Objetivo
Esse plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Sonia Maria Manetta Cobianchi de Oliveira
Mentor: Reginaldo de Sousa Venâncio
Especialista de área: Fernando Barnabé
Habilidade da BNCC
(EF01MA17) Reconhecer e relacionar períodos do dia, dias da semana e meses do ano, utilizando calendário, quando necessário.
Objetivos específicos
Nomear e reconhecer sequencialmente os meses do ano, identificando o primeiro e o último mês.
Conceito-chave
Medidas de tempo: meses do ano.
Recursos necessários
- Cartas do jogo impressas em cartolina ou papel com gramatura alta.
- Atividades impressas em folhas;
- Lápis e borracha;
- Calendário em tamanho grande.
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: Projete ou leia o objetivo para os alunos.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Nesse momento, é preciso ler com as crianças a ordem dos meses do ano. Utilize uma lista com os nomes dos meses ou um calendário como apoio. Faça a referência do mês com o número correspondente: “janeiro é o mês 1”. Converse com as crianças que o mês é uma medida de tempo de aproximadamente 30 dias, mas que cada mês compreende uma quantidade específica de dias. Concentrar o foco no nome e na sequência dos meses.
Propósito: Recitar sequencialmente os meses do ano e relacionar o nome do mês ao seu número correspondente.
Discuta com a turma:
- O que é um mês?
- Quantos meses temos em um ano?
- Qual é o primeiro mês do ano? E o último?
Atividade principal
Tempo sugerido: 25 minutos.
Orientação: Para o Jogo Adivinhe o mês, prepare previamente o material a ser distribuído, imprimindo e recortando as cartas com as dicas sobre o mês. Divida a turma em quatro grupos. Cada equipe irá sortear uma carta e tentar adivinhar de qual mês são aquelas características. Se o grupo não souber a resposta poderá passar a vez para outro grupo. Ganha o grupo que acertar mais meses. Se achar interessante, estabeleça um tempo para cada grupo responder. O professor deve decidir isso de acordo com as características e desenvolvimento de sua turma.
Propósito: Descobrir qual mês está sendo tratado através de suas características.
Materiais complementares para impressão:
Discussão da solução
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Com base nos dados obtidos através da atividade, resgatar quais foram as principais dúvidas e erros cometidos, ler novamente as cartas e com o apoio do calendário chegar a resposta esperada.
Propósito: Discutir e compartilhar a solução entre os alunos.
Discuta com a turma:
- Que mês possui essas características?
- Onde podemos confirmar que essa resposta está correta?
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Logo após a discussão das soluções, recite o nome dos meses em voz alta com os alunos, fazendo referência aos números que indicam a ordem dos meses.
Propósito: Retomar os nomes dos meses para sistematizar os conceitos abordados.
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Com o apoio do calendário, peça para as crianças recitarem o nome dos meses do ano, dizendo qual é a quantidade de dias de cada mês.
Propósito: Relembrar os assuntos discutidos na aula.
Raio X
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientação: Distribua uma cópia da atividade para cada aluno. Circule pela sala durante a realização da atividade para verificar se os alunos ainda têm dúvidas quanto a ordem e nomes dos meses do ano. Realize as intervenções pontualmente quando for necessário.
Propósito: Mobilizar os conceitos aprendidos durante a aula para resolver mais uma atividade envolvendo os meses do ano.
Discuta com a turma:
- Vocês se lembram quais são os meses do ano?
- Qual é o primeiro mês do ano? E o último?
Materiais complementares para impressão:
Resolução da Atividade complementar