11282
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 7º ano > Grandezas e Medidas

Plano de aula - Qual é …...qual é a área?

Plano de aula de Matemática com atividades para 7º ano do Fundamental sobre área de figuras planas: triângulos e quadriláteros.

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Alex de Cassio Macedo

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo da aula select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Alex de Cassio Macedo

Mentora: Maria Aparecida Nemet

Especialista de área: Fernando Barnabé





Habilidade da BNCC:

(EF07MA26) Resolver e elaborar problemas de cálculo de medida de área de figuras planas que podem ser decompostas por quadrados, retângulos e/ou triângulos, utilizando a equivalência entre áreas.




  

Objetivos específicos:

Elaborar um problema a partir de uma situação que envolva o cálculo de áreas de superfícies compostas por quadrados, retângulos e triângulos.



Conceito-chave:

Àrea de figuras planas : triângulos e quadriláteros.



Recursos necessários

  • Atividades impressas em folhas.
  • Régua, lápis, borracha, caderno.




Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Neste primeiro momento explique o objetivo da aula de maneira clara e sucinta, argumente que a partir desta aula o aluno(a) será capaz de elaborar problemas envolvendo áreas de figuras planas.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula e motivá-los ao estudo.

Discuta com a turma:

  • Quem lembra o que significa a medida de área?
  • Deixe que os alunos expressem seus conhecimentos livremente.Peça-lhes exemplos.
  • Quais profissões precisam do conhecimento de áreas para exercer seu ofício?
  • Brevemente, deixe que eles levantem situações e façam articulações e dicas para eles perceberem que engenheiros, construtores, pintores, agrônomos, costureiras, marceneiros e diversas outras profissões utilizam o conhecimento de áreas em seus cotidianos.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 8 minutos (slide 3 ao slide 7).

Orientações: Neste momento é importante retomar os conceitos de área e as expressões do cálculo dos quadriláteros e triângulos.

Propósito: Promover uma retomada de conceitos e expressões relacionadas ao cálculo de áreas das principais figuras geométricas planas.

Discuta com a turma:

  • Quem lembra como calcular áreas de figuras planas?
  • Deixe que os alunos expressem seus conhecimentos livremente.Peça-lhes exemplos.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 8 minutos (slide 3 ao slide 7).

Orientações: Neste momento é importante retomar os conceitos de área e as expressões do cálculo dos quadriláteros e triângulos.

Propósito: Promover uma retomada de conceitos e expressões relacionadas ao cálculo de áreas das principais figuras geométricas planas.

Discuta com a turma:

  • Quem lembra como calcular áreas de figuras planas?
  • Deixe que os alunos expressem seus conhecimentos livremente.Peça-lhes exemplos.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 8 minutos (slide 3 ao slide 7).

Orientações: Neste momento é importante retomar os conceitos de área e as expressões dos quadriláteros e triângulos.

Propósito: Promover uma retomada de conceitos e expressões relacionadas ao cálculo de áreas das principais figuras planas.

Discuta com a turma:

  • Vocês já tem estas expressões anotadas em seu caderno?

Caso os alunos não tenham anotado estas expressões deixe-os que o façam agora, pois será muito útil na atividade principal e raio-x .

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 8 minutos (slide 3 ao slide 7).

Orientações: Neste momento é importante retomar os conceitos de área e as expressões dos quadriláteros e triângulos.

Propósito: Promover uma retomada de conceitos e expressões relacionadas ao cálculo de áreas das principais figuras planas.

Discuta com a turma:

  • Vocês já tem estas expressões anotadas em seu caderno?

Caso os alunos não tenham anotado estas expressões deixe-os que o façam agora, pois será muito útil na atividade principal e raio-x .

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 8 minutos (slide 3 ao slide 7).

Orientações: Neste momento é importante retomar os conceitos de área e as expressões do cálculo dos quadriláteros e triângulos.

Propósito: Promover uma retomada de conceitos e expressões relacionadas ao cálculo de áreas das principais figuras planas.

Discuta com a turma:

  • Vocês já tem estas expressões anotadas em seu caderno?

