro grupo. Ganha o grupo que acertar mais meses. Se achar interessante, estabeleça um tempo para cada grupo responder. O professor deve decidir isso de acordo com as características e desenvolvimento de sua turma.

Propósito: Descobrir qual mês está sendo tratado através de suas características.

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Resolução da atividade

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Com base nos dados obtidos através da atividade, resgatar quais foram as principais dúvidas e erros cometidos, ler novamente as cartas e com o apoio do calendário chegar a resposta esperada.

Propósito: Discutir e compartilhar a solução entre os alunos.

Discuta com a turma:

  • Que mês possui essas características?
  • Onde podemos confirmar que essa resposta está correta?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Logo após a discussão das soluções, recite o nome dos meses em voz alta com os alunos, fazendo referência aos números que indicam a ordem dos meses.

Propósito: Retomar os nomes dos meses para sistematizar os conceitos abordados.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Com o apoio do calendário, peça para as crianças recitarem o nome dos meses do ano, dizendo qual é a quantidade de dias de cada mês.

Propósito: Relembrar os assuntos discutidos na aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Distribua uma cópia da atividade para cada aluno. Circule pela sala durante a realização da atividade para verificar se os alunos ainda têm dúvidas quanto a ordem e nomes dos meses do ano. Realize as intervenções pontualmente quando for necessário.

Propósito: Mobilizar os conceitos aprendidos durante a aula para resolver mais uma atividade envolvendo os meses do ano.

Discuta com a turma:

  • Vocês se lembram quais são os meses do ano?
  • Qual é o primeiro mês do ano? E o último?

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Grandezas e Medidas do 1º ano :

Com o plano de aula sobre grandezas e medidas, os estudantes aprendem medidas de comprimentos, massa, tempo e capacidade com unidades não padronizadas e conhecem o sistema monetário brasileiro.

MAIS AULAS DE Matemática do 1º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF01MA17 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano