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Plano de aula > Matemática > 8º ano > Probabilidade e Estatística

Plano de aula - Interpretar e analisar um gráfico a partir dos pontos de dispersão.

Plano de aula de Matemática com atividades para 8º ano do Fundamental sobre Interpretar os dados do gráfico de acordo com as ferramentas apresentadas, com foco nos pontos de dispersão.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ellen Roberta Braga Bosso

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Ellen Roberta Braga Bosso

Mentor: Tatiane C Guadagnucci

Especialista de área: Rita Batista



Habilidade da BNCC

(EF08MA23) Selecionar razões, de diferentes naturezas (física, ética ou econômica), que justificam a realização de pesquisas amostrais e não censitárias, e reconhecer que a seleção da amostra pode ser feita de diferentes maneiras (amostra casual simples, sistemática e estratificada).

(EF08MA24) Planejar e executar pesquisa amostral, selecionando uma técnica de amostragem adequada, e escrever relatório que contenha os gráficos apropriados para representar os conjuntos de dados, destacando aspectos como as medidas de tendência central, a amplitude e as conclusões.

Conhecimentos prévios

Interpretar e identificar os principais pontos do gráfico, relacionando com o contexto apresentado.

Objetivos específicos

Interpretar os dados do gráfico de acordo com as ferramentas apresentadas, com foco nos pontos de dispersão.



Conceito-chave

Interpretação e análise de dados e dispersão de pontos.

Recursos necessários

  • Giz;
  • Lousa;
  • Caderno;
  • Lápis;
  • Borracha;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.

Código: MAT8_24PES05

(EF08MA26) Selecionar razões, de diferentes naturezas (física, ética ou econômica), que justificam a realização de pesquisas amostrais e não censitárias, e reconhecer que a seleção da amostra pode ser feita de diferentes maneiras (amostra casual simples, sistemática e estratificada).

(EF08MA27) Planejar e executar pesquisa amostral, selecionando uma técnica de amostragem adequada, e escrever relatório que contenha os gráficos apropriados para representar os conjuntos de dados, destacando aspectos como as medidas de tendência central, a amplitude e as conclusões.


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