Caso os alunos não tenham anotado estas expressões deixe-os que o façam agora, pois será muito útil na atividade principal e raio-x .

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 18 minutos (slide 8 ao slide 12).

Orientações: Professor, neste slide busque colocar aos alunos a importância do cálculo de áreas exemplificando como este conceito está ligado a diversas áreas, explore isso durante os próximos slides também.

Propósito: Preparar os alunos e esclarecer sobre a dinâmica da atividade principal.

Discuta com a turma:

  • Quais as diferentes situações que envolvem áreas.

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenção

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 18 minutos (slide 8 ao slide 12).

Orientações: Professor, neste slide busque colocar aos alunos a importância do cálculo de áreas exemplificando como este conceito está ligado a diversas áreas, explore isso durante os próximos slides também.

Propósito: Preparar os alunos e esclarecer sobre a dinâmica da atividade principal.

Discuta com a turma:

  • Quais as diferentes situações que envolvem áreas.

Discuta com a turma:

  • Se vocês recebessem esta imagem que tipo de problema elaboraria, o que ela parece?
  • Deixe que uns dois alunos falem suas respostas, porém conduza a discussão de maneira que ela seja breve.

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 18 minutos (slide 8 ao slide 12).

Orientações: Professor, neste slide busque colocar aos alunos a importância do cálculo de áreas exemplificando como este conceito está ligado a diversas áreas, explore isso durante os próximos slides também.

Propósito: Preparar os alunos e esclarecer sobre a dinâmica da atividade principal.

Discuta com a turma:

  • Quais as diferentes situações que envolvem áreas.

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 18 minutos (slide 8 ao slide 12).

Orientações: Professor, neste slide esclareça o enunciado e provoque-os a procurar uma estratégia de resolução .

Propósito: Preparar os alunos e esclarecer sobre a dinâmica da atividade principal.

Discuta com a turma:

  • Quais figuras compõem a imagem, quais as suas expressões?
  • Como podemos chegar a solução, qual o primeiro passo?.

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 18 minutos (slide 8 ao slide 14).

Orientações: Professor, neste slide esclareça o enunciado e provoque-os a procurar uma estratégia de resolução .

Propósito: Preparar os alunos e esclarecer sobre a dinâmica da atividade principal.

Discuta com a turma:

  • Quais figuras compõem a imagem, quais as suas expressões?
  • Como podemos chegar a solução, qual o primeiro passo?.

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 18 minutos (slide 8 ao slide 14).

Orientações: Professor, neste slide esclareça o enunciado e provoque-os a procurar uma estratégia de resolução .

Propósito: Preparar os alunos e esclarecer sobre a dinâmica da atividade principal.

Discuta com a turma:

  • Quais figuras compõem a imagem, quais as suas expressões?
  • Como podemos chegar a solução, qual o primeiro passo?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 18 minutos (slide 8 ao slide 14).

Orientações: Os próximos slides vai ser apresentado uma forma de resolver o problema apresentado, circule pela sala, depois de deixar que os alunos pensei por uns 8 min, permita que se reúnam em duplas para resolverem e conferirem as resoluções depois disso passe pelas duplas e faça lhes perguntas que os levem a pensar nos passos que estão dando na resolução do problema.

Propósito: Preparar os alunos e esclarecer sobre a dinâmica da atividade principal.

O guia de intervenção pode auxiliar nas questões que possam surgir durante as resoluções.

Discuta com a turma:

  • Quais figuras compõem a imagem, quais as suas expressões?
  • Como podemos chegar a solução, qual o primeiro passo?.

Discussão da Solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (slide 15 ao slide 18).

Orientações: Os próximos slides vão apresentar uma forma de resolver o problema, esta resolução deve ser utilizada como motivação para que, por meio de perguntas, o professor possa extrair dos alunos as estratégias que utilizaram a resolução de seus problemas, considere todas as contribuições mesmo que algumas delas não levem a uma solução correta, pensando em aprendizagem o engano pode ser explorado pedagogicamente como algo positivo no processo.

Propósito: motivar os alunos a apresentarem sua solução.

