Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Qual é …...qual é a área?
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Medição de superfícies
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Alex de Cassio Macedo
Mentora: Maria Aparecida Nemet
Especialista de área: Fernando Barnabé
Habilidade da BNCC:
(EF07MA26) Resolver e elaborar problemas de cálculo de medida de área de figuras planas que podem ser decompostas por quadrados, retângulos e/ou triângulos, utilizando a equivalência entre áreas.
Objetivos específicos:
Elaborar um problema a partir de uma situação que envolva o cálculo de áreas de superfícies compostas por quadrados, retângulos e triângulos.
Conceito-chave:
Àrea de figuras planas : triângulos e quadriláteros.
Recursos necessários
- Atividades impressas em folhas.
- Régua, lápis, borracha, caderno.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Neste primeiro momento explique o objetivo da aula de maneira clara e sucinta, argumente que a partir desta aula o aluno(a) será capaz de elaborar problemas envolvendo áreas de figuras planas.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula e motivá-los ao estudo.
Discuta com a turma:
- Quem lembra o que significa a medida de área?
- Deixe que os alunos expressem seus conhecimentos livremente.Peça-lhes exemplos.
- Quais profissões precisam do conhecimento de áreas para exercer seu ofício?
- Brevemente, deixe que eles levantem situações e façam articulações e dicas para eles perceberem que engenheiros, construtores, pintores, agrônomos, costureiras, marceneiros e diversas outras profissões utilizam o conhecimento de áreas em seus cotidianos.
Aquecimento
Tempo previsto: 8 minutos (slide 3 ao slide 7).
Orientações: Neste momento é importante retomar os conceitos de área e as expressões do cálculo dos quadriláteros e triângulos.
Propósito: Promover uma retomada de conceitos e expressões relacionadas ao cálculo de áreas das principais figuras geométricas planas.
Discuta com a turma:
- Quem lembra como calcular áreas de figuras planas?
- Deixe que os alunos expressem seus conhecimentos livremente.Peça-lhes exemplos.
Aquecimento
Tempo previsto: 8 minutos (slide 3 ao slide 7).
Orientações: Neste momento é importante retomar os conceitos de área e as expressões do cálculo dos quadriláteros e triângulos.
Propósito: Promover uma retomada de conceitos e expressões relacionadas ao cálculo de áreas das principais figuras geométricas planas.
Discuta com a turma:
- Quem lembra como calcular áreas de figuras planas?
- Deixe que os alunos expressem seus conhecimentos livremente.Peça-lhes exemplos.
Aquecimento
Tempo previsto: 8 minutos (slide 3 ao slide 7).
Orientações: Neste momento é importante retomar os conceitos de área e as expressões dos quadriláteros e triângulos.
Propósito: Promover uma retomada de conceitos e expressões relacionadas ao cálculo de áreas das principais figuras planas.
Discuta com a turma:
- Vocês já tem estas expressões anotadas em seu caderno?
Caso os alunos não tenham anotado estas expressões deixe-os que o façam agora, pois será muito útil na atividade principal e raio-x .
Aquecimento
Tempo previsto: 8 minutos (slide 3 ao slide 7).
Orientações: Neste momento é importante retomar os conceitos de área e as expressões dos quadriláteros e triângulos.
Propósito: Promover uma retomada de conceitos e expressões relacionadas ao cálculo de áreas das principais figuras planas.
Discuta com a turma:
- Vocês já tem estas expressões anotadas em seu caderno?
Caso os alunos não tenham anotado estas expressões deixe-os que o façam agora, pois será muito útil na atividade principal e raio-x .
Aquecimento
Tempo previsto: 8 minutos (slide 3 ao slide 7).
Orientações: Neste momento é importante retomar os conceitos de área e as expressões do cálculo dos quadriláteros e triângulos.
Propósito: Promover uma retomada de conceitos e expressões relacionadas ao cálculo de áreas das principais figuras planas.
Discuta com a turma:
- Vocês já tem estas expressões anotadas em seu caderno?
Caso os alunos não tenham anotado estas expressões deixe-os que o façam agora, pois será muito útil na atividade principal e raio-x .
Atividade Principal
Tempo previsto: 18 minutos (slide 8 ao slide 12).
Orientações: Professor, neste slide busque colocar aos alunos a importância do cálculo de áreas exemplificando como este conceito está ligado a diversas áreas, explore isso durante os próximos slides também.