O guia de intervenção pode auxiliar nas questões que possam surgir durante as resoluções.

Discuta com a turma:

  • Como resolveram essas questões?
  • Será que existem outros modos de resolver?

Discussão da Solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (slide 15 ao slide 18).

Orientações: Neste slide explore as formas e as expressões que determinam suas áreas.

Propósito: motivar os alunos a apresentarem sua solução.

O guia de intervenção pode auxiliar nas questões que possam surgir durante as resoluções.

Discuta com a turma:

  • Conhecem estas figuras?
  • Como calcular as áreas de cada uma das figuras?

Discussão da Solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (slide 15 ao slide 18).

Orientações: Professor, utilize esta resolução mas não esqueça de abrir a oportunidade para que os alunos mostrem suas estratégias.

Propósito: motivar os alunos a apresentarem sua solução.

O guia de intervenção pode auxiliar nas questões que possam surgir durante as resoluções.

Discuta com a turma:

  • Como resolveram essas questões?
  • Será que existem outros modos de resolver?

Discussão da Solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (slide 15 ao slide 18).

Orientações: Neste slide, busque apresentar as respostas ao problema, comente com os alunos que é fundamental .

Propósito: motivar os alunos a apresentarem sua solução.

O guia de intervenção pode auxiliar nas questões que possam surgir durante as resoluções.

Discuta com a turma:

  • Como resolveram essas questões?
  • Será que existem outros modos de responder?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 2 minutos.

Orientações: Neste momento é importante destacar o aprendizado e tornar o objetivo da aula consciente e consolidar os conceitos utilizados.

Propósito: Discutir a importancia de se saber elaborar problemas de área.

Discuta com a turma:

  • Em quais outras situações podem ser utilizados os métodos aprendidos nesta aula?

Raio - X select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos.

Orientações: Esta atividade visa avaliar a consolidação do que foi aprendido, a atividade deve ser realizada individualmente.

Utilize as atividades complementares como tarefas para casa ou para fazer variações no encaminhamento da aula.

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Texto de apoio

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Neste primeiro momento explique o objetivo da aula de maneira clara e sucinta, argumente que a partir desta aula o aluno(a) será capaz de elaborar problemas envolvendo áreas de figuras planas.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula e motivá-los ao estudo.

Discuta com a turma:

  • Quem lembra o que significa a medida de área?
  • Deixe que os alunos expressem seus conhecimentos livremente.Peça-lhes exemplos.
  • Quais profissões precisam do conhecimento de áreas para exercer seu ofício?
  • Brevemente, deixe que eles levantem situações e façam articulações e dicas para eles perceberem que engenheiros, construtores, pintores, agrônomos, costureiras, marceneiros e diversas outras profissões utilizam o conhecimento de áreas em seus cotidianos.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Alex de Cassio Macedo

Mentora: Maria Aparecida Nemet

Especialista de área: Fernando Barnabé





Habilidade da BNCC:

(EF07MA26) Resolver e elaborar problemas de cálculo de medida de área de figuras planas que podem ser decompostas por quadrados, retângulos e/ou triângulos, utilizando a equivalência entre áreas.




  

Objetivos específicos:

Elaborar um problema a partir de uma situação que envolva o cálculo de áreas de superfícies compostas por quadrados, retângulos e triângulos.



Conceito-chave:

Àrea de figuras planas : triângulos e quadriláteros.



Recursos necessários

  • Atividades impressas em folhas.
  • Régua, lápis, borracha, caderno.



Slide Plano Aula

Tempo previsto: 8 minutos (slide 3 ao slide 7).

Orientações: Neste momento é importante retomar os conceitos de área e as expressões do cálculo dos quadriláteros e triângulos.

Propósito: Promover uma retomada de conceitos e expressões relacionadas ao cálculo de áreas das principais figuras geométricas planas.

Discuta com a turma:

  • Quem lembra como calcular áreas de figuras planas?
  • Deixe que os alunos expressem seus conhecimentos livremente.Peça-lhes exemplos.

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 8 minutos (slide 3 ao slide 7).