Propósito: Preparar os alunos e esclarecer sobre a dinâmica da atividade principal.
Discuta com a turma:
- Quais as diferentes situações que envolvem áreas.
Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal
Tempo previsto: 18 minutos (slide 8 ao slide 12).
Orientações: Professor, neste slide busque colocar aos alunos a importância do cálculo de áreas exemplificando como este conceito está ligado a diversas áreas, explore isso durante os próximos slides também.
Propósito: Preparar os alunos e esclarecer sobre a dinâmica da atividade principal.
Discuta com a turma:
- Quais as diferentes situações que envolvem áreas.
Discuta com a turma:
- Se vocês recebessem esta imagem que tipo de problema elaboraria, o que ela parece?
- Deixe que uns dois alunos falem suas respostas, porém conduza a discussão de maneira que ela seja breve.
Atividade Principal
Tempo previsto: 18 minutos (slide 8 ao slide 12).
Orientações: Professor, neste slide busque colocar aos alunos a importância do cálculo de áreas exemplificando como este conceito está ligado a diversas áreas, explore isso durante os próximos slides também.
Propósito: Preparar os alunos e esclarecer sobre a dinâmica da atividade principal.
Discuta com a turma:
- Quais as diferentes situações que envolvem áreas.
Atividade Principal
Tempo previsto: 18 minutos (slide 8 ao slide 12).
Orientações: Professor, neste slide esclareça o enunciado e provoque-os a procurar uma estratégia de resolução .
Propósito: Preparar os alunos e esclarecer sobre a dinâmica da atividade principal.
Discuta com a turma:
- Quais figuras compõem a imagem, quais as suas expressões?
- Como podemos chegar a solução, qual o primeiro passo?.
Atividade Principal
Tempo previsto: 18 minutos (slide 8 ao slide 14).
Orientações: Professor, neste slide esclareça o enunciado e provoque-os a procurar uma estratégia de resolução .
Propósito: Preparar os alunos e esclarecer sobre a dinâmica da atividade principal.
Discuta com a turma:
- Quais figuras compõem a imagem, quais as suas expressões?
- Como podemos chegar a solução, qual o primeiro passo?.
Atividade Principal
Tempo previsto: 18 minutos (slide 8 ao slide 14).
Orientações: Professor, neste slide esclareça o enunciado e provoque-os a procurar uma estratégia de resolução .
Propósito: Preparar os alunos e esclarecer sobre a dinâmica da atividade principal.
Discuta com a turma:
- Quais figuras compõem a imagem, quais as suas expressões?
- Como podemos chegar a solução, qual o primeiro passo?
Atividade Principal
Tempo previsto: 18 minutos (slide 8 ao slide 14).
Orientações: Os próximos slides vai ser apresentado uma forma de resolver o problema apresentado, circule pela sala, depois de deixar que os alunos pensei por uns 8 min, permita que se reúnam em duplas para resolverem e conferirem as resoluções depois disso passe pelas duplas e faça lhes perguntas que os levem a pensar nos passos que estão dando na resolução do problema.
Propósito: Preparar os alunos e esclarecer sobre a dinâmica da atividade principal.
O guia de intervenção pode auxiliar nas questões que possam surgir durante as resoluções.
Discuta com a turma:
- Quais figuras compõem a imagem, quais as suas expressões?
- Como podemos chegar a solução, qual o primeiro passo?.
Discussão da Solução
Tempo previsto: 10 minutos (slide 15 ao slide 18).
Orientações: Os próximos slides vão apresentar uma forma de resolver o problema, esta resolução deve ser utilizada como motivação para que, por meio de perguntas, o professor possa extrair dos alunos as estratégias que utilizaram a resolução de seus problemas, considere todas as contribuições mesmo que algumas delas não levem a uma solução correta, pensando em aprendizagem o engano pode ser explorado pedagogicamente como algo positivo no processo.
Propósito: motivar os alunos a apresentarem sua solução.
O guia de intervenção pode auxiliar nas questões que possam surgir durante as resoluções.
Discuta com a turma:
- Como resolveram essas questões?
- Será que existem outros modos de resolver?
Discussão da Solução
Tempo previsto: 10 minutos (slide 15 ao slide 18).
Orientações: Neste slide explore as formas e as expressões que determinam suas áreas.