Orientações: Neste momento é importante retomar os conceitos de área e as expressões do cálculo dos quadriláteros e triângulos.

Propósito: Promover uma retomada de conceitos e expressões relacionadas ao cálculo de áreas das principais figuras geométricas planas.

Discuta com a turma:

  • Quem lembra como calcular áreas de figuras planas?
  • Deixe que os alunos expressem seus conhecimentos livremente.Peça-lhes exemplos.

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 8 minutos (slide 3 ao slide 7).

Orientações: Neste momento é importante retomar os conceitos de área e as expressões dos quadriláteros e triângulos.

Propósito: Promover uma retomada de conceitos e expressões relacionadas ao cálculo de áreas das principais figuras planas.

Discuta com a turma:

  • Vocês já tem estas expressões anotadas em seu caderno?

Caso os alunos não tenham anotado estas expressões deixe-os que o façam agora, pois será muito útil na atividade principal e raio-x .

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 8 minutos (slide 3 ao slide 7).

Orientações: Neste momento é importante retomar os conceitos de área e as expressões dos quadriláteros e triângulos.

Propósito: Promover uma retomada de conceitos e expressões relacionadas ao cálculo de áreas das principais figuras planas.

Discuta com a turma:

  • Vocês já tem estas expressões anotadas em seu caderno?

Caso os alunos não tenham anotado estas expressões deixe-os que o façam agora, pois será muito útil na atividade principal e raio-x .

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 8 minutos (slide 3 ao slide 7).

Orientações: Neste momento é importante retomar os conceitos de área e as expressões do cálculo dos quadriláteros e triângulos.

Propósito: Promover uma retomada de conceitos e expressões relacionadas ao cálculo de áreas das principais figuras planas.

Discuta com a turma:

  • Vocês já tem estas expressões anotadas em seu caderno?

Caso os alunos não tenham anotado estas expressões deixe-os que o façam agora, pois será muito útil na atividade principal e raio-x .

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 18 minutos (slide 8 ao slide 12).

Orientações: Professor, neste slide busque colocar aos alunos a importância do cálculo de áreas exemplificando como este conceito está ligado a diversas áreas, explore isso durante os próximos slides também.

Propósito: Preparar os alunos e esclarecer sobre a dinâmica da atividade principal.

Discuta com a turma:

  • Quais as diferentes situações que envolvem áreas.

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 18 minutos (slide 8 ao slide 12).

Orientações: Professor, neste slide busque colocar aos alunos a importância do cálculo de áreas exemplificando como este conceito está ligado a diversas áreas, explore isso durante os próximos slides também.

Propósito: Preparar os alunos e esclarecer sobre a dinâmica da atividade principal.

Discuta com a turma:

  • Quais as diferentes situações que envolvem áreas.

Discuta com a turma:

  • Se vocês recebessem esta imagem que tipo de problema elaboraria, o que ela parece?
  • Deixe que uns dois alunos falem suas respostas, porém conduza a discussão de maneira que ela seja breve.

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 18 minutos (slide 8 ao slide 12).

Orientações: Professor, neste slide busque colocar aos alunos a importância do cálculo de áreas exemplificando como este conceito está ligado a diversas áreas, explore isso durante os próximos slides também.

Propósito: Preparar os alunos e esclarecer sobre a dinâmica da atividade principal.

Discuta com a turma:

  • Quais as diferentes situações que envolvem áreas.

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 18 minutos (slide 8 ao slide 12).

Orientações: Professor, neste slide esclareça o enunciado e provoque-os a procurar uma estratégia de resolução .

Propósito: Preparar os alunos e esclarecer sobre a dinâmica da atividade principal.

Discuta com a turma:

  • Quais figuras compõem a imagem, quais as suas expressões?
  • Como podemos chegar a solução, qual o primeiro passo?.

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 18 minutos (slide 8 ao slide 14).

Orientações: Professor, neste slide esclareça o enunciado e provoque-os a procurar uma estratégia de resolução .

Propósito: Preparar os alunos e esclarecer sobre a dinâmica da atividade principal.