Propósito: motivar os alunos a apresentarem sua solução.
O guia de intervenção pode auxiliar nas questões que possam surgir durante as resoluções.
Discuta com a turma:
- Conhecem estas figuras?
- Como calcular as áreas de cada uma das figuras?
Discussão da Solução
Tempo previsto: 10 minutos (slide 15 ao slide 18).
Orientações: Professor, utilize esta resolução mas não esqueça de abrir a oportunidade para que os alunos mostrem suas estratégias.
Propósito: motivar os alunos a apresentarem sua solução.
O guia de intervenção pode auxiliar nas questões que possam surgir durante as resoluções.
Discuta com a turma:
- Como resolveram essas questões?
- Será que existem outros modos de resolver?
Discussão da Solução
Tempo previsto: 10 minutos (slide 15 ao slide 18).
Orientações: Neste slide, busque apresentar as respostas ao problema, comente com os alunos que é fundamental .
Propósito: motivar os alunos a apresentarem sua solução.
O guia de intervenção pode auxiliar nas questões que possam surgir durante as resoluções.
Discuta com a turma:
- Como resolveram essas questões?
- Será que existem outros modos de responder?
Encerramento
Tempo previsto: 2 minutos.
Orientações: Neste momento é importante destacar o aprendizado e tornar o objetivo da aula consciente e consolidar os conceitos utilizados.
Propósito: Discutir a importancia de se saber elaborar problemas de área.
Discuta com a turma:
- Em quais outras situações podem ser utilizados os métodos aprendidos nesta aula?
Raio - X
Tempo previsto: 10 minutos.
Orientações: Esta atividade visa avaliar a consolidação do que foi aprendido, a atividade deve ser realizada individualmente.
Utilize as atividades complementares como tarefas para casa ou para fazer variações no encaminhamento da aula.
Materiais complementares para impressão:
Resolução da atividade complementar
Para os alunos
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT7_22GRM05
Recursos
- Necessários:
- caderno
- lápis
- régua
- grupo de alunos no Whatsapp
- Opcionais:
- Google Sala de Aula
- Meet
Para este plano, foque na etapa: Aquecimento
Aquecimento
A atividade é uma retomada de conceitos que são fundamentais para a aula. Você pode propor os questionamentos apresentados no slide usando um editor de texto (Google Docs, por exemplo) que de maneira colaborativa e síncrona, os alunos possam respondê-los ou ainda usar a função de áudio do WhatsApp para que um a um postem suas respostas ou hipóteses sobre o assunto disparador. Oriente-os que é um momento de retomada de conteúdos e que, caso tenham dúvidas, estas serão trabalhadas no decorrer da aula.
Atividade principal
Professor, para a realização da atividade principal os alunos precisam ter acesso ao problema proposto. Para isso, tire uma foto e disponibilize a imagem no grupo de WhatsApp ou no Google Sala de Aula para que os alunos possam pensar sobre ele. Oriente-os a fotografar as suas estratégias e respostas para compartilhar com o professor e a turma no momento da discussão das soluções.
Discussão das soluções
A discussão das soluções pode ser feita a partir da atividade de aquecimento, seja com o registro enviado pelos alunos fisicamente ou digitalmente. Se houver a possibilidade de um diálogo digital, o professor pode usar o Google Apresentações para disponibilizar as diferentes soluções para os alunos.
Convite às famílias
A participação das famílias no processo de aprendizagem é de grande importância para o aluno. Porém, ressaltamos que os pais não são professores de matemática e muitos estão ocupados com outras funções em casa. Portanto, indicamos a participação das famílias no compartilhamento e discussão de possíveis soluções para os problemas propostos.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Alex de Cassio Macedo
Mentora: Maria Aparecida Nemet
Especialista de área: Fernando Barnabé
Habilidade da BNCC:
(EF07MA26) Resolver e elaborar problemas de cálculo de medida de área de figuras planas que podem ser decompostas por quadrados, retângulos e/ou triângulos, utilizando a equivalência entre áreas.
Objetivos específicos:
Elaborar um problema a partir de uma situação que envolva o cálculo de áreas de superfícies compostas por quadrados, retângulos e triângulos.
Conceito-chave:
Àrea de figuras planas : triângulos e quadriláteros.
Recursos necessários
- Atividades impressas em folhas.
- Régua, lápis, borracha, caderno.