Discuta com a turma:

  • Quais figuras compõem a imagem, quais as suas expressões?
  • Como podemos chegar a solução, qual o primeiro passo?.

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 18 minutos (slide 8 ao slide 14).

Orientações: Professor, neste slide esclareça o enunciado e provoque-os a procurar uma estratégia de resolução .

Propósito: Preparar os alunos e esclarecer sobre a dinâmica da atividade principal.

Discuta com a turma:

  • Quais figuras compõem a imagem, quais as suas expressões?
  • Como podemos chegar a solução, qual o primeiro passo?

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 18 minutos (slide 8 ao slide 14).

Orientações: Os próximos slides vai ser apresentado uma forma de resolver o problema apresentado, circule pela sala, depois de deixar que os alunos pensei por uns 8 min, permita que se reúnam em duplas para resolverem e conferirem as resoluções depois disso passe pelas duplas e faça lhes perguntas que os levem a pensar nos passos que estão dando na resolução do problema.

Propósito: Preparar os alunos e esclarecer sobre a dinâmica da atividade principal.

O guia de intervenção pode auxiliar nas questões que possam surgir durante as resoluções.

Discuta com a turma:

  • Quais figuras compõem a imagem, quais as suas expressões?
  • Como podemos chegar a solução, qual o primeiro passo?.

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (slide 15 ao slide 18).

Orientações: Os próximos slides vão apresentar uma forma de resolver o problema, esta resolução deve ser utilizada como motivação para que, por meio de perguntas, o professor possa extrair dos alunos as estratégias que utilizaram a resolução de seus problemas, considere todas as contribuições mesmo que algumas delas não levem a uma solução correta, pensando em aprendizagem o engano pode ser explorado pedagogicamente como algo positivo no processo.

Propósito: motivar os alunos a apresentarem sua solução.

O guia de intervenção pode auxiliar nas questões que possam surgir durante as resoluções.

Discuta com a turma:

  • Como resolveram essas questões?
  • Será que existem outros modos de resolver?

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (slide 15 ao slide 18).

Orientações: Neste slide explore as formas e as expressões que determinam suas áreas.

Propósito: motivar os alunos a apresentarem sua solução.

O guia de intervenção pode auxiliar nas questões que possam surgir durante as resoluções.

Discuta com a turma:

  • Conhecem estas figuras?
  • Como calcular as áreas de cada uma das figuras?

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (slide 15 ao slide 18).

Orientações: Professor, utilize esta resolução mas não esqueça de abrir a oportunidade para que os alunos mostrem suas estratégias.

Propósito: motivar os alunos a apresentarem sua solução.

O guia de intervenção pode auxiliar nas questões que possam surgir durante as resoluções.

Discuta com a turma:

  • Como resolveram essas questões?
  • Será que existem outros modos de resolver?

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (slide 15 ao slide 18).

Orientações: Neste slide, busque apresentar as respostas ao problema, comente com os alunos que é fundamental .

Propósito: motivar os alunos a apresentarem sua solução.

O guia de intervenção pode auxiliar nas questões que possam surgir durante as resoluções.

Discuta com a turma:

  • Como resolveram essas questões?
  • Será que existem outros modos de responder?

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 2 minutos.

Orientações: Neste momento é importante destacar o aprendizado e tornar o objetivo da aula consciente e consolidar os conceitos utilizados.

Propósito: Discutir a importancia de se saber elaborar problemas de área.

Discuta com a turma:

  • Em quais outras situações podem ser utilizados os métodos aprendidos nesta aula?

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos.

Orientações: Esta atividade visa avaliar a consolidação do que foi aprendido, a atividade deve ser realizada individualmente.

Utilize as atividades complementares como tarefas para casa ou para fazer variações no encaminhamento da aula.

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Texto de apoio

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Grandezas e Medidas do 7º ano :

Com o plano de aula sobre grandezas e medidas os alunos aprendem a resolver problemas envolvendo medições, medição de superfícies e medida do comprimento da circunferência.

MAIS AULAS DE Matemática do 7º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF07MA32 